Coletiva de Rodrigo Maia (ao vivo) sobre medidas contra a crise

Foto: Beto Barata / PR

FHC deveria ter a grandeza de pedir desculpas a Dilma

Por Tadeu Porto

18 de junho de 2017 : 11h49

Foto: Beto Barata / PR

Por Tadeu Porto

O ex-presidente Fernando Henrique, depois de incentivar e patrocinar o Golpe parlamentar de 2016, agora defende que Temer tenha a grandeza de convocar eleições gerais, ou seja, que seja antecipado o pleito de 2018 para a data mais próxima possível.

É um pouco óbvio demais que FHC quer, simplesmente, tentar apagar a palavra golpista que ele mesmo tatuou na testa (em caixa alta), tentando salvar o pouco de reputação que ele tinha por ter roubado a paternidade do plano real do ex-presidente Itamar Franco.

Mas além disso – essa tentativa vã da liderança tucana querer de alguma forma se livrar da imagem de golpista – a fala de Cardoso tem um detalhe no mínimo curioso, quiçá poético: o gesto de grandeza que ele falou esperar do presidente usurpador Michel Temer é facilmente encontrado na presidenta deposta Dilma Rousseff.

No dia 28 de Agosto de 2016, na véspera da efetivação do Golpe, Dilma assumiu perante os senadores e senadoras a postura nobre que, hoje, FHC cobra do traidor Temer. Não só isso, duas semanas antes da sua fala ao senado, Rousseff enviou uma carta intitulada “Mensagem ao Senado e ao Povo Brasileiro”  em que assumia publicamente a convocação de um plebiscito para definir a realização de novas eleições.

Ou seja, a primeira presidenta eleita do Brasil não só optou por abrir mão do cargo de poder que detinha, o maior do país, como também ia deixar a escolha de se antecipar a eleição ou não para o povo brasileiro (os coxinhas que pensam que eleição direta é Golpe, incrivelmente iriam poder votar contra isso).

Sendo assim, para sair do discurso retórico e sinalizar que, efetivamente, pensa no futuro do Brasil, FHC deve seríssimos pedidos de desculpas a Dilma. Se ele tivesse a escutado naquele fatídico mês de agosto de 2016, já teríamos começado a enfrentar esse problema de representatividade pela raiz e aberto o caminho para a estabilidade política, pilar essencial para a tão desejada estabilidade econômica.

Claro, essa grandeza é difícil de se esperar de um ex-presidente com a moral de FHC. E é bom mesmo que ele não se desculpe pois, na atual situação – vivendo as consequências de uma trágica ruptura institucional – as eleições gerais devem ser conquistadas pelo povo na rua e não por alguma articulação que tenha como ator figuras como o tucano.

E que o Fernando Henrique Cardoso passe pela história como o golpista e entreguista que é. Que no futuro, possamos apagar seu nome de escolas, pontes e avenidas, como fazemos com as figuras do Golpe de 1964.

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

51 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Luiz

20 de junho de 2017 às 14h14

Então diga para lula pedir perdão a FHC, pois é sabido por todos que lula recorreu mais de uma vez a FHC pedindo conselhos para momentos de crise.
Os interlocutores eram Palocci e Marcio Thomaz Bastos. Não acredita? pesquisa, o google te ajuda.
Foi FHC que impediu o impeachment de lula em 2005, mas isto vocês esqueceram, convenientemente.
seguem os links:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2008/08/conversas-secretas-de-lula-e-fhc-esfriaram-mensalao-2151731.html

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0307200518.htm

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3147570-EI7896,00-Jornal+linha+direta+entre+Lula+e+FHC+evitou+impeachment.html

Responder

Mazinho Moraes

19 de junho de 2017 às 16h44

FHC como político é um medíocre sociólogo…..

Responder

Lena Pinheiro

19 de junho de 2017 às 08h28

Ele quebrou o país..
.

Responder

Carlos

19 de junho de 2017 às 01h49

Falar em atos de grandeza com gente apequenada?
Fala sério.
Com relação às desculpas……embora nunca acontecerão,estas tais DESCULPAS deveriam partir não só de FHC,este idiota,mas de todos eles,inclusive de Dilma e não menos importante,do Lula o outro cretino.

Todos eles nos jogaram nesta lama.Sem exceção.

Responder

Simone Ambrósio

19 de junho de 2017 às 02h41

Grandeza em FHC é demanda fracassada antecipadamente. Não há grandeza nesse oportunista, nem em sonho, sequer fingida.

Responder

Willian Cardoso

18 de junho de 2017 às 23h25

Um artigo SAFADO desses só podia vir de um pilantra da Petrolixo! VAI BEBER ÓLEO PELEGO VAGABUNDO!

Responder

Willian Cardoso

18 de junho de 2017 às 23h23

Kkkkkkkkk esses mortadelas do cafezinho azedo são uma piada mesmo…
Dilmandioca merece é um pau de arara atravessado no lombo e um caralho bem torto atochado no Cú dela!!! Queime no Inferno IOLANDA MANDIOQUEIRA!Seu lugar é na infâmia e no ostracismo da história do Brasil!

Responder

Vinicius Farias

19 de junho de 2017 às 01h29

Pra que serviria isso? Fhc é um covarde golpista!!

Responder

Gilberto Sampaio Oliveira

18 de junho de 2017 às 23h38

VOCE JA VIU TRAIRA TER GRANDEZA.

Responder

GABRIEL

18 de junho de 2017 às 19h19

OUTRO SAFADO QUE DEVERIA SUMIR DA ESFERA POLÍTICA BRASILEIRA. SEM MORAL PRA DAR QUALQUER, CONTRA OU A FAVOR, DECLARAÇÃO SOBRE A DEMOCRACIA. É UM VAIDOSO FANFARRÃO E CHEFE DE UM UM GRUPO VENDILHÃO DO PATRIMÔNIO BRASILEIRO. NÃO TEM CREDIBILIDADE.

Responder

José Macêdo

18 de junho de 2017 às 22h05

Essa bandida, envergonhou a gênese, sendo cúmplice dessa gang que destruiu o País.

Responder

Júlio César Reciclador II

18 de junho de 2017 às 21h38

EXIGIR ISSO, DE UM CARA QUE NÃO TEM, É LOUCURA.

Responder

Elisabeth Sasso

18 de junho de 2017 às 21h01

ele é uma criatura que encolhe cada dia que passa….é anacrônico

Responder

Marcos Silva

18 de junho de 2017 às 20h17

Morreu ainda não?! Rui Barbosa dizia que “os canalhas também envelhecem”, estou achando que eles também são eternos.

Responder

Wagner

18 de junho de 2017 às 16h43

Há estadistas e fanfarrões.
Há o político sério e o meramente pavão vaidoso.
Há o nacionalista e o entreguista.
Há o brasileiro amante de suas raízes.
Há o brasileiro cujo sonho é ser parisiense, mas cuja alma e ‘categoria’ nao passa de novo rico de Maiame.
Enfim , há Lula e FHC

Responder

LUIZ TAVE

18 de junho de 2017 às 16h14

O JOS SIL , QUEM DESTRUIU O BRASIL FOI O VICIADO , LADRAO E GOLPISTA QUE VOCES E A MIDIA GOLPISTAS SEMPRE ENALTECERAM A E C I N ! E TAO BANDIDO , que a irmanzinha do VAGABA ta presa e ele em casa cheirando e tomando garrafas de wisk ( covarde e canalha ) quero ver quem vai levar o que ele gosta muito na cadeia pra ele , so falta 7 dias ! esse pilantra desestabilizou o brasil . todo mundo sabia das sacanagens desse pilantra , ainda tinha delegados da PF QUE fazia a proteçao e propaganda desse lixo . fudeu o primo , a irma , o amigo e a si proprio , DROGAS , DESTROEM OS NEURONIOS , MESMO ASSIM QUERIA SER O PRESIDENTE DO BRASIL !

Responder

    Carlos

    19 de junho de 2017 às 01h57

    Parcialmente correto….esqueceu de indagar quem foi que aceitou o Temer na chapa.Com certeza não foi o bandido do Aécio.Foi o bandido do Lula.
    Aliás o Lula é tão bacana que tratou de deixar por quase uma década o “Careca” , o tal Henrique Meirelles , esse mesmo engravatado do Bank de Boston e que possui também cidadania americana,a frente do nosso Banco Central e que hoje é ministro da fazenda deste governo de merda do Temer.
    Não vê que todos são culpados ,INCLUSIVE O PT?

    Responder

Marco Aurelio Tisi

18 de junho de 2017 às 19h03

Deveria ter a grandeza de ir morar em Paris e esquecer o Brasil, já que não será apurado como ele conseguiu aquele apartamento mesmo, assim parava de abrir aquela bocarra pra falar asneira com besteira !!!!!!

Responder

Ana Maria Lima De Oliveira Baia

18 de junho de 2017 às 18h27

Fhc é tão safado quanto Temer todos lixos!

Responder

Marilene Flores

18 de junho de 2017 às 18h12

Nojo

Responder

Suely Maria Pereira

18 de junho de 2017 às 18h04

PELO AMOR DE DEUS….GRANDEZA DE FHC..?….QUANTA INGENUIDADE…ESQUECEM QUE É DO PSDB E QUE É O CHEFE..?…ACORDA….

Responder

Vera Moura

18 de junho de 2017 às 17h50

Desculpas? A “grandeza”, que ele não tem, deveria ser devolver o $ que ele roubou e sumir do mapa e parar de dar suas pífias opiniões senis que ninguém quer saber

Responder

Jos Sil

18 de junho de 2017 às 17h34

VOCES DA ORCRIM QUE ELEGERAM A CHAPA BANDILMA/TEMER! A CULPA É DE VOCES!13 ANOS E 5 MESES DE ROUBO DA SUA ORCRIM!

Responder

    Vera Moura

    18 de junho de 2017 às 17h52

    Náo pateta, a culpa e de quem TIROU DILMA

    Responder

    Jos Sil

    18 de junho de 2017 às 17h53

    Vera Moura OU É IDIOTA, OU É BANDIDA PARA DEFENDER LULADRÃO, BANDILMA E A ORCRIM(QUADRILHA PT, FACÇÕES E COMPARSAS)! VOCES DA ORCRIM DESTRUIRAM O BRASIL! ZURRA MILITONTA!

    Responder

    Jos Sil

    18 de junho de 2017 às 17h55

    Vera Moura A ORCRIM É COMPOSTA PELA QUADRILHA PT QUE CHEFIA MAIS AS FACÇÕES(PSOL,REDE,PDT,PCDOB, OUTROS PARTIDOS COMUNISTAS, CUT,UNE,MST, MTST, SINDICATOS,PGR,STJ,STF,TSE, FOLHA DE SP,VEJA,CARTA CAPITAL, DCM, BLOGS COMUNISTAS E MILHARES DE OUTRAS FACÇÕES E PARASITAS: ADVOGADOS, PROMOTORES, JUIZES, FUNCIONARIOS PUBLICOS) E COMPARSAS(POLITICOS: REQUIÃO, CALHEIROS, KATIA ABREU, JUCA,TEMER, FHC,AECIO,OUTROS MILHARES DE POLITICOS, PARTIDOS:PMDB,PSDB,PP, OUTROS PARTIDOS, JBS, EIKE, OUTRAS CENTENAS DE EMPRESARIOS, EMPRESAS:ODEBRECHET OAS, ANDRADE E OUTRAS CENTENAS DE EMPRESAS)

    Responder

    Simone Dos Santos

    19 de junho de 2017 às 03h10

    Já pode comer sua alfafa

    Responder

    Vera Moura

    19 de junho de 2017 às 10h56

    Jos Sil idiota é quem te criou e convenceu a votar no Aécio. Viuvinha rancorosa

    Responder

    Jos Sil

    19 de junho de 2017 às 14h28

    Vera Moura VAI EMAGRECER! PARA DE COMER MORTADELA MILITONTA GORDA!VOCE VOTOU NA CHAPA BANDILMA/TEMER!

    Responder

    Jos Sil

    19 de junho de 2017 às 14h28

    Simone Dos Santos O GORDA VOCE VOTOU NA CHAPA BANDILMA/TEMER!

    Responder

Jose Luiz Prazeres

18 de junho de 2017 às 17h30

Responder

Jose Luiz Prazeres

18 de junho de 2017 às 17h30

Responder

Elaine Maria Santos

18 de junho de 2017 às 17h06

Está a dever bem mais que isso.
Não terá a honradez e hombridade para saldar essa “dívida”.

Responder

Jorge Frederico Zarth Becker

18 de junho de 2017 às 16h37

Gostaria de estar vivo quando isso acontecer. Golpista por natureza não muda.

Responder

Maria Barth

18 de junho de 2017 às 16h15

Jamais apoiarei um impeachment fraudulento. O Brasil deveria pedir desculpas à senhora Dilma Roussef e reconduzí-la ao lugar de onde foi retirada por mafiosos. E tenho dito!

Responder

Luiz Henrique Zaidan

18 de junho de 2017 às 16h12

Quando esse velho vai parar de tramar golpes no país?

Responder

    Emma Gemballa

    19 de junho de 2017 às 03h57

    É mesmo….santa ingenuidade….este verme nunca ouviu falar em honradez.

    Responder

Nelson Silva

18 de junho de 2017 às 13h11

É tempo de deixarmos de dar atenção a certos personagens da nossa política. A falta de caráter e de coerência intelectual de FHC salta aos olhos há anos. Ou ele está gagá ou é um safado. Voto na segunda opção.

Responder

Marcos Maciano

18 de junho de 2017 às 13h09

FHC é a cara da volta ao passado, ao entreguismo desenfreado, representante fiel do “mercado”! Vai de retro satanás!!!

Responder

Jose Gaspar Moreira

18 de junho de 2017 às 16h01

E Vc cafezinho devia ter a grandeza de ir toma no ramo seu filho da puta

Responder

Cosmo Gomes

18 de junho de 2017 às 15h43

Ele deveria pedir desculpas os Paes que perderam seus filhos. Acada cinco minuto moria uma criança da duença da fome……!

Responder

Rodrigo Vieira

18 de junho de 2017 às 15h42

Grandeza e fhc: duas coisas que não se misturam.

Responder

Valéria Silva

18 de junho de 2017 às 15h40

Ele quebrou o País!! Deixou o Brasil pior do que ele e a corja dele, encontraram. Amigo dos empresários e sempre contra a classe trabalhadora, o povo! Ele deve desculpas a todos!

Responder

Marcelo PeTista de Faria

18 de junho de 2017 às 12h25

Grandeza? Só se pode cobrar de pessoas/ instituições de alta estatura e, principalmente, vergonha na cara! Desse verme rastejante invejoso que se vê como um ser respeitável, só se pode cobrar, nada mais que permaneça no seu mundinho “ostracista”(ele e seus asseclas da AMB como o Merdal caganeira e assistindo depressivo a História fazer, lentamente, sua função de apagá-lo da vida deste país e nos livrar da sua imagem.

Responder

Augusto Carlos Cunha Pereira

18 de junho de 2017 às 15h02

Vamos esquecer esse “crápula”!!!

Responder

José Idalmir

18 de junho de 2017 às 14h58

Ele deveria pedir. Descupa os. Brasileiros. Por. Ter. Deixado o. Brasil. Quebrado. Nas. Mao. Do. Fmi. Depois pedir. Descupa a. Dilma.

Responder

Liliana Tozzo

18 de junho de 2017 às 14h58

Mais um da filha que deveria pedir desculpas.

Responder

Clá

18 de junho de 2017 às 11h55

Quem entrega a própria Pátria à iniciativa privada não tem grandeza para coisa alguma. A direita não pede desculpas, porque não se sente culpada por nada. Perversos e psicopatas não têm sentimento de culpa. São patológicos.

Responder

Deixe uma resposta