Reforma trabalhista, Globo, Lava Jato e golpe: uma coreografia ensaiada

Todos.

Ancelmo Gois, Ricardo Noblat, Miriam Leitão e Merval Pereira.

O time inteiro de pistoleiros da Globo foi escalado para atacar as senadoras que fizeram um protesto contra a presidência da casa, contra a reforma trabalhista.

O jornal não deu nenhuma informação sobre os atropelos do regimento, a ausência de debate, os protestos de juízes do trabalho, sindicalistas e movimentos sociais, o apelo desesperado de economistas que alertavam para a insanidade dessa proposta, que impõe, sem nenhum tipo de planejamento mais elaborado, mudanças dramáticas, drásticas, no regime de trabalho do país.

O jornal também não deu nenhum destaque, possivelmente sequer mencionou a consulta pública feita pelo Senado sobre a reforma trabalhista, cujo resultado foi humilhante para o governo. Das quase 190 mil pessoas que responderam, 91% dos consultados se posicionaram contra a reforma trabalhista do governo Temer.

 

A profundidade da fratura democrática no Brasil fica bem claro com a aprovação de uma reforma tão hostilizada pela sociedade.

Quando o debate gira em torno das questões penais, a mídia, e mesmo alguns juízes, costumam pressionar o sistema judiciário (que deveria ser um poder contramajoritário, única razão pela qual ele é independente do voto), para que ele se curve aos anseios da maioria.

Quando o debate vem para seara política, uma dimensão em que a voz da sociedade deve ser ouvida, respeitada e, se possível, acatada, aí a mídia, e os próprios políticos, entendem que podem se posicionar contra a vontade de 91% da população!

Essa é uma das características do regime de exceção.

O roteiro do golpe foi relativamente simples, apesar de brutal:

1) A Lava Jato destroi empresas, empregos, debilita os partidos de esquerda, prepara o impeachment.

2) O governo que assume o poder alija completamente as forças políticas que se elegeram nas urnas. Ora, impeachment num regime presidencialista é para tirar apenas o presidente e não para mudar completamente o governo. O que houve foi um golpe.

3) O Estado Nacional é desossado. Empresas públicas são privatizadas ou fatiadas. O pré-sal é entregue praticamente de graça para a exploração estrangeira. Os bancos públicos são criminalizados, paralisados, sabotados.

4) O presidente da república golpista envia para o congresso uma reforma, que não é discutida na sociedade. Ao contrário, é praticamente escondida da opinião pública. A mídia não a contextualiza no âmbito das legislações trabalhistas do resto do mundo nem oferece à sociedade um debate plural, onde seria possível ouvir as diferentes opiniões.

5) A Lava Jato mantém o principal líder trabalhista sob fogo cerrado, impedindo-o de liderar uma luta política contra reformas que revogam direitos históricos da classe trabalhadora.

6) A reforma é aprovada.

7) Sergio Moro decide pela condenação de Lula, pautando a agenda política do país.

 

 

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.