Menu

Bolsonaro te acha otário. Por Celso Rocha de Barros

Publicado na Folha de São Paulo É preciso ter muita cautela ao interpretar o apoio à greve dos caminhoneiros nas redes sociais. A turma de Bolsonaro está bastante engajada para aumentar a visibilidade do movimento grevista e reforçar a impressão de que ele é popular. Não sabemos se esse entusiasmo nas redes sociais reflete bem […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Publicado na Folha de São Paulo

É preciso ter muita cautela ao interpretar o apoio à greve dos caminhoneiros nas redes sociais. A turma de Bolsonaro está bastante engajada para aumentar a visibilidade do movimento grevista e reforçar a impressão de que ele é popular. Não sabemos se esse entusiasmo nas redes sociais reflete bem a opinião da turma na fila dos supermercados.

Mas é possível mesmo que haja algum nível de simpatia pela greve. Há gente com esperança de que a greve reduza o preço da gasolina. O governo Temer é o mais impopular da história. E, ainda assim, mesmo com tudo isso, é surpreendente que um movimento que leva pessoas em pânico a estocar alimentos desperte qualquer entusiasmo no público.

A primeira suspeita é que a simpatia pela greve seja uma reação ao sucesso do sistema político em seu esforço de evitar surpresas na eleição de 2018. Os outsiders não conseguiram os apoios partidários com que contavam. As regras de financiamento eleitoral favorecem fortemente a manutenção do status quo.

O público pode não conhecer os detalhes desses mecanismos, mas já notou, pela lista de candidatos disponíveis, que a eleição deve ser bem mais parecida com as anteriores do que esperavam que a Lava Jato dizimasse o sistema. Diante disso, a ideia de uma grande mobilização que pare o país e “mande um recado para o poder” pode parecer sedutora.

Se for isso, é preciso explicar para o público que ele está, de novo, sendo feito de otário.

Há uma questão bastante específica que ajudou a desencadear a greve —os aumentos constantes de preço dos combustíveis tornaram o planejamento dos fretes impraticável. É certamente possível encontrar uma solução prática para esse problema, e imagino que algo nesse sentido seja feito nos próximos dias.

Mas também há fortes suspeitas de que a greve foi, em parte, um locaute, um movimento de empresas de transporte para conseguir dinheiro do governo. Ninguém nessa turma é seu amigo, leitor. Se as empresas vencerem, teremos que pagar mais impostos.

E se você acha que roubarem seu dinheiro e te deixarem sem comida é a pior coisa que pode lhe acontecer nessa história, veja só o que Bolsonaro está fazendo.

Bolsonaro gosta da greve dos caminhoneiros porque cedo ou tarde alguém vai morrer sem hemodiálise por causa da paralisação, e Bolsonaro quer que pessoas morram sem hemodiálise. Bolsonaro apoia a greve dos caminhoneiros porque o desabastecimento vai deixar a população com fome, e Bolsonaro quer a população com fome.

Bolsonaro quer isso tudo porque sabe que quanto mais você estiver com raiva, medo e fome, quanto mais estiver desesperado e sem saber o que fazer, menor será sua capacidade de pensar direito. E ninguém jamais votará em Bolsonaro se estiver pensando direito.

Bolsonaro apoia a greve para produzir desordem agora e vender ordem em outubro.

Cai nessa quem for otário. Bolsonaro já foi condenado em primeira instância por planejar a colocação de bomba no próprio quartel para pedir aumento de salário —acabou livrado pelo Superior Tribunal Militar. Apoiou o motim policial do Espírito Santo no ano passado. É incapaz de criticar as milícias que aterrorizam o Rio de Janeiro. E agora torce pelo caos.

Bolsonaro nunca vai lhe entregar ordem, amigo. Se houver ordem, você vai conseguir pensar direito. E quem estiver pensando direito jamais votará em Bolsonaro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carla de oliveira

29/05/2018 - 22h52

VIVA BOLSONARO. VIVA BOLSONARO. VIVA BOLSONARO. VIVA BOLSONARO. VIVA BOLSONARO. VIVA BOLSONARO. VIVA BOLSONARO. VIVA BOLSONARO.

Sergio Sete

29/05/2018 - 11h29

Pessoal com memória fraca.
Por que ninguém lembra do vídeo do presidiário Luis Inácio chamando os brasileiros de desgraçados?

David william

28/05/2018 - 14h56

Vocas sabem mesmo como afunda .Destruir um jornaleco mesmo ne? com materias desse tipo e que voces acham msmo que vao denegri destrui a imagem do Jair esse ripo de comentarios nem aranha.pode iventar outras mentira porque esssa nao cola

    Adalberto

    28/05/2018 - 15h15

    Realmente, concordo! Mas isso, pode acabar com seu “mito” retadão: Procure no google: jair+assalto+1995. Não! Não é fake news! Procure no “e-farsas”. Tentei postar aqui, mas o sistema bloqueou.

Olavo

28/05/2018 - 13h52

Que lixo de matéria!!! Celso Rocha, pare de beber água do vaso…

Adalberto

28/05/2018 - 11h27

Miguel, todo mundo que acessa este portal e tem um tico-teco funcionando sabe disso e não votaria de jeito nenhum nesse pau-de-bosta. Agora acreditar que “as pessoas vão morrer por causa de falta de dialise” ou “de forme” é outra questão: Isto é o que a musa prateada do Horto e o vampirão neoliberalista estão insistindo em seus discursos. Sugiro investigarem isso antes de caírem no mesmo barco. Outra coisa é o apoio. Sim, há apoio popular sim. Ninguém aguenta mais as bandalheiras deste governo maldito, o partido da justiça, estes militares nacionalistas (sic), a rede Globo e a poha toda! As pessoas com quem falo por ai estão dispostas a um sacrifício. A única questão ai é por quanto tempo. Agora, com certeza, quem não faria este sacrifício é classe média alucinada que fica repetindo lugares comuns que vem da Globo News ou Veja e postam isto, com ar blasé de sábio tolo, em páginas sobre defesa, como aquelas do “Forças de Defesa”.

É lockout. Puxa! É empresário esta por trás? Vão quer subsidio? Quem vai pagar sou eu? Insistindo nesta tese? Qual a origem? Novamente, Vampirão e Globo. Sim, e dai? Estão errados? O preço do combustível não esta um absurdo? Por serem “empresários” não tem direito a revindicar? Sim! E os autônomos? Estão esquecendo deles? Acham que representam quanto da frota nacional de 1.000.000 de caminhões? Tudo tem um porem, galera! Vamos parar com esse pensamento unidimensional mecanicista!

    Elias P.

    28/05/2018 - 12h23

    Apoio popular?
    Existem grupos multifacetados que apoiam a greve e por razões diferentes.
    Se o apoio popular é para cortar simplesmente os impostos é uma apoio burro que não resolve o problema. Então mesmo que haja diferentes apoio é preciso ter alguma ideia de que solução pode ajudar a resolver o problema e não causar mais problemas como temo vistos.
    Não precisava chamar forças de segurança nem militares – isso é uma açao absurda do governo de entreguista.
    A primeira solução seria demitir o agente entreguista do PSDB Pedro Parente e voltar a políticas de preços dos combustíveis do período do partido dos trabalhadores.
    Existem muitas outras soluções políticas para dar competitividade e baratear o transporte. Como por exemplo , acabar com o pedágio privado – um propinoduto mega corrupto criado exatamente pelos governos do PSDB.
    Muitos caminhoneiros – autonomos – estão simplesmente desempregados como a maioria da população, pois o número de fretes diminuiram substancialmente. Muitos vão continuar sem trabalhar nas circunstancias econômicas atuais mesmo que o preço dos combustíveis venham a cair.
    Culpa do golpe de estado que parou setores como construção civil, construção da infraestrutura. Parou tudo, indústria, comercio. “transporte”.
    O golpe de estado do PSDB/MDB parou a economia brasileira de forma sem precedente na história.
    27 milhões de desempregados ou tentando sobreviver com sub empregos.
    Sem atividade econômica, não há consumo e não há transporte.

      Adalberto

      28/05/2018 - 12h37

      Não, meu caro. Você esta apenas enxergando a superfície e dando uma justificativa simples para este apoio. Esta justifica poderia estar associada a um parcela da população que usa carro. Não conseguimos mobilizar a massa para a nossa causa, que é a luta contra o golpe. Os caminhoneiros conseguiram. Caminheiro autônomo, por definição, não tem vínculo trabalhista. Fazem carreto. Eles são comuns em cidade do interior – vi demais nos três anos que morei lá. Nas grandes cidades, o carreto é feito com pickups ou furgões ou pequenos caminhões. Cegonheiros, carros-pipas de água e combustível tão são autônomos. Eles representam uma parcela expressiva do expressiva desta equação que o artigo da Folha de São Paulo (inimigo!) esta ignorando. Quanto as outras colocações, concordo com o colega. Você foi muito exato.

    carla de oliveira

    29/05/2018 - 22h55

    UM COMUNISTÃO INTENLINGENTISTA .KKKKKKKKK CU

RedPill

28/05/2018 - 11h18

Hoje, a América tem quase 70 trilhões de dólares em dívidas, e essa dívida está disparando a uma taxa exponencial. Normalmente, a maior parte do foco na dívida nacional, que agora é de 21 trilhões de dólares e em ascensão, mas quando você totaliza todas as formas de dívida em nossa sociedade, chega a um total geral de pouco menos de 70 trilhões de dólares. Muitas pessoas parecem acreditar que os desequilíbrios da dívida que existiam antes da grande crise financeira de 2008 foram resolvidos, mas esse não é o caso. Estamos vivendo na fase terminal da maior bolha de endividamento da história, e a cada dia que passa a montanha da dívida continua cada vez maior. Simplesmente não é matematicamente possível que a dívida continue crescendo a um ritmo muitas vezes maior do que o crescimento do PIB, e em algum momento essa bolha absurda chegará a um fim abrupto. Então aqueles que estão prevendo muitos anos de prosperidade estão simplesmente delirando. Nosso atual padrão de vida é fortemente alimentado por dívidas e, em algum momento, vamos atingir um muro.

http://theeconomiccollapseblog.com/archives/why-america-is-heading-straight-toward-the-worst-debt-crisis-in-history


Leia mais

Recentes

Recentes