Menu

As impressionantes semelhanças entre Lula e o filósofo Sócrates

(Não é só a barba) Por Pedro Breier O filósofo grego Sócrates foi condenado à morte por envenenamento, acusado de corromper os jovens e pregar a descrença nos deuses. Sócrates explicou, na sua defesa diante dos cidadãos atenienses que o julgariam, os motivos reais da perseguição que sofria. (Como se vê, a direita brasileira está […]

113 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Não é só a barba)

Por Pedro Breier

O filósofo grego Sócrates foi condenado à morte por envenenamento, acusado de corromper os jovens e pregar a descrença nos deuses.

Sócrates explicou, na sua defesa diante dos cidadãos atenienses que o julgariam, os motivos reais da perseguição que sofria.

(Como se vê, a direita brasileira está longe de ser pioneira na estratégia de inventar acusações fuleiras para esconder os verdadeiros motivos de uma perseguição injusta).

A história é mais ou menos a seguinte.

Um amigo de Sócrates chamado Querofonte perguntou ao célebre Oráculo de Delfos se havia alguém mais sábio do que Sócrates. O oráculo respondeu negativamente.

Sócrates, que não se considerava de modo algum um sábio, resolveu lançar-se, depois de muito matutar, à empreitada de entender o que quis dizer o Oráculo, procurando pessoas que seriam mais sábias do que ele.

O primeiro foi um político que parecia sábio aos olhos do filósofo. Conversando com o cidadão, Sócrates percebeu que o homem parecia sábio a muitos outros e principalmente a si mesmo, mas não o era, de fato.

Sócrates concluiu então que era mais sábio que o político por saber que não sabe nada, enquanto o político acreditava saber alguma coisa sem sabê-la.

O homem não parou mais.

Procurou todos aqueles que diziam saber qualquer coisa e acabou concluindo que a verdadeira sabedoria estava na consciência da própria ignorância. Era como se o Oráculo quisesse dizer algo como:

Aquele dentre vós, ó homens, são sapientíssimos os que, como Sócrates, tenham reconhecido que em realidade não tem nenhum mérito quanto à sabedoria.

Jovens passaram a seguir Sócrates e a imitá-lo na análise da sabedoria dos homens.

Aqueles que eram desmascarados, muitos deles poderosos e influentes, não ficavam nada contentes e passavam a caluniar e acusar Sócrates, processo que desaguou na sua condenação à morte.

Segundo o filósofo, direcionaram-lhe acusações comuns, que eram movidas a todos os filósofos, “porque não querem, a meu ver, dizer a verdade, isto é, que descobriram a presunção de seu saber, quando não sabem de nada”.

Passemos a Lula.

O ex-presidente conta reiteradamente em seus discursos a história de que Fernando Henrique Cardoso estava feliz de passar a faixa presidencial a Lula, apesar do candidato do seu partido ter sido José Serra.

Lula diz que FHC – e, de resto, toda a elite – apostava no seu fracasso como presidente da República. Um reles retirante nordestino, metalúrgico, sem diploma universitário e que fala como alguém da ralé faria um governo desastroso e abriria caminho para a volta triunfal de FHC à presidência.

Como se sabe, deu ruim.

Lula fez, com todas as suas contradições, erros e moderação, provavelmente os melhores governos da história do nosso país – o que é confirmado por todas as pesquisas que indagam sobre o melhor presidente da história.

Pois o fundo psicológico dessa perseguição violentíssima a Lula e ao seu partido parece ser o mesmo da perseguição a Sócrates: a não admissão, por parte dos poderosos metidos a sábios, de que um qualquer havia desmascarado a sua empáfia vazia.

Lula, ao transformar o Brasil em um dos países mais respeitados do planeta, fez desmoronar a arrogância classista da nossa elite, que só produz miséria e sofrimento quando está no poder.

Assim como Sócrates, Lula não poderia ficar impune diante de tal ousadia.

As semelhanças não param por aí.

Durante o seu julgamento, Sócrates argumentou que quem perderia com a condenação não seria o próprio filósofo, mas a cidade de Atenas. “Ficai certos de uma coisa: se me condenardes por ser eu como digo, causareis a vós próprios maior dano que a mim”.

Lula, milhares de anos depois, no discurso após a confirmação da sua condenação pelo TRF 4, seguiu a mesma linha de Sócrates: “Quem está no banco dos réus é o Lula mas quem foi condenado é o povo brasileiro”.

Há afinidade entre Sócrates e Lula até mesmo na hora de cumprir a pena.

Sócrates teve a chance de sugerir aos julgadores uma pena alternativa à morte, como a prisão ou o exílio.

Convicto de que não havia feito injustiça a ninguém, preferiu a morte – que era, segundo ele, uma incógnita – a escolher alguma outra injustiça para si próprio. Ainda sugeriu, irônico, que fosse sustentado pelo Estado no Pritaneu, sede dos membros dos governos das cidades-estado da Grécia Antiga.

Lula, igualmente convicto da sua inocência, também decidiu submeter-se à pena imposta pelos carrascos da democracia brasileira, como que para completar o desígnio histórico de ser o protagonista de mais um capítulo da luta milenar da humanidade por liberdade.

Não bastasse o sucesso de seus governos, a elite tacanha que parasita o nosso país ainda tem que engolir mais essa: Lula, o presidente operário que brotou da miséria, entrou no panteão dos grandes personagens da história da humanidade ao repetir, milhares de anos depois da morte de Sócrates, a saga épica de um dos fundadores da filosofia ocidental.

Durma-se com um barulho desses.

* Inspiração, consulta e citações: Apologia de Sócrates, de Platão.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bolsonaro22força

12/01/2024 - 00h04

matéria de esquerda, sim ou claro?

Marcelo

09/05/2023 - 17h58

Gente. tá aí uma coisa que eu não sabia: Sócrates era o maior ladrão da Grécia e roubou, foi preso, solto por seus pares assassinando a democracia daquele país e concorreu a imperador da Grécia sendo roubado o resultado pelo senado grego!!! só assim pra ser semelhante a este ladrão de nove dedos aí!!!

MAGDA ELLEN DE OLIVEIRA

18/04/2023 - 13h44

Tem que ter MUITO BOA VONTADE em fazer um link entre Lula e Sócrates. Viva a liberdade de pensamento, até para absurdos.

k@k@

26/03/2023 - 12h57

Golpistas dividem-se em apenas dois grupos: canalhas (ricos) e imbecís (pobres). Verifique sua classificação…

Henrique Mello

18/03/2023 - 11h17

Comparar a inteligência e os feitos de Sócrates com um ladrão, oportunista, ardiloso, semi analfabeto e hoje manipulado por marionetes internacionais fica muito difícil. Acreditamos no enganador por muito tempo! É fácil enganar alguns por um certo tempo, mas impossível enganar uma massa eternamente. Logo a verdade brota, decepcionando os crentes do sistema, mesmo que cegamente ainda creiam em suas rasas (e gêmeas) fontes de consulta. Eu não creio mais, não tenho mais estômago!

31/01/2023 - 13h29

Incrível como temos analfabetos funcionais que se apoiam a qualquer ideologia e ficam fazendo apologia comparativa disruptiva do mais baixo escalão. Você e seus idolos não chegam nem aos pés de um Sócrates.
Pois é devido a isso terei imenso prazer a nunca mais sequer ler o endereço desse site.

Jemerson

26/07/2022 - 09h09

A cara do lula é um pouco mais dura do que a da estátua.
E o Sócrates dizia ” Só sei que nada sei” e o lula diz ” Não sei quem é o dono do triplex”.

Eduardo Manotto

15/06/2022 - 15h30

Torci para ser um texto humorístico, não foi… E saber que um cara desses ganha dinheiro para escrever essas coisas.

Livingstone Pinheiro de Rezende

07/05/2022 - 08h15

Eu não acredito que CLIQUEI nessa merda! Comparar travesti a mulher, o STF com defensor de democracia, vagabundo com vítima e o TRALHA DESGRAÇADO DO LULA com Sócrates é a inversão da lógica ocidental que a esquerda sempre quis! Vai fumar tua maconha e pára de escrever merda! Ou então faz qur nem Lula: entra no Rio Grande do Sul e fala que Pelotas é exportadora de viado!

Nadson

07/04/2022 - 21h57

Que merda! Comparar um filho do demônio ao Sócrates! Não vou falar mais nada por que deve ser alguma doença psicológica!

ANA STELA

16/03/2022 - 17h13

so se parecer com esse de pedra,pq se for ver mesmo a imagem nao tem nada a ver…ta sem oq escrever ,meu filho?mostra o total vacuo de seu cerebro retorcido pela realidade….devia ler mais Platao….. e abandonar o jornalismo …….pessimo profissional e pior ainda ser humano!!

Helena

13/02/2022 - 01h42

E aí nessa altura da vida quando se pensa que já se viu de tudo,vem um carnicinha comparar Sócrates ao maior canalha que esse país já teve. Nossa,onde chegam os megalomaníacos, é incrível.esse 9 dedos não presta nem para tomar a sicuta de Sócrates,que nesse momento já está revirado na cova querendo mais cicuta depois dessa. Essa doença é perigosa,ainda bem que não contagiosa. Cheira mais que você melhora mais ainda,rapaz!!!

Cássio Oliveira

28/11/2021 - 12h07

É realmente incrível tanta semelhança, Sócrates: só sei que nada sei , Lula: eu não sabia de nada

Celso Miranda

28/11/2021 - 07h01

É o fim dos tempos mesmo.. deve ter Cheirado coisa misturada de certeza..em comum duas coisas;
Sócrates: incontestável ícone da filosofia.
Lula: incontestável ícone da pilantragem, desonestidade,ladroagem, corrupção e mal caratismo. Nesse quesitos é figura histórica mundialmente reconhecida ?

MAURICIO

19/10/2021 - 00h35

Minha nossa, não é possível que alguém escreva algo assim e realmente acredite nisso. Só pode ser algo para tentar tirar as pessoas do sério, ou “tirar onda”. O escritor sabe escrever bem, certamente é culto o suficiente para tanto. E se fez com uma motivação militante, é um claro uso maléfico da inteligência, que só impressiona os totalmente desprovidos do mínimo conhecimento sobre a realidade. Fora isso, é de uma cretinice sem tamanho! Que comparação mais horrenda e maliciosa! que comparação manipuladora! uma enganação típica daqueles que defendem o indefensável!

Joseph Silva

24/09/2021 - 21h18

Se vai falar merda assim, era melhor ter ficado quieto petralha!!!

Robert

22/09/2021 - 19h12

Olha, você me surpreendeu, nunca vi um nego formado em direito falar tanta merda assim!

CLEBER

26/08/2021 - 05h29

Sócrates: Mente brilhante
Lula: Mente a todo instante

Ademar Amâncio

27/07/2021 - 11h45

Não entendi dizer que o Lula fala como a ”ralé”,eu passei minha vida nos livros e não encararia um debate com o Lula,eu perderia de dez a zero,Sérgio Moro também e tantos outros.

Víctor

16/06/2021 - 12h16

O cara quer comparar SÓCRATES com Lula

Nilson Ribeiro

14/06/2021 - 03h12

Melhor ler isso que ser cego…. Mas uma diferença é evidente, Sócrates não era ladrão.

Diórgens

21/04/2021 - 10h00

Que viagem doida, véi !

Marcos Saunders

16/04/2021 - 20h14

O maior crime contra a humanidae ou um dos maoires fora cometido por Pedro.

Ronaldo

14/04/2021 - 23h10

eu n li isso…

Baltazar

04/03/2021 - 10h18

É melhor ver isso, do que ser cego!! Comparar um dos maiores pensadores que ja pisou nessa terra, a um marginal!!!

Bach

04/03/2021 - 08h46

Semelhança: ambos eram populares.
Diferença: Sócrates era honesto e Lulla desonesto.

Texto anedótico. Boiada de esquerda!

Frederico Barreto

07/02/2021 - 08h06

Não há paralelo algum, mas PERPENDICULARISMO. Lula é um negacionista: nega erros cometidos e impede que a esquerda encontre caminhos que ele não controle. Nada mais ANTI-DIALÉTICO. Além disso, Sócrates teve como, digamos, sucessores, ninguém menos que Platão e Aristóteles. Lula só teve postes. Reconheça-se: dois cabras tão feios que realmente se parecem.

    Bigode de Nietzsche

    08/07/2021 - 04h23

    Cidadão, por favor, respeite aos amantes da sabedoria, assim como os grandes nomes (aliás VC sitou alguns) como Sócrates, Platão e Aristóteles, Epicuro, Zenão entre (muitos) outros.

    O seu cometário não teve a minima graça. Se o seu foco foi a atenção q queria chamar,parabéns, olha eu te respondendo agora, conseguiu oq queria,

    Mas assim ja é demais, os grandes sábios gregos entretém (entraram) nessa sua “brincadeirinha” baixa.. aí já é demais,amigo, peço respeito ao se referir as maiores mentes do mundo o “mais sábios dos homens”.

    Coisa q aqueles com mentes pequenas o criticam,por não saber quem ele foi e oq fez,tem gente assim amigão,acredita? E espero q VC não seja assim, sério, não seja e não continue assim, isso é chato, comentários desse tipo na internet (todos são no começo) parece ser “inofensivo” mas a gravidade aumenta com a desinformação e palavras bobas ao se referir com alto tão alto, não chega a ser Bobo tbm? Qual a vantagens disso? Ora, pra q isso?

    Enfim. Obrigado por ler, Tmj. Perdão por não ter te entendido b

Fred Costa

06/02/2021 - 18h02

Isso é sério?!

Lindo e Maravilhoso

06/01/2021 - 14h31

Um Burro e um Inteligente kkk

Renato

05/11/2020 - 17h37

Não sou audiência deste site pelo motivos óbvios mas, não deixaria de deixar registrado minha indignação. Como pode alguém neste país ou neste mundo comparar um sujeito com a estatura moral de Sócrates com o oportunismo de um bandido, isto é uma heresia moral, uma agressão intelectual. LAMENTÁVEL.

lkjol

26/10/2020 - 16h46

faltou informar o motivo pelo qual ele foi condenado, já que ele não foi condenado por ensinar as pessoas a pensar de forma crítica, mas sim , foi condenado por corrupção

Guilherme

06/10/2020 - 15h31

Tem que ser muito aliendado pra comparar Sócrates com o Bandido do PT.

Sócrates ensiava a pensar por si próprio, Lula fazia o contrário, utilizava do povo como massa de manobra, e a unica coisa que fez foi deixar o povo mais burro.

Antonio Carlos

22/09/2020 - 11h42

Nada a ver!!!!!! UM foi Santo, e o Espírito não é retrógrado, e só progride. Fisicamente, só o formato do rosto é completamente diferente(um vertical, outro redondo!)
O Espírito só vai progredindo, e não regride. Isso é querer igualar um SANTO, com um corrupto?

Eliomar

21/09/2020 - 16h51

Dizer que Lula tirou o pobre da miséria? Aí pegou pesado. O que aconteceu com os novos ricos? Estou vendo um número absurdo de desempregados. Esse povo ficou pobre de uma hora para outra. O que sei é que os empresários ficaram infinitamente ricos com os contratos milionários. Além dos filhos de lula de quem ninguém fala, além de um STF totalmente corrompido. Fala sério! O pior cego é o quer não quer ver. Comparar Sócrates com esse cachaceiro safado, sem moral e nem valores é simplesmente uma afronta a filosofia. Lula devia realmente trocar de bebida para se comparar a Sócrates. Devia beber cicuta.

Klaus Oliveira

31/07/2020 - 19h26

Assim como Sócrates, o Ex-presidiário tem ojeriza à democracia. Mais uma semelhança!

Gabriel P***** D********

28/02/2020 - 20h25

Belíssima comparação!! Agora mesmo estou estudando os métodos dialéticos de Sócrates, e torcendo para que a democracia sólida volte ao nosso país. Ambos possuem características semelhantes, e como principal aspecto desafiaram um sistema falho e elitista. Lula podia não ser filósofo, mas sabia de valores morais que eram justos. A forma como os dois foram condenados foi honrosa e isso mostra o valor que Sócrates e Lula possuem, pois defenderam suas opiniões mesmo que lhes custasse a liberdade e a vida. Essa comparação pode ser estendida para: Mandela, Ghandi e até mesmo Jesus, pois como principal semelhança esses desafiam um sistema autoritário imposto.

(Dane-se pontuação textual kkkk)

    qulquer pessoa

    02/06/2020 - 13h23

    https://www.youtube.com/watch?v=sGCcA1P7Dq4

    Eliomar

    21/09/2020 - 16h16

    A grande diferença é que Sócrates jamais roubou ninguém e se tornou o maior símbolo de sabedoria e honestidade já que morreu pobre . Lula vai ficar na história com o o maior símbolo de corrupção de todos os tempos.
    É até uma ofensa uma comparação grotesca do símbolo da filosofia com esse ladrão.

Demetrio Carvalho

10/02/2020 - 22h21

Concordo, na aparencia sim, o que não era a melhor qualidade do filósofo, que era conhecido por ser feio, baixinho e fedorento (history channel)

Carlos

28/01/2020 - 14h04

Esse artigo só demonstra que qualquer moleque vaidoso, ignorante e imbecilizado nutella pode gerar um blóóóóóóógue (saudoso José Wilker) e defecar qualquer M* pela internet. E demonstra mais, que qualquer M* é ‘comprada’ por outros tantos vaidosos imbecis, sedentos por preencher aquele vazio de ignorância dentro deles.

‘Durma-se com um barulho desses.’

    RAZAO

    28/02/2020 - 20h29

    desculpe mas vc nao disse nada alem de M* use argumentos e não xingamentos
    dica

Aqui Dublin

08/10/2019 - 15h15

Não é preciso seguir nas críticas da bizarra comparação, a mim basta a contestação de que esse populista tenha feito algo de bom em seu governo, com o disse o blogueiro. Na verdade destruiu a economia estabilizada à duras penas nos anos anteriores e acabou com as reservas financeiras para comprar votos. O resultado está aí, desemprego, violência, falta de perspectiva, ou será que tudo isso veio do nada?

renan

29/09/2019 - 16h43

A única semelhança é que os dois só alegav am que não “sabiam de nada”. De resto, é comparar um presidiário corrupto com um dos mais importantes e iluminados filósofos da história. O que só demonstra a obsessão fascista com o líder máximo cegando a razão e o discernimento, levando pro mal.

    Carlos

    28/01/2020 - 13h56

    Boa resposta! rs

Carlos Hamilton Santana

29/09/2019 - 16h32

A comparação não levou em consideração um aspecto fundamental e que a torna inócua. Sócrates tinha cérebro e o presidiário não tem. É um ambicioso que coloca suas ambições acima de tudo e de todos. Por isso, não tem amigos e sim seguidores. Para ele, quando um amigo não tem mais utilidade para atingir suas ambições é descartado.

Marcílio Godoi

29/09/2019 - 10h23

Pela virulência das respostas dos minions, o cronista foi certeiro em seu paralelo.

    Carlos

    28/01/2020 - 13h57

    Mais um fanático comedor de bosta..

    Eliomar

    21/09/2020 - 16h19

    Sua resposta demonstra sua cegueira inclusive intelectual.

    Eliomar

    21/09/2020 - 16h20

    Sua resposta demonstra sua cegueira inclusive intelectual e inóqua.

Victor Vonlaska

28/09/2019 - 18h46

Que nojo. É mais um fanático débil.

Marco Antonio

16/08/2019 - 14h04

Comparação grotesca. Espantoso como alguém consegue redigir um absurdo destes. É preciso muita falta de vergonha na cara em comparar um iletrado ladrão, grosseiro, incapaz de de formular uma única frase inteligente, com um grande filósofo. A esquerda brasileira é patética.

    Marcos Aurelio

    02/09/2020 - 20h03

    Concordo?

Carlos

29/06/2019 - 11h43

Isto é simplesmente a coisa mais tosca que o Google já me fez encontrar.

AGAMENON DA SILVA

27/06/2019 - 13h09

Cada vez que eu acho que a esquerda atingiu o fim do poço, sou presenteado com mais uma pérola dessas. Rapaz, você não tem vergonha de escrever tanta asneira? Mas eu vou salvar essa maluquice nos favoritos, pra rir, de vez em quando.

André Banana

02/05/2019 - 20h43

Concordo, dois personagens romantizados na história pra manipular a mente dos mais fracos de personalidade, com a breve diferença que um deles foi criação de um grande filosofo e tão bem pensada essa criação que sobreviveu por séculos com um discurso distorcido e outro deles é uma criação de um partido terrorista e populista e tamanha sua burrice existe ainda a possibilidade de nem ele ter um conhecimento completo sobre esse fato, mas acredito que tenha, pois veio ele mesmo a criar outra fantoche sobre seu próprio molde, dalhe Sócrates moderno, tsc

    Gabriel Santos

    20/07/2019 - 09h46

    Você tem a fonte da informação?

Jotta Andrade

29/04/2019 - 13h52

Materia mais comica que já li! Lula ta preso babaca!

Douglas

24/11/2018 - 12h01

Está tudo errado do início ao fim. Sócrates, Platão e Aristóteles são o tripé do conservadorismo enquanto doutrina filosófica metafísica. Sócrates não era ateu , progressista nem “corrompia os jovens”. Isso é uma banalização feita por culpa de um filme mal produzido. Sócrates combatia os sofistas que eram professores itinerantes que ensinavam retórica, que era a arte do dialogo político, a retórica dos sofistas e dos políticos na ágora atheniense não era preocupada com a verdade e sim com vencer debates. Sócrates defendia que a Verdade, enquanto grandeza transcendente e metafísica, imutável e atemporal devia ser a única coisa a ser buscada e defendida e portanto repudiava relativismo, fosse relativismo moral, ético, politico etc…é a contramão da esquerda Ptista e Psolista. Sócrates, aristoteles e Platão eram elitistas, machistas, racistas e , inclusive, pró escravidão. Acreditavam em alma, reencarnação, Platão escreveu em “a república” um projeto de lei que excluia homossexuais da vida pública/política. A filosofia clássica grega com esses 3 era tão conservadora que é a raiz da teologia católica, Santo agostinho era platonista e Tomás de Aquino Aristotélico. E os pagãos do platonismo tardio como Jamblico, Proclus etc também eram todos conservadores, proto-fascistas e elitistas.

    RAY DOS ANJOS

    12/04/2019 - 14h06

    Nossa!!! estou perplexa. Esse blogueiro é tão fanático pelo PT e Lula que inventou uma história paralela a de Sócrates. Deveria ser processado por contar mentira. Irresponsável, totalmente sem noção. Nada a ver Lula e Sócrates. Isso teria que ser retirado do Google urgente para que essa mentira não contamine os analfas.

Elizabete Hammel Hammel

26/10/2018 - 17h18

Se é que as pessoas não sabem, os mais ricos do mundo foram os mais pobres, porque não perderam tempo com escola, que estuda muito não tem tempo de ganhar dinheiro, os ricos aprenderam com a prática. Quem mando no mundo são os ricos Rothschild, John Davison Rockefelle, o primeiro morava em gheto, na Alemanha o outro ia para a feira nos Estados Unidos vender doce, comprava uma barra e dividia em vários pedaços, para ajudar a sustentar os irmãos, pois o pai vivia viajando, todos descendentes de judeus. O árabe mais rico de Brasília, fala para todo mundo que quando chegou no Brasil vendia picolé num carrinho. Quando eles querem um engenheiro, outro profissional eles pagam. Eu não sou contra estudar, mas o mundo está cheio de cursos superiores que não possuem trabalho. O Comerciante rico, foi quem deu fim nos feudos da idade média, que eram camelôs e depois que ficaram ricos passaram a ser chamados de burguesia. Muitas empresas grandes falidas por falta de colocarem os filhos jovens para trabalhar, aprender a gostar de trabalhar e administrar. Vivem viajando e gastando, ainda que ele queira trabalhar, não foi capacitado para isso.

Wendy

28/09/2018 - 01h21

A diferença entre Lula e Sócrates é que Lula nunca sabe de nada… E Ainda ROUBA.

Eu

21/09/2018 - 07h58

lula não sabe nem ler pô!

Luiz Henrique

08/09/2018 - 12h29

Coitado do Socrates!

Honesta

13/05/2018 - 20h25

O cabra não sabe ler e é comparado a um grande filosofo?

Gabriel Fassarella

11/05/2018 - 08h09

Nunca vi uma análise tão porca d”Apologia de Sócrates”… Risível! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Além de confundir diversas partes da obra, simula e ajusta aos fatos do Sr. Ex presidente.

Use comparações mais aplicáveis, não esse tipo de estupidez tão severa que envergonha os olhos de quem estuda minimamente filosofia grega.

Felipe

10/05/2018 - 22h49

Lula é Sócrates, Péricles e Demóstenes em uma só pessoa.

José Mário Sevegnani

10/05/2018 - 09h51

Texto muito romântico, e de fato se confundiria com a realidade …….. se nao fosse o alto preço que estamos pagando por tantas “maravilhas”
Sem nenhuma pretenção de convencer os discípulos do filósofo brasileiro Lula, tive a oportunidade de conhecer fatos de sua história, e por mais mais romântico que tentem pintá-lo …… não passa de um encantador pilantra !!
Já na década de 80 quando lider sindical, usava o mesmo modus operandis atual, por sua facilidade de contato com os incultos e analogias simples, conquistava a massa enquanto negociava com empresários os valores que seriam depositados em contas de terceiros com acesso irrestrito. Sim !! Exatamente desse jeito !! Pena que eu tenha somente minha palavra para atestar a verdade.
Não nego seus méritos em dois governos, talvez por falar a língua do povo soube exatamente como escraviza-los e/ou fazê-los refens de sua necessidades. Por outro lado fez feliz os poderosos, que nunca ganharam tanto dinheiro na história, sendo amado por seus escravavos e seus comparsas.
Talvez deixe saudade, e com certeza entrará para história, onde alguns lembrarão de forma poética seus feitos, e outros mais realistas dirão que um nordestino saiu da miséria às custas de enganar, roubar, e massacrar suas vítimas, assim como faz qualquer bandido pé de chinelo desse país.

Rodrigo

10/05/2018 - 09h28

Sócrathis “só sei que nada sei”
Lula “não sei de nada, não conheço, foi a Mariza”

Acabou a semelhança

Sandro

10/05/2018 - 08h18

Risível, essa tentativa de aproximar Lula ao grande filósofo grego. Sócrates foi acusado injustamente de corromper a juventude. Lula promove a corrupção desde a época de sindicalista, e em 8 anos de governo se esbaldou na corrupção. Sócrates vivia uma vida modesta, e sequer cobrava ordenados para passar seus ensinamentos. Lula deu palestras fantasmas, das quais não se tem uma lista de presença, uma gravação, nada. E recebeu MILHÕES de reais nessa fraude. Sócrates foi acusado injustamente de trair a cidade, causando distúrbios políticos ao questionar o status quo com sua sabedoria. Lula é DE FATO um traidor da Pátria, pois a submeteu a interesses de grupos políticos e de governos estrangeiros (Foro de São Paulo) e ainda foi pago por isso, recebendo dinheiro sujo das ditaduras de Cuba e da Líbia. Ainda roubou o Brasil, doando aos amigos o dinheiro do cidadão brasileiro fortunas, via BNDES e Tesouro Nacional, na forma de obras feitas por construtoras coligadas ao seu esquemão, ou da simples doação de refinarias a governos amigos do PT. Sócrates foi acusado injustamente de desrespeitar os deuses da cidade. Lula de fato desrespeita Deus, pois é produto da teologia da libertação, a serpente que instrumentaliza politicamente a Igreja
e a envenena com ideias de ódio entre classes, com pautas diabólicas como aborto e ideologia de gênero e vilipendia Nosso Senhor ao transformá-lo em uma espécie de líder revolucionário mundano. Sócrates foi seu próprio advogado. Lula tem ao seu dispor uma equipe enorme de advogados caríssimos, que tenta a todo custo desqualificar e menosprezar a Justiça, com acusações descabidas quanto à lisura do Juiz Moro, como se políticos de outros partidos não tivessem também sido julgados e condenados (vide Eduardo Cunha e Sergio Cabral, só para citar 2 nomes). Sócrates esteve sempre ao lado da verdade, e jamais cedeu um milímetro, ainda que o preço fosse sua vida. Lula ofende gravemente a verdade, criando todo tipo de subterfúgio para alegar inocência, quando todas as provas saltam aos olhos! Uma simples menção da OAS para lhe favorecer na compra do apartamento triplex já seria motivo para ele se afastar daquelas pessoas e rechaçar sua amizade. Mas não! Lula esteve dezenas de vezes com eles no triplex! O que um presidente da nação tem a fazer indo a visitas ao imóvel acompanhando de diretor de construtora??? Sócrates repeliu um amigo que se insinuou a fazer sexo com ele. Lula se gabou, em entrevista à Playboy, de ter estuprado um rapaz do MEP quando esteve preso na década de 70! Sócrates sempre manteve a temperança, a honra e a sensatez. Lula estribuchou, jogou culpa até na própria esposa falecida, tentando se safar, e na iminência de ser preso exaltou seus exércitos de militantes a promover o caos país afora, em sua defesa. Sócrates é um gigante que nos ensina e nos inspira a uma vida de virtude, ao longo dos séculos. Lula é um canalha do qual os amigos honestos e sensatos já se afastaram há muitos anos, antes dele ter chegado ao poder. Sócrates é um luminar da humanidade. Lula é uma trapaceiro que dá nojo.

Claudio Kezen

09/05/2018 - 22h55

Sócrates também mandou seus julgadores enfiarem o processo no cu?

    Miguel do Rosário

    09/05/2018 - 23h40

    quase isso, sim. no original em grego, talvez sim.

Vitor

09/05/2018 - 18h11

Acho que o Lula, pra ficar idêntico a Sócrates, basta largar a pinga e beber cicuta.

Afinal, ambos alegam não saber de nada,mesmo!!

#PAZ

Bolsonaro 2018!!

    flavio binica

    10/05/2018 - 09h52

    Apenas lixo!!!

      Vitor

      10/05/2018 - 23h53

      Lula, de fato, é um lixo!! E não reciclável, ainda por cima!!

Márcio Yguer

09/05/2018 - 17h50

Ah Véi…Vai tomar no cu

Emilia M. de Morais

13/04/2018 - 09h39

Um diálogo de Platão que aproximaria mais ainda Lula de Sócrates é o “Criton”, onde o personagem filósofo discute com o seu discípulo a sua recusa à oferta de fuga que este lhe trouxera.
Valeu muito a lembrança mas é uma pena que o jovem articulista tenha conhecimento insuficiente sobre Platão.

Eurípedes Pereira

12/04/2018 - 04h53

Ok. Estão harmonizando lula, sim. Concordo com as semelhanças, mas não podemos ignorar, que lula, não consegui provar sua inocência. É desproporcional essa perseguição com relação aos crimes a ele imputado, mas não podem ser ignorados. Pois ai comete se o erro de achar que só por que ele foi um bom presidente, ele tenha imunidade eterna.

    Miguel do Rosário

    12/04/2018 - 13h59

    Conseguiu sim provar sua inocência. Mas que eu saiba, um sistema democrático exige que se prove a culpa. Provar a inocência é uma coisa surreal, que entra no campo da metafísica e do delírio. A inocência aqui é inocência jurídica em relação a um processo específico.

      Vitor

      11/05/2018 - 00h16

      Chega a ser cômico observar um petista abrir a boca para falar em “democracia”, “regime democrático” e afins, ao mesmo passo que apoia regimes totalitários e brutais.

      Será que existe todos estes termos em regimes como Venezuela e Cuba??? Seria

      A cara nem fica corada de vergonha em se contradizer. Mas, também pudera: para um petista, o que importa é o propósito, nem que seja para subverter a linguagem. Princípios, apenas quando forem convenientes.

    Batista Neto

    15/04/2018 - 00h58

    Pesquisa do Datafolha realizada entre 26 e 30 de janeiro, cinco dias após o fatídico julgamento do TRF-4.

    O presidente mantém a liderança da pesquisa para o pleito com 34% a 37%

    Bolsa com 16% e 17%.

    Marina Silva em terceira colocação com no máximo 10%

    Alckmin Não passa dos 8%

    A GLOBO tem 8% com o seu candidato.

    Do total de preferências, temos 37% para Lula contra 33% de escolha dos demais candidatos produzidos pela BANCA, mesmo considerando pelo menos 15 anos mais recentes de campanha difamatória implacável em desfavor do LULA.

    Considerando tudo isso, ainda assim, essa conta aponta que o Lula desfruta de 53% da preferência do eleitorado brasileiro e, portanto, se a eleição fosse hoje, venceria no PRIMEIRO TURNO.

    Por isso as quadrilhas compostas por agentes do judiciário associados com os empresários corruptos da mídia, controlados todos pela BANCA, inventam qualquer coisa para acusar e condenar o Lula. Mas os números mostram que o verdadeiro juiz, O POVO, o absolve. Então está comprovada a sua inocência, mesmo que ele fosse culpado de alguma coisa. O que não é verdade.

      Eliomar

      21/09/2020 - 16h41

      Gosto de ver um sonhador. Cadê a fonte de pesquisa. Se for da Globo lixo é fraude. Hoje lula não engana mais ninguém. Saudações Bolsnarianas!

Luiz Carlos

12/04/2018 - 01h09

Olhar pela política abrir uma mera discussão saudável e sempre válido é ainda com Sócrates e Platão tudo de bom. Mais abrir a ignorância e homofobia pra discussão homofóbica é complicado..

    Miguel do Rosário

    12/04/2018 - 13h58

    Tem razão. Foi mal.

Mauricio

11/04/2018 - 09h35

Sócrates e Lula ja entraram para a História, em compensação, seus detratores terão no máximo um cantinho no rodapé dos livros de História.

    Vitor

    10/05/2018 - 23h54

    Agora só falta dar a cicuta para o Lula para igualá-lo com Sócrates.

    Que tal??

Carlos

11/04/2018 - 00h01

Sócrates também gostava de uma pinga?

    Miguel do Rosário

    11/04/2018 - 01h46

    Sim, bebia muito. Leia O Banquete.

      ramon

      11/04/2018 - 15h24

      Além de promíscuo e gostar de um “rapazote”, ou alguém acha que na Grécia antiga a homossexualidade não era exclusividade total – com o perdão da redundância – de filósofos e políticos. Qualquer semelhança com o momento filosófico-político-lulopetista do Brasil não é mera coincidência.

        Miguel do Rosário

        11/04/2018 - 18h17

        o cara é tão fascista que estende sua homofobia e intolerância a um filosofo que viveu há mais de dois mil anos.

          Pedro Paulo Prado

          27/06/2019 - 13h23

          Você é filho da Maria do Rosário? Mesma cara de retardado. Se duvidar saí por aí esbarrando nos outros de propósito.

      Vitor

      10/05/2018 - 23h56

      Hum, o cidadão lambe bolas de ditadores Fidel, Maduro e fascista é quem não fala o que você quer ouvir?? Conte-me mais sobre este fenômeno!!

    Denis Ferreira

    11/04/2018 - 09h18

    Na verdade, pinga é o nome popular que damos à cachaça, bebida genuinamente brasileira. O que se tomava na Roma antiga era principalmente o vinho e o run. Então, Sócrates se embebedava com vinho e run. Se ele tivesse conhecido a pinga, iria adorar.

      Paulo

      11/04/2018 - 20h52

      Roma antiga? Jura? Caramba…

Reginaldo Gomes

10/04/2018 - 22h20

Perfeito. Que o golpe fuleiro durma com esse barulho por mais 2mil anos.

Gilberto Tadeu Vicente

10/04/2018 - 21h50

Eu que sou fã de Platão e li tanto a Apologia à Sócrates de Platão como de Xenofontes, concordo com a comparação e digo mais.

Vejam como os Juízes e Políticos brasileiros estão atrasados, pois estão repetindo os mesmos erros que cometeram com Sócrates há 2.400 anos atrás.

O resultado é que Sócrates vive ainda hoje nos corações de TODOS os homens que buscam a sabedoria, mas conquistaram o saber de que nada sabem.

Com o Lula, acontecerá o mesmo porque ficará na História como o melhor e mais injustiçado Presidente do Brasil e os seus algozes cairão no esquecimento precoce e não fugirão à JUSTIÇA DIVINA, a qual não é um castigo de Deus, mas colheita de suas próprias e odiosas plantações.

Edimar

10/04/2018 - 21h37

Sou um admirador de ambos, Lula e Sócrates. Nunca havia percebido a semelhança de personagens de épocas tão distantes. Concordo plenamente com o lado positivo da comparação. Lula, um dos brasileiros mais sábios de que já tive notícia.

Walter rodrigues

10/04/2018 - 21h33

Moro = Critias, Dalagnol = Licon, Fernando boca de ovo Lima = Meleto.

    Ronaldo

    11/04/2018 - 02h21

    O falafino é perfeiro, o cara de boneca de louça, ótimo, mas o boca de ovo, me permita, ha ha ha ha.

Neemias

10/04/2018 - 20h39

Ótimo artigo!

    Carlos

    28/01/2020 - 13h58

    Prá fanáticos imbecis talvez sim….

Steiger

10/04/2018 - 19h52

A principal diferença: um sabia escrever e o outro mal sabe ler….

    Miguel do Rosário

    11/04/2018 - 01h48

    preconceito idiota. lula com certeza lê muito melhor que você.

    Vagno Nascimento

    11/04/2018 - 09h03

    Engano seu. Pra seu governo, Sócrates também não era escolarizado. Daí a certeza de sua sabedoria e razão de ser incômodo para os letrados da época. Foi capaz de influenciar grandes nomes, sendo um deles, Platão, seu maior discípulo. Mais uma semelhança. Parabéns ao colunista.

    Denis Ferreira

    11/04/2018 - 09h24

    Lula conseguiu influenciar uma massa de milhões de pessoas, provavelmente, Sócrates iria admirilá-lo também, principalmente por essa sua capacidade gigantesca de pensar, de ser inteligente, mesmo tendo passado fome e ter sido posto em um mundo que os pobres não tinham chances de estudar ou alimentar-se.

    Mauricio

    11/04/2018 - 19h25

    Lula lê e entende o que lê, já você deve ser mais um analfabeto funcional dos governos do PSDB.

    , wanderley kusma de faria

    12/04/2018 - 11h54

    Você tem toda RAZÃO, steiger ou sei lá o que, o Lula foi PRESIDENTE DO BRASIL 2 VEZES, e será NOVAMENTE, e você é o que? NADA se es tão CULTO candidate-se a presidente é debata com o LULA sobre qualquer assunto, e você vai ver quem é o ANALFABETO.

    MENTALMENTE SUPERIOR AOS ESCROTOS PÃES COM MORTADELA

    02/06/2022 - 16h25

    A DIFERENÇA CRUCIAL É QUE UM ESTIMULA A MENTE, FAZ ATIVAR OS NEURONIOS, E O OUTRO É UM VAGABUNDO, CACHACEIRO, LIXO E CANALHA QUE ARRUINOU O BRASIL !!!

Luciana

10/04/2018 - 18h50

Então já são duas sabidas: Sócrates e Mirabeau #LulaLivre

y sem soma

10/04/2018 - 18h34

Cuidado com a comparação. Os discípulos de Sócrates deram dois GOLPES de Estado na Grécia, Alcebíades que o diga! Enquanto os “democratas” se retiraram para se organizar e reconquistar o poder, Sócrates ficou lá. Eu teria mais cuidado com essa comparação. Lula foi um legislador que tirou mais de 20 milhões de brasileiros da miséria, trabalhou para avançar com a CIDADANIA. E Sócrates? O que ele fez pela Democracia? Para o referido “filósofo”, a coisa não tinha a ver com DEMOCRACIA, o poder deveria ser de um tipo de déspota (aquele que sabe). Não dá. Não tem nada a ver com o LULA.

    Miguel do Rosário

    10/04/2018 - 19h19

    Sim, é claro que há diferenças. Mas o autor apontou aqui algumas semelhanças.

      y sem soma

      10/04/2018 - 22h52

      Valeu, Miguel do Rosário.

    gusfonseca

    10/04/2018 - 20h37

    Talvez os tais discípulos não tenham conseguido financiamento pra campanha.
    De qualquer modo, comparar um filósofo com um político (o sofista típico), sim, é a parte complicada da questão… ter posto o personagem do político como consultor de Sócrates foi ato deliberado de Platão, sem dúvida!


Leia mais

Recentes

Recentes