Menu

A entrevista de Gleisi aos correspondentes estrangeiros

Na Reuters PT não trabalha com hipótese de Haddad assumir candidatura e irá até o fim com Lula, diz Gleisi Por Eduardo Simões 5 MIN, DE LEITURA SÃO PAULO (Reuters) – O PT não trabalha com a hipótese de o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assumir a candidatura à Presidência no lugar do ex-presidente […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, durante entrevista coletiva em São Paulo 13/08/2018 REUTERS/Paulo Whitaker

Na Reuters

PT não trabalha com hipótese de Haddad assumir candidatura e irá até o fim com Lula, diz Gleisi

Por Eduardo Simões
5 MIN, DE LEITURA

SÃO PAULO (Reuters) – O PT não trabalha com a hipótese de o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assumir a candidatura à Presidência no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e irá às últimas consequências com a postulação de Lula, que estará na campanha eleitoral “de um jeito ou de outro”, disse nesta segunda-feira a presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann.

Em entrevista coletiva na sede nacional do PT no centro de São Paulo, Gleisi reiterou que a candidatura de Lula ao Planalto será registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira, e disse que o registro será acompanhado de um “grande ato popular” promovido por movimentos sociais, como o Movimento dos Sem-Terra (MST).

Segundo Gleisi, Haddad será registrado como vice na chapa de Lula e atuará como porta-voz do ex-presidente em viagens pelo Brasil, enquanto Lula estiver preso em Curitiba cumprindo pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

“Não estamos trabalhando com a hipótese de ele (Haddad) assumir a candidatura de Lula”, disse Gleisi durante a entrevista.

A presidente do PT afirmou que o partido buscará junto à Justiça Eleitoral que Lula possa participar da campanha eleitoral mesmo preso, mas avisou que ele estará na campanha “de um jeito ou de outro” e falará ao povo brasileiro “de um jeito ou de outro”.

Na avaliação do PT, disse Gleisi, Lula só não vencerá a eleição se for impedido de concorrer, o que, para ela, seria uma violência.

“Você não tem eleições livres e democráticas se proibir o principal candidato de disputar”, disse Gleisi, se referindo ao fato de Lula liderar as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República.

O PT e movimentos sociais planejam uma caminhada com cerca de 40 mil pessoas, pelas estimativas preliminares, em Brasília para registrar a candidatura de Lula na quarta-feira.

Gleisi comparou o que avalia ser uma atuação política do Judiciário no Brasil e em outros países da América Latina com as ditaduras militares que governaram países da região nas décadas de 1960 a 1980.

CARTA DE LULA

Em carta enviada a uma emissora de rádio do Ceará, Lula também reiterou que será candidato ao Palácio do Planalto na eleição de outubro.

“Sou sim candidato à Presidência da República”, disse Lula na carta à Rádio Povo.

“Acharam que me isolando aqui, me calariam, mas eu falarei pela voz do companheiro Fernando Haddad e da companheira Manuela D’Ávila. Que irão viajar o Brasil dizendo o que estamos propondo para consertar tudo que o golpe desarrumou neste país”, acrescentou Lula, se referindo também à deputada estadual gaúcha do PCdoB, que assumirá a vaga de vice na chapa presidencial petista quando a situação jurídica for resolvida.

Em entrevista à mesma emissora, Haddad seguiu na linha apresentada por Gleisi e reforçou que o PT usará todos os recursos possíveis para tentar garantir a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

Haddad, que deverá assumir a candidatura presidencial em caso de impugnação de Lula, também é o coordenador do programa de governo deste ano.

“Podem prender um homem, mas não podem prender a força política que ele representa e a esperança do povo brasileiro em dias melhores”, disse o ex-prefeito.

Condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Lula deve ser barrado com base na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis condenados por órgãos colegiados da Justiça.

Gleisi, no entanto, afirmou que a jurisprudência existente impede que um cidadão perca os direitos políticos antes que sejam julgados todos os recursos possíveis contra sua sentença condenatória e afirmou que, da maneira que vem sendo usada —para ela como instrumento político—, a Lei da Ficha Limpa é inconstitucional. A legislação foi sancionada por Lula quando ele era presidente.

BOLSONARO E PSDB

Na entrevista aos correspondentes estrangeiros, Gleisi também foi indagada sobre o candidato do PSL ao Palácio do Planalto, deputado Jair Bolsonaro, que lidera as pesquisas nos cenários em que Lula não aparece como candidato.

Para ela, a ascensão do capitão da reserva do Exército é “obra e arte do PSDB”.

“Eles estimularam tanto o ódio nesse país, tanta raiva, fizeram tanta campanha violenta para cima do PT, para cima das forças progressistas, que trouxeram o Bolsonaro para a cena”, avaliou Gleisi, que disse ainda que o candidato do PSL pode ser um problema para o postulante do PSDB ao Planalto, Geraldo Alckmin.

“Deram voz à extrema-direita. Tanto que me parece agora que o Alckmin está preocupado em combater o Bolsonaro para retomar o espaço. Não sei se ele vai conseguir”, acrescentou a petista.

Por Eduardo Simões

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcus Padilha

16/08/2018 - 16h51

Ué, isso aqui virou a caixa de comentários do anta-agonista?

Jandui Tupinambás

16/08/2018 - 08h02

Miguel,

você está cuspindo no seu patrimônio.

Ainda é tempo de reagir.

    Jochann Daniel

    16/08/2018 - 14h23

    Esta guarida exagerada
    do Miguel do Rosário
    a trollers notórios,
    que achincalham,
    debocham, tiram a força
    das matérias publicadas
    está meio…………………………………………estranha………..!!!!!!!!!!!!!!!!

willy

15/08/2018 - 18h36

Sinceramente nao sei porque esta boca de latrina continua a cagar pela boca o PT.Lula,Haddad e todos os polticos deste pais terao uma supresa nestas eleiçoes e viva o TSE e a ficha limpa.

    Jochann Daniel

    15/08/2018 - 21h57

    Miguel a culpa é sua
    se você deixa
    esse tipo de gente
    emporcalhar o seu site.
    Se é assim
    que você quer,
    daqui a pouco
    as pessoas de bem
    vão embora,
    e o Cafezinho
    vai ser o paraíso
    dos trollers.
    Belo serviço,
    Miguel,
    ao Lula,
    ao Ciro,
    à esquerda,
    ao pais Brasil,
    aos brasileiros…………..
    Cafezinho virando chiqueiro
    é isso que você quer????

Carlos Alberto Moreira

15/08/2018 - 17h33

Realmente a Gleisi é uma figura estranha. Escapou da cadeia pore causa da benevolente 2ª turma do STF, que foi preparada para soltar corruptos do PT.

    Junior Filho

    17/08/2018 - 05h36

    E o Aécio Neves pq tá solto ?
    Toma vergonha na cara. O Aecio é ladrão e tá solto, o Supremo bundao não o prendeu. O Supremo bundao sequer teve coragem de prender o Rocha Loures, e nem o Moro ou qualquer outro juiz teve peito para isso.
    A verdade dói, né !
    Por mim podem prender todo o pt se roubou, mas não prender tucano ladrão é blinda político do psdb. Aliás, nem os jornaloes falam mais do Loures e das malas de dinheiro do Temer e do Aécio. Como vc explica isso. Macaco não enxerga o rabo.

Antônio César Guimarães

15/08/2018 - 10h30

Tudo indica que o PT REALMENTE perdeu o foco e pior, o juízo.
Tá bem perto de ficarem com cara de IDIOTAS. PURO DESESPERO de quem tá sentindo o osso escorregando…e o sonho de uma Venezuela verde e amarela, fluir RALO a BAIXO.

    Jochann Daniel

    15/08/2018 - 14h38

    Caro “A> C. M. ” Desculpe, ACG
    Seu comentário
    cheira a coisa de …… troller
    Veja o vídeo
    >>>>>>>>>>>>>>> https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s
    Se você não é um troller,
    pago em dólares
    por nossos inimigos,
    você vai entender
    muita coisa.
    Porque é claro
    e óbvio
    que tem um mínimo
    de inteligência.
    Mas,
    se ficar de mimimi,
    masmasmas
    ou kkkkk
    ficará claro
    que você é um troller,
    mesmo………………..!!!!!

      PAULO CESAR REIS AROUCHE

      15/08/2018 - 18h58

      Por que será que o “Temer” fez tudo isso? por que os incompetentes do pt deixaram, quer dizer, entregaram tudo pela incompetencia de se manter no poder. pela megalomanice de achar que estao acima de tudo.

Sergio Sete

15/08/2018 - 09h04

Primeiro que a ré Gleisi tem problema psiquiátrico e não deve ser levada em consideração.

Segundo que desde o afastamento da Dilma o PT diz ser ilegítimo o governo do vice-presidente eleito na chapa deles, que o vice não tem direito, e agora querem uma candidatura com DOIS vices….

O PT realmente acabou.

    Jochann Daniel

    15/08/2018 - 14h44

    Caro “Sérgio Sete”
    Prá mim
    você
    é figurinha manjada,
    sempre a serviço…
    Mas, vamos lá >>>>>>>>>>>> prá voC~e
    o mesmo
    que sugeri a
    “ACM”
    (você mesmo?)
    no “comentário ”
    anterior
    VEJA O VÍDEO
    …………………
    …………………… senão
    (até jogo todas as minhas fichas)
    você é……………………..
    …………………………………
    mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Sergio Sete

      15/08/2018 - 15h10

      Mas claro que estou a serviço.
      Todos aqui estão.
      Uns estão a serviço do bom senso (como eu, por exemplo).
      Outros a serviço da acefalia socialista (como você, por exemplo).
      Cada um servindo ao que acha melhor.

        Jochann Daniel

        15/08/2018 - 21h46

        Uau,
        Isto é que é
        O manjado troller
        “Sergio Sete”
        deu seu parecer,
        como traidor da pátria que é,
        a serviço dos nossos inimigos.
        O cara de pau
        ainda faz esta auto defesa
        desculpe,
        mas,
        imbecil e ignóbil.
        Completamente vazia,
        porque não tem
        argumentos sólidos
        de defender sua presença
        canalha….
        De vulgar traidor da pátria…
        E ele não fala
        sobre esta minha
        terrível ofensa
        para um homem,
        de bem….
        Ignorou parecer
        sobre o vídeo.
        Lógico,
        bandido tem que passar de lado,
        ignorar a Verdade.
        E o Cafezinho
        continua dando guarida
        a esta ralé….

        Jochann Daniel

        15/08/2018 - 22h08

        “Sergio Sete”
        Cara de pau.
        Eu o chamo de traidor da pátria
        (prá mim
        uma ofensa fortíssima
        a uma pessoa de bem).
        Ele ignora,
        como foi bem treinado
        no Instituto mantido
        pelos nossos inimigos
        no Rio de Janeiro.
        Não menciona que viu o vídeo.
        E ainda diz
        que trair a pátria
        com seus “comentários”
        impedir a Verdade clarear
        (Lula absolutamente inocente,
        por exemplo)
        é bom senso.
        Canalha reles…..
        Mas, é bem provável
        que TODOS os leitores
        de comentários
        do Cafezinho
        já estão te sacando,
        caro troller ………………..

Alberto rosa

15/08/2018 - 08h16

Essa mulher so entende de uma coisa: Chifrar marido ,o ex ministro paulo bernado com o amante alexandre romano. Uma mulher que tem o codinome amante na lista da odebtrect nao ode ser levada a serio

    Nostradamus ( Consultores médicos psiquiatras )

    15/08/2018 - 13h29

    Cremos ser necessária uma moderação neste comentário por respeito às mulheres. E a senadora é presidente de um partido político. Não é questão de censura à opinião política mas enquadramento na civilidade mínima para trafegar na mídia. Estamos cobrando isso Miguel. Como é que fica isso ?

      Jochann Daniel

      15/08/2018 - 14h28

      Infelizmente Miguel do Roário
      continua deixando
      esses canalhas
      como este nojento “Alberto Rosa”
      (ou será “Sergio Sete”,
      ou “Antonio Cesar G”,
      ou…. ou … ????????????)
      emporcalharem
      seu site
      O Cafezinho.

Gustavo

14/08/2018 - 23h18

Nicolas Maduro proibiu Henrique Capriles de concorrer (e olha que o Capriles tinha muitas chances de ganhar)

Evo Morales fez um referendo sobre a chance de disputar um quarto mandato e perdeu por uma margem estreita de votos. Ignorou o referendo, se candidatou e está até hoje no poder.

Daniel Ortega retirou da constituição da Nicaragua o limite de reeleições, entrou novamente no poder em 2006 para sair em 2021 (se sair).

Isso seria a definição de eleições livres e democráticas ?

    Jochann Daniel

    15/08/2018 - 14h30

    Caro “Gustavo”
    Seu comentário
    cheira a coisa de …… troller
    Veja o vídeo
    >>>>>>>>>>>>>>> https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s
    Se você não é um troller,
    pago em dólares
    por nossos inimigos,
    você vai entender
    muita coisa.
    Porque é claro
    e óbvio
    que tem um mínimo
    de inteligência.
    Mas,
    se ficar de mimimi,
    masmasmas
    ou kkkkk
    ficará claro
    que você é um troller,
    mesmo………………..!!!!!

      Jochann Daniel

      15/08/2018 - 14h52

      Em tempo
      como mentem
      descaradamente
      esses traidores da pátria
      que nem este “Gustavo”.
      Mentem descaradamente
      como a Mídia
      sua chefe/comparsa.
      Caprile desistiu
      porque todas as pesquisas
      (inclusive de empresas multinacionais)
      indicavam
      que não teria
      nem 20%
      (vinte por cento)
      dos votos.
      Ele mesmo declarou:
      “Não temos mais chances, meu partido acabou” .

        Jochann Daniel

        15/08/2018 - 15h03

        Sobre Evo Morales
        não sei, mas,
        parece
        que os bolivianos
        tão gostando de viver
        com Satanás….
        Sobre Daniel Ortega,
        e o canal da Nicarágua
        chinês
        concorrente
        do Canal americano
        do Panamá,
        eu já comentei
        aqui no Cafezinho
        um artigo
        do site americano
        de esquerda
        Global Research.
        Lá pode-se depreender
        que é tudo igualzinho
        como aqui.
        Os Grandes Interesses Internacionais
        cooptam/controlam
        a Mídia
        nicaraguense >>>>>>>>>>>>>>>>> fazem campanha histérica de CORRUPÇÃO!!!!!!!!!!!!!CORRUPÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!CORRUPÇÃO
        E COM A AJUDA DA CIA
        e nicaraguenses
        traidores da pátria
        estão tentando
        derrrubar Ortega.
        Play it again, (uncle) Sam…………………

        Gustavo

        15/08/2018 - 20h22

        Caro Jochann Daniel,

        Não me sou traidor da pátria (sequer falei alguma coisa da Pátria no meu comentário). Talvez se você lesse antes de colocar sua resposta padrão pudesse argumentar.

        Você não apontou as referências sobre a pesquisa de opinião do Henrique Capriles (para algúem que quase derrotou Chaves não faz muito sentido ele ficar abaixo de 20% com Maduro)

        Não estou colocando em jogo se os bolivianos estão ou não gostando do Evo Morales, mas fato que ele fez um referendo, a população disse não e ele ignorou o resultado do referendo que ele mesmo convocou e foi pro quarto mandato. Isso não me parece democrático.

        Sobre a Nicarágua, não me parece muito democrático, alguém estar sempre se reelegendo e derrubar o limite de eleições pra continuar se reelegendo.

          Jochann Daniel

          15/08/2018 - 21h52

          OK caro
          Deixe os leitores julgarem.
          Você tem os seus pares
          (a Mídia)
          que te dão força.
          Mas,
          a maioria
          aqui no Cafezinho
          têm visão política
          mais esperta
          do que aqueles
          com quem você
          está acostumado a lidar.
          Deixemos eles julgarem
          sua linguagem
          (bem treinada) versus
          o que parece o lógico……..

Alan Cepile

14/08/2018 - 22h03

Gleisi continua confusa, vivendo num mundo só dela, esse blablabla de “grande ato popular” já tá dando nos nervos, sempre foi um papinho pra boi dormir do PT, não vai ter apoio da população e todo mundo sabe disso, vão ter meia dúzia do MST e meia dúzia da CUT, todas pagas com direito e ticket almoço.


Leia mais

Recentes

Recentes