Menu

O curso de blogosfera política do Cafezinho

Curso de blogosfera política, por Miguel do Rosário Para se inscrever, clique aqui. Ficha técnica: 3 módulos 5 aulas para cada módulo 2 horas em cada aula Aulas às terças e quintas, 15 às 17 horas. Ao vivo online, gravada e presencial Cada aula presencial será dividida em dois blocos de 50 minutos, com intervalo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Curso de blogosfera política, por Miguel do Rosário

Para se inscrever, clique aqui.

Ficha técnica:

3 módulos
5 aulas para cada módulo
2 horas em cada aula
Aulas às terças e quintas, 15 às 17 horas.

Ao vivo online, gravada e presencial

Cada aula presencial será dividida em dois blocos de 50 minutos, com intervalo de 10 minutos entre elas.
Os 10 minutos iniciais serão consumidos na apresentação.

Início: 26 de outubro de 2017.
Curso Multiplus
Av. Calógeras, 6b – Centro, Rio de Janeiro – RJ
20030-070
Tel: 21 3550 4610
Emails do curso
Secretaria: secretaria@cursomultiplus.com.br
Diretor do curso: Alexander Ruas: ruas@cursomultiplus.com.br

***

Professor: Miguel do Rosário, nascido em 1975, formado em Comunicação Social pela UERJ, é um dos maiores especialistas em blog do Brasil. Seu blog O Cafezinho gera alguns milhões de pageviews por mês. Rosário também é um dos primeiros blogueiros políticos a viver inteiramente de seu trabalho, de maneira independente, auferindo renda com assinaturas e publicidade programática.

***

Resumo dos Módulos

Módulo 1: Monetização. Redação criativa. Implementação de sistemas de assinatura e doação. Publicidade programática. Teoria política.

Módulo 2: Análise de mídia. Técnicas de contrainformação. Lições de semiótica de guerra. Noções de programação.

Módulo 3: Planejamento de carreira profissional. Edição de vídeo. Integração do blog com redes sociais. Teoria política avançada: liberais, conservadores e revolucionários.

***

Módulo 1:

 

Aula 1

Bloco 1: conceito geral de blog político, frequência de atualização, estilo, tamanho dos textos, uso de vídeos e podcasts, integração com fanpage, twitter, instagram, etc.

Bloco 2: quais são as formas de ganhar dinheiro com o seu blog? O que é publicidade programática. Venda de e-books e vídeos. Instalação de botões de pagamento, assinatura e doação.

Aula 2

Bloco 1: Onde se informar? Deve-ser ler os jornais comerciais? Quais as melhores fontes de informação? Algumas noções de teoria política contemporânea.

Bloco 2: Como funciona a publicidade programática. Quanto ela paga, efetivamente? Em quanto tempo se pode construir uma audiência suficiente para auferir renda com o blog?

Aula 3

Bloco 1: Aula de redação criativa. A importância da literatura para o texto na blogosfera. Noções de técnica literária.

Bloco 2: Como funcionam os instrumentos de medição de audiência? Produção de relatórios. Outras formas de monetização. Qual a diferença entre assinatura e doação?

Aula 4

Bloco 1: Outras noções de filosofia política. Teoria contemporânea sobre direita e esquerda. Os públicos e a linguagem de cada um.

Bloco 2: Como instalar botões de doação e assinatura? Quais os melhores serviços disponíveis? Como convencer as pessoas a assinar ou doar?

Aula 5

Bloco 1: A função da emoção no texto político. A ética da sinceridade. Inspiração e esforço. Mais noções de técnica literária.

Bloco 2: A criação de newsletters. O conteúdo exclusivo para assinantes. Plugins e sistemas automáticos para controle das assinaturas. Noções de crowdfunding.

Módulo 2

Aula 1

Bloco 1: Técnicas de análise de mídia e contra-informação. A semiótica da guerra narrativa: defesa e contra-ataque.

Bloco 2: O blog político como instrumento democrático contra a ditadura da mídia. A importância de defesa e ataque preventivo na guerra narrativa.

Aula 2

Bloco 1: Análise de pesquisas de aprovação e de intenção de voto. Noções de teoria política.

Bloco 2: Noções de programação em WordPress e Blogger. Usando o Facebook como plataforma de seu blog. Usando os dois integrados: Facebook e WordPress.

Aula 3

Bloco 1: Teoria política: Aristóteles. O uso de teorias clássicas na análise política contemporânea.

Bloco 2: Noções de segurança digital. Como se defender de ataques hacker. Backups em nuvem. Custos para se manter um blog.

Aula 4

Bloco 1: Teoria política: Maquiavel. O uso de teorias clássicas na análise política contemporânea.

Bloco 2: Noções de programação em WordPress. Os “idiomas” secretos da internet: html e PHP.

Aula 5

Bloco 1: Teoria política: Tocqueville. O uso de teorias clássicas na análise política contemporânea.

Bloco 2: O uso e a importância de plugins em WordPress. Os comentários em blog: prós e contras das diferentes plataformas de comentários.

Módulo 3

Aula 1

Bloco 1: Planejamento da carreira profissional. Assessoria política. Marketing político. Blog corporativo. Blog jornalístico. Blog acadêmico. Blog artístico.

Bloco 2: O layout do blog: templates, onde baixar ou comprar. Mais noções de programação em WordPress. Monetização avançada: o sistema Adsense, do Google. Botões de pagamento: Pagseguro e Paypal.

Aula 2

Bloco 1: Teoria de vídeo e cinema. O uso do vídeo na blogosfera. Vídeos no youtube, facebook, twitter, instagram.

Bloco 2: O uso dos lives (vídeo ao vivo) em Facebook, Youtube e Twitter. A integração desses vídeos ao blog wordpress.

Aula 3

Bloco 1: O blog como ferramenta de marketig político. Estratégias para ampliar audiência.

Bloco 2: Edição de vídeo pelo Movie Maker, o programa mais básico do Windows. Introdução e edição de legendas. Acréscimo de créditos.

Aula 4

Bloco 1: Teoria política avançada: liberais, conservadores e revolucionários. Diferenças, prós e contras. Os pontos em comum.

Bloco 2: Download e upload de vídeos em Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. Minutagem. Política de créditos. Ética hacker. Pirataria.

Aula 5

Bloco 1: Marketing político, comercial e corporativo. Integração e gerenciamento de redes sociais.

Bloco 2: Análise comparada de redes. Como e onde monitorar a audiência da concorrência? Interpretação de dados do Google Analytics.

Cafezinho e Multiplus lançam curso de Blogosfera Política

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes