Evo é autorizado a se candidatar para um novo mandato

(Crédito imagem: Granma )

O Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia(TCP), concluiu pelo livre caminho para uma nova candidatura do presidente Juan Evo Morales Ayama . Desta forma Evo poderá se candidatar para eleições para eleições gerais de 2019 e tentar um quarto mandato que se findaria em 2025.

O presidente do TCP, Macario Lahor, declarou que alguns convênios internacionais tornam artigos da carta magna inaplicáveis, o que na prática permite uma nova reeleição para presidente, vice, governadores, prefeitos, e parlamentares. Venceu os argumentos do partido ¨Movimiento al Socialismo¨(oficialista) que se baseou no artigo 23 da Convenção Americana de Direitos Humanos.

A Bolívia tem 10 anos de PIB positivo, saiu de 400 milhões de dólares de reserva cambial em 2005 quando Evo chega ao poder, para atingir 13,8 bilhões em 2015, atualmente conta com 8,5 bilhões depois da crise de preços do petróleo em 2016. O país possui a segunda maior reserva de gás do mundo e a primeira de Lítio, insumo básico para produção de baterias , eletrônicos e veículos elétricos. Na última pesquisa presidencial em setembro deste ano, Evo superava o ex-presidente neoliberal Carlos Masa em 20 pontos.

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.