Menu

Metade da população já desconfia que a Lava Jato é parte do golpe

O título é uma interpretação minha sobre os números do Vox Populi. Mas eu acho que fui até conservador, porque usei o termo “desconfia”. Poderia ter dito “já sabe”, mas talvez fosse exagero. A pesquisa informa que 49% dos brasileiros (metade, portanto) acham que a condenação de Lula foi injusta, sem provas, e que ele […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O título é uma interpretação minha sobre os números do Vox Populi. Mas eu acho que fui até conservador, porque usei o termo “desconfia”. Poderia ter dito “já sabe”, mas talvez fosse exagero.

A pesquisa informa que 49% dos brasileiros (metade, portanto) acham que a condenação de Lula foi injusta, sem provas, e que ele não deveria ser preso.

Quem acha isso, a meu ver, é porque já desconfia que a Lava Jato faz parte da estratégia do golpe.

54% acham que o Lula tem direito de ser candidato.

Por fim, um dado que os ministros do STF deveriam olhar:

Da CUT nacional, por email

Maioria diz que condenação de Lula foi política e que ele não deve ser preso

Para 40% dos entrevistados na pesquisa feita após condenação de Lula em 2ª instância, os juízes não provaram nada contra o ex-presidente; maioria diz que ninguém pode ser preso antes de julgamento nos tribunais superiores e que Lula tem direito de ser candidato

A absoluta maioria dos brasileiros acha que o ex-presidente Lula tem o direito de ser candidato; que a Justiça não conseguiu comprovar a culpa do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá e que a sua condenação foi por razões políticas.

A maioria também diz que ninguém, seja Lula ou qualquer pessoa, pode ser preso antes de recorrer de uma condenação aos tribunais superiores, como a defesa de Lula está fazendo.

Essas são algumas conclusões da pesquisa CUT/Vox Populi realizada entre os dias 24 e 26 de fevereiro em 118 municípios brasileiros.

Apesar dos desembargadores do TRF4 – Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre, terem confirmado a sentença do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que condenou Lula no caso do tríplex do Guarujá, e da avalanche de cobertura negativa, os brasileiros acreditam que o processo contra Lula foi parcial e que sua culpa não provada.

A perseguição judicial a Lula, com apoio da mídia conservadora, Rede Globo à frente, transformou o processo contra Lula na notícia mais divulgada do País nas últimas décadas. Prova disso é que 91% dos entrevistados ficaram sabendo que Moro condenou Lula no caso do tríplex e que a sentença foi confirmada em segunda instância pelo TRF4.

Para 40% dos entrevistados pela CUT/Vox, no entanto, os juízes não comprovaram a culpa de Lula. Outros 34% acham que os juízes provaram e 27% não souberam ou não quiseram responder.

A imprensa faz campanha aberta para que Lula seja preso e tornado inelegível a partir da condenação em segunda instância pelo TRF-4. Mas 48% dos entrevistados dizem que Lula, ou qualquer outra pessoa, tem o direito de só ser preso se a condenação for mantida pelos tribunais superiores, enquanto 28% acham que a prisão deve ocorrer imediatamente após a condenação num tribunal de recursos (como foi o caso do TRF-4) – 24% não souberam responder.

Condenação de Lula é política

Entre dezembro e fevereiro aumentou de 40% para 46% o percentual dos entrevistados que acham que os juízes tratam Lula de maneira mais dura, se comparada ao tratamento que dão a outros políticos, como Michel Temer (MDB-SP) e Aécio Neves, senador do PSDB-MG. Já o percentual dos que acreditam que Lula é tratado com o mesmo rigor que os outros, caiu de 43% para 40% no mesmo período.

E um percentual de 56% (cinquenta e seis por cento!) acham que o processo e a condenação de Lula foram políticas porque muita gente não gosta dele. Já para 32%, o processo foi normal, sem misturar questões jurídicas com políticas. Outros 13% não souberam ou não responderam.

Quem tem de julgar Lula é o povo, pois ele fez mais coisas certas pelo Brasil e pelos brasileiros

48% dos brasileiros acham que quem tem de julgar Lula é o povo, nas urnas, e não Moro ou outros juízes – 41% discordam e 11% não sabem ou não quiseram responder.

Aumentou de 60% para 62% entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, o percentual de entrevistados que acreditam que Lula cometeu erros, mas fez muito mais coisas certas pelo povo brasileiro e pelo Brasil. No mesmo período, caiu de 32% para 29% o percentual dos que acham que Lula errou mais.

Lula tem o direito de ser candidato

A CUT/Vox quis saber dos brasileiros se eles acham que Lula tem o direito de se candidatar a presidente nas eleições deste ano, independentemente de votarem ou não no ex-presidente.

Para 54% Lula deveria e tem o direito de ser candidato, apesar da condenação que pode impedi-lo de concorrer nas próximas eleições. Outros 37% acham que Lula deveria ser impedido e 9% não souberam ou não quiseram responder.

52% dos entrevistados acham que Lula vai ser candidato. Outros 33% não acreditam nessa possibilidade e 15% não sabem ou não responderam.

Lula não deve ser preso

Perguntados se a condenação de Lula foi justa e baseada em provas e que, portanto ele deveria ser preso, 49% responderam que o ex-presidente não deveria ser preso; 36% que deveria e 16% não sabem ou não responderam.

Para 48% dos entrevistados, Lula e qualquer pessoa tem direito a só ser presa se a condenação for confirmada pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que a prisão deve ser feita após condenação por um tribunal de recursos, como aconteceu no TRF-4, e 24% não souberam ou não quiseram responder.

Para 26% Lula só deve ser preso se for condenado pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que Lula deveria ser preso imediatamente e 12% não souberam ou não quiseram responder.

Lula vai ser preso?

A maioria dos entrevistados, 52% acha que Lula não vai ser preso; 29% que vai e 19% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa CUT/Vox Populi fez 2000 entrevistas, em 118 municípios. Estratificação foi por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Foram entrevistados brasileiros com mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

César

02/03/2018 - 17h02

Vox Populi não é aquele instituto que afirmou que Dilma ganharia ainda no primeiro turno nas eleições de 2014 ? Ah tá ! kkkkkkkkkkkkk

Messias Franca de Macedo

02/03/2018 - 15h58

Messias Franca de Macedo
02/03/2018 – 15h57

ESQUERDAS CRIAM COMITÊ INTERNACIONAL EM DEFESA DE LULA E DA DEMOCRACIA

Uma articulação de organizações sindicais, movimentos populares, partidos políticos, intelectuais e artistas resultou na criação do Comitê Internacional de Solidariedade a Lula e à Democracia no Brasil; caçada a Lula motiva amplo movimento de solidariedade em todo o mundo e mais de 250 mil pessoas já assinaram o manifesto “Eleição Sem Lula é fraude”; entre elas estão nomes como os ex-presidentes Pepe Mujica, do Uruguai, Cristina Kirchner, da Argentina, o Nobel da Paz Adolfo Peres Esquivel, o ator e ativista de Direitos Humanos Danny Glover, e o filósofo norte-americano Noam Chomsky; o Comitê é liderado pelo ex-ministro Celso Amorim, apontado como possível vice de Lula, o lançamento oficial será no dia 15 de março, em Salvador, durante o Fórum Social Mundial

02 DE MARÇO DE 2018

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.resistencia.cc/criado-comite-de-solidariedade-internacional-em-defesa-de-lula-e-da-democracia-no-brasil/

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018 – Salvador, Bahia

[Pessoal, oh que tema sensacional!
O matuto velho já fez a inscrição dele!
Axé!
E muita luta é o porvir!]

* Exposição Olha lá vai passando a procissão: o rádio e a televisão como instrumentos de fé da política no Brasil.
Data / Hora
Date(s) – 13/03/2018 – 17/03/2018
ALL DAY .Atenção – Estas datas são apenas sugestões de proponentes. Dia, horário e local serão definidos e divulgados após o término do prazo das inscrições.
Tema
Comunicação, Tecnologias e Mídias livres
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://wsf2018.org/atividades/exposicao-olha-la-vai-passando-procissao-o-radio-e-televisao-como-instrumentos-de-fe-da-politica-no-brasil/

Honório

02/03/2018 - 15h54

LULA TEM 44% E GANHA NO PRIMEIRO TURNO

E ajuda Rui, Pimentel, Dino e leva Marinho ao 2º turno

Veja no Conversa Afiada ou aqui:

https://youtu.be/rNZ2DjnEA-4

    César

    02/03/2018 - 15h58

    Leva Marinho ao 2º turno como levou Haddad , Mercadente e Alexandre Padilha ??

Pedro Cândido Aguarrara

02/03/2018 - 15h29

Já passou da hora, há MUITO TEMPO, do Senado da República falar GROSSO com esses cartéis de juízes, policiais federais e procuradores de MPF. O Judiciário não pode TUDO!!! Se o Senado quiser dissolve esse STF (Somos Todos Fascistas) que está aí, CHEIO DE IRREGULARIDADES, recebendo até Auxílio Gasolina Aditivada, e com os ministros sentados em cima de processos “sensíveis”, como os de Serra e Aécio, como se estivessem sentados num vaso sanitário!!!

Já passou da hora dos políticos entenderem que quem tem PODER POLÍTICO é quem tem VOTO!!! E enquadrar o Judiciário e a Mídia que estão querendo mandar mais que os políticos ELEITOS sem ter VOTO!!!

BASTA DE MÍDIA IDEOLÓGICA EM CONLUIO COM JUDICIÁRIO IDEOLÓGICO!!!

“Existem leis para proteger a Liberdade de Imprensa. Mas também deveria existir leis para defender a população da Imprensa.”

Mark Twain (Um dos maiores escritores americanos)

Reginaldo Gomes

02/03/2018 - 15h10

Porque será………..?
Porque será que forças internacionais sem pátria , sem nenhuma dó, promove golpe híbrido, destruição total da economia, dos empregos e tomam todas as riquezas naturais do povo brasileiro?
O que pensam essa forças endemoniadas sobre o povo brasileiro?
RESPOSTA :” Povo brasileiro hipócrita , ganancioso, soberbo e cruel, pois, matou e escravizou quase todos os índios nesses últimos 5 séculos , tomou e devastou todas as suas terras, mantém os poucos índios que sobrou em cárcere privado no meio do mato , tudo pelado e incomunicáveis com o resto do mundo. E não querem repartir com a gente os lucros dessa crueldade que a gente também ajudou!!!! NEM FUDENDO!!!! Vamos fazer que nem fizemos com os americano , vamos tomar tudo do povo!!! Povo hipócrita! Povo safado!”
O buraco da hipocrisia é profundo demais. Entende?
Deus mandou seu filho nesse mundo. Cristo ficou a vida inteira batendo nesse problema da hipocrisia , até ser morto.
Foi escrito o maior best seller do mundo ocidental , a biblia, que só fala dessa praga de hipocrisia . E num adianta.
O problema continua insolúvel. Mas tem solução : HUMILDADE

Vicente

02/03/2018 - 14h22

E nos 36% que falam que ele deveria ser preso tem muita gente que sabe que ele é inocente, mas, por questões políticas (e por falta de caráter), acham que ele, mesmo sendo inocente, tem que ser preso.
O percentual de apoio a Lula só cresce e vai continuar crescendo à medida que os fatos vão ficando claros, o fato de a lava-jato ser uma farsa que, com apoio (ou sob comando) dos EUA, vem destruindo nossa democracia, tirou uma presidenta eleita honesta pra botar no governo esse bando que está aí.


Leia mais

Recentes

Recentes