Ciro à Americas Quarterly: “Meu projeto é de centro-esquerda”

(Foto: Ciro Gomes diante do túmulo de Brizola, esta semana).

Ciro Gomes deu uma entrevista a uma das maiores revistas econômicas do mundo, em que prometeu expropriar todas as reservas entregues pelos golpistas (e usa esse termo mesmo: golpistas) às multinacionais estrangeiras, diz que o Brasil vive sob um “golpe de Estado”, defende a Lei da Partilha do petróleo (que ele ajudou a escrever) e afirma que o seu projeto é de “centroesquerda”.

Setores partidários estão disseminando frases descontextualizadas, afirmando exatamente o contrário do que Ciro falou na entrevista.

***

Trechos da entrevista de Ciro à Americas Quarterly:

“I am convinced that Brazil is living under a coup. What does the coupmonger (NOTE: Gomes was apparently referring to President Michel Temer) do? He approves a law, repealing the Lei de Partilha.”

[Tradução: Estou convencido que o Brasil está vivendo sob um golpe. O que o golpista faz? Aprova uma lei anulando a Lei da Partilha.]

(…)

“To be clear to the foreign investor, I am announcing and I will repeat to you: all Brazilian oil fields that were sold abroad after the coup and after the repeal of the Lei de Partilha, shall be expropriated – with due compensation.”

[Tradução: Para ser claro com o investidor estrangeiro, estou anunciando e vou repetir para você: todos os campos brasileiros de petróleo que foram vendidos lá fora após o golpe e após a anulação da Lei da Partilha, serão expropriados – com a devida compensação.]

(…)

“My project is the center-left. Very clearly. Brazil does not need, and cannot endure, a leftist government. Brazil needs a project that brings together the practical interests of those who produce and the practical interests of those who work.”

[Tradução: Meu projeto é de centroesquerda. Muito claramente. O Brasil não precisa e não pode suportar um governo esquerdista (Nota tradutor: aqui claramente num sentido de radicalismo). O Brasil precisa de um projeto que una os interesses práticos de quem produz e os interesses práticos de quem trabalha.]

***

Afastar o radicalismo, nem que seja apenas com figuras de retórica, querer conquistar o eleitor de centro, esmagadora maioria da população, não é um erro de Ciro Gomes. É o unico caminho para levar a centro-esquerda de volta ao poder.

Seu discurso de governo, hoje, está léguas à esquerda, por exemplo, do discurso de Lula em 2002, e sua carta aos banqueiros. E Ciro deixou claro que não nomeará um Joaquim Levy para a Fazenda.

Então sejamos honestos e vamos debater ideias. O golpe precisa ser derrotado e para isso é necessário, sobretudo, bom senso por parte da esquerda.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.