Lava Jato admite, pela primeira vez, que destruiu economia

A coluna de Monica Bergamo, na Folha, diz que a Lava Jato “estuda como preservar bancos do impacto da delação de Palocci”

A nota informa, em seguida, que “a força-tarefa da Operação Lava Jato está apreensiva com o impacto da delação de Antonio Palocci no sistema financeiro do país. Estuda uma forma de, ao contrário do que ocorreu com as empreiteiras, preservar as instituições e os empregos que geram.”

Um trecho:

“Uma das ideias que já circularam seria a de se promover uma complexa negociação com os bancos antes ainda da divulgação completa dos termos da delação de Palocci. Quando eles viessem a público, as instituições financeiras já teriam feito acordos de leniência com o Banco Central, pagando as multas e liquidando o assunto. Isso em tese evitaria turbulências de proporções ainda maiores do que as inevitáveis.

(…) Empreiteiras como a Odebrecht sofreram graves consequências quando os escândalos em relação a elas se tornaram públicos. Tiveram que demitir em larga escala, paralisaram atividades, enfrentaram problemas de financiamento e se desfizeram de patrimônio. Algo parecido ocorre agora com a JBS.

Quer dizer que destruir o setor de construção civil, de óleo e gás, de energia, desestabilizar o setor agropecuário onde o Brasil é líder mundial, isso pode?

Mas aí quando chega nos bancos, um setor que não produz nada, aí a Lava Jato quer tomar cuidado?

O pior é que a coisa toda cheira muito mal. É bizarro que qualquer procurador detenha um poder tão descomunal, para forçar empresas a fazer “acordos de leniência” antes mesmo de saber de que são acusadas.

A Lava Jato produziu uma jurisprudência tão grotesca, tão autoritária, que passou a valer tudo.

Ninguém parou para pensar que esse poder absoluto do MPF é altamente corruptor?

É saudável que a Lava Jato pense (meio que tarde demais) em evitar quebradeira das empresas e desemprego. Devia ter feito isso antes de destruir a economia brasileira.

Mas esses acordos devem ter a participação do judiciário e do presidente da república. Não desse presidente, que a própria Lava Jato levou ao poder através de um golpe do qual ela foi a principal fiadora, mas de um presidente eleito pelo povo.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.