Menu

Ciro à Americas Quarterly: “Meu projeto é de centro-esquerda”

Ciro Gomes deu uma entrevista a uma das maiores revistas econômicas do mundo, em que prometeu expropriar todas as reservas entregues pelos golpistas (e usa esse termo mesmo: golpistas) às multinacionais estrangeiras, diz que o Brasil vive sob um “golpe de Estado”, defende a Lei da Partilha do petróleo (que ele ajudou a escrever) e […]

27 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
(Foto: Ciro Gomes diante do túmulo de Brizola, esta semana).

Ciro Gomes deu uma entrevista a uma das maiores revistas econômicas do mundo, em que prometeu expropriar todas as reservas entregues pelos golpistas (e usa esse termo mesmo: golpistas) às multinacionais estrangeiras, diz que o Brasil vive sob um “golpe de Estado”, defende a Lei da Partilha do petróleo (que ele ajudou a escrever) e afirma que o seu projeto é de “centroesquerda”.

Setores partidários estão disseminando frases descontextualizadas, afirmando exatamente o contrário do que Ciro falou na entrevista.

***

Trechos da entrevista de Ciro à Americas Quarterly:

“I am convinced that Brazil is living under a coup. What does the coupmonger (NOTE: Gomes was apparently referring to President Michel Temer) do? He approves a law, repealing the Lei de Partilha.”

[Tradução: Estou convencido que o Brasil está vivendo sob um golpe. O que o golpista faz? Aprova uma lei anulando a Lei da Partilha.]

(…)

“To be clear to the foreign investor, I am announcing and I will repeat to you: all Brazilian oil fields that were sold abroad after the coup and after the repeal of the Lei de Partilha, shall be expropriated – with due compensation.”

[Tradução: Para ser claro com o investidor estrangeiro, estou anunciando e vou repetir para você: todos os campos brasileiros de petróleo que foram vendidos lá fora após o golpe e após a anulação da Lei da Partilha, serão expropriados – com a devida compensação.]

(…)

“My project is the center-left. Very clearly. Brazil does not need, and cannot endure, a leftist government. Brazil needs a project that brings together the practical interests of those who produce and the practical interests of those who work.”

[Tradução: Meu projeto é de centroesquerda. Muito claramente. O Brasil não precisa e não pode suportar um governo esquerdista (Nota tradutor: aqui claramente num sentido de radicalismo). O Brasil precisa de um projeto que una os interesses práticos de quem produz e os interesses práticos de quem trabalha.]

***

Afastar o radicalismo, nem que seja apenas com figuras de retórica, querer conquistar o eleitor de centro, esmagadora maioria da população, não é um erro de Ciro Gomes. É o unico caminho para levar a centro-esquerda de volta ao poder.

Seu discurso de governo, hoje, está léguas à esquerda, por exemplo, do discurso de Lula em 2002, e sua carta aos banqueiros. E Ciro deixou claro que não nomeará um Joaquim Levy para a Fazenda.

Então sejamos honestos e vamos debater ideias. O golpe precisa ser derrotado e para isso é necessário, sobretudo, bom senso por parte da esquerda.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rogerio Abreu

30/06/2018 - 21h16

Que saudade dos tempos do Óleo do Diabo…

Terencio Fagundes

24/06/2018 - 06h31

Com essa divisão da esquerda, acho que teremos Bolsonazi x Fadinha da Floresta no segundo turno…

José Carlos Oliveira Marques

23/06/2018 - 15h43

Candidato preparado como Ciro Gomes não tem no Brasil. #Ciro12!!!

Iracema Prestes Brandão

22/06/2018 - 19h14

Antes, no caso do Lula não poder concorrer à presidência, o meu voto poderia ser de Ciro. À medida em que ele vai falando e se explicando, vai perdendo os votos da centro-esquerda. O meu já perdeu.

Queroquero

22/06/2018 - 19h06

Lula Livre!!! Lula presidente!!!

Vicente Portella

22/06/2018 - 18h50

Perfeita análise. Simplesmente perfeita.
Ciro está no campo correto e tem um projeto de Brasil.

Fred

22/06/2018 - 18h27

Moralmente fantástico, mas politicamente não sei bem… Gente muito graúda por trás destes interesses que Ciro diz atacar… Esse povo mata presidentes, destrói democracias, estados… Porque não o Ciro?

Gabriel Soares

22/06/2018 - 18h22

Gente o Pt invés de perseguir o Ciro Gomes deveria está agora neste momento pensando ? como vai fazer para se defender de um ex ministro da fazenda Antônio Palocci foi amologada delação premiada pela justiça

Rodolfo Matos

22/06/2018 - 18h06

Uma raposa política como Ciro Gomes foi demasiado ingênua na entrevista, pois deu margem a manchetes como essas. Alguém como ele necessita entender que manchetes importam mais que os textos pra maioria das pessoas que não parará pra ler entrevistas ou matérias sobre política. Isso será visto como um mal sinal que afastará eleitores de esquerda dele e sem nenhuma garantia de atrair votos da direita.

E se temos um governo radical de direita, qual o problema haver um movimento mais radical de esquerda pra bater de frente? Pode-se alegar que não há armas, não há nada, mas pode-se conseguir organizar esse movimento. Por exemplo, uma aliança de esquerda desde o começo (como em 1998) renderá maior chance de acumular maior coeficiente eleitoral e maior garantia de eleição de congressistas, o torna mais viável a aprovação de leis que porão rédeas no judiciário, nas polícias e nas forças armadas. E o cenário político é diferente de 1998.

Jandui Tupinambás

22/06/2018 - 17h18

Miguel,

você está me forçando duvidar de suas boas intenções. Me desculpe.

Tá difícil. A cada merda que o Ciro fala, você protege com uma manchete a lá Folha de São Paulo.

Que decadência…

    Miguel do Rosário

    22/06/2018 - 17h43

    não é o contrário? quem está duvidando das boas intenções de algumas pessoas sou eu. e quem está usando manchetes tendenciosas são outros. estou começando a ficar desconfiado.

Marcelle

22/06/2018 - 15h51

Concordo com Paul Pepper (segundo Duplo Expresso que ADORO!) nessa hora o Brizola deve ter se revirado no túmulo ao ser agraciado por uma pessoa que apoia a maior fraude processual criada pela Globo que o Brizola odiava.
Deus me livre votar no Ciro. Prefiro votar no poste que o Lula indicar.

    Ultra Mario

    22/06/2018 - 18h06

    Ao invés de servir de capacho do Lula que tal usar a própria cabeça, analisar todas as propostas e escolher um candidato?

      Marcelle

      22/06/2018 - 22h19

      Como sou do meio jurídico e o Ciro tb, como pode um homem tão inteligente defender a lava jato? È uma aberração jurídica. Está acabando com ordenamento jurídico brasileiro e vc vem me dizer que não penso com a própria cabeça? Amigo, sente com um amigo advogado criminalista e constitucionalista e bata um papo sobre lava jato, depois vem me julgar.

Marcelle

22/06/2018 - 15h45

Puxa vida, e agora José?
Como apoiar quem apoia a maior fraude processual da história, a lava jato?
Olha Miguel ainda está em tempo de rever seus conceitos. Vc está se queimando ao apoiar Ciro.

Leandro_O

22/06/2018 - 15h11

O Ciro ao invés de dar uma de PT, “fingir ser extrema esquerda e depois fazer conchavos, alianças e nomeações do entreguismo”, não, prefere deixar tudo às claras bem antes da eleição. Dá no que dá. Alianças com gente mais à direita é monopólio do PT – essa é a raiva.

    Aliança Nacional Libertadora

    22/06/2018 - 15h05

    O cafezinho também é fã da Lava a Jato…..se não fosse ela não teria a oportunidade de defender Ciro com tanta veemência chantagista. Mais uma vez não é a toa existe o Duplo Expresso….o Pimenta ao dizer que Ciro e Leonel não são do mesmo partido…..conseguiu criar um CPI da indústria das delações dentro da “Operação” do qual Ciro e seus apoiadores são fãs…..e mesmo que se prove as fraudes da Operação do Golpe…… será muito grato a Sérgio Moro por prender o Lula falsamente acusado e condenado sem provas…..e permitindo seus eleitores à serem vítimas de qualquer chantagem eleitoreira de oportunistas….

Luís Henrique

22/06/2018 - 14h20

E a parte do apoio total à operação golpista lava-jato? Qual o contorcionismo que tu vai fazer para justificar essa?

henrique de oliveira

22/06/2018 - 14h18

Ciro é pior que Temer , mais um entreguista , não se iludam o cara é de extrema direita ,é LULA ou NADA.

Renata

22/06/2018 - 13h40

Acho que, nesse momento tenebroso do país, a leviandade com que Ciro trata a situação de Lula e com que elogia a Lava Jato deveria ser alvo de alguma reflexão sua, antes tão crítico do arbítrio.

Ricardo JC

22/06/2018 - 13h11

Convenhamos Miguel, a questão relacionada às propostas do Ciro está a léguas de ser entendida. Evidentemente, há propostas que são como música aos ouvidos de quem defende um país mais justo, como o aumento da tributação de hernças e a tributação da renda oriunda de lucors e dividendos. Entretanto, há questões que stão muito mal resolvidas e estas, para quem procura um candidato à esquerda são, no mínimo, muito sensíveis. Vou lhe dar um exemplo. Ciro Gomes tem declarado, com veemência, que é a favor e apoia a Lava Jato. Só esta declaração, sozinha, faz com que eu o descarte completamente como opção para presidente. A Lava Jato não tem nenhuma relação com o combate à corrupção. Todos nós sabemos disto. Tem vezes que até rio quando o ministro barroso (com minúsculas mesmo) fala em uma “nova ordem”. Naturalmente, ele se refere a uma coisa, mas na verdade o que temos é outra coisa. Não deixa de ser uma nova ordem, baseada no desprezo total pela Constituição e imposição do projeto de poder dasa elites e dos nossos vizinhos do norte. Você reiteradamente tem dito que nenhum candidato poderá se colocar frontalmente contra a Lava Jato, sob pena de flertar com o fracasso total. Então lhe digo que não concordo com isto. A campanha eleitoral deverá servir justamente para que a caixa preta da Lava Jato seja aberta. Fica mais fácil aderir do que enfrentar, não é? Onde está a coragem de Ciro Gomes? Ao final, se for eleito, o que não acredito e espero que não aconteça, estará refém desta “nova ordem”. Impossível lidar com isso, pelo menos para mim. Além do mais, há uma enorme dose de dubiedade nas declarações de Ciro…poderíamos até debater isto com mais afinco no blog (que atualmente se esforça quase que excusivamente em levantar a bola do candidato), com o objetivo de clarear as ideias, já que muitas pessoas de fato pensam em votar nele e precisam e merecem ser totalmente esclarecidas.

    Gustavo

    22/06/2018 - 13h47

    Caro Ricardo, acho importante sua colacação. Ciro já disse que todas suas propostas serão apresentadas por escrito antes das eleições (ele tem dito que o programa estará pronto em julho, se não me engano). Então tenhamos paciência neste momento, tal discussão poderá ser feita com bases realmente sólidas nos próximos meses.

Dio

22/06/2018 - 12h16

Já que o tradutor traduziu a esquerda de ciro como radicais de esquerda, é bom saber o que ele chama de centro.
Será que ele se refere ao mesmo “centro” que a mídia nacional?
Sendo só um eufemismo de direita neoliberal? Será?

Tico Tico

22/06/2018 - 11h59

Ai ai ai ai Miguel…
Você é muito melhor do que isso.

    Miguel do Rosário

    22/06/2018 - 12h04

    Por que, Tico Tico? Eu disse alguma mentira? Não estão espalhando exatamente o contrário que Ciro Gomes disse?


Leia mais

Recentes

Recentes