Boulos na Carta Capital (ao vivo!)

Negociação anunciada por Marina é ‘fake news’, diz presidente do PSB

Por Redação

12 de junho de 2018 : 22h38

Publicado no jornal O Globo

BRASÍLIA — Depois de a pré-candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, ter anunciado que negociava uma aliança com o PSB, o comando da sigla socialista reagiu nesta terça-feira e negou qualquer aproximação com a ex-senadora. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, classificou a afirmação de Marina de “fake news”, uma possibilidade que não passaria de “sonho” de Marina.

Durante um evento na segunda-feira, em São Paulo, Marina disse ter aberto conversas com o PHS, o PMN e o PSB. Apesar das declarações da pré-candidata, nas últimas semanas o partido comandado por Siqueira passou a fazer sinais públicos de aproximação à candidatura do pedetista Ciro Gomes.

— É fake news total (a aproximação com Marina). Nós sempre tivemos ótimas relações com a Rede, mas eles decidiram romper com três governadores do PSB de forma unilateral. A Rede passou a ser oposição ao PSB no Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba. Por isso, uma aliança não passará de um sonho — diz Carlos Siqueira ao GLOBO.

Na mesma linha de Siqueira, os governadores do PSB ficaram surpreendidos pelo rompimento da Rede. O caso de Pernambuco é emblemático, dizem, porque foi um dos poucos estados onde ela venceu na eleição de 2014. O candidato a governador no estado pela Rede é o ex-prefeito de Petrolina, o ex-medebista Júlio Lóssio, adversário ferrenho do senador Fernando Bezerra (MDB), o atual comandante da legenda em Pernambuco.

— A Rede se afastou do nosso governo sem dar uma razão clara. Tínhamos uma relação política de diálogo com Marina. Fazíamos conversas periódicas com ela e com a Rede. Sérgio Xavier, importante quadro da Rede, inclusive, fazia parte da nossa gestão como secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Foi um grande parceiro nosso, sério, comprometido. Sérgio deixou a secretaria sem compreender bem as razões que levaram a esse rompimento. Esse afastamento foi uma escolha da Rede, que não entendemos e só podemos aceitar — disse nesta o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Apesar do rompimento, Paulo Câmara quer manter as portas abertas para um eventual segundo turno.A nível nacional, entretanto, uma aliança com Marina é muito pouco provável. O PSB de Pernambuco negocia uma aliança com o PT do senador Humberto Costa, inclusive para retirar do páreo a pré-candidata petista ao governo, Marilia Arraes, prima de Eduardo Campos.

Mais assertivo que Paulo Câmara, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, diz que já trabalha para que o PSB apoie Ciro Gomes e para que o partido indique como seu vice o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda.

O governador do DF diz que respeita e tem muito carinho por Marina, que é “uma grande referência”, mas apesar de a Rede ocupar lugar de destaque em seu governo desde o início, ocupando cargos como a Secretaria do Meio Ambiente, o comando do partido resolveu, de uma hora para outra, sair do governo, alegando que ficaria independente nas eleições.— Me surpreendi. Eles queriam ficar independentes na eleição, mas não guardo nenhuma mágoa, nenhum ressentimento. Cada partido tem liberdade total para escolher seu caminho na eleição — disse Rollemberg.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Alan Cepile

13 de junho de 2018 às 15h52

Marina é a maior decepção política da última década.

Conseguiu barrar Cristóvão Buarque e Marta Suplicy.

Responder

Douglas

13 de junho de 2018 às 12h54

Marina querida, deixe esse povo do PSB em segundo plano, esse presidente do PSB se acha, vc é maior que esse partidozinho todo, força e rumo a vitória, o povo de bem e livre está contigo, inclusive aqui em.pernambuco.

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com