Menu

Santayana: Condenação sem provas de Lula pode entregar o país ao fascismo

(Sergio Moro no Woodrow Wilson Center, think tank controlado pela Casa Branca e pelos serviços secretos do governo americano) O MOMENTO DA VIRADA Por Mauro Santayana, em seu blog A condenação de Lula sem provas, por um crime que não cometeu – não recebeu, não usufruiu, nunca teve o tal triplex em seu nome – […]

96 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Sergio Moro no Woodrow Wilson Center, think tank controlado pela Casa Branca e pelos serviços secretos do governo americano)

O MOMENTO DA VIRADA

Por Mauro Santayana, em seu blog

A condenação de Lula sem provas, por um crime que não cometeu – não recebeu, não usufruiu, nunca teve o tal triplex em seu nome – com a argumentação, como nos filmes de ficção científica, vide “A Nova Lei – Minority Report”, de que tinha a intenção de eventualmente praticá-lo – a quase dez anos de prisão e a mais de sete de ostracismo político, precisa servir de alerta final, talvez o mais significativo até agora, antes que se proceda à inexorável entrega do país ao fascismo nas eleições do ano que vem.

O passo dado pelo Juiz Sérgio Moro foi de sutileza paquidérmica, do ponto de vista do desrespeito, desconsideração e desprezo pelo Estado de Direito, e, como já dissemos tantas vezes aqui, já estava sobejamente anunciado.

Tanto quanto o está a condenação de Lula em segunda instância, em prazo eventualmente recorde – como já dá, espertamente, como favas contadas, certa mídia – se não se estabelecer prontamente uma estratégia de defesa da democracia, com relação às eleições diretas, ocorram elas em 2018 ou nos próximos meses.

O problema não é partidário.

A grande questão não é o que está ocorrendo com Lula, Dilma e o PT, que, por omissão, excessivas concessões ou falta de planejamento e resposta tática, contribuíram também para que as coisas chegassem onde estão hoje.

O drama do PT e de seus dirigentes é apenas a extremidade exposta do iceberg que pode engolir cada um de nós – do que pode acontecer, “casualmente”, com a eventualidade de um fenômeno meteorológico, com qualquer cidadão brasileiro, a partir de agora.

O Brasil já vive, de fato, uma ditadura, na qual se prende e se condena sem provas, com base no dedurismo generalizado de presos “provisórios-permanentes” que são obrigados a negociar e a delatar enquanto se encontram sob custódia do Estado – e de empresas que, se não fizerem o mesmo, vão à bancarrota – com pesos, medidas e resultados diferentes para cada tipo de delatado.

Desse esquema faz parte a libertação – para prisão domiciliar – de corruptos comprovados.

E, naturalmente, a condenação de lideranças políticas de certas agremiações – que não receberam dinheiro sujo nem tem conta no exterior – enquanto outras não são detidas, ou servem de distração e de pretexto, na mídia e junto à opinião pública internacional, para justificar o quadro de descalabro jurídico, econômico, estratégico e institucional em que estamos mergulhados.

A defesa da democracia – antes que seja tarde e não se possa mais escapar do arbítrio, das grades e dos porões de um estado jurídico-policial (principalmente policial) que será institucionalizado com sua sagração nas urnas em 2018 – não será alcançada apenas colocando gente na rua ou limitando-se a luta política a uma dimensão partidária e eleitoral.

Até mesmo porque militantes não são coelhos – não se multiplica seu número simplesmente reunindo-os durante certo tempo em algum lugar – e o eleitorado antifascista, principalmente depois do massacre midiático dos últimos anos, vai continuar quantitativamente onde sempre esteve, historicamente, com aproximadamente um terço dos votos nacionais.

A esse terço, matemático, se contrapõe outro, equivalente, em termos numéricos, que se encontra, agora, nas mãos da extrema- direita.

E uma terceira parte, ignorante, fisiológica, oportunista do ponto de vista partidário, que – e é preciso fazer tudo para que isso não ocorra – também tende a pender para direita no segundo turno das próximas eleições.

Na verdade – e há muita gente boa que ainda não entendeu isso – mesmo que Lula seja eleito – caso lhe permitam ser candidato – sem o convencimento real da maioria da população e uma grande diferença de votos, ele será derrubado, em poucos meses, como aconteceu com Dilma, por uma aliança entre os golpistas de sempre e certa mídia que está fazendo tudo – e tudo fará tudo que puder – para impedir a sua volta ou permanência no Palácio do Planalto.

Como já nos cansamos de alertar aqui e em outros espaços desde 2013, a batalha de quem se preocupa em defender a Constituição, o Estado de Direito e a Democracia, assim como a da própria eleição futura, tem que ser travada não apenas no asfalto, já ocupado e dividido, quase salomonicamente, com a coxinhada, mas nos corações e mentes da população brasileira, com ênfase na parcela que, apesar de sua falta de informação ou conservadorismo, ainda não cerrou fileiras com o fascismo.

Além do processo político “comum” que transcorrerá na superfície, os neofascistas precisam ser combatidos onde tem tido maior sucesso, comentário a comentário, site a site, página a página, e, principalmente nos grupos do Whatsapp, com argumentos sólidos, contrapondo-se dados concretos ao seu ódio e à sua ferrenha ignorância, a cada vez que se manifestarem nas redes sociais e nos grandes portais nacionais.

Afinal, já há campanhas presidenciais que estão se desenvolvendo na internet, a rédea solta, de forma cerrada e contínua, há vários meses, enquanto o campo democrático se debate na divisão e na pauta imposta pela Lava Jato e a constante doutrinação e sabotagem da mídia conservadora.

É preciso dizer aos fascistas – fakes ou reais, não interessa de que tipo – que para cada um deles existe pelo menos um brasileiro que pensa diferente – motivado, convincente, racional, mais bem informado, coerente, consciente, com paciência – se necessário for – para ser tão repetitivo e insistente quanto eles.

E não adiantam desculpas como perda de tempo ou o fato de que não se tem assinatura deste ou daquele “veículo”.

Quem quer defender a democracia, que assine os grandes jornais e portais, pois não estará investindo mais do que na proteção do que resta das instituições e na sobrevivência futura – dentro da paz possível – em um país minimamente livre, de sua família.

O que não se pode é abandonar a internet – o maior instrumento de comunicação e de doutrinação já criado pelo homem – ao fascismo, como se fez, tola e irresponsavelmente – e não apenas no Brasil – nos últimos anos.

A grande missão de qualquer cidadão digno desse termo, nesta hora, deve ser a defesa e a restauração da verdade, torcida e vilipendiada pela “história oficial” vigente, montada, contada e recontada por uma plutoburocracia parcial e seletiva, totalmente descompromissada, geopolítica e estrategicamente, com o país, movida pela busca de mais poder e por seus interesses – que no mínimo coincidem com os de nossos concorrentes externos – e vaidade.

Debater com competência, números e fatos, com um adversário na internet pode até não mudar a opinião dele.

Mas arrisca a abalar suas certezas.

E impede que o público “neutro” que está acompanhando a discussão, lendo os comentários, venha a se deixar convencer, sem o benefício e a alternativa de uma segunda opinião, pela argumentação, costumeiramente mendaz e odiosa, dele.

Moro só pôde condenar Lula tranquilamente, da forma como o fez, porque o antilulismo, o antipetismo e o antibolivarianismo – filhos diletos e diretos do anticomunismo tosco, anacrônico e distorcido renascido nos neurônios da nação como um fungo alucinógeno, contaminante e tumoral, nos últimos tempos – tomaram conta, por meio da rede, de uma massa amorfa e mal informada, confundindo-a e manipulando-a sem nenhum tipo de reação – nem de comunicação, nem jurídica – por parte de quem estava sendo atacado – durante quatro longos anos, implantando na cabeça da população um punhado de incontestados – por não terem sido prontamente respondidos – paradigmas.

Os mais simplistas – e logo, mais fáceis de serem desmontados – são aqueles que dizem que o PT quebrou o país, que foi implantado no Brasil um governo comunista nos últimos 15 anos, e que o PT odeia as Forças Armadas, por exemplo.

Isso, apesar de que o PIB e a renda per capita recuaram, segundo o Banco Mundial, em termos nominais, nos oito anos de FHC e de que as dividas líquida e bruta serem menores hoje, com relação ao PIB, do que eram em 2002.

De o Produto Interno Bruto ter aumentado , nominalmente, pelo menos três vezes em dólares, nos últimos 15 anos, com relação aos 604 bilhões de dólares do último ano de FHC.
E também de que pagou-se a divida com o FMI em 2005 e desde então, nos governos do PT, multiplicaram-se por onze as reservas internacionais.

De que, longe de ser comunista, nunca o capitalismo no Brasil cresceu tanto, como na última década e meia, com a explosão dos ganhos do sistema financeiro, daqueles derivados da duplicação da produção agrícola, do aumento das exportações e da expansão do crédito e do consumo.

E de que, quanto à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, em vez de ser contra as Forças Armadas, o PT foi responsável pelo lançamento do maior programa de rearmamento da defesa nacional nos últimos 500 anos, com medidas como a ordem para a construção – em parceria com a França – do primeiro submarino nuclear brasileiro, da nova família de rifles IA2, dos novos caças Gripen NG BR – por meio de acordo com a Suécia – sem falar de aviões cargueiros como o KC-390, de blindados ligeiros como o Guarani, do novo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, de novos radares e sistemas de artilharia, como o Astros 2020, etc, etc, etc.

Esses são alguns dos argumentos que deveriam ser passados, democraticamente, à opinião pública que faz uso da internet pelo computador e o celular.

Os links e as informações que os sustentam – se o PT quebrou o país como ainda somos o quarto maior credor externo dos EUA – http://ticdata.treasury.gov/Publish/mfh.txt ? – que os comprovam encontram-se ao alcance de qualquer um, bastando copiá-los e publicá-los, sempre que possível, no final dos comentários.

Informações de caráter social são importantes, mas opcionais, no caso do público protofascista, já egoísta e excludente por natureza – que é bombardeado, todos os dias, contra as “bolsas” e o “populismo” “esquerdopata”.

O tempo não para – como diria o poeta – e o relógio da História também não se detêm, nem por um átimo.

Segundo a segundo, a cada passo silente, quase imperceptível, do mais fino dos ponteiros, estamos mais perto – e o Brasil mais próximo, historicamente – da batalha decisiva das novas eleições presidenciais.

A saída de Temer e a eventual ascensão de Rodrigo Maia é pouco mais que irrelevante em termos eleitorais e nada mudará – a não ser para pior – da pauta entreguista e neoliberal em andamento.
O que importa – agora ou no ano que vem – é o próximo pleito.

Basta ler as reações à condenação de Lula na internet para ver onde estão aqueles que podem se levantar contra o autoritarismo.

Trancados, majoritariamente, em seus guetos, expondo, pela enésima vez, uns para os outros, como em um espelho estéril e infinito, sua indignação e perplexidade.

E ninguém apareceu para contestá-lo.

Se essa ira, justa, diríamos, em muitos pontos, se transformar em força e se derramar para a internet como um todo, a partir desta semana, este poderá ser o momento da virada.

Se, no entanto, continuar contida, restrita e ineficaz, em termos de mudança de jogo – ontem, em comentário em artigo do Estadão no UOL, um sujeito afirmou, sem meias palavras, que, diante dos recursos que existem para que Lula escape à sentença de Moro, para garantir logo, o melhor seria mandar logo este cabra pra debaixo da terra” e ninguém apareceu para contestá-lo até agora – o momento que estamos vivendo se transformará no marco simbólico da capitulação da liberdade e do direito de defesa, da antecipada rendição da resistência democrática, da prévia e definitiva entrega do país a um tipo de fascismo que, uma vez alçado ao poder, dificilmente irá apear-se dele novamente.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Joel

10/04/2018 - 02h42

Pelo visto aqui só tem os sabidos que defendem tanto a direita como a esquerdo em relação ao os animais ferozes que existem ou já existiram no palácio nacional. E o povo brasileiro quem leva no centro! Então vamos lá……. tenho algumas perguntas a fazerem pra vc´s “sabidos”. antes das perguntas vou expressar minha indignação em relação aos lideres formadores das leis do nosso Brasil. Estamos aonde estamos é por cauda das leis inventadas pelo políticos, leis essa que só são para auto se beneficiar, e nós brasileiros que sofrem, principalmente o menos favorecidos, que mora em ruas, becos e vielas ou seja classe baixa, ñ vamos demorar muito pra o Brasil chegar ao topo do País mais violento do mundo, por causa das leis que são feitas e criadas, leis essa que um bandido mata, rouba, estrupa, se for réu primário, pode responder até em liberdade. Se existe uma lei (pena de morte ou prisão perpetua), de uma coisa tenho certeza os (políticos) iriam pensar duas ou ate mais vezes em roubar! Se (eles) ñ faz ou criam uma lei dessas, o que me dar a entender que eles só querem ser políticos com um só proposito “meter mão no bolso do povo brasileiro” pq é isso que me faz entender. (Sabidos) vou chamar vc´s assim da direita e da esquerda. Já que a Dilma foi expulsa da presidência por má administração segundo quem investigou, pq o vice presidente ñ saio tbm? Da a entender que ele sabia de tudo da má administração e era cúmplice. ou estou enganado? Já que Temer é presidente pq ele ñ faz ou cria o lei “cortando 90% dos salários e os auxílios benefícios de todos os políticos, do vereador ao presidente da republica por tempo indeterminado já que os políticos foi quem quebrou o Brasil ? Já que um idoso pode sobreviver com um miserável salário minimo! (Eles) tbm sobreviveria. estou sendo até bom dando essa opção, (deles) sobreviver com apenas 10% dos seus salários. Seja lá quem for que errou, que pague pelo seus erros sem envolver o povo Brasileiro. Espero que no mês de Outubro o povo Brasileiro durmam pra ninguém ir nas urnas votar !

    Miguel do Rosário

    10/04/2018 - 11h43

    Olha o pensamento do cara. Ele não quer que o povo vá votar… Tô deixando passar alguns comentários fascio, para vocês entenderem o nível que chegamos.

Luciano De Castro Lamego

20/07/2017 - 23h36

Moro não engana: Ele queria ser Lula.

Cristovão Marton Ribeiro Soares Dos Santos

20/07/2017 - 20h40

Vcs só sabem chamar de FASCISTA!!!
O que é fascismo?????
Alguém aí da esquerda sabe ao menos isso????

Da Silva Marco

19/07/2017 - 15h08

ja esta entregue

Deise Costa

19/07/2017 - 12h36

Lula JÁ !!!

Deise Costa

19/07/2017 - 12h36

Lula JÁ !!!

Deise Costa

19/07/2017 - 12h35

LULAAA JÁ !!!

Adelino Ferreira

18/07/2017 - 12h35

Fazendo uma análise crítica e madura sobre o texto agora…
Que merda!
Vai ser hipócrita assim lá em Atibaia!

Adelino Ferreira

18/07/2017 - 12h25

Caiu a casa petista! podem espernear à vontade… O choro é livre!
Saudações à mandioca!!!!

Rogério Carvalho

18/07/2017 - 05h59

Petralhas morrendo de inveja do Aécio e do Temer nessa foto mal montada pelos bandidinhos de quinta categoria da gang petralha!!!

Rogério Carvalho

18/07/2017 - 05h56

Condenação com muitas provas que os bandidos petralhas dizem até a morte, que não irão reconhecer! 9 anos pra esse safado é muito, muito pouco.

lucy

17/07/2017 - 22h50

Todo cidadão esclarecido desse país deve assumir a tarefa de desconstruir o Bolsominion a partir de agora. Devemos combatê-lo nas redes sociais, no trabalho, na família. Esse combate exige linguagem simples tbm, pois muitos eleitores possuem pouca escolaridade e dispõe de pouco tempo para ler textos longos e elaborados. A linguagem deve
ser direta. Muitos o vêem como solução para o Brasil, pois como as pesquisas mostram a população ainda confia nos militares. Convém reunir todo material possível sobre ele e começar a desconstrução agora.

    Adelino Ferreira

    18/07/2017 - 12h40

    Teu Kú!
    *escrevi em japonês, mas acho que vc vai entender…
    Bjs doces!

Ludy Lacerda Alencar

18/07/2017 - 00h03

Atirei o pau no gato tô
Mas o gato tô
Não morreu reu reu
Dona Chica cá
Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau !!!!!!

Não atire o pau no gato tô
porque isto tô
não se faz faz faz
O gatinho nhô
É nosso amigo gô
Não devemos maltratar os animais
jamais!

Atirei o pau no gato tô

Mas o gato tô

Não morreu reu reu

Dona Chica cá

Admirou-se se

Do berro, do berro que o gato deu

Miau !!!!!!

Não atire o pau no gato tô

porque isto tô

não se faz faz

Jose Carlos Nascimento Melo

17/07/2017 - 23h22

O POVO BRASILEIRO TEM QUE REAGIR AO QUE AÍ ESTÁ , LULA ESTÁ SENDO DEFENESTRADO PELO MORO…SEM PROVAS NÃO DÁ.

Itapua Olga

17/07/2017 - 22h51

Wanja.analfabeto politico! Os 14.milhoes de desempregados nao foi Lula ! Foi o juizeco Moro com sua Lavajato e Temer,Aecio e o PSDB com o Golpe.Ignorante e burro !

    Rogério Carvalho

    18/07/2017 - 05h58

    Puta que pariu! Para de falar merda, petralha, e continue comendo seu capim!!!

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h02

    Rogério Carvalho KKKKKKK… tu virou escravo dos amigos golpistas corruptos…

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h02

    Rogério Carvalho KKKKKKKK… quem colocou o traíra Temer golpista corrupto como Presidente, foram vcs quando apoiaram o Cunha corrupto no circo do dia 17 de abril de 2016 e seus asseclas de 364 deputados federais corruptos…

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h03

    Rogério Carvalho KKKKKKKK… tadinho, só falta dar piti como o Moro do PSDB corrupto…

Frederico Lopes

17/07/2017 - 22h48

Pode ?

Itapua Olga

17/07/2017 - 22h42

Moro e um fascista e vendido ao poder economico !

Wanja Costa

17/07/2017 - 22h33

Aaaa tadinho do lularapio…muita peninha dele…ele só não teve pena dos 14 milhões de desempregados, sus falido dívida externa crescendo cada vez mais…Vamos ter q pagar toda a dívida q a JBS fez no seu governo…nem quem ainda não nasceu vai ter q pagar pois a dívida pode colocar aí msis de 30 anos de dívida! !!
E as elites de q ele faz parte vai ficar em vão? ???
Graças Deus temos o Moro!!!!Parabéns por tudo!!!!

    Rejane Silva

    18/07/2017 - 04h24

    E viva moro

    Lucimeire Cordeiro

    18/07/2017 - 05h06

    Sem noção viu! As menores taxas de desemprego foram nos governos do PT! Só abrir o site do IPEA. De 2015 (Dilma) para 2016, saltou de 6,9% para 11,5% e em maio deste ano estava em 13,3%

    Joao Carlos Carvalho

    19/07/2017 - 00h30

    Coitadinhos mesmo, os trabalhadores, com a aprovação dessa maldita ”reformas” do ”deus” mercado, boa só para os ricos.

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h00

    KKKKKKK… tu virou escravo dos amigos golpistas corruptos…

Charles Ramos Telles

17/07/2017 - 20h27

Que coisa feia…..Fake news??? Serio q temcriatura no mundo q acredita nessa bobagem?? O molusco quer voltar ao poder p roubar mais e tornar milionario assim como os filhos, os netos tb!!

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h04

    KKKKKKKK… quem colocou o traíra Temer golpista corrupto como Presidente, foram vcs quando apoiaram o Cunha corrupto no circo do dia 17 de abril de 2016 e seus asseclas de 364 deputados federais corruptos…

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h05

    KKKKKKKK… tadinho, só falta dar piti como o Moro do PSDB corrupto…

Wagner Silva Magela

17/07/2017 - 19h25

Provas? Já tem provas de mais! Tem ate fotos do luladrão dentro do ap dando uma olhada nas reformas.

    Ilsa Rosa

    18/07/2017 - 03h45

    Então toma cuidado que se alguém tirar uma foto de você dentro de um banco pode dizer que você é um assaltante de banco pois tem foto de provas.. E aí gostou da ideia

Ernesto Valota

17/07/2017 - 18h58

PARA A RÁDIO CARAIBA AM 850, E RÁDIO RAINHA FM 97,3…REACIONÁRIAS, COXINHAS E GOLPISTAS… DE SENHOR DO BOMFIM / BA /BRASIL…CADÊ A REACIONÀRIA, COXINHAS, FASCISTA E GOLPISTA OAB ???

Maria Thereza Freitas

17/07/2017 - 15h38

Excelente texto e chamamento à luta. Com quem já é fascista e/ou ainda está brincando de combate à corrupção não adianta perder tempo mesmo. Vamos (re)conquistar quem percebe que há alguma coisa errada com a entrega das riquezas do país, com o assassinato do futuro de várias gerações. É nosso espaço.

Cristina Assunção

17/07/2017 - 18h34

Allysson Rister Raquel Wandelli Suzana Stigger Selma Bimbato de Almeida Nelson Ferraz Cíntia Aparecida Cagliari Clodoaldo Ramos Pontes Uiratan de Oliveira Janice Gomes Adson Michiles
Amigos, essas orientações desse texto parecem MUITO úteis para as as batalhas que travamos.
Boa leitura e mãos à obra.
Repliquem, compartilhem, façamos o melhor.

Replicante Seletivo

17/07/2017 - 18h07

A lenta, desanimada e gradual derrocada do pensamento de esquerda no Brasil, carreado ao fundo do poço por maciças campanhas de mídia, que fizeram aflorar o pior dos nossos males: “o pobre de direita”, conforme citava Tim Maia. A eliminação da CLT sem traumas e a condenação do Lula sem protestos nos deixam poucas chances de ver uma “luz no fim do túnel”.

luiz adriano silveira

17/07/2017 - 15h05

Nós seres racionais não podemos tolerar a volta do fascismo que remonta os anos 1930, onde racistas, xenófobos e pessoas malévolas, sem um pingo de humanidade, bradavam toda a sua crueldade pelas ruas da Europa daqueles tempos, gerando aberrações como o próprio fascismo e o nazismo, que ceifou a vida de milhões de seres humanos. Fora fascistas golpistas e corruptos colocados no poder por imbecis de verde e amarelo que agora também estão sentindo a idiotice que fizeram, pois estão perdendo o direito de aposentar e os direitos trabalhistas que as duras penas foi alcançado.

Joao

17/07/2017 - 14h53

1984 chega logo, em breve seremos condenados por crimes de pensamento.

A história da segunda metade do século 20 é repleta de golpes na América do Sul e Central. Mais recentemente, Fernando Lugo foi cassado no Paraguai e Manuel Zelaya foi deposto da presidência de Honduras. Muito antes, Manuel Noriega serviu aos EUA contra os interesses do Panamá, que não exército desde 1990. O canal do Panamá é dos EUA. A presidente do Chile enfrenta hoje uma das maiores crises políticas, em parte está pagando o preço deixado por Pinochet. O Chile é completamente dominado pelas empresas privadas e a população paga tudo, é tudo privatizado, e o Brasil vai pelo mesmo caminho, é a bola da vez. Rafael Correa no Equador e Hugo Chavez na Venzuela sofreram golpes. A direita ganhou as eleições no Peru. A Colômbia já está dominada faz tempo, tem umas 13 bases americanas lá praticamente cercando a Venezuela. O narcotráfico avança no México, Guatemala e Costa Rica. Haiti com seus terremotos não dá nem pra falar, o Brasil esteve lá ajudando contra os interesses americanos. Os EUA não dispensam nem o Haiti. A pendenga com Cuba vem de longe. Faltou falar da Nicarágua, mas deixa pra lá. Pensem também nas 3 Guianas, elas existem.

Replicante Seletivo

17/07/2017 - 17h34

O mensalão vai se repetindo melancolicamente em nossos pesadelos diurnos.

Marcio Monte Alto

17/07/2017 - 17h20

#lulanacadeia

Mage Maiante

17/07/2017 - 17h18

Fora!!! Puxa- saco!

Aníbal

17/07/2017 - 13h43

Mais um texto ridículo! O brasileiro de bem não defende corrupto e quer todos eles na cadeia! Lula e o PT não estão acima da lei!!

    ari

    17/07/2017 - 20h02

    “Brasileiro de bem”
    Vou lhe contar uma história real: o sr Francisco – 62 anos – é um homem simples. Lê mal e porcamente. Recentemente, ao ligar para uma rádio para dar sua opinião, ele foi convidado pelo apresentador a ir lá pessoalmente. E ele deu um show. Inclusive, após uma análise política perfeita, contou sua história, como sua vida mudou nos últimos anos e o orgulho de ele, um sitiante, ter dois filhos formados.
    Seu Francisco é evangélico e militante do MST. Se metade dos brasileiros tivesse a consciência política de um militante do MST, não estaríamos vivendo essa tragédia de hoje e e nem teríamos de ouvir pessoas como você, que ajudou a empurrar-nos para esse buraco, se autodenominando “pessoas de bem”

Sebastiao Marcirio De Araujo Magalhaes

17/07/2017 - 16h13

Desculpa mas o LULA, NENHUM PILITICO E PARTIDOS, SÃO MAIOR DO QUE O BRASIL, NINGUÉM ESTA EM SIMA DA LEI, APERGUNTA É COM OS FILHOS DO LULA INRICARAM DA NOITA PARA O DIA, TEM EXPLICAÇÃO,O TEMER ERA DA MESMA ESCOLA DO PT, TEM IR PRÁ CADEIA TAMBÉM,EU NOU SOU DE NENHUM PARTIDO E TAMBÉM NÃO PUCHO SACO. DE NENHUM PILITICO, NÃO GOSTO POLITICOS. LADRÕES E CORRUPTOS, QUEM ERROU QUEM ROUBOU. SEJA QUEM FOR ALEI E PARA TODOS CADEIA, LADRÕES E CORRUPTOS,QUEREMOS UM BRASIL SEM CORRUPÇÃO.

    ari

    17/07/2017 - 20h04

    Figuras como você é que estão nos empurrando para algum tipo de nazi-fascismo capaz de jogar-nos em mais 20 anos de trevas. Tente pelo menos usar sua cabeça e pensa e não se emprenhar pela mídia.

Pedro Lehnen

17/07/2017 - 16h04

Juiz Moro tem talento, um homem merecedor, isso indigna os iletrados, e inveja não faz bem a saúde.

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h04

    KKKKKKKKKKK… tem talento para absolver as esposas dondocas do Cunha e do Cabral corruptos…

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 04h04

    KKKKKKKKKK… até soltou o doleiro do PSDB corrupto…

Auxiliadora Machado

17/07/2017 - 15h58

Já jurou a bandeira?

Cláudio Sousa

17/07/2017 - 15h56

Clayton Bravo

17/07/2017 - 15h53

Ainda chamam isso de condenação sem provas !!!!

É o fim do mundo !!!!!

Marilene Flores

17/07/2017 - 15h39

Bruno Romalto Strohmeier Júnior

17/07/2017 - 15h36

Alexandre Barreto

17/07/2017 - 15h36

Excelente leitura

Janilton Matias

17/07/2017 - 15h33

O cafezinho vergonha nacional.! Mentiroso.

    ari

    17/07/2017 - 20h06

    Mentiroso porque?

Bruno Cesar

17/07/2017 - 15h31

Leandro Karnal está lendo isso? Melhor, não? Antes de falar aqueles absurdos no tal programa “Careca de Saber”. Acho que visitar a Fátima Bernardes demais te fez tomar simpatia pela RedeGolpe.

Sonia Oeiras

17/07/2017 - 15h29

O Brasil já está entregue ao fascismo. Mas o pior está por vir, caso eles inviabilizem a candidatura do Lula à Presidência da República. Ainda assim, se o Lula for eleito, há o grande risco de que os fascistas corruptos, façam o mesmo o que fizeram com a Presidenta Dilma Rousseff. Eles são muitos e estão em todos os Poderes da República. Não esqueçamos de incluir a mídia suja e corrupta. Tá tudo dominado!

    Sergio Fernandes

    17/07/2017 - 17h10

    O que é fascismo ????

    Sonia Oeiras

    17/07/2017 - 17h19

    Sergio Fernandes, se fosse o meu neto de 6 anos de idade, que me fizesse essa pergunta, eu responderia. A você, não. VÁ PESQUISAR.

    Rogério Carvalho

    18/07/2017 - 05h56

    Bandido por ser candidato? Você concorda com isso? Então, é bandido igual a ele!

Marcio Pinós

17/07/2017 - 15h28

os cursos de guerrilha que dilma,dirceu genoino e dezenas de esquerdistas fizeram em cuba,de largar bombas,matar e sequestrar conta tbm….ou não??

    Anabela Rosa

    17/07/2017 - 15h31

    Ridículo.

    Alexandre Barreto

    17/07/2017 - 15h36

    Pára de cagar pelos dedos coxa

    Marcio Pinós

    17/07/2017 - 15h38

    só to perguntando…teus lideres não fizeram curso de guerrilha em cuba???…..não fica nervosinho…sim ou não??

      Bob

      17/07/2017 - 21h50

      E os teus “heróis” ?? Curso intensivo na CIA/NSA de como acabar com um país em menos de 2 anos ?? E vc é bom ficar nervosinho, porque em pouco tempo não vai sobrar uma nação, apenas um quintal do imperialismo, quando acordar para a realidade o que verá é um novo Porto Rico de grandes dimensões.

    Marcio Pinós

    17/07/2017 - 15h47

    foi nos anos 60….hoje o mundo com exceção da américa latina e alguns paises africanos,e coreia do norte claro,não fala mais em socialismo,esquerda…não deu certo em lugar algum,..o mundo ja passou dessa fase…mas o sonho dos velhos dinossauros da esquerda permanece,congelaram boa parte dos jovens nos anos 60…ainda quando dilma era guerrilheira,che herói,…coitados..

    Roberto Moore

    17/07/2017 - 16h30

    É um idiota

    Marcio Pinós

    17/07/2017 - 16h38

    Roberto Moore não discuto com fake…tipico esquerdalha,…esconde a cara…

    Clea Toledo

    17/07/2017 - 16h58

    Mas a ” bomba do Riocentro” estava com quem mesmo? Oi? E a que matou D. Lídia, a secretária da OAB? Cala a boca reaça!!!

    Guilherme Gaspar

    17/07/2017 - 17h05

    Fake burro
    Nem Vo zoar
    Vai q eh doença

    Sonia Vieira

    17/07/2017 - 17h16

    Marcio Pinós PARA DE CAGAR PELA BOCA PORCO IMUNDO

    Marcio Pinós

    17/07/2017 - 17h58

    Sonia Vieira vc é a comprovação de que a inteligencia da esquerda ja foi embora faz tempo…só sobrou militancia paga e agressividade…merecido fim…

    Marcio Pinós

    17/07/2017 - 18h03

    Clea Toledo…é isso…terrorismo é terrorismo seja da esquerda seja da direita…

    Mirian Isabelense Isabelense

    17/07/2017 - 20h45

    Márcio está aprendendo aulas com MBl? Teus adestradores os fascistas!

    Mirian Isabelense Isabelense

    17/07/2017 - 20h45

    Ou BOLSOlixo?

    Mirian Isabelense Isabelense

    17/07/2017 - 20h48

    Olha como está seu cérebro! De tanto assistir!Globo! MBL e Bolsonaro

    Itapua Olga

    17/07/2017 - 22h46

    M.Pinos,cretino ! fascista amiguinho da ditadura,esta cagando fora do tempo burro !

    Marcio Pinós

    17/07/2017 - 23h30

    Mirian Isabelense Isabelense não converso com fake…

    Marcio Pinós

    17/07/2017 - 23h35

    Itapua Olga a verdade te ofende né…é normal na doença esquizofrenica da esquerda…vivem num mundo que cuba é primeiro mundo e venezuela exemplo de democracia,o socialismo vai dar certo,mesmo que nunca tenha dado certo em lugar algum do mundo em tempo algum…a realidade te choca…entendo também pelas suas palavras que a inteligencia foi embora da esquerda faz temo,só sobrou agressividade e militancia paga…teu caso…triste fim

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 03h59

    Marcio Pinós KKKKKKKKK… quem foi treinado para virar capacho dos EUA, foi a direita corrupta no golpe militar… gostaram tanto que ficaram por mais de 20 anos….

    Andre Massao Noce

    19/07/2017 - 03h59

    Marcio Pinós KKKKKKK… tu virou escravo dos amigos golpistas corruptos…

Cicerapereira Decarvalho

17/07/2017 - 15h27

Sem novidade

Ivan Novic

17/07/2017 - 15h21

A Polícia FEDEral é o braço armado do PSDB !

Telma Santos Cunha

17/07/2017 - 15h20

Telma Santos Cunha

17/07/2017 - 15h19

Vera Moura

17/07/2017 - 15h15

Pode entregar??

Iraque Melo

17/07/2017 - 15h07

Culpa do FIDEL CASTRO !!!

Mariangela Monteiro

17/07/2017 - 14h57

BABACA

Maria Lucia

17/07/2017 - 14h56

SOMOS PACÍFICOS MAIS NÃO SOMOS OTÁRIOS

    Rogerio Ferreira

    17/07/2017 - 15h03

    Ocupar e “ovacionar” os golpistas

    Maria Cristina Mendonça Teles

    17/07/2017 - 15h40

    Assim espero embora já esteja passando da hora.

    Maria Lucia

    17/07/2017 - 15h41

    Maria Cristina Mendonça Teles


Leia mais

Recentes

Recentes