Menu

Wadih ganha acesso integral ao ex-presidente Lula

O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) acaba de receber uma grande notícia: o TRF4 deferiu (ou seja, autorizou) liminar permitindo que ele, Damous, seja aceito como um dos advogados do ex-presidente Lula. Com isso, Wadih poderá visitar Lula quantas vezes quiser e for necessário. Essa notícia tem repercussões políticas profundas, porque Wadih será uma importante […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) acaba de receber uma grande notícia: o TRF4 deferiu (ou seja, autorizou) liminar permitindo que ele, Damous, seja aceito como um dos advogados do ex-presidente Lula. Com isso, Wadih poderá visitar Lula quantas vezes quiser e for necessário.

Essa notícia tem repercussões políticas profundas, porque Wadih será uma importante correia de transmissão entre o ex-presidente e a sociedade. Wadih poderá lhe manter informado sobre as discussões em curso, a temperatura política, as polêmicas, enfim, tudo que a sociedade pensa sobre sua prisão e outras coisas.

Mais importante que tudo é também a oportunidade do ex-presidente Lula se inteirar sobre as articulações políticas em torno das eleições de 2018. O país precisa saber o que o ex-presidente Lula pensa, e Lula também precisa saber o que o país pensa.

A agenda política poderá ganhar um pouco mais dinâmica a partir de agora.

Até então, Lula podia receber apenas duas pessoas por semana, sempre às quintas. Hoje, por exemplo, recebeu Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad.

A íntegra da liminar está aqui.

Assista a uma live que Wadih fez há pouco:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

18/05/2018 - 08h56

A justiça não é boba, aos poucos vai dando algumas migalhas para o presidiário, para deixar bem claro que ele não é um preso político. Mas a tendência é mantê-lo na cadeia por muito tempo. Lula vai ficar um bom tempo na cadeia.

Ricardo

17/05/2018 - 23h34

E se o MPF e a PGR recorreram contra a decisão do TRF-4 alegando incompatibilidade entre as funções parlamentares e a de Advogado !? Caiu por terra a única interlocução do Lula.

Beto Castro

17/05/2018 - 21h34

Que grande notícia Wadih. Na verdade você e o Paulo Pimenta já são dois dos maiores advogados e defensores cotidianos do Presidente Lula – Agora, no seu caso, oficializado e permitido legalmente na sua competente figura. A luta para anular este processo completamente cheio de vícios, não pense que será fácil. A sua vivência como parlamentar lhe oferece condições ímpares de apoios ilimitados e valiosíssimos ao Presidente e aos demais incansáveis advogados de defesa. Nós eleitores do companheiro Lula esperamos que a sua entidade de classe lhe dê respaldo nessa luta da nacionalidade. Avante, que o tempo é exíguo até o registro da candidatura em agosto próximo. Parabéns e muito boa sorte na tarefa heróica e patriota.

Ricardo

17/05/2018 - 21h04

Grande notícia foi a condenação e o mandado de prisão contra Zé Dirceu, o segundo corrupto da República !

    Jochann Daniel

    18/05/2018 - 12h26

    É inútil discutir,
    debater política
    com pessoas
    com as cabeças envenenadas
    pelas notícias
    da chamada Grande Mídia
    (Televisão, jornais, etc.).
    Cabeças envenenadas também
    pelas charges e piadas
    malignas e venenosas
    derramadas na Internet, no Facebook, etc.
    A Grande Mídia
    é dominada/controlada
    pelos nossos inimigos,
    os Grandes Interesses de Dinheiro Internacionais.
    A Grande Mídia trabalha para eles.
    Para saber qual é
    a ORGANIZAÇÃO/CARTEL que comanda
    os Grandes Interesses de Dinheiro Internacionais
    entre no Google com as palavras
    “Rothschild cartel humanity enemy images”.
    Em silêncio
    (a Mídia obviamente esconde,
    não noticia, não comenta)
    nossos inimigos,
    os Grandes Interesses de Dinheiro Internacionais,
    estão levando embora
    os trilhões de nossas riquezas
    (petróleo do pré sal, valiosas empresas estatais, etc.)
    a preço de banana,
    doados pelos brasileiros
    traidores da Pátria
    que a Mídia,
    abrindo caminho com o Golpe,
    colocou no Poder.
    Trilhões de dinheiros
    de nossas riquezas
    que deveriam estar sendo empregados
    na construção de moradias
    a preço menor,
    hospitais, escolas,
    creches, estradas, etc.
    Muito mais
    e melhores empregos
    para todos os níveis,
    de peões a engenheiros,
    de serventes a médicos, etc.
    Vida melhor para todos
    os brasileiros:
    ricos, pobres, remediados,
    classe média, classe alta,
    elites, burguesias, etc.
    Muito mais
    oportunidades de negócios
    para empresários, etc.
    Menos desemprego, vida melhor
    representam menos violência,
    menos criminalidade.
    Menos insegurança, medo e horrores,
    como os que estamos vivendo
    no Brasil de hoje.
    Para nossos inimigos,
    Lula é um inimigo,
    um “indesejável”,
    um “inconveniente”.
    Lula, que tanto fez pelo Brasil
    e pelos brasileiros
    (o melhor governo que o Brasil jamais teve,
    que a Mídia traidora escondeu,
    não informou,
    não noticiou,
    deixou as pessoas na ignorância)
    Lula que a Mídia traidora,
    em maligno veneno
    de notícias até mentirosas,
    fez as pessoas odiarem
    em prazer de ódio.
    E pensam os cabeças envenenadas
    sobre Lula:

    EU TENHO O IMENSO PRAZER EM TE ODIAR
    E NINGUÉM VAI TIRAR DE MIM
    ESTE IMENSO PRAZER

Curió

17/05/2018 - 21h04

Para além da boa notícia, claro, lendo seu texto, a pergunta que não quer calar: a porta voz oficial de Lula não é este canal de comunicação para você Miguel ?

Sebastião Farias

17/05/2018 - 20h56

Miguel, o caminho é esse, respeito a CF, às Instituições e às autoridades constituídas mas, consciência de todos os cidadãos em relação a defesa oportuna de seus direitos sagrados preconizados na Constituição Federal, apesar de toda a injustiça reinante, os caminhos a serem seguidos devem ser esses, de valorização da justiça, ainda que ela não seja confiável e, de repúdio aos entes públicos que se mostram indignos dessa responsabilidade.
Sem dúvidas, podemos começar a mudar o Brasil, por aqui, com instrução e conscientização cidadã do povo, amor fraterno e resgate da liberdade, da democracia, do estado de direito e governabilidade responsável e compromissada com o bem-estar e justiça imparcial para todos.
“Para todas as organizações de defesa da cidadania do Brasil, nossa contribuição:
Caros cidadãos brasileiros e solidários aos direitos, igualdade, fraternidade e liberdade de todos os irmãos pátrios. Urge uma iniciativa fraterna de todos nós, pelo estado de direito; pelo resgate da democracia; pela valorização do cidadão e respeito ao seu voto; pela governabilidade pacífica pelo repúdio público aos cidadãos, organizações, autoridades e políticos infiéis ao eleitor, que desrespeitam a Constituição Federal e estimulam o preconceito, ódio, a injustiça e a divisão entre patrícios; pelo resgate de uma justiça que seja imparcial, justa e igual para todos os brasileiros; por um Brasil forte, independente, justo, soberano e que tenha como objetivo, servir e beneficiar aos brasileiros e povos acolhidos, etc.
Urge também, que as pessoas e entidades de boa vontade interessadas, lancem uma Campanha Nacional de Instrução e Conscientização Popular dos Cidadãos Brasileiros, com petição ao Congresso Nacional, dentre outros temas, para que àquela Casa de Leis, aprove em caráter de urgência, Emenda Constitucional ou algo similar, Disciplinando e detalhando em caráter obrigatório e transparente que, “todos os parlamentares das áreas Federal/Distrito Federal, Estaduais e Municipais, através de suas Comissões de Fiscalização e Controle-CFCs ou Similares, dos Poderes Legislativos competentes e, no que couber e, aos Tribunais de Contas afins, monitorem, acompanhem e fiscalizem em tempo real, a execução pelos Poderes Executivos competentes, desde o início, até a conclusão final da contratação de obras, aquisições ou prestação de serviços públicos, afins às Políticas Públicas de interesse do povo”.
Em função desse novo comportamento prático dos parlamentares, em benefício do povo, “que suas instituições legislativas/Fiscalizatórias/Controladoras, apresentem publicamente à população, Relatórios Bimestrais de Acompanhamento e Avaliação da Execução, detalhando cada Objeto das Políticas Públicas em andamento, para conhecimento e acompanhamento dos cidadãos e contribuintes; do status de cada obra em execução ou executada e/ou status de cada tipo de serviço público prestado pelo Poder Executivo competente, no âmbito dessas Políticas Públicas” .
Essa prática cidadã, deve se dar com foco: i) na conformidade da boa e correta aplicação dos recursos públicos: ii) na agilidade dos cronogramas estabelecidos; iii) na qualidade técnica e padrão dos materiais utilizados; iv) na segurança e adequação das obras públicas contratadas; v) na boa funcionalidade das instalações públicas existentes e; vi) na boa e responsável funcionalidade, buscando-se, a excelência dos serviços públicos prestados à população; etc,.
Obrigação de todos os Poderes Legislativos, Federal/Distrito Federal, Estaduais e Municipais, “de divulgarem em todos os meios de comunicação existentes e que atinjam todos os municípios brasileiros e, de apregoarem em locais públicos de considerada frequência e trânsito de pessoas, para conhecimento dos cidadãos, de Relações Nominais dos Parlamentares: Presidente, Secretário e Membros das Comissões Permanentes (Temáticas)-CPs e/ou Comissões de Fiscalização e Controle-CFCs ou Similares, existentes na Câmara Federal, no Senado Federal, nas Assembleias Legislativas Estaduais de cada Estado/Distrito Federal e nas Câmaras Municipais de Vereadores de cada Município. Da mesma forma, Relação Nominal dos representantes fiscais de acompanhamento de cada Política Pública ou temática existente, dos Tribunais de Contas competentes”.
Assim, no âmbito dos serviços públicos, dentre outras, são essas as competências e/ou atribuições fiscalizatórias dos parlamentares e das CPs e/ou CFCs: federal ( Artigos. 44 a 46, associados aos Artigos 49 e seus Incisos IX a XI; 50 e 51 da CF); estaduais ( Artigos 8º; 9º; 29 e seus Incisos XXXVI e XXXVIII; 36; 46 a 49 e 135. exemplo da CE/RO) e municipais (Artigos 47; 48 e seus incisos VII, XVI e XVIII; 49; 50; 73 e 74. Exemplo da Lei Orgânica do Município de P. Velho/RO), por serem elas, auxiliadas pelos TCs, as primeiras instâncias da cadeia pública de Fiscalização e Controle Cidadã.
Para que se tenha noção clara, o que se passa com a gestão pública, a fiscalização e controle proativo no Brasil, hoje, pode ser comparado com uma família, cujo patriarca, ao necessitar realizar uma obra em sua residência, contrata a empresa prestadora dos serviços que, conhecido o projeto, inicia os trabalhos de qualquer jeito, constrói, termina os acabamentos, cobre, pinta, termina o piso, por fim, conclui e entrega a obra.
Agora, duas realidades fictícias para sua avaliação e comparação com o setor público:
i) A empresa, durante o seu trabalho, não foi uma única vez, incomodada pela fiscalização do contratante;
ii) A empresa, durante o seu trabalho, esteve sobre permanente fiscalização do contratante;
Pergunta-se: desses cenários, qual o que não é desejável e, que tem mais chance de resultar em problemas para o contratante? Não há dúvidas de que, é o primeiro ítem, certo?
Pois bem, a gestão de um País, de um Estado ou de um Município, segue o mesmo princípio de uma família. Se a família que tem o Patriarca como gestor e fiscal, as unidades federadas possuem os Poderes Constitucionais e todos os meios legais e físicos, para gerar, planejar, executar, fiscalizar, controlar e produzir boas obras públicas, bons produtos públicos e bons serviços públicos para seus beneficiários, os cidadãos e contribuintes.
Mas, sem instrução e consciência cívica e cidadã do povo, que é dono do PODER, mantenedor do tesouro e beneficiário das Políticas Públicas, para conhecer seus direitos e responsabilidades e, para no momento certo, exigir, cobrar e responsabilizar os seus gestores e fiscais; sem Fiscalização e Controle responsável e em tempo real das Políticas Públicas pelos Representantes e Fiscais Constitucionais do povo, não existe, como na atualidade, efetividade da conformidade da boa aplicação dos recursos públicos; da economicidade; da qualidade; da boa funcionalidade das instituições prestadoras de serviços públicos; de justiça imparcial e equânime para todos; da segurança e da paz social e, do bem-estar e de felicidade e satisfação dos cidadãos, como deveria acontecer . Pensem nisso.
Tudo isso, se faz necessário, para que, a população, ou seja, o povo, que é o Patrão de todos, tenha conhecimento de quem é quem e responsável de que, na cadeia pública de fiscalização e controle, interno e externo, do que lhe interessa e, para que saiba a quem se reportar para exigir protagonismo e reclamar.
O povo deve tomar consciência de que, nas reclamações de seu interesse no âmbito do serviço público, em vez de se dirigir ao executor da obra ou prestação de serviço público ( Poder Executivo), deve dirigir-se ao seu Representante e Fiscal Constitucional, para reclamar e se informar até onde, essa autoridade está harmonizada com a situação do objeto, causa da reclamação do cidadão ou omisso em sua função de fiscalização proativa e corretiva.
A justificativa para tudo isso, será: o combate aos corruptores e à corrupção na sua origem; a minimização de desvios de conduta e comportamentos aéticos no serviço público, dos homens e agentes públicos, no exercício da função; concorrerá para a minimização do desperdícios de recursos do tesouro público, daí decorrentes; concorrerá, também, para a eliminação de contratos superfaturados, de da mal versação de recursos públicos, de obras/serviços atrasados e/ou inacabados, de objetos sem sem qualidade; concorrerá ainda, para o aumento da boa e correta funcionalidade e da qualidade das obras e da prestação de serviços públicos à população; etc.
Acho que vocês, cidadãos brasileiros e formadores de opinião, podem muito, melhorarem essas ideias e multiplicá-las, para que todos os cidadãos de nosso país, conheçam e tomem consciência de seus direitos, responsabilidades e de seu Poder Constitucional e, complementado sua iniciativa sobre esses assuntos, se interessando em lê e consultar com maior frequência, as Constituições Federal e a de seu Estado, assim como a Lei Orgânica de seu Município e, para se instruírem e se prepararem para melhor defenderem seus interesse e da Comunidade, bem como reclamarem e cobrarem com maior constância e amparo legal, os Presidentes e Membros das CFCs ou Similares de sua Assembleia Legislativa e/ou Câmara Municipal de Vereadores de seu município
São essas, nossas singelas contribuições e sugestões para a melhoria de nosso ambiente comunitário e, um país que acreditamos e amamos, que é o nosso BRASIL, Terra da Santa Cruz e Coração do mundo e Pátria do Evangelho de Cristo. Façam sua parte amando ao seu próximo e, confiantes na liberdade, na fraternidade, na igualdade e na justiça imparcial, dons de Deus, que não tardarão a se manifestar na defesa de nossa pátria. Que Deus salve o Brasil.
https://www.brasil247.com/pt/colunistas/carlosdincao/337148/Sobre-a-ignorância.htm

Sebastião Farias
Um cidadão brasileiro”

Robson

17/05/2018 - 20h54

Aí Miguel é só ter um pouquinho de calma. Estamos no jogo! Ehehehe.
Vice Celso Amorim. Abração

Dio

17/05/2018 - 20h51

Ótima notícia.
Agora o “isolamento” do pt acusado por Camilo não vai ser tão isolado assim.


Leia mais

Recentes

Recentes