Menu

NÚMEROS NÃO MENTEM. Por Wanderley Guilherme dos Santos

Por Wanderley Guilherme Dos Santos Blog Segunda Opinião Os eleitores em busca de informações alternativas à imprensa tradicional terminam contaminados pela algazarra de blogues mistificadores. Nascidos para corrigir desvios profissionais dos jornalões, os blogueiros partidários copiam todos, aprendidos em seus tempos de William Bonner: omitem dados, deturpam acontecimentos, divulgam falsidades e, sobretudo, não deixam ninguém […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Juliano Guilherme / Reproduçao

Por Wanderley Guilherme Dos Santos
Blog Segunda Opinião

Os eleitores em busca de informações alternativas à imprensa tradicional terminam contaminados pela algazarra de blogues mistificadores. Nascidos para corrigir desvios profissionais dos jornalões, os blogueiros partidários copiam todos, aprendidos em seus tempos de William Bonner: omitem dados, deturpam acontecimentos, divulgam falsidades e, sobretudo, não deixam ninguém contrariá-los. Até os debates são forjados: a própria turma e convidados bem escolhidos promovem a farsa de estarem todos de acordo.

A corrida eleitoral é a pauta para difusão de patranhas. Os números servidos aos leitores, resultado de cálculos aberrantes sobre dados torturados, falsificam o andamento real da competição. Embora sujeita a mudanças, é possível demonstrar que a atual intenção do eleitorado difere largamente do que jornalistas profissionalmente engajados transmitem a crédulos leitores.

É quase certo que Lula não será candidato. De acordo com declarada estratégia do PT, a manutenção de seu nome tem por objetivo a transferência de seus eleitores para o sucessor, Fernando Haddad. Para tanto, o ânimo petista é ativado por números de Lula, soma de sua votação histórica e acréscimos compensando as injustiças sofridas. Mas quando se limitam àqueles que serão candidatos, os números da última pesquisa do IBOPE, em meados de agosto, revelam um quadro não tão claramente favorável a tais ambições.

As intenções de voto, computadas por estado, indicam que os três primeiros lugares são ocupados, na ordem, por Bolsonaro, Marina e Ciro. Exceções ocorrem na Bahia, Maranhão, Pernambuco, Pará, Sergipe, Amapá e Alagoas, nos quais Marina aparece à frente dos outros dois; nos estados do Ceará e Piauí, em que Ciro assume a dianteira, e no solitário Paraná, com Álvaro Dias à frente dos outros três.

O segundo grupo pertence a Geraldo Alckmin, ou vice-versa, virgem sequer de um único primeiro lugar. Pouco provável que continue assim, mas o tempo encurta, acacianamente, a cada dia, e sua plataforma de lançamento só contabiliza um segundo lugar em São Paulo e Mato Grosso, além de um empate em quarto lugar com Ciro, no Paraná. Em todas as demais unidades da federação ele monopoliza o quarto lugar.

Haddad, estrela da vez, obtém no Piauí sua melhor marca: 6% das intenções de voto. Conquista 5% na Bahia e em São Paulo, e 4% em cinco estados: Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Sul. No Distrito Federal e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Sergipe e Santa Catarina, Haddad não ultrapassa 3% das intenções de voto, enquanto em outros nove estados recebe não mais do que 2%: Paraná, Acre, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará e Alagoas. Roraima e Amazonas lhe concederam 1% das preferências de voto.

Nesta pesquisa o IBOPE não forneceu os resultados de Minas Gerais, mas julgo válido concluir que Geraldo Alckmin necessita de um sobre esforço para alcançar um dos dois primeiros lugares. A distância que o separa do terceiro lugar de Ciro Gomes não é excessiva em alguns estados. Ocorre não haver o que impeça Ciro Gomes alcançar o segundo lugar, hoje com Marina, pois as distâncias entre os dois também não são insuperáveis.

O desafio que defina, talvez, a Presidência, consiste em descobrir a quem pertencem, de fato, os votos prometidos a Jair Bolsonaro. E se, contra toda lógica elementar, sejam mesmo dele esses votos encapuzados, azedos, noturnos?

Por fim, fica mapeado o tamanho da transferência das intenções de votos em Lula para efetiva votação em Haddad. Se o comando petista dispõe de informações estimulando o otimismo agressivo de seus militantes, essas não aparecem nos blogues, ocupados com fantasias embriagantes.

Para mim, esses números ainda não fazem sentido e muita água está por correr. Mas não pelos canais da internet.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

hocuspocus

30/08/2018 - 17h42

ESTE SUJEITO É UM FANÁTICO ,MAIS UM EXEMPLO DE QUE PARA ALGUNS O CANUDO É SÓ UM QUADRO PENDURADO NA PAREDE.
TENTA TORÇER A REALIDADE PARA DEFENESTRAR OS PTS E ASSIM (pobre iluso) TURBINAR A CAMPANHA DO SEU CANDIDATO,O CORONEL.

J Fernando

30/08/2018 - 13h49

Será que o WG considera Ocafezinho um blog mistificador também? Afinal, aqui também se fala muito nas pesquisas que dão Lula na frente. Aliás, o Miguel é até mais detalhista, informando que algumas dessas pesquisas, quando omitem Lula e colocam Haddad, NÃO INFORMAM que Haddad é o candidato substituto de Lula.
Percebe-se que WG tem uma torcida por Ciro: “Ocorre não haver o que impeça Ciro Gomes alcançar o segundo lugar, hoje com Marina, pois as distâncias entre os dois também não são insuperáveis.”
Então, WG deveria se apresentar como cabo eleitoral de Ciro e pedir aos petistas/lulistas/haddadistas, caso a candidatura não seja aceita pelo TSE (toda a chapa), que votem no Ciro, que olhem para o Ciro como a segunda opção destes eleitores.
Porque eu, que tenho apreço e respeito por Ciro, a cada vez que leio um artigo do Wanderley Guilherme começo a perder tudo isso.
WG deveria se desprender desta tática: para exaltar Ciro ele tem que bater no PT, no Lula, no Haddad, na Dilma, nos lulistas, petistas e o escambau.
O artigo de WG poderia simplesmente se ater ao fato de que Ciro poderia/pode alcançar Marina, e caso os votos de Lula não sejam transferidos para Haddad, seria Bolsonaro e Ciro no 2º Turno.

Nunes

30/08/2018 - 12h46

Wanderley, quando fala em blogues mistificadores e difusão de patranhas, certamente vê, inconcientemente, a si mesmo nos outros, destilando suas frustrações e amarguras por meio de projeção.
Recusa-se a reconhecer que a luta primeira é contra o golpe e o estado de exceção. Tão preocupado com a falsificação do “andamento real da competição”, segundo ele promovida pelos blogues de esquerda, omite em seus textos o principal: que a luta pela pelo restabelecimento da democracia em nosso país passa primeiramente pela liberdade de Lula.

Davi

30/08/2018 - 08h27

Vou dar meu pitaco também , há bom tempo venho tendo antipatia de ler as coisas que esse Vanderley escreve, tá mais pra aquilo que se faz no WC , se é que me entendem.

JOÃO BATISTA

30/08/2018 - 07h41

Há um oba-oba, um já ganhou entre os comentários de membros da seita petista. E o professor tem razão quanto à manipulação de dados e manchetes de alguns blogs, que extrapolam a natural opção por uma candidatura. O site brasil247 é o mais visível nesse aspecto ao distorcer dados, pregar versões e, principalmente, ao banir quem apresenta comentários com opiniões divergentes das matérias.
Há um perceptível esgotamento entre a população, a descrença na solução dos males que nos afligem pelos políticos tradicionais traduz-se no número de indecisos/nulo/branco, capaz de alterar qualquer tendência majoritária neste momento. Não por acaso está na liderança o candidato que não passa de um político medíocre, que se qualifica do baixo-clero, há três décadas no cenário, mas sem ter atuado no executivo, apresenta-se como o novo, nada mostrando além de bravatas e palavras de ordem, recheadas de discriminação e apoio à violência.
Petistas são narcisistas, por isso acham feio tudo o que não é espelho. Ainda é cedo para tanta euforia.

    CézarR

    30/08/2018 - 13h50

    Exato, um desavisado que leia esse e outros sites tem uma de duas impressões: Que Lula disputará a eleição; se não disputar o seu percentual de transferência é total.

    Batista Neto

    31/08/2018 - 10h41

    Puutszz!! O partido mais querido ganhou mais uma!! Já vi chamarem os petistas e simpatizantes de tudo quanto é nome. Alguns deles impronunciáveis em ambientes familiares. Mas agora a companheirada ganhou mais um adjetivo – NARCIZISTA!!! Dá licença que eu vou ali dar uma olhada no GOOGLE para ver se acho o que isso significa!! kkkkkkkkk

    Agueeenta companheirada!! kkkkkk

Antonio Passos

30/08/2018 - 02h58

” não deixam ninguém contrariá-los” diz o “professor”.
Engraçado, não vi nenhum blog fazer acusações baixas ao “professor”, como as que ele vem fazendo.
Quem é mesmo que não aceita ser contrariado ?

    Benoit

    30/08/2018 - 05h31

    Antonio, por que voce não lê o que voce escreveu para ver se faz o menor sentido? Para ajudar voce: não faz realmente o menor sentido.

      Antonio Passos

      31/08/2018 - 00h02

      Benoit, você é que não leu o texto do Wanderlei e por isto não entendeu o que eu escrevi. Diga-se de passagem que eu escrevi para quem é inteligente e não para “tatibitates”. Sugiro que vc leia o texto Wanderlei, procure a frase dele que eu citei (vc sabe que entre aspas é citação ?), que talvez então vc entenda o que eu escrevi.
      Ou então não faça nada disto, dê algo mais simples para seus neurônios e vá encher o saco de outro. Rssss

Antonio Passos

30/08/2018 - 02h39

O Wanderley foi acometido pela síndrome de Cristovam Buarque. Jogou fora todo o prestígio que possuía e agora ataca de forma vil os blogs. Deplorável.

Antonio Passos

30/08/2018 - 02h24

Coitado do Wanderlei, já está digno de pena. Ao que tudo indica, também foi acometido da mesma síndrome que atingiu Cristovam Buarque, Marina, Martha e tantos outros. Agora ataca de forma vil os blogs de esquerda. Deplorável, a senilidade pode ser uma desculpa salvadora para tanta baixeza

Antonio Passos

30/08/2018 - 02h23

Coitado do Wanderlei, já está digno de pena. Ao que tudo indica, também foi acometido da mesma síndrome que atingiu Cristovam Buarque, Marina, Martha e tantos outros. Agora ataca de forma vil os blogs de esquerda. Deplorável, a senilidade pode ser uma desculpa salvadora para tanta baixeza.

Nilson Moura Messias

30/08/2018 - 01h14

O “intelectual” idiota que previu o golpe de 64 e segundo entre dois perdedores.

Franklin Caetano de Freitas.

29/08/2018 - 23h38

Cientista político só olha uma pesquisa.? Só o Ibope? Por quê. ? Será por quê essa é a mais desfavorável aos petistas. Os votos de Bolsonaro não são deles? Acha que vai pra alguém. ? Tá muito por fora nessa professor. Enfim, muito fraquinha essa anál

Juan Carlos

29/08/2018 - 22h52

Blz,vc conseguiu Miguel,te acompanho faz anos,mas a sua cruzada antipetista deixou de ser apenas opinião, virou distorção da realidade, isso eu encontro nos blogs limpinhos.
O PT sofreu um golpe de estado,o PT teve uma mulher honesta trocada por bandidos,teve seu maior líder e fundador preso injustamente, mesmo assim, Dilma será eleita senadora, o PT voltou a crescer na simpatia popular e Lula é líder isolado.
Mas na cabeça de vcs o PT tem renunciar tudo isso,o PT não tem q lutar por sua honra e pelo país.
Não dá mais pra acompanhar esse blog, infelizmente minha vida,como a de milhões de brasileiros não está fácil,por isso nunca contribuí financeiramente com o site,mas sempre indiquei e divulguei como pude.
Boa sorte.

    Miguel do Rosário

    30/08/2018 - 11h29

    Juan, o artigo é do Wanderley Guilherme. Não tem “cruzada antipetista” nenhuma. Estamos numa democracia e o PT tem de ser criticado como todo mundo. E quem sofreu um golpe de Estado foi o país, não o PT.

Carcará

29/08/2018 - 21h48

Lula/Haddad/Manu !!!

Jair Vieira Soares

29/08/2018 - 21h27

Eu nao fui entrevistado aqui na Bahia. E voto Lula ou Haddad/ Andrade ou qualquer outro que Lula indicar. Minha família toda pensa assim…

degas

29/08/2018 - 21h14

O sujeito começa criticando os que tentam colocar seus desejos acima da verdade. E termina aceitando os números que as pesquisas dão para todos, com exceção do Bolsonaro. Por quê? Porque ele acha que o capitão não deveria ter tanto apoio, ora essa. “Raciocínio” de petista é mesmo piada pronta.


Leia mais

Recentes

Recentes