Os estranhos números da pesquisa Datapoder 360

Mês passado, eu já havia alertado para as bizarrices da pesquisa conduzida pelo blog Poder 360. Uma delas: Geraldo Alckmin, governador de São Paulo e presidenciável pelo PSDB, tinha mais votos no Nordeste (13%) do que no Sudeste (6%). Outra: no Sul, Lula tinha 7%, e Ciro Gomes, 12%.

A pesquisa deste mês continua apresentando o que poderíamos chamar, no mínimo, de inconsistências.

Eu separei algumas tabelas para mostrar. Repare nos votos por faixa etária. Não vou nem focar no evidente erro no campo da faixa entre 25 a 44 anos, para Marina Silva. Pulemos para a coluna da faixa entre 45 e 59 anos: nela, Marina tem 29%, dez pontos acima de Lula.  Entre jovens de 16 a 24 anos, Marina, por sua vez, tem 5%.

Na tabela por região, Lula tem mais votos no Sudeste (33%) do que no Nordeste (32%), o que é, evidentemente, um erro primário. Ciro Gomes tem mais votos no Sul (7%) do que no Nordeste (6%).

No total, a pesquisa mostra uma firme consolidação de Lula, que teria agora 30% dos votos, quatro pontos a mais que em pesquisa anterior. Bolsonaro, por sua vez, perde três pontos, e vai para 22%. Alckmin permanece estacionado abaixo dos 10%.

Eu não entendo porque o Datapoder 360 não veio à público, até o momento, explicar essas bizarrices.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.