Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

O significado profundo da condenação de Lula

Por Pedro Breier

25 de janeiro de 2018 : 16h50

Por Pedro Breier (com consulta histórico-filosófica ao Ms Fabiano Hanauer Abegg), direto de Porto Alegre

A história se repete.

Sempre que as ideias e ações de alguém são consideradas perigosas para o status quo, este alguém é esmagado pelo sistema.

O método de aplicar um castigo pesado no incomodante e fazer com que todos saibam da crueldade da pena, para dar o exemplo e desencorajar os incautos a insistir na ousadia, é velho. Por isso mesmo as execuções eram normalmente feitas em praça pública.

Como decepar cabeças em público já não pega tão bem hoje em dia, os donos do poder fazem todo um teatro para dar um ar de legalidade e justiça às execuções políticas.

Os desavisados que assistiram Lula ser julgado por 3 distintos senhores brancos vestidos de forma ridiculamente pomposa, misturando juridiquês com provas robustas como depoimentos do porteiro e do vizinho, provavelmente consideraram tudo muito certo, muito justo.

Mas o diabo está nos detalhes. Alguém lembrou nas redes sociais que “No julgamento mais importante da história do país, uma senhora negra serve café para três homens brancos, os quais julgarão um ex-retirante nordestino. Se não entendermos o simbolismo disso, jamais entenderemos esse país”.

Pois é.

O retirante nordestino saiu do script destinado à ralé brasileira, chegou à presidência da República, fez um bom governo – com todas as limitações impostas pela elite e as oriundas do próprio programa lulista -, tirou o Brasil da órbita dos EUA na política externa, provocou mobilidade social com bons programas sociais e educacionais. Isso tudo é imperdoável. Não pode passar batido.

O exemplo tem de ser dado. E foi.

O recado é claro: se o grande líder popular da história brasileira, primeiro lugar em todas as pesquisas eleitorais para 2018 e grande referência da esquerda pode ser condenado e preso sem provas, qualquer um pode.

Militantes, ativistas, jornalistas, políticos, sindicalistas, artistas. Qualquer pessoa de esquerda está à mercê do autoritarismo do judiciário.

Trocamos os milicos, com sua truculência explícita, por arrogantes togados que mascaram sua brutalidade com cínicas referências às leis – estas atropeladas e distorcidas sem dó, a ponto de nenhum jurista de respeito ousar defender a condenação absurda de Lula.

Estamos oficialmente sob a ditadura do judiciário – devidamente tutelada pela mídia corporativa. O sequestro de 16 militantes do Levante Popular pela PM ontem, em Porto Alegre, é uma amostra do que vem pela frente. Um dirigente do MST e membro do PT foi assassinado a tiros na Bahia, também ontem. Não temos o direito de achar que é só coincidência.

A história se repete. E a semelhança dos acontecimentos chega a ser assustadora.

Jesus Cristo foi crucificado em público. Giordano Bruno e Joana D’arc, queimados em praça pública. Tiradentes foi enforcado, esquartejado e as partes do seu corpo foram espalhadas pela cidade, em pontes e encruzilhadas, para que todos soubessem o que acontece com quem desafia o sistema.

O filósofo Sócrates, outro que desafiou o poder estabelecido, foi acusado de corromper a juventude e ensinar a descrença nos deuses. Acabou condenado à morte no ano 399 antes de Cristo.

Durante o seu julgamento ele argumentou que quem perderia com a condenação não seria o próprio Sócrates, mas a cidade de Atenas. “Ficai certos de uma coisa: se me condenardes por ser eu como digo, causareis a vós próprios maior dano que a mim”, disse Sócrates segundo Platão, que presenciou o julgamento e o relatou no livro Apologia de Sócrates.

Lula, milhares de anos depois, seguiu a mesma linha de Sócrates: “Quem está no banco dos réus é o Lula mas quem foi condenado é o povo brasileiro”, disse ontem no ato em São Paulo.

O enfrentamento com o poder é duro. O poder não perdoa: o castigo deve ser exemplar.

Entretanto, a estratégia não vem funcionando. A ideia, ao aplicar a punição exemplar, é matar as ideias de quem enfrenta o status quo.

Pois é justamente das pessoas – e de suas ideias – que fizeram o enfrentamento com o poder e foram impiedosamente perseguidas que lembramos até hoje.

Lula sabe dessa verdade profunda. O retirante nordestino que será preso para dar o exemplo disse, também ontem: “Eles não podem prender o sonho da liberdade, não podem prender as ideias. Eles podem prender o Lula, mas as ideias já estão colocadas na cabeça da sociedade brasileira.”

Ainda bem que nada é eterno neste mundo.

Esta repetição histórica insana de truculência, violência e autoritarismo há de acabar.

A luta está apenas começando.

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve n'O Cafezinho desde 2016, sendo atualmente um dos editores do blog.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

82 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

MARCO

02 de fevereiro de 2019 às 13h45

Lula é RÉU SIM, vagabundo, assim com AÉCIO, GLEISE, FLÁVOL BOLSONÁRO, PRESSDENTE DA CÂMARA, etc, e INCLUSIVE O GILMAR MENDES. Só não soltaram o lula mas o resto sim…..

Responder

adilson elpidio daros

29 de janeiro de 2018 às 11h20

Nossa principal arma é o voto. Vamos fazer um movimento amplo, chamando a atenção para que não se votem em candidatos de nenhum dos partidos que manipularam a justiça. Será o nosso contragolpe. Somente assim será possível derrotar os que se julgam donos do poder e, porque não, do Brasil.

Responder

Dinarte Bonetti

27 de janeiro de 2018 às 09h32

Chegou a hora de radicalizar.
Vamos sugerir ao pres. LULA que apoie Stedile para a presidência da republica

Responder

Pedro Cândido Aguarrara

26 de janeiro de 2018 às 15h53

O Estado de Direito no nosso país ACABOU!!

Só vamos dar certo com PAREDÃO!!! Só BALA e VALA!!!!

Só vamos dar certo quando organizarmos a LUTA ARMADA e começarmos a LIQUIDAR FASCISTAS!!!

Não há diálogo político possível com fascistas. Fascistas só matando!!

Responder

Jairo dos Santos

26 de janeiro de 2018 às 15h21

Mandela, na África do Sul, foi preso pelo poder do staff dos Boers que sobreviviam no poder, com togas e o aparato repressivo do Estado. Deram-lhe uma cadeia por muitos anos. Em nome de que ? Da perpetuação do rascismo, xenofobia, fascismo. Ao fim, saíram de cena pela pressão popular. Mandela foi solto e governou o país.

Responder

Anderson

26 de janeiro de 2018 às 13h06

Gostaria muito de entender por que a esquerda não esta discutindo, as ações efetivas que podem ser feitas para garantir a justiça, a segurança da população, que os responsáveis por esse espetáculo de jumentisses do judiciário pare de crescer!!?

Discutir manifestações é ótimo para mostrar o descontentamento e q parte da população está atenta!! Mas na prática, mesmo q elas chamassem a atenção, não teriam muito efeito de mudança, primeiro pq a esquerda esta perdida e nem sabe direito o que reinvindicar e outra, q o esperado é ter as reinvidicações ignoradas e/ou terem o efeito contrario! Por que, não se discute que a lei seja simplesmente cumprida?? Os rituais e as praticas juridicas não pode continuar sendo usados apenas pra pegar inimigos, e a esquerda vai ficar olhando tudo piorar!? Acho q essa falta de união e definição de estrategia da esquerda, reflete muito do porque os abusos so avançam, e vao continuar!!

Responder

Couto

26 de janeiro de 2018 às 13h00

É lamentável que o Brasil tenha chegado a esta situação.

Responder

Lúcio Carvalho

26 de janeiro de 2018 às 13h40

Excelente postagem.

Responder

fernando guimaraes olibeira

26 de janeiro de 2018 às 11h33

Condenar já era esperado, mas retirar o passaporte e tratar com um bandido comum foi o ápice de tudo.
Começou a fase do esculacho, no próximo mês vai sair na globo ele com uma corrente nas pernas , algemado e exposto como um bicho num zoologico

Responder

Ney Sann

26 de janeiro de 2018 às 13h30

Meu Herói #Lula2018

Responder

carlos

26 de janeiro de 2018 às 11h26

Desobediência Civil já! Agora!

Vamos nos organizar, assaltar lojas, bancos, sequestros e conseguir dinheiro para financiar uma luta armada e derrubar o governo e colocar Lula como comandante.

Só seguir o manual do Marighella

https://www.documentosrevelados.com.br/wp-content/uploads/2015/08/carlos-marighella-manual-do-guerrilheiro-urbano.pdf

Responder

Ricardo Cebalho

26 de janeiro de 2018 às 11h22

A diferença hoje é que temos meios de comunicação independente da grande mídia, o pessoal parece que esta acordando mas muitos dirigentes de esquerda ainda não saíram do discurso, ficam no é preciso isso é preciso aquilo e aquilo outro, o que tem que se fazer é botar o bloco nas ruas efetivamente, inicialmente não na Paulista e sim para trabalhar junto a grande massa das periferias, que como já falei não é difícil de recrutá-los, pois eles não gostam da burguesia apenas estão mal informados e o que precisam é só de informação e puxá-los para nosso lado, aí seja nas ruas ou no voto teremos um exército, Tenham certeza mas tem que trabalhar ir atrás não adianta só ficar na tribuna falando.

Responder

    Couto

    26 de janeiro de 2018 às 13h07

    Você está certo. Acompanho política desde a década de 1950. Desde aquela época a mídia fazia a cabeça de muita gente. Havia um ou outro pequeno jornal para rebater os factóides dos maiores. Mas havia panfletagem, movimento estudantil ativo etc.

    Responder

Caio Moreira

26 de janeiro de 2018 às 12h50

Tem que manter isso, viu??

Responder

Franco Mesquita

26 de janeiro de 2018 às 10h49

Assim como nenhuma argumentação e pareceres técnicos dos mais doutos e insuspeitos juristas demoveram o senado federal de consumar o golpe que destituiu uma presidente democraticamente eleita, da mesma forma está acontecendo com o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todas as instâncias do judiciário vão condená-lo porque tudo isso faz parte de um script adredemente urdido em uma associação sórdida e maquiavélica.

Justiça, só a divina! Que a lei de Causa e Efeito possa alcançar e punir severamente os que buscam o poder a qualquer preço.

Responder

Jochann Daniel

26 de janeiro de 2018 às 10h46

Tem aqueles
que não entendem
o MAIOR significado
da condenação de Lula:
Um país
caótico, sem ordem,
em que
só os corruptos
terão vez.
E há a turma
do kkkkkkkkk
que, parece,
defendem
e trabalham
para esta
ordem de coisas.
A troco de quê???????????????????
Com a derrota de Lula,
venceram nossos inimigos,
os Grandes Interesses Financeiros Internacionais,
que dominam e controlam a Mídia,
os quais vão ganhar
ainda mais tranquilamente
o nosso pré-sal
a nossa Petrobrás
e outras estatais
e riquezas do Brasil
e dos brasileiros.
Inclusive seu trabalho,
o qual está a caminho
da semi escravidão.
Parabéns ao chefe dos GIFI,
Jacob Rothschild
(entre no Google com as palavras “jacob rothschild family enemy images”)
Quanto a nós,
vamos em frente,
à africanização total
do Brasil.
E que Deus nos proteja
em cada esquina,
em casa,
na rua,
nas férias,
e onde estivermos
sem emprego,
sem dinheiro,
sem……
sonhos….

Responder

Carlos de oliveira

26 de janeiro de 2018 às 10h06

Vergonhoso a esquerda que já teve Prestes, Amazonas, Niemyer, Di Cavalcanti, Mario Lago, Olga, dentre outros, ficar a reboque de um mafioso como o molusco, que nem tentou fazer nenhuma das reformas historicamente defendidas pela esquerda. Ao contrário, se elegeu com um discurso moralista que agora condena para uma vez no poder se locupletar na corrupção.

Responder

Percio delfin moraes

26 de janeiro de 2018 às 09h51

Na primeira condenação 9 anos e meio em referencia aos 9 dedos
Na segunda condenação 12 anos e 1 mês em referencia a 12 + 1 = 13 numero nosso do PT
Coincidência ou deboche?

Responder

Augusto

26 de janeiro de 2018 às 09h47

Mimimi , mimimi, mimimi, mimimi, mimim !

Responder

Maria Cidinha Cardoso

26 de janeiro de 2018 às 11h44

E assim o golpe se cumpriu, fechou. Como disse o Jucá era preciso um grande acordo com o judiciário, com tudo. E assim ocorreu. Montaram uma farsa pra tomar de assalto à nação. Tiraram uma presidente sem crime e incriminaram um líder sem provas. E o povo desavisado mordeu a isca da tão propalada corrupção pra colocar os mais corruptos no poder. Malas de dinheiro, negociatas visíveis e sórdidas pra manter um usurpador, um verme, no poder não importam agora, o importante era cassar aqueles que mais defenderam o trabalhador, os mais pobres e excluídos desse país. A concentração de renda e desigualdades sociais vão aumentar e junto à violência. Vendem nossas riquezas, acabam com nossas universidades, nossa aposentadoria e muito mais. Mas parece que conseguiram hipnotizar a população com esse ódio construído por uma direita irresponsável e suja. Ninguém mais bate panela. Lamentável, pobre Brasil…

Responder

Vicente Tadeu Loschiavo

26 de janeiro de 2018 às 09h28

1+2+7+1+2=13 e o destino pena 12+1=13. O boi continua o mesmo vai abrir a boca com sempre fez !!! Cagueta

Responder

Jose carlos lima

26 de janeiro de 2018 às 06h20

Democracy is under attack in Brazil. After deposing the democratically elected president Dilma Rousseff, a group of corrupt politicians took power to implement anti-union measures – including dismantling of workers’ rights, threats to public pensions, attacks on social protection and the cash transfer programmes; it has attempted to legalise forced labour by changing the definition of slavery and now it is trying to prevent former president Lula from running for office in the coming elections.

On 24 January, a regional appeals court will decide on politically motivated and false charges against Lula. They want a guilty verdict to stop him standing for election again, destroy his reputation and remove his influence.

Stand with Lula. Stand up for democracy in Brazil

While trying to find a crime – any crime – to convict Lula in the courts, opponents of Brazil’s most important political leader engaged in a trial by media, in the most extraordinary defamation campaign against a public figure in the history of the country.

Lula’s lawyers have listed a number of violations of fundamental rights in the campaign against him, including deprivation of liberty, illegal phone tapping and leaking of correspondence, interception of his communications with his lawyers, the presumption of guilt without any evidence or trial, and the absence of an unbiased judge and of fair legal proceedings.

Powerful forces in Brazil are seeking to turn the clock back, undoing the progress his government made and returning the country into the hands of a small but all-powerful elite.

The prospect of Brazil returning to its infamous past is a threat to the people of Brazil and the rest of the world.

Join our call, Stand with Lula. Stand up for democracy in Brazil

In solidarity,

Sharan Burrow
ITUC General Secretary

Responder

Delamar Cruz

26 de janeiro de 2018 às 05h11

Faltou citar Spartacus.

Responder

kiko2

26 de janeiro de 2018 às 02h10

parabens miguel do rosario não poderia te escolhido imagem melhor como capa dessa mateira, kkkkkkkkkkkk
em breve a foto ira se repetir mas dessa vez sera colorida e não preto e branco kkkkkkkkkkkkkkk

Responder

    kiko2

    26 de janeiro de 2018 às 02h10

    so me corrigindo aqui parabens Pedro Breier e pro miguel tambem afinal ele é o dono do site kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

Alex Tenorio

26 de janeiro de 2018 às 01h20

ENQUETE JORNAL DO BRASIL – O QUE VOCÊ ACHOU DO RESULTADO DO JULGAMENTO DE LULA?
O que você achou do resultado do julgamento de Lula?
Justo X Injusto
Dê seu voto!

https://goo.gl/hvqrfD

Ja votei!! é rapido!! ???

Responder

Marcos Túlio

26 de janeiro de 2018 às 02h54

Parece até piada isso.

Lula fazer Palestra contra corrupção

Responder

Rita Matos

26 de janeiro de 2018 às 01h35

Excelente texto. Leia, compartilhe.

Responder

Antonio Passos

25 de janeiro de 2018 às 23h23

Não, desculpe mas não vivemos mais no tempo em que “as idéias ficam na cabeça das pessoas”. Isto Getúlio escreveu há 60 ANOS. Os últimos 5 anos mostraram que NADA de bom fica na cabeça de metade dos brasileiros. Estamos em 2018, a batalha decisiva é agora, basta de plantar o futuro que nunca chega. Nós vamos virar esse jogo este ano, quem viver verá.

Responder

Darley

25 de janeiro de 2018 às 22h56

Nosso companheiro inseparável LUIZ INACIO LULA DA Silva ainda está acionando seu último advogado, este é infalível, é o único que tem o poder de combater os os demônios que o perseguem. NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! Este sim, este dá resultado. DEUS vai te livrar destes males do mundo!

Responder

Marina Aparecida Bucci

26 de janeiro de 2018 às 00h41

Responder

Marina Aparecida Bucci

26 de janeiro de 2018 às 00h40

Responder

Reginaldo Gomes

25 de janeiro de 2018 às 22h37

Golpe da dualidade. Judiciário brasileiro lutando contra os políticos brasileiros, mídia pig brasileira lutando contra os blog progressistas brasileiros, rico brasileiro lutando contra os pobre brasileiro, rentistas brasileiro sangrando o estado brasileiro, etc…………. Quando todos brasileiros estiverem cansados , mutilados e fracos de tanto brigar entre si , o golpe real sem pátria virá, passará a espada nos brasileiros que sobreviveu , escravizará o povo, fará rapina em todas as riquezas e continuará seu avanço pelo planeta.
Sabe o que é preciso fazer para destruir esses golpistas sem pátria, sem corpo e sem alma ?????
NADA!!!!! É só conscientizar o fenômeno, só isso. Por luz nas trevas.

Responder

Dominique Domeignoz Horta

25 de janeiro de 2018 às 21h48

Excelente análise.

Responder

Helena Marx

25 de janeiro de 2018 às 23h16

estão reclamando de direita autoritária, estado de exceção?? Pq defendem
Maduro, Cuba?? Se estão insatisfeitos aqui, saiam do país, a Venezuela é um paraíso na terra!

Responder

Gustave Lejeune

25 de janeiro de 2018 às 21h13

Gente vamos parar de filosofar e agir. Já era, fim de jogo, Lula será preso e sacaneado de todas as formas: amarrado com correntes e exposto como um animal pela midia golpista. É HORA , enquanto tem tempo , de pedir proteção em uma embaixada qualquer . Lá fora ele será mais util. SER HERÓI, PRESO OU MORTO é a maior imbecilidade que existe . E todo homem inteligente deve saber a hora de sair de cena e deixar cair o pano. HERÓI é aquele que fica vivo. SÓ DUAS coisas resolvem nesse país: Intervenção ou revolução. Esta hipotese é impossível porque foi no governo de Lula que o povo foi desarmado!!!! A fuga é sempre o melhor negócio.

Responder

    Antonio Passos

    25 de janeiro de 2018 às 23h35

    Quanta bobagem hein.

    Responder

      Gustave Lejeune

      26 de janeiro de 2018 às 00h04

      Vc acha? Tire sua bunda da cadeira e venha viajar e conhecer o país como eu conheço. ESSE POVO QUE SEGUE O PT sao um bando de trairas. Bastou a economia vacilar um pouco e deram 50 milhões de votos ao pilantra do Aecim do pó. Ou pensas por acaso que estes votos todos sairam da direita? VI COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS GENTE QUE RECEBE TODA AJUDA SOCIAL chamando Dilma de p… Só porque falam que tava roubando. É COM ESSE TIPO DE GENTE que o PT aposta suas fichas?

      Responder

miguel

25 de janeiro de 2018 às 21h09

Lula proibido de deixar o país!

Tudo pronto para a prisão.

Responder

Professor Mauro

25 de janeiro de 2018 às 21h00

Bandidos de toga serviço da CIA e das multinacionais blindaram os 300 ladrões do quadrilhao envolvidos em pesada corrupção no BANESTADO, esquema de corrupção criado por FHC para captar MEIO TRILHÃO DE REAIS (125 BILHÕES DE DÓLARES) das corrptoras multinacionais em troca das privatarias tucanas fraudulentas na bacia das almas. Sérgio Moro o juiz tucano parente dos fundadores dp PSDB no estado do Paraná (Osvaldo MALUCELLI MORO e JOEL MALUCELLI banqueiros suplentes dos corruptos irmãos Álvaro dias e Osmar dias) e seus paranóicos procuradores de forma descarada soltaram os 70 doleiros comandados pelo Office boy dos tucanos Alberto Youssef e Olga Youssef presos na OPERAÇÃO MACUCO, blindaram um quadrilhao de 300 políticos corruptos picaretas e lesa PÁTRIAS e seus familiares. O escândalo Banestado segundo Requião foi o maior crime de corrupção da história do Brasil, operado na era FHC o esquema lavou 125 bilhões de dólares para contas secretas de familiares de FHC (o corrupto filho sr PHC e seu corrupto genro sr David Zylbersztajn), famílias de José chirico Serra ( corrupta filha Veronica Serra, o corrupto genro Alexandre Bourgeois, o corrupto primo Ricardo Sérgio de Oliveira e outro primo corrupto Preciado).

Esse quadrilhao do golpe de 2016 é a mesma gangue de políticos corruptos envolvidos na CPI ESQUEMA DO ORÇAMENTO (1988 mais conhecida como CPI DOS ANÕES DO CONGRESSO E DA CÂMARA) que envolveu TEMER, GEDDEL VIEIRA, ROMERO JUCA, AÉCIO CHEIRA NEVES, BETO MANSUR, CAIADO, O GATUNO MOREIRA FRANCO, O GATUNO ELISEU QUADRILHA, O MEGA DELATADO JOSÉ CHIRICO SERRA e muitos outros corruptos lesa pátrias e ladrões saqueam o Brasil desde o início da nova República da corrupção.

Todos esses corruptos do golpe de 2016 foram ia mesmos das PRIVATARIAS TUCANAS que Sérgio Moro protegeu e blindou na era FHC.

Por essa razão a CIA treinou Sérgio Moro para roubar as riquezas naturais do Brasil e isentar as petrolíferas estrangeiras dosimpostos sobre o petróleo, criar a lei do trabalho escravo e outras mazelas do golpe.

É nojento ver esses ladrões e picaretas lesa PÁTRIAS corruptos mega delatados roubando os cofres públicos e extorquindo empresas com roubo de malas de dinheiro como foram flagrados GEDDEL, Rocha Loures, o senador traficante Aecio cheira Neves e muitos outros corruptos do governo golpista envolvidos em pesada corrupção e ainda ouvir gravações fa JBS vom TEMER e Aécio negociando entrega de malas de dinheiro e ainda comprar o silêncio do chefe de Sérgio Moro no golpe sr Eduardo Cunha. Por essa razão MORO absolveu CLAUDIA CUNHA e protegeu as fortunas em contas secretas na Suíça
POBRE BRASIL

Responder

    Ilze

    26 de janeiro de 2018 às 10h23

    Verdade! O livro Quem pagou a conta? A CIA na Guerra fria da Cultura, resultado de um trabalho de pesquisa da historiadora e jornalista britânica, Frances Stonor Saunders, faz uma abordagem muito esclarecedora desses acontecimentos no mundo pós segunda guerra.

    Responder

Socia Dos Listando

25 de janeiro de 2018 às 22h35

isso é com você…
o povo brasileiro eh débil – eh inadmissível um povo aceitar a destruição do estado democrático de direito, do seus direitos. Rasgaram a constituição de novo, rasgaram os códigos penal e civil….se isso não for motivo pra guerra civil…não vejo outro jeito para construir a dignidade nesse pais. A juventude desse país precisa entender que o futuro (amanhã) vocês não terão direitos. Quem incendiou os fóruns? Quem soltou balões na rota dos aviões no aeroporto? Quem queimou Mc donalds, Burguer kings, postos da Shell? Quem armou casa de caboco pra PM? Quem aniquilou deputados,senadores e juízes golpistas? Quem queimou a casa do temer? Quem incendiou as rodovias,ruas e mansões? QUEM NÃO ACEITOU ESSA DESTRUIÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO? QUEM? O povo eh choldro. Bobo. Tonto e covarde. Eh a realidade. Eles nem entendem o que esta na constituição e nos códigos. Não sabem fazer contas….120 milhões de sem teto, estudantes e sem terra, são capazes de por todas as instituições a bancarrota. Mas pergunto: ELES QUEREM? A JUVENTUDE QUER TER UM PAÍS IGUAL E JUSTO? NÃO NEH…..SE QUISESSEM DE FATO, TERIAM TOMADO O PAÍS. O mundo tem dó dos DÉBEIS brasileiros.

Responder

Joara Minharo

25 de janeiro de 2018 às 22h03

Os três bostinhas que nunca trabalharram um dia sequer na vida. Três moleques de condominio fechado, filhinhos de papai, punhetando-se em seus quartos burguesees; terminam a faculdade de direito que o papai pagou, fazem um concursinho, viram juizinhos e julgam um homem que trabalha desde criança, passou fome, e só fez o bem para seu povo. Merecem o paredão esses juizecos FDPs. Moleques e anōes de espírito e intelecto julgando um gigante da humanidade. Lula é o nosso Mandela e esses juizecos bandidos irão pagar e caro!!!!

Responder

    Helena Marx

    25 de janeiro de 2018 às 23h23

    Aceitem que dói menos! Além de inelegível, vai para a cadeia!

    Responder

    Erika Schorr

    26 de janeiro de 2018 às 00h18

    Pode chorar. O choro é livre.

    Responder

    Rogerio Guimaraes

    26 de janeiro de 2018 às 00h46

    Se tu tivesse uma mínima noção do qto esses heróis do povo brasileiro (nossos desembargadores federais) estudaram pra chegar onde chegaram, tu não diria coisas desse tipo.

    Responder

    Joara Minharo

    26 de janeiro de 2018 às 01h38

    Rogerio Guimaraes Estudaram para serem BANDIDOS,LÉSA-PÁTRIAS! NÃO PASSAM DE MEDÍOCRES COM CONCURSO DE IDIOTA BURGUÊS, ADMIRADOS POR OUTROS IDIOTAS BURGUESES!

    Responder

    Rogerio Guimaraes

    26 de janeiro de 2018 às 02h50

    Queria ver tu ter coragem de dizer isso na frente deles. Ficar falando por tras da tela de um computador eh facil. Esses srs. desembargadores federais sao verdadeiros heróis do povo brasileiro.

    Responder

    Marcos Túlio

    26 de janeiro de 2018 às 02h52

    Responder

    Marcos Túlio

    26 de janeiro de 2018 às 02h52

    Responder

    Joara Minharo

    26 de janeiro de 2018 às 04h26

    Rogerio Guimaraes Como eu gostaria de falar isso na cara deles e dar um tapa muito bem dado nesses moleques bandidos, mas infelizmente esses bostas de juizecos são tão covardes e canalhas e se escondem atrás de pelotões de soldados, mas pode crer eu falaria isso e muito mais e cuspiria na cara deles também. Juiz bandido, covarde e corrupto merece forca em praça pública.

    Responder

gonzales

25 de janeiro de 2018 às 19h32

Sócrates não Apenas questionava os deuses , nas questionava a democracia, o regime burguês.

Responder

JOAO MARIA DA SILVA

25 de janeiro de 2018 às 19h15

TRF 4 convidou advogados de Lula para almoço, e serviu enrolados de salsicha.

Responder

CEduardo Anjos

25 de janeiro de 2018 às 20h37

Ele mereceu sua condenação. Tudo que vimos na tv, OAS, Odebrecht, Correios, BNDES, JBS, e etc, mostra quão profunda é a corrupção no nosso país. Incrível é ver artistas, intelectual, defendendo todo esse desmando. A quem importa toda essa defesa da corrupção? Não podemos mais admitir isso no nosso país! Não adianta vcs falarem isso ou aquilo, tentando distorcer a vdd! Ninguém mais nos engana! Lula na cadeia logo!

Responder

    Joara Minharo

    26 de janeiro de 2018 às 01h40

    Kkkkkkkkkk! “Tudo of que vimos na tv” com certeza viu na band! Bando de fascistinhas idiotas!

    Responder

    Marcos Túlio

    26 de janeiro de 2018 às 02h48

    Passou em vários canais.

    Todo o mundo acompanhou os 3 x 0 de lavada.

    Responder

Rogerio Guimaraes

25 de janeiro de 2018 às 20h23

Gente, concordemos com os nobres magistrados e queiramos o rápido cumprimento da decisão, ou não, o importante eh que nos tratemos com respeito e tolerância. Menos ódio e mais boa vontade para com o outro. Façamos deste país uma grande casa de tolerância para todos os q nele vivem.

Responder

Débora Maria de Souza

25 de janeiro de 2018 às 20h16

Que texto !!

Responder

Ivana Pedrini Lyrio

25 de janeiro de 2018 às 20h08

Cadeia e só pra bandido pequeno.
Os grandes estão tirando umas férias, bolando novas estratégias.

Responder

Aldo Sörensen Ghisolfi

25 de janeiro de 2018 às 20h06

Ninguém mandou roubar! Lugar de Bandido é na cadeia!

Responder

Marluce Aguiar

25 de janeiro de 2018 às 19h57

Triste ter que concordar…a história tristemente se repete…até quando?

Responder

Orieta Peixoto

25 de janeiro de 2018 às 19h56

Por favor!!! Não comparem esse crápula com JESUS.

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h54

Magna Maria Ferreira

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h54

Geovana Almeida

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h54

Joel Oliveirara

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h54

Ana Lúcia Parente

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h54

Neidimar Leles Vieira

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h53

Wilson Borges Borges

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h53

José Maurício Porfírio Fraga

Responder

Adna Leles

25 de janeiro de 2018 às 19h53

João Batista Soares Araújo

Responder

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

25 de janeiro de 2018 às 17h29

falaí lula,em quer que a gente vote,estamos com você,é só pedir que eu vô.

Responder

Danúbio Rodrigues

25 de janeiro de 2018 às 19h00

teve a chance de ser um grande presidente! mas preferiu ser um grande FDP do caralho, ladrão de mer….da

Responder

Rogerio Guimaraes

25 de janeiro de 2018 às 18h59

Nossa. Qto ódio.

Responder

    Silvia la Camera

    25 de janeiro de 2018 às 19h29

    e ignorância cegada pela burrice midiática, que as deusas nos salvem!

    Responder

Gelson Luis

25 de janeiro de 2018 às 18h56

Filho da puta fascista

Responder

Rogerio Guimaraes

25 de janeiro de 2018 às 18h54

Caiu a casa. Se fez justiça.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?