Menu

A disputa do poder real se desenrola fora da arena da política

A investida policial que culminou na prisão de muitos amigos, empresários e políticos do círculo de convivência íntima do Temer foi fatal para o governo ilegítimo. Só não foram presos ele próprio, Temer, e seus comparsas protegidos pelo foro privilegiado na esplanada dos ministérios. É de se perguntar, a estas alturas, se a promoção do […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A investida policial que culminou na prisão de muitos amigos, empresários e políticos do círculo de convivência íntima do Temer foi fatal para o governo ilegítimo.

Só não foram presos ele próprio, Temer, e seus comparsas protegidos pelo foro privilegiado na esplanada dos ministérios.

É de se perguntar, a estas alturas, se a promoção do ex-subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil ao cargo de ministro de direitos humanos não foi, também, uma medida preventiva para assegurar a impunidade do afilhado do Eduardo Cunha.

Este desgaste brutal não significa, todavia, que Temer será cassado, como corresponderia, uma vez cumpridos os trâmites legais e constitucionais que não vigem no Estado de Exceção instalado no Brasil.

O certo, entretanto, é que o governo ilegítimo passa a viver uma condição irreversível de total irrelevância e desprezo ainda mais profunda que antes.

A ofensiva contra Temer e sua quadrilha não ocorreria sem a assinatura de Luís Barroso.

Raquel Dodge também foi importante protagonista ao solicitar as prisões, num giro que pode caracterizar sua opção de afastar-se de Temer para aproximar-se da Lava Jato.

Este grave episódio, que torna ainda mais imprevisível e imponderável o cenário político e institucional do país, aparenta, porém, ser uma reação da facção mais lavajateira e mais arbitrária do Regime de Exceção a decisões polêmicas adotadas por Dias Toffoli.

No curto intervalo de 24 horas, Toffoli concedeu prisão domiciliar a Paulo Maluf e Jorge Picciani; e liminar autorizando a candidatura de Demóstenes Torres.

A ofensiva contra Temer e sua quadrilha, neste sentido, pode ser um lance da disputa de poder que ocorre entre as diferentes facções do golpe.

Esta disputa [1] se desenrola por fora e por cima do campo de disputa esperável, que é a arena da política; e [2] é dominada por atores não-eleitos e não investidos de poder político e legislativo; ou seja, pela mídia/Globo, judiciário/Lava Jato e mercado/establishment.

Estes são os atores que dominam o cenário da disputa do poder real; os atores que disputam o poder de fato de mandar e de desmandar hoje no Brasil.

Dessa dinâmica “intra-golpe” se conhecerá a resultante política e institucional que, inclusive, poderá ser dum horizonte crítico, de cancelamento das eleições e endurecimento autoritário do regime.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ivan José Ellena

01/04/2018 - 01h36

Lula 20l8 e diretas já.

    Eduardo

    01/04/2018 - 03h40

    Concordo Lula na C@DEIA 2018 e
    Diretas Ja! com B0LSONAR0 Presidente
    ACERTOU NA M0SCA!

      Eduardo

      01/04/2018 - 11h02

      Não xará …
      Vc não entendeu …
      A maioria do povo brasileiro quer votar no Lula …
      ?

      Antonio Carlos

      01/04/2018 - 14h41

      Bolsonaro presidente para fazer o quê?
      Esses Bolsomínios são incapazes de dizer uma única proposta possível do mentecapto.

      Kataia

      01/04/2018 - 19h26

      Então, foi na mesma maneira quando vcs diziam que o Dirceu não iria ser preso e que Dilma não iria levar Impeachment !!!!! kkkkkk
      E cadê a Guerra Civil q vcs prometeram quando a Dilma caísse????

      E qdo o Lula for preso teremos Guerra?????

      hahahahahahaha

Hildermes José Medeiros

31/03/2018 - 16h24

Pelo que está dito, inclusive em muitos comentários, o rei está nu em plena praça. Os golpistas estão desnudos e não sabem. É só ver quase mil operadores do Direito, atuando em órgão do estado (juízes e procuradores), ligados aos processos em julgamento, desrespeitando as próprias Leis da Magistratura, tentam induzir a Suprema Corte a continuar desrespeitando a Constituição, permitindo que esses profissionais possam julgar e condenar, adotando o domínio do fato, abandonando a presunção da inocência, quando as provas são insuficientes e, manter presos os réus, em preventivas sem prazo, após a instrução do processo, para permitir julgar e manter preso os que cheguem a julgamento na 2ª instância, não tendo ainda a sentença transitado em julgado. Na realidade, são transgressores querendo continuar com a cobertura do Supremo.

    Andre Saxe Coburgo

    31/03/2018 - 16h26

    Você sabe que o golpe midiático-civil-militar de 1964 foi no dia 1º de Abril, né?

Eduardo

31/03/2018 - 14h32

SALVE 31 DE MARÇO DE 1964

Reginaldo Gomes

31/03/2018 - 13h39

Golpe híbrido está desesperado.
Porque mandou prender os amigos agora? Tem algo novo?
Não tem nada novo , é desespero puro dos golpistas sem pátria. A amizade é um valor perene , divino, as pessoas escolhem morrer por seus amigos.
Por isso o golpe sem pátria atacou covardemente e de surpresa o círculo de amizade.
Amizade não é a indecente cagüetagem premiada inspirada pelo demônio.

Álvaro

31/03/2018 - 09h08

Rapaz é impressionante como tudo é conspiração e nada é de fato crime que precisa ser apurado e punido. Assim fica difícil ocafezinho convencer até os ignorantes e acéfalos.

Adalberto

31/03/2018 - 08h53

Medo da jararaca – puro desespero.Se o Lula ficar solto ou se elege presidente ou coloca alguem no lugar. O HC deverá ser concedido e a Globo sabe disso. O artigo acima dá as pistas sem correlaciona-las com esta probabilidade de acordo subterrâneo, sem a participação da Globo. De qualquer forma, a Globo tem um plano-B,C,D,etc. A Globo não quer eleições diretas para presidente. Tentou gerar isto convocando a intervenção militar no Rio que, de maneira ardente, queria que se espalhasse para outros estados da federação. Esbarraram em três probleminhas: a) falta de dinheiro, b) falta de interesse das forças armadas que perceberam que estavam sendo usadas políticamente, e c) falta de mais governadores colaboracionistas. Provavelmente, o plano-C ainda envolve o Botafogo, que deveria ter assumido a presidencia no ano passado, quando a Globo tentou destituir o sr. Temer. Entretanto, não acredito que isso ocorrá agora. Se Botafogo assumir e suspender as eleições, ficam muito na cara que estamos vivendo um golpe desde de 2016. Nossa elite do atraso morre de medo de comentários negativos oriundos do exterior.

Régis

31/03/2018 - 00h54

É o fascismo lavajateiro se impondo pela força da pseudo-justiça cooptada pelo poder real dos banqueiros financistas internacionais. Não há mais democracia no Brasil, pois o Império bancário anglo-americano comanda não so mais as mídias corporativas, mas também todas as instituições de poder da esfera republicana.


Leia mais

Recentes

Recentes