Esposa de López assume os 20 milhões de dólares: eram para pagar ¨gastos familiares¨

(Imagem-Telesurtv-Trump recebe Tintori)

Lilian Adriana Tintori Parra,esposa de Leopoldo López, confirmou via twitter às 23:35 de 29 de agosto que os 20 milhões de dólares encontrados pela polícia eram seus, e foram sacados para pagar ¨gastos familiares¨.

O dinheiro foi apreendido na sua camioneta Toyota modelo Fortune e placa AA967YM no setor ¨Sebucán¨ do município de sucre ,estado de Miranda e governado pelo oposicionista Capriles. O constituinte Diosdato Cabello(PSUV)já havia denunciado que o valor foi sacado no banco ¨Occidental de Descuento¨ e indicado Tintori como operadora e gerente da operação terror.

A ativista filiada ao partido de extrema direita ¨Voluntad Popular¨ esteve a frente de várias guarimbas, manifestações violentas praticadas por mercenários pagos.Um dos registros marcantes foi a morte de Orlando Figuera, queimado vivo por este movimento que deixou mais de 130 mortes desde 1 de abril deste ano.

Tintori ao mesmo tempo que incitava população para atuar com rebeldia e violência, era recebida por Donald Trump dos Estados Unidos, Michel Temer do Brasil, Macri da Argentina e por Almagro que é secretário da OEA. A razão, segundo eles, era hipotecar apoio para o que a mídia tradicional chamou de ¨luta pela democracia¨.

A esposa de Leopoldo López já foi notificada por Douglas Ricco,diretor do CICPC( corpo de investigaçãoes científicas penais e criminais). A investigação foi determinada pelo novo procurador-geral Tareck William Saab . A população venezuelana questionava a razão para a antiga procuradora Luisa Ortega Dias não processar os guarimberos. Ortega fugiu pra Colômbia e veio para o Brasil com apoio do governo Temer.

O dinheiro,as guarimbas e o terror fazem parte de mais uma história de desestabilização de governos progressistas na América Latina,começada ainda em 1945 com Jacob Arbenz na Guatemala.
Qual o volume de recursos que financiam estes movimentos? Qual sua origem? Quando irão acabar?
Perguntas que parecem recorrentes.

fontes:

www.vtv.gob.ve/aticivisa-opositora-liliam-tintori-reconoció-que-200-millones-de-bolivares-
incautos-por-cicpc-son-suyos/

www.vtv.gob.ve/mazazo-banco-occidental-de descuento-entrego-200-milliones-de-bolivares-a-
opositora-lilian-tintori/

www.bcv.gob.ve . Cotação do cambio oficial(dipro) 1 dolar=10 bolívares(20 milhões de dólares
igual a 200 milhões de bolívares).

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.