Os Estados Unidos que exportam guerras, perdem mais uma vez para o terrorismo

(crédito Imagem :Alarabiyan.net)

Os Estados Unidos divulgaram ter encontrado o segundo homem oriundo do Uzbequistão e que presumivelmente está envolvido com atentado. Segundo Bill Sweeney, diretor adjunto do FBI de New York, o indivíduo é Mukhamadzoir kadirov de 32 anos e foi detido por possuir ligações com o terrorista Saipov.

Suyfullo Saipov, um homem de 29 anos oriundo do Uzbequistão, utilizou um veículo utilitário coletor e atropelou pessoas a esmo gerando pelo menos oito mortes. O principal centro financeiro dos Estados Unidos, Manhattan na cidade de New York, foi o palco deste violento atentado.

O terrorista chegou aos Estados Unidos em 2010 e tinha dois endereços, um na Flórida outro em New Jersey. Seis pessoas morreram no local(cinco eram argentinas), mais duas no hospital e pelo menos onze feridas. Depois do acidente o veículo bateu num ônibus, e o condutor portando armas de paintball e ar comprimido, saiu caminhando e foi atingido no abdômen por policiais.

Os militares identificaram que ele gritou ¨Deus é ótimo¨ em árabe, o que foi entendido como sinal de ligação com o ISIS. Segundo O fiscal interino de Manhattan Joon kim, ¨foram encontrados num dos celulares, milhares de imagens e em torno de 90 vídeos que mostravam combatentes da organização matando prisioneiros com um tanque passando por seus corpos.¨

Diante da atrocidade do terrorismo é incabível tentar encontrar justificativa para qualquer ato que só merece condenação! Mas o que realmente pode-se concluir numa análise mais aprofundada, é que os governos estadunidenses tem exportado condições que só fomentam guerras em volta do mundo. O paradigma usado por Washington é de usar força bélica contra nações que não seguem sua cartilha, isto quando não são usados bloqueio econômico, de medicação e alimentos. Vale tudo para derrubar governos, até mesmo treinar terroristas como no Afeganistão, Síria, Turquia e não esquecendo da tentativa de invasão da baia dos porcos em Cuba.

As armas e os treinamentos em muitos casos são usados contra os interesses dos governo do norte, que não significa ser necessariamente o mesmo do seu povo. Nesta abordagem, Julian Assange criador do portal Wikeleaks, conclui trazendo a realidade: ¨se a CIA tivesse gastado mais tempo investigando terroristas do que treinando e armando eles, não teríamos assistido este atentado.¨

Assange acusa literalmente a CIA de apoiar o terrorismo no mundo, aquele que a grande mídia não informa, mas que existe! Assim como o terrorismo que infelizmente abateu as pessoas em Manhattan, existe a violência que é exportada pelo Pentágono.

Nesta seara a questão não é Donald Trump, e sim um modo de operação que passa por todos presidentes estadunidenses do nosso século. Seguindo este modelo, teremos um planeta policial e um grande muro que não serve apenas para impedir os latinos, mas todos os outros acessarem a potência mundial. Qualquer lugar do planeta seguirá inseguro aos americanos do norte, mesmo os que rondam perto de sua própria casa.

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.