Audiência no Senado com presidente do Banco Central discute autonomia da instituição

Ibope: Lula já tem quase 60% dos votos do nordeste

Por Miguel do Rosário

30 de outubro de 2017 : 13h32


A última pesquisa Ibope para 2018 (e que, salvo engano, é a primeira que o instituto faz este ano), cuja íntegra foi divulgada agora há pouco no site do instituto,  revela que Lula ganhou força em todos os segmentos sociais: em todas regiões, faixas de renda, níveis de escolaridade e idade.

Entretanto, os setores nos quais Lula tem mais força  – e onde seus adversários são mais fracos – são o eleitorado mais humilde, o brasileiro do nordeste, e os cidadãos de raça preta ou parda.

No Nordeste, que tem 26% do eleitrado, Lula tem 57% das intenções de voto, contra 8% de Bolsonaro e apenas 1% de Alckmin.

Entre quem ganha até 1 salário, um conjunto de seres humanos que corresponde igualmente a 26% do eleitorado brasileiro, Lula lidera com 49%, contra 5% de Bolsonaro e 5% de Alckmin.

Entre os brasileiros de raça preta/parda, que correspondem a 60% do eleitorado (segundo o próprio Ibope), Lula tem 41% das intenções de vota, contra 13% de Bolsonaro e 3% de Geraldo Alckmin.

No geral, Lula tem 35% das intenções de voto.

Vale a pena também olhar de perto os resultados da espontânea. Nela, Lula tem 26% das intenções.

No Cafezinho no Almoço de hoje, programa diária do editor do blog,  após uma resenha do novo livro de Jessé Souza, a elite do atraso, da escravidão à Lava Jato, eu fiz uma análise das pesquisas Ipsos e Ibope. Assista.

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »