Audiência de Glenn na Câmara dos Deputados (ao vivo)

Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

A Miriam, o que é de Miriam

Por Tadeu Porto

14 de junho de 2017 : 20h31

Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Por  Tadeu Porto,

Há dois dias, o Brasil está preso num debate que envolveu praticamente todos veículos de comunicação, da mídia golpista à blogosfera progressista, acerca do episódio no qual, supostamente, a jornalista global Miriam Leitão foi agredida.

E chamo de supostamente pois a notícia veio da própria Leitão o que, convenhamos, não traz muita credibilidade, afinal, ela previu um “apagão” no Brasil durante cinco anos seguidos e esse nunca aconteceu. É mais do que natural, portanto, questionar informações relatadas por ela.

Mas consideremos, por um instante, que tenha algum fundo de verdade no ocorrido. Li e reli a coluna da Miriam “ódio a bordo” e falo com toda tranquilidade: tirando a possível violência verbal – que é condenável em qualquer caso – não vejo nada de condenável no caso, pois o conteúdo das mensagens à Urobóloga é irretocável e bastante verossímil.

Basicamente, Leitão foi chamada de terrorista e golpista pelos tripulantes e, sem dúvida alguma, são adjetivos que lhes cabem tão bem como um terno preto costurado por Felice De Cicco.

Ou seja, não vejo absolutamente nada de errado se alguém, no cafezinho do aeroporto , tiver chegado para Miriam com um diálogo do tipo:

“Olá dona Miriam, tudo bem? Posso lhe pagar um café?”

“Então, com licença, gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer, com todo respeito, que você é uma golpista de primeira e, também, uma terrorista, ok?”

“Abraço e fica com deus. Até a próxima.”

Ou então no avião:

“Opa, com licença, a senhora é a Miriam Leitão?”

>

“Poxa, não acredito que sorte! Sempre quis lhe dizer, data máxima vênia, que a senhora afundou o país apoiando esse Golpe que só serviu a elite e os seus patrões”

“Opa, deixa eu ir ali que estou segurando a fila. Beijos”

E agora, educadamente, argumento o porquê de eu considerar Miriam, uma terrorista, uma golpista e, sobretudo, o motivo dela merecer interpelações nesse sentido.

Terrorista pois ninguém fez terrorismo econômico aqui no Brasil como ela. Desde 2003, quando o PT assumiu, ela está apontando os “erros” do PT. E quando o país enfrenta uma crise sem fim, com todos os dedos do parlamento (se tem poder de destituir uma presidenta, imagina mexer na economia), ela joga a favor da agenda – de reformas – desse mesmo legislativo que conseguiu a façanha de eleger Eduardo Cunha no primeiro turno. Não há alguma coerência no seus discursos a não ser a perseguição implacável ao Partido dos Trabalhadores (Aliás, veja como ela gagueja (e muito) para dar notícias a favor do PT)

Sem contar que Miriam é uma das vozes mais importantes da Globo e se existe alguma coisa que não tenho dúvidas é de que a emissora dos Marinho é a mãe do Golpes brasileiros.

Vemos Merval Pereira, dois dias antes  da eleição da Dilma escrever que o “impeachment dela será inevitável” (detalhe que Aécio, hoje quase preso, era o adversário e saiu ileso das críticas de Merval). Jabor só aparece para esbravejar asneiras, Noblat esteve frente a frente com um presidente de popularidade menor que cabelo em ralo de banheiro e escolhe perguntar a ele “como conheceu Marcela” ao invés de questionar, por exemplo, o toma lá da cá mais descarado que esse país já praticou.

Ademais, para defender o governo atual, e ilegítimo, jornalistas da Globonews acreditam que o poder de compra aumenta com o desemprego e Cantanhêde sussurra baixinho no “ouvido” do Brasil que Temer “entende de romance” e parece não ter coragem de gritar que ele entende mesmo é de propina.

Se isso não é ser golpista, me tira o tubo.

Por fim, a coluna da Miriam é, como todo respeito, uma amostra da sua arrogância irretocável e do quão desprezível a jornalista é. Primeiro que, para não perder a viagem, ela põe a culpa no Lula (em 2005, ela não poupou ódio de classe para criticar a falta de estudo do presidente). 

Segundo, pois não há uma autocrítica, uma Mea Culpa, pelo clima que o país vive hoje, mesmo sendo a Globo – infelizmente – a maior formadora de opinião que temos por aqui.

Miriam acha mesmo que chegamos a esse nível de enfrentamento do nada? Pois eu lembro a ela a frases do senador Requião: “As senhoras e os senhores estão preparados para a guerra civil? Não? Entrincheirem-se, então, porque o conflito é inevitável”. Era óbvio que um Golpe como o impeachment iria gerar esse clima de enfrentamento.

Para ilustrar, comparo o caso dela com o da Elika Takimoto que escreveu um texto controverso no Facebook, foi muito mais agredida que a Miriam, e em suas desculpas teve a grandeza de reconhecer que, mesmo sem querer, por participar de um sistema opressor, por vezes acaba reproduzindo estes valores sem saber. Elika teve a grandeza de dialogar e promover um debate dialético, reconhecendo e debatendo todas variáveis do processo, coisa que Leitão, sua prepotência e sobretudo a proteção que a Globo lhe dá (pode falar a asneira que quiser pois está a serviço dos patrões) não deixam.

Bom, eu demonstrei solidariedade Reinaldo Azevedo pelo grampo que recebeu e por ter suas conversas vazadas. Aquilo sim foi ameaça direta a democracia, pois o MP extrapolou e muito as suas atribuições.

Mas nesse episódio nem a Miriam, e principalmente a Globo, merecem alguma empatia (no máximo uma compaixão cristã para quem acredita, pois somos muito bonzinhos).

Portanto, sem violência, má educação e, claro, com aquele humor e originalidade característicos dos brasileiros e brasileiras, a Miriam merece o que é de Miriam (e dos golpistas): nem um minuto de paz.

 

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

62 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Antonio Carlos Paulino de Sousa

18 de junho de 2017 às 06h20

E muito engraçado agora ela se sente ofendida,passou anos e anos metendo o cacete nos caras da esqueda e agora solta nota de repudio contra eles que foi xingada dentro do aviao,ela era quem devia pedir desculpas para nos brasileiros legitimos,ela sempre trabalhou para a casa grande,e digo mais isso é só o começo,por que ela traiu ela mesmo,e aqueles que acreditavam nela ja estao desacreditados,e isso é só o começo,eu quero ver é quando pegarem o William Bonner na rua,vai ter que andar com mil guarda costas,nao que eu seja a favor,más foram eles que criaram tudo isso.

Responder

Eduardo Amancio da Silva

16 de junho de 2017 às 11h17

Essa mulher é uma vergonha ao jornalismo.
Ela está colhendo o que plantou.

Responder

sonia caruzo

16 de junho de 2017 às 01h28

essa criatura perdeu a oportunidade de ficar calada…lixo da globo

Responder

Fernando Ornellas

16 de junho de 2017 às 01h34

Mirian Leitao, VTNC

Responder

Alfredo Aguiar

15 de junho de 2017 às 22h11

Bem. Se você teve tempo, num país com tantas mazelas políticas e sociais para se “solidarizar” com o Reinaldo “Azedo”. Você não fez um serviço menos sujo que a Gleise.

Responder

Claudiosromano Romano

16 de junho de 2017 às 00h11

já chega, manda a moça a merda e pronto.

Responder

Cassia Almeida Almeida

15 de junho de 2017 às 20h33

Infelizmente, mas é a pura verdade.

Responder

Maria De Lourdes Guelso

15 de junho de 2017 às 18h49

O melhor comentário q li a respeito do episódio. E olha, li um montão deles.

Responder

Odara Stocco

15 de junho de 2017 às 17h13

Memé Stocco

Responder

Marcus de Vasconcellos

15 de junho de 2017 às 17h08

ESSE CAFEZINHO TA CHEIO DE DROGA!!

Responder

Mary Santos

15 de junho de 2017 às 13h17

Você fala do amor do cristão?! Pois é. São escarnecedores. O próprio Cristo disse que para o escarnecedor não haverá misericórdia. Pois matam a alma e não a carne.

Responder

Gustavo Horta

15 de junho de 2017 às 12h20

“TENTAM DISSIMULAR, TENTAM LUDIBRIAR, TENTAM, DE NOVO, MANIPULAR… E ESTÃO CONSEGUINDO, DE NOVO.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/06/15/tentam-dissimular-tentam-ludibriar-tentam-de-novo-manipular-e-estao-conseguindo-de-novo/

“… DISCURSO FALACIOSO E GOLPISTA QUE TENTA COLOCAR TODOS COMO FARINHA DO MESMO SACO,
MESMO COM TANTAS EVIDÊNCIAS DE QUE
TODOS POSSAM ATÉ SEREM FARINHAS,
MAS DE SACOS E QUALIDADES MUITO DIFERENTES.”

Responder

Ionete Valadão

15 de junho de 2017 às 15h18

Bandidos e mentirosos já gostam de postar fotos juntos.

Responder

Rogério Borges

15 de junho de 2017 às 14h38

A propósito de tanto mico que blogs e sites progressistas pagaram ao dar espaço a esta pseudo jornalista escrota, leiam o conteúdo do link a seguir e lembrem-se sempre do que disse Brizola sobre a globo e seus asseclas. Se você quer saber se uma coisa é boa para o país veja a posição da globo. Se ela achar que sim é porque o não é melhor. SEmpre vá em direção contrária à opinião da globo e seus asseclas. Será que não aprendem com a história?

Responder

Sauloéber Souza

15 de junho de 2017 às 14h27

Pois o fascismo gera fascismo

Responder

Rodolfo Souza

15 de junho de 2017 às 14h09

esse não entende nem o que ela comenta !!!!

Responder

Eliza

15 de junho de 2017 às 11h02

Foi certeiro. Míriam Leão é golpista!

Responder

Ney Jesus

15 de junho de 2017 às 14h01

Sérgio Moro Herói da Rede Globo.

Responder

Betânia

15 de junho de 2017 às 10h52

Caro Tadeu, penso exatamente como você. A Miriam não é vítima de nada. Ele é uma das caras mais conhecidas na promoção do ódio no Brasil.

Parabéns pelo excelente texto.

Abraço.

Responder

Vanize Eyer

15 de junho de 2017 às 13h14

Ela jogou mais essa cortina de fumaça 10 dias após o acontecido para desviar o foco continua ocupando espaço e vocês gastando palavras tempo e pensamentos

Responder

Madelaine Abreu

15 de junho de 2017 às 12h29

Requião não é exemplo !!

Responder

Flavio Klaus Nogueira Campos

15 de junho de 2017 às 10h58

Responder

Joel Araujo

15 de junho de 2017 às 10h00

Excelente!

Responder

Alexandre Barreto Costa

15 de junho de 2017 às 08h56

Baba ovo de Moro…

Responder

Edilson Martins

15 de junho de 2017 às 04h02

O que eu estranho nesse episódio é as pessoas acharem que as empress de comunicaç?o podem falar o que quiserem pois do contrário seria censura, mas n?o reconhecerem o mesmo direito as pessoas físicas.

Responder

Raphael Juliani

15 de junho de 2017 às 03h46

Boa, Tadeu Porto!

Responder

Fabio Nolasco

15 de junho de 2017 às 03h42

Foram contratados para isso… guerra civil… mercenários lesa-patria bandidos

Responder

Dorival Barreto

15 de junho de 2017 às 00h04

‘Dorei!

Responder

LUIZ TAVE

14 de junho de 2017 às 23h28

VELHACA RIDICULA , VAI SER MANDADA EMBORA NAO VAI DEMORAR MUITO TEMPO , QUEM VIVER VERA`S . ESSA EMISSORA GOLPISTA AO QUAL ELA FAZ PARTE ARRANCOU DO VAGABUNDO TEMER MILHOES PARA OCULTAR AS BARBARIDADES QUE ESSE SUJEITO NAVEGANTE DO TITANIC DO ROMERO JUCA` ARRANCOU DOS COFRES PUBLICOS PRA ESSA FACÇAO MARINHOS, E QUE HJ ESSA MESMA FACÇAO DIZ ; APOIAR A RENUNCIA DO POIA TEMER ! COVARDE , CANALHA , FILHO DA PUTA ! AINDA FALA EM VENDER AS RESERVAS DE OURO DA AMAZONIA ! E O STF E A PGR SO QUER SABER DE DELAÇAO COM ADVOGADO ESPECIALISTA EM DELAÇAO . . . TA` DE SACANAGEM COM O BRASIL ! ESSE ADVOGADO E` IRMAO OU PRIMO DE QUEM DA LAVA JATO ? CUIDADO QUE ISSO PODE CARACTERIZAR PROPINA ! O CASO DA JBS MERECE PAIM NELES , , , , MUITA BONDADE PROS MENINOS DO SERRADO , MAIS O FOCO FOI DONA MARIZA !!!! CANALHAS CANALHAS CANALHAS !

Responder

MARIA GLORIA MORAIS GONCALVES

14 de junho de 2017 às 23h23

Parabens pela análise.

Responder

Leandro Galitzki

15 de junho de 2017 às 02h15

Alguma duvida que ela e uma terrorista

Responder

Maria Candida

15 de junho de 2017 às 02h04

Tres lixo

Responder

sandro sala man ca

14 de junho de 2017 às 22h57

perceberam a queda ultra vertiginosa de coments desses chorumes aqui publicado ??? ninguém mais é troxa.. kk só os que sempre serão…. afinal quem nasceu p ser malandro nunca será doutor..
PT extinto.

Responder

Irion

14 de junho de 2017 às 22h36

Os golpistas não escaparão à execração pública!

Responder

Irion

14 de junho de 2017 às 22h34

Os golpistas (corruptos/entreguistas/cassadores de direitos do povo) não escaparão à execração pública!

Responder

Irion

14 de junho de 2017 às 22h20

Será que quem faz “fake” jornalismo também é uma “fake” pessoa? O que acham?

Responder

    Alex

    15 de junho de 2017 às 00h17

    Tenho certeza, conheço essas fakes pessoas em convivência diária, é Foda!

    Responder

Clodoaldo Galindo

14 de junho de 2017 às 22h17

Parabéns Tadeu Porto. Belíssima análise. Falou tudo que nós progressistas pensamos. Impossível dissociar as análises dessa senhora dos interesses dos seus patrões.

Responder

Auxiliadora de Melo

15 de junho de 2017 às 01h11

Perfeito! Assino embaixo.

Responder

Eliane Luiza Cardoso

15 de junho de 2017 às 01h04

Ótimo

Responder

Daniel

14 de junho de 2017 às 22h02

Boa! Concordo! E parece que nem foi assim. Que ela inventou essa história. Mentirosa.

Responder

Eliana Rocha

14 de junho de 2017 às 21h51

Concordo inteiramente com o Tadeu Porto. O PT não cansa de ser vira-lata. A urubóloga não merece nem um minuto de paz. Com todo respeito.

Responder

Suzana Dias

15 de junho de 2017 às 00h39

Dando uma de vítima essa leitoa golpista

Responder

Felix Silva

14 de junho de 2017 às 21h16

Caro Tadeu Porto, permite-se discordar em parte. Vamos fazer justiça, afinal: A Mirian o que é de Mirian. Quanto ao apagão ela acertou: vivemos hoje um dos piores apagões na nova democracia brasileira, logo ela apenas errou o período é o tipo de apagão, mas acertou que teríamos, sim, um apagão.

Responder

Leda Vieira

15 de junho de 2017 às 00h13

ACHO QUE ESTA ” SENHORA ” ESTÁ QUERENDO CARTAZ ! CHEGA ! TEMOS COISAS MAIS IMPORTANTES Á TRATAR !

Responder

Leila Reinert

14 de junho de 2017 às 23h58

Por quê estão dando tanta importância para esta mulher? Já passou. Ela mentiu, e pronto.

Responder

    Aurora Pineiro

    15 de junho de 2017 às 09h29

    Concordo. Tem é que ignorar esse ser a partir de agora.

    Responder

    Leonardo Barreto

    15 de junho de 2017 às 21h21

    A Globo está criando golpes há muito tempo amigo.. portanto, evidentemente é preciso gritar sempre q esta empresa e seus funcionários são golpistas.

    Responder

    Regina Barja Fidalgo

    16 de junho de 2017 às 01h08

    Porque muita gente nem desconfiam
    e é infelizmente uma formadora de opinião.

    Responder

Marta Conceição Pittelkow Goto

14 de junho de 2017 às 23h47

Uai! O assunto não era à Miriam Leitoa?

Responder

Maristella Vasconcelos Leite

14 de junho de 2017 às 23h42

Uia!!!!

Responder

Giovana Tambosi

14 de junho de 2017 às 23h41

Essa glopista diz que professor não precisa se aposentar e que tem que trabalhar por gosto até morrer.

Responder

Ana Oliveira de Lima

14 de junho de 2017 às 23h35

Olha o imparcial!

Responder

Leonardo Cohen Carneiro

14 de junho de 2017 às 23h34

Este é o PIG a serviço do Golpe.

Responder

Deixe uma resposta

x
WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com