Deslumbrados

Por Pedro Breier

A imagem que ilustra este post é uma postagem do Instagram de Rosângela Moro, esposa daquele juiz que admitiu hoje que o auxílio moradia que recebe é apenas um disfarce para aumento de salário (ilegal, portanto).

A piadinha sem graça é reveladora da grande obsessão daqueles que compram a ideia – propagada pelo sistema de informação a serviço do capitalismo – de que o que importa nesta vida é riqueza e status.

Nova York e Paris são destinos para gente de sucesso, os vencedores do justíssimo jogo da meritocracia ao qual estamos todos submetidos.

Coincidentemente (ou não), FHC é habitué das chiques avenidas de Paris e seu novo pupilo e candidato a presidente, Luciano Huck, comemorou o resultado da última pesquisa DataFolha diretamente da Cidade da Luz, segundo reportagem da Folha.

Como não dá para passar o tempo todo nos EUA ou na Europa – afinal, há belas paisagens (e business a tratar) aqui no terceiro mundo – o negócio é dar uma ostentada no Brasil também.

Huck e seus patrões, os Marinho, possuem mansões nababescas em praias paradisíacas do RJ. Ambos foram acionados judicialmente por utilizar espaços públicos para ostentarem todo o seu requinte.

O casal Bretas utilizou seu auxílio moradia – versão duplex – para investir em uma mansão com vista para o Pão de Açúcar. Saiu até em uma revista de arquitetura. É muita finesse.

Não poderia deixar de constar nesta pequena lista exemplificativa dos deslumbrados brasileiros a ex-futura ministra Cristiane Brasil e sua edificante mensagem diretamente de um iate com direito a mar esverdeado ao fundo, música eletrônica e uns tipos aleatórios sem camisa.

O que todos os citados acima têm em comum? São expoentes da direita brasileira, seja no judiciário, na mídia ou na política.

Os adeptos do lado destro do espectro político são invariavelmente (na verdade deve haver uma ou outra exceção; este colunista desconhece) deslumbrados com besteiras como status e itens de luxo. Costumam detestar o Brasil e exaltar apaixonadamente os países desenvolvidos.

Em sua patente ignorância histórica, não realizam que os EUA e os países europeus ficaram ricos às custas de muito saque e exploração de países periféricos como o nosso.

O deslumbramento da elite brasileira faz com que seu “projeto” de país seja manter o Brasil como colônia para todo o sempre.

Por isso mesmo a política externa dos governos petistas é imperdoável. Ousar aliar-se com outros países para enfrentar a hegemonia estado-unidense? Absurdo! Coloque-se em seu lugar, ex-metalúrgico.

E então, na falta de bens luxuosos para incriminar Lula, serve um apartamento no Guarujá mesmo.

Do alto de sua arrogância, não percebem que a gritante incongruência entre o que possuem e o que atribuem ao líder popular será mortal para os planos golpistas.

Castelos de cartas sempre acabam desmoronando.

Mas não dá para exigir visão de longo prazo de deslumbrados, não é mesmo?

Pedro Breier: Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.