Menu

Brasileiros vão a Brasília acompanhar o registro da candidatura Lula

No Brasil de Fato Mais de 30 mil brasileiros acompanharão registro da candidatura Lula em Brasília De forma inédita, multidão irá até o TSE para garantir a inscrição de um candidato na corrida eleitoral Brasil de Fato | Brasília (DF), 15 de Agosto de 2018 às 08:18 O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da […]

32 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Matheus Alves / Brasil de Fato.

No Brasil de Fato

Mais de 30 mil brasileiros acompanharão registro da candidatura Lula em Brasília

De forma inédita, multidão irá até o TSE para garantir a inscrição de um candidato na corrida eleitoral

Brasil de Fato | Brasília (DF), 15 de Agosto de 2018 às 08:18

O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será registrado como um dos concorrentes à Presidência da República nas eleições de outubro nesta quarta-feira (15). O protocolo do registro será acompanhado por uma ato popular em frente à sede da TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Pelo menos 30 mil eleitores estarão na manifestação, que deve começar às 14h desta quarta-feira (15).

A estimativa é da Frente Brasil Popular, que o organiza o ato em conjunto com outras manifestações com o objetivo de garantir a candidatura de Lula na disputa eleitoral.

“Queremos fazer um ato o mais amplo possível, muito popular, com candidatos a governador, a deputado, com as pastorais e, principalmente, queremos levar as pessoas para acompanhar a candidatura de Lula no TSE”, disse João Paulo Rodrigues, integrante da Direção Nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

O MST organizou uma marcha nacional em três colunas com trabalhadores e militantes de movimento populares de todas as regiões do país. A marcha caminhou durante cinco dias e chegou na terça-feira (14), em Brasília.

“Quem marchou os cinco dias nas estradas vai voltar para casa com a sensação real de dever cumprido e com uma cópia do registra da candidatura de Lula na mão”, disse o dirigente do MST.

Além do ato, movimentos populares organizaram a Greve de Fome por Justiça no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a condenação e prisão de Lula, entendendo que as decisões são juridicamente infundadas e tem caráter político, servindo apenas para tentar tirá-lo da disputa eleitoral.

“É um processo de mobilização social muito importante para o conjunto da sociedade. Essa luta que está sendo feita não é só agora para as eleições. Ela já vai ser uma demonstração de articulação para quem ganhar o governo. Se o Lula ganhar o governo, será a defesa do governo. Se o Bolsonaro ganhar, é a defesa dos movimentos e a oposição ao governo”, disse o dirigente do MST.

O MST estima que ao menos mil ônibus devem chegar à Brasilia para o ato, que se somarão a outros 200 ônibus que trouxeram militantes que já estão acampados na capital federal. “Vai ser a festa da democracia”, afirmou Rodrigues.

Jovens

Um dos movimentos populares que estão apoiando o direito de Lula ser candidato é o Levante Popular Juventude, que teve militantes nas três colunas que marcharam até Brasília.

Para o ato do TSE, o Levante preparou diversas atividades para animar a “festa da democracia”

“O Levante vai estar bem animado, trazendo a alegria do povo brasileiro em registrar o Lula para concorrer nessa eleição. Vamos com toda a força e toda a garra que a gente necessita neste momento. A gente vai levar o bloco ‘Vem com Lula´, traz a energia do Carnaval, uma festa da cultura popular, que terá perna-de-pau, vai ter confete, vai ter música e vai ter agitação. Queremos dizer que, apesar deste golpe, o povo está firme e forte para colocar Lula como seu candidato, como seu presidente”, disse Nátaly Santiago, 27 anos, da coordenação nacional do Levante.

Um dos métodos do Levante é conduzir o debate político dentro de um ambiente de descontração e alegria.

“O povo sabe que não tem prova contra Lula, o povo sabe que não tem crime, então a gente vai construir este grande bloco de Carnaval, com músicas que colocam a questão da política, com intervenções teatrais que falam do Temer, da Cármen Lúcia, de forma engraçada, mas também politizando este processo do golpe e como o povo pode resistir contra essa Liga da Injustiça, que tem o juiz Sergio Moro como o Capitão América”, disse a dirigente do Levante.

Os jovens militantes do Levante circularam por diversos lugares em Brasília para convidar os moradores da cidade para participar do ato no TSE.

A presidenta nacional do Partidos dos Trabalhadores (PT), Glesi Hoffmann, esteve no acampamento dos trabalhadores sem terra no começo da noite desta terça-feira. “Lula é a opção que o povo escolheu. As pesquisas mostram isso. Queremos, todos nós, o Lula Livre, o Lula candidato e, então, o Lula presidente”, disse.

Os participantes da Marcha Lula Livre farão a nova caminhada a partir das 14h, do terreno ao lado do estádio Mané Garrincha até a sede do TSE.

Edição: Rafael Tatemoto

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jochann Daniel

16/08/2018 - 12h20

E os troller
(muitos são um só bandido)
pagos em dólares
comparecendo em peso
para esvaziar,
denegrir,
achincalhar,
tirar a força
da maravilhosa
manifestação
de apreço
e reconhecimento
a Lula.
Reconheça os traidores da pátria
em seus comentários
>>> “Brasileiro da Silva” (manjadíssimo troller)
>>> “David Marques”
>>> “Alan Cepile” (tem até comparecido ultimamente com uma linguagem enganosa de “Esquerda”)
>>> “Sergio Sete” (manjado troller)
>>> “gN”
>>> “Jefferson”
>>> “Justiceiro”
>>> “Jorge”
>>> “Capanema”
OBRIGADO >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.Obrigado Miguel DO rOSÁRIO
por prestar este trabalho
anti Lula,
anti PT,
anti Brasil,
anti brasileiros,
anti verdadeira esquerda.
dando guarida
a esta turma de bandidos
do Instituto Millenium,
do MBL,
do Antagonista,
do Fórum da Liberdade
e tantos outros órgãos
subsidiados
em dólares
pelos nossos inimigos……………………….

Brasileiro da Silva

15/08/2018 - 19h47

A crise esta brava. Só conseguiram contratar 10 mil. Bons tempos que em qualquer comício levavam 50 mil…

Carcará

15/08/2018 - 16h29

O povo está chegando! Coisa linda! Lula livre!
O povo sem medo de lutar! Estamos com o Lula !!!

    David Marques

    15/08/2018 - 17h54

    O Povo não cara pálida, o MST somente está chegando, o povo mesmo não está nem aí para o presidiário

      Alan Cepile

      16/08/2018 - 20h08

      R$ 200

al Bora Jar

15/08/2018 - 16h00

rapaz… brasileiros , tem ninguém nisso ai.

queriam milhoes ??? vergonha

    Alan Cepile

    15/08/2018 - 18h23

    Só vejo gente com bandeira do MST e uniformizados, pois quem não estiver de uniforme não ganha o lanche.

Jandui Tupinambás

15/08/2018 - 15h51

Miguel,

veja bem o que você anda colhendo…

De 16 comentários, 6 são a favor de Lula. Os demais, além de contra, possuem aquela conotação dos blogs da extrema direita.

Depois da entrevista de Ciro à Carta Capital, me espanta muito você ainda não ter feito uma autocrítica.

Mas ainda tenho esperanças. Acredito que sua alma é grande o suficiente para isto.

Ciro surtou de vez.

    CezarR

    15/08/2018 - 16h38

    Bom, sou eleitor do Ciro e concordo em parte contigo. Realmente há comentários que parecem ser de bolsonaristas, mas são os mesmíssimos que no início da chamada “usina de intrigas” entre Ciro e PT vinham aqui com comentários do mesmo tipo. Isso nada tem a ver com a notícia do Ciro em si, é gente se aproveitando para criar discórdia, só que são tão burros que não sabem que não há mais qualquer risco de aproximação entre Ciro e PT, coisa que os atemorizava.

    Daisy

    15/08/2018 - 18h10

    Estão cheios de ódio típico de bolsomion, acredito que sejam eleitores do fascista disfarcados, são figuras conhecidas, o dono do blog disse que ia filtrar mas não é o que acontece. Mas se é para atacar o Lula e o PT tá valendo, frequentam aqui como antagonista.

Curiosinho

15/08/2018 - 15h29

Lula livre!
Lula livre!
Lula livre!
…………………………………………….é povo!……………………………….2018

Sergio Sete

15/08/2018 - 15h06

R$ 200,00 por cabeça para a tal “multidão” ir até o TSE atrapalhar a vida de quem trabalha em Brasília.

Quantos foram? Qual era o orçamento disponível? Conseguiram contratar mais de 20 pessoas?
Publica uma foto panorâmica da “multidão”, por favor. E sem photoshop, claro!

Pedro Vieira

15/08/2018 - 14h39

LULA BRASIL 2018

Nostradamus ( Consultores políticos & psicólogos )

15/08/2018 - 14h37

Quantos não sonharam que esse dia não raiasse, que o velhinho desistisse, que os amigos o abandonassem, que os camaradas trocassem a lealdade por uma vaidade, uma novidade !
Quantos esgaçaram a boca para amaldiçoar o ex-presidente. Quantas bocas infames, imundas fétidas e virulentas ainda não praguejam, contra ele e, contra si mesmas, inconscientes e inconsequentes da própria tragédia que se encena no átrio da pátria e, que se posta ainda como nuvem negra sobre a nação cega, cruel, abestalhada, morta de inanição… teu povo esfarrapando as carnes, sangrando e alimentando o dragão temeroso e seu exército infernal pretoriano… Ó Deus a quem ganir um latido despojado de cidadania, de esperança, de civilidade… a não ser dos íntimos profundos instintos de sobrevivência gritar gritar gritar …
Lula Livre !!! Lula Livre !!! Lula Livre !!!

Zé dos Bagos

15/08/2018 - 14h21

A inveja é realmente uma lástima!

Alan Cepile

15/08/2018 - 14h05

Brasileiro?

Ou apenas uns gatos pingados pagos pelo PT com vale almoço?

    Sergio Sete

    15/08/2018 - 15h07

    200 pila é o que está circulando.

      Alan Cepile

      16/08/2018 - 00h43

      A total incompetência da “hegemonia” de não conseguir levar o povo pra rua, desde 2016, excede!
      O povo não se vê representado pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais.
      Fica muito na cara que esse pessoal que vai pra rua nessas manifestações organizadinhas não vão por vontade própria.

gN

15/08/2018 - 13h55

30 mil?!? A esquerda precisa parar com esses números grotescos, virou piada faz tempo! PM diz cerca de 3000 a 4000 pessoas! Prometeram parar o País Hj e olha só o Q vão entregar

Jeferson

15/08/2018 - 12h09

Sério isto? Bloco de carnaval vem com lula? Achei que os seguidores da seita tinham atingido o nível máximo de alienação… Mas eles adoram fazer papel de bobo da corte.

Justiceiro

15/08/2018 - 11h42

Caramba!
Até os organizadores do MST dizem que serão cinco mil. O cara diz que são 30 mil.

Não adianta inflar números, essa gente só engana os tontos vermelhos.

david marques

15/08/2018 - 10h28

Corrigindo Miguel, brasileiros não, o MST e a CUT vão a Brasilia defender a candidatura do condenado em segunda instância, os Brasileiros mesmo, aquele que trabalha, ou que está procurando emprego, aquele que paga impostos, enfim aquele que faz esse país girar, não está nem ai para esse teatro deprimente.

    Daisy

    15/08/2018 - 13h38

    Pessoas do MST e CUT não são brasileiros? Você é um poço de preconceito, no mínimo 30% dos brasileiros gostariam de estar lá, inclusive eu que pago meus impostos.

      gN

      15/08/2018 - 13h57

      30%? Se metade disso fosse as ruas vcs teriam batido as manifestações contra a Dilma (as maiores da história do Brasil) cadê?

      Jorge

      15/08/2018 - 14h02

      Só pelegos, tudo em troca de um sanduba, uma tubaína e vinte reais. O PT sempre utilizando o gado de manobra…

      Sergio Sete

      15/08/2018 - 15h14

      Você está certa, Daisy.
      Vamos corrigir a chamada:
      >>> CANETA DESESQUERDIZADORA >>>

      ALGUNS BRASILEIROS FILIADOS À CUT E AO MST VÃO A BRASÍLIA MEDIANTE UM PAGAMENTO DE R$ 200,00 ACOMPANHAR O REGISTRO DA CANDIDATURA LULA QUE SERÁ IMPUGNADA CELEREMENTE PELO TSE

Capanema

15/08/2018 - 10h20

Mortadela já subiu prá R$ 150,00 o quilo… tá mais caro que presunto cru…

Maciel

15/08/2018 - 09h02

Lula Livre!

Sergio Sete

15/08/2018 - 08h56

Vão perder a viagem….

    Jandui Tupinambás

    15/08/2018 - 10h10

    Vão não.

    No mínimo, ocuparam uma página na história do golpe de 2016.

    Imagens valem mais. Imagens de luta, mais ainda. Principalmente na posteridade.

      Alan Cepile

      16/08/2018 - 19h47

      Aí vem o Lula e posa com Renan Calheiros na Caravana e diz “vamos virar a página do golpe”…

      Aí vem Haddad e posa ao lado do FHC e diz que não houve golpe, apenas uma “ruptura da democracia” (essa foi forte!)….

      Aí vem o PT e vota no Eunício pra presidente do senado…

      Aí vem a viajandona da Gleisi e defende Aécio contra o STF…

      EU APRENDI

    david marques

    15/08/2018 - 10h31

    Já perderam, meu caro já perdera, o presidiário condenado queria 50 mil pessoas em Brasilia, só conseguiu uns 5 mim e olhe lá, todos pagos ainda, e ainda estão irritando os ministros do TSE. Então já perderam faz tempo… só falta esses alienados perceberem


Leia mais

Recentes

Recentes