Golpe fez Brasil despencar no ranking mundial de “Soft Power”

Na entrevista de Celso Amorim à BBC, o repórter cita a queda do Brasil nos rankings globais de “soft power”. Então eu fui procurar e vi que, de fato, o país despencou no ranking Soft30, feito pelo USC Center of Public Diplomacy.

A pontuação funciona assim: quanto menor o número, mais forte o soft power do país. Em 2017, a França ultrapassou os Estados Unidos e ficou em primeiro lugar.

A causa da queda foi, segundo o próprio instituto responsável pelo ranking, o golpe de 2016, que fez a pontuação do governo descer ao fundo do poço (30 pontos).

A burguesia brasileira deve ser a mais burra do mundo, ao não prever isso: o golpe nos fez perder centenas de bilhões de dólares, prestígio, poder de barganha no mundo, além de ter ferrado com nossa indústria mais avançada, nossa estabilidade política e interrompido um processo harmonioso de redução das desigualdades sociais.

Perdermos até para a Grécia, país que enfrenta grave crise fiscal. A Grécia vem ganhando pontos em Soft Power.

Perdemos feio também para Portugal. Abaixo, alguns prints que fiz das análises do site sobre Brasil, Grécia e Portugal.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.