EUA deu certificado de DH a Honduras. Perdido, governo recua, oposição exige recontagem total.

(crédito Imagem: MB.NTD.TV; J.O.H e Tillerson)

O governo de Juan Oliveira Hernandéz e seu TSE estão em situação cada vez mais difícil. Depois que a oposição desafiou a OEA receber as atas fraudadas , a União Européia e a França solicitaram garantias de transparência, o governo simplesmente recuou.

Entretanto a ” Alianza Contra Dictadura” resiste as averiguação de apenas 5179 atas, e exige que seja auferida as 18103. De igual forma condicionou a resposta aos 11 pontos enviados ao TSE anterior o fechamento da contagem. Desta forma registrou Óscar Rivera , dirigente da Alianza:

” A Alianza não aceita que o cotejamento se faça só das atas, mas sim dos cadernos de votação, devido nós possuirmos provas que houve irregularidade”

Munido de grande apoio popular e conseguindo reunir em seu apoio o Partido Liberal, que foi terceiro, e até uma parte do Partido Nacional do governo, Salavador Nasralla avança percebendo a fragilidade do executivo e a resistência do povo nas ruas apesar do toque de recolher :

“Sugiro o Tribunal Supremo Eleitoral revisar as 18103 atas, inclusive confirmar as assinaturas dos cadernos e recontar os votos para que todo mundo fique conformado; se não aceitam, vamos para um segundo turno entre J.O.H e Salvador Nasralla, e que segundo o povo disse, que ganhou.”

Em Honduras, Nasralla, a população e principalmente o governo, sabem que Alianza ganhou. Contando o voto com transparência ou promover um segundo turno, o resultado é o mesmo.

Os Estados Unidos que são “exigentes” com a Venezuela, concederam a Honduras em 28 de novembro, o certificado de país que “apoia os direitos humanos”, assinado por Rex Tillerson, secretário de Estado. Os democratas no congressos criticaram hoje fortemente, diante da repressão e o toque de recolher. O certificado permite Hernandéz receber parte dos 644 milhões de dólares destinado a ” ajuda” para governos da América Central.

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.