Joana Mortágua à esquerda brasileira: “tem que ampliar o arco de alianças”

Tivemos a honra de entrevistar uma das mais combativas parlamentares de Portugal, a deputada Joana Mortagua, do Bloco de Esquerda. Ela falou sobre o filme de Maria Augusta Ramos, O Processo, e disse que ele ajuda a entender que o Brasil viveu um golpe parlamentar. Mortágua disse que as forças políticas de Portugal estão atentas ao que acontece no Brasil, e que o país precisa de uma reforma dos meios de comunicação, para que haja mais pluralidade no debate de ideias. Elogiou o crescimento de espaços de resistência midiática e jornalística, como os blogs, e avaliou que uma das razões das dificuldades enfrentadas pela esquerda brasileira é consequência do fato de não ter democratizado a mídia. Em Portugal, a mídia é bem mais plural, contou Mortagua.

As fotos, direção e organização da entrevista são de Bruno Falci.

A deputada disse que a esquerda brasileira precisa ampliar o arco de alianças, em torno de propostas claras, e que precisa definir o inimigo comum, para ganhar as eleições. Essa foi a fórmula da vitória da esquerda em Portugal, disse ela.

Mortagua disse ainda que a esquerda portuguesa está atenta aos arbítrios judiciais cometidos contra o presidente Lula, e que, através da comunidade brasileira em Portugal, tem procurado ajudar a fazer a denúncia internacional de sua prisão política.

Assista ao vídeo da entrevista.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.