Menu

TSE cassa candidatura de Lula

Para registro histórico, reproduzo abaixo matéria da própria assessoria de imprensa do TSE, sobre a decisão tomada ontem à noite, que cassou a candidatura do ex-presidente Lula. O PT já divulgou que vai recorrer da decisão aos tribunais superiores. Por enquanto, porém, fica valendo a decisão do TSE. No site do TSE TSE indefere pedido […]

122 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O ex-prefeito de São Paulo (SP), Fernando Haddad, visita o ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR) - 16/08/2018 (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Para registro histórico, reproduzo abaixo matéria da própria assessoria de imprensa do TSE, sobre a decisão tomada ontem à noite, que cassou a candidatura do ex-presidente Lula.

O PT já divulgou que vai recorrer da decisão aos tribunais superiores. Por enquanto, porém, fica valendo a decisão do TSE.

No site do TSE

TSE indefere pedido de registro de candidatura de Lula à Presidência da República

Ministros vedaram a prática de atos de campanha pelo ex-presidente. Coligação O Povo Feliz de Novo poderá fazer substituição do candidato em até 10 dias

01.09.201802:15

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu, por maioria de votos (6 a 1), o registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar as eleições à Presidência da República em outubro. A decisão seguiu o entendimento do relator do pedido na Corte, ministro Luís Roberto Barroso, que declarou a inelegibilidade de Lula com base na Lei da Ficha Limpa.

Também por maioria (5 a 2), o colegiado decidiu facultar à Coligação O Povo Feliz de Novo (PT/PCdo B/Pros) a substituição de seu candidato a presidente no prazo de 10 dias. Os ministros proibiram a Lula a prática de atos de campanha, incluindo a veiculação de propaganda eleitoral no rádio, na televisão e em outros meios de difusão de informação, como internet e redes sociais, até que ocorra sua eventual substituição. Os ministros também determinaram a retirada do nome do ex-presidente da República da programação da urna eletrônica de votação.

Antes de proferir seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso esclareceu as razões que o levaram a pedir a convocação da sessão extraordinária dessa sexta-feira (31) e a realizar o julgamento do pedido de registro. Segundo ele, após a análise das razões da defesa de Lula e dos argumentos apresentados nas impugnações e notícias de inelegibilidade do caso, a questão a ser decidida se restringia a matéria de direito, sem a necessidade de se abrir prazo para alegações finais, uma vez que não houve apresentação de provas.

O relator ponderou ainda que não havia qualquer razão para o TSE contribuir para a insegurança jurídica e política do país por meio da ampliação do prazo para julgamento do pedido de registro de candidatura. Barroso afirmou que, no caso, não houve atropelo nem tratamento desigual. Os direitos de Lula, disse ele, foram assegurados, assim como o direito de a sociedade brasileira ter uma eleição presidencial com os candidatos devidamente definidos, antes do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

Em seu extenso voto, o ministro Barroso fez um histórico da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), ressaltando sua importância para a vida política do país e o fato de sua constitucionalidade ter sido confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Trata-se de uma norma originada de projeto de lei de iniciativa popular que contou com mais de 1,5 milhão de assinaturas e foi aprovada por votação expressiva pelo Congresso Nacional. Uma lei que tem lastro expresso no artigo 14, parágrafo 9º, da Constituição, que impõe a proteção da moralidade como valor para o exercício do mandato eletivo, levando-se em conta a vida pregressa do candidato”, assinalou.

O pedido de registro de Lula foi questionado no TSE por impugnações, notícias de inelegibilidade e ações de impugnação de mandato, num total de 17 processos. As demandas foram apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por candidatos e partidos adversários, entidades e até eleitores. Todas essas contestações continham, essencialmente, o mesmo fundamento: Lula é inelegível em razão da incidência do artigo 1º, inciso I, alínea ‘e’, itens 1 e 6, da Lei Complementar nº 64/90 (com a redação dada pela Lei Complementar n° 135/2010, a Lei da Ficha Limpa), que dispõe que são inelegíveis aqueles que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público (item 1) e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores (item 6).

Decisão da ONU

A alegação central da defesa foi rejeitada pelo ministro Barroso. Os advogados argumentaram que a medida cautelar emitida pelo Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações (ONU) no último dia 17 teria provocado a suspensão da inelegibilidade decorrente da condenação de Lula pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), constituindo fato superveniente suficiente para afastar qualquer obstáculo à sua candidatura, nos termos do artigo 26-C da Lei Complementar nº 64/1990,.

Segundo o relator, apesar da importância do órgão para a garantia dos direitos humanos no plano internacional, suas recomendações não têm força vinculante, ou seja, a Justiça brasileira não está obrigada a cumpri-las. O relator, entretanto, considerou necessário examinar os argumentos apontados pelo órgão administrativo da ONU para recomendar que Lula não fosse impedido de concorrer às eleições de outubro até que todos os recursos se esgotassem.

Na representação que fez à ONU, a defesa de Lula alegou que a condução da ação penal que resultou na sua condenação a 12 anos e um mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento triplex do Guarujá (SP) violou direitos constantes do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. A defesa pediu que a Justiça Eleitoral cumprisse a determinação do comitê, argumentando que a decisão vinculava o Judiciário brasileiro, uma vez que o país aderiu à Convenção e à jurisdição do Sistema ONU, sendo irrelevante a ausência de publicação de decreto presidencial para se atribuir força vinculante ao tratado internacional.

Além da ausência de força vinculante, o relator enumerou um conjunto de fundamentos para rejeitar a aplicação da medida cautelar expedida pelo Comitê de Direito Humanos da ONU: a orientação foi proferida no âmbito de uma comunicação protocolada antes do esgotamento dos recursos internos disponíveis, sem a prévia oitiva do Estado brasileiro, o que impediu que o comitê tivesse à sua disposição todos os elementos de fato e de direito para a análise da questão.

Além disso, sustentou o relator, a medida cautelar foi proferida por apenas dois dos 18 membros do comitê, sem qualquer fundamentação a respeito do risco iminente de dano irreparável ao direito de disputar eleição, previsto no artigo 25 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. Por fim, Barroso ressaltou que o julgamento final do mérito da questão pelo comitê da ONU ocorrerá somente no ano que vem, ou seja, após as eleições e depois da posse do presidente eleito, quando os fatos já estarão consumados e serão de “difícil ou traumática reversão”.

Divergência

Ao divergir do relator, o ministro Edson Fachin afirmou que a falta de decreto executivo dando efetividade ao Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos não pode comprometer a sua aplicação em território nacional porque as suas disposições têm efeito supralegal, ou seja, estão hierarquicamente abaixo da Constituição, mas acima da legislação ordinária. Segundo o ministro, por esse motivo não se pode negar eficácia à medida cautelar expedida pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Embora concorde que o ex-presidente Lula deve ser considerado inelegível por força da Lei da Ficha, o ministro Fachin entende que, em razão da liminar concedida pelo órgão internacional, o ex-presidente obteve o direito de suspender a eficácia da decisão que resultou na sua inelegibilidade, por isso deve-se reconhecer seu direito de se candidatar às eleições presidenciais enquanto perdurar a medida cautelar deferida. “A segurança está acima da minha convicção individual e da convicção coletiva. O Poder Judiciário não reescreve a Constituição nem edita as leis. Cumpre as regras e as faz cumprir”, afirmou, acrescentando que não se pode produzir uma regra ad hoc (para a finalidade do caso), por mais “sensível e limítrofe que ele seja”.

Para Fachin, a decisão do Comitê da ONU e a prerrogativa prevista no parágrafo 2º do artigo 5º da Constituição (que dispõe sobre garantias individuais decorrentes dos tratados internacionais do qual o Brasil é parte) garantem a Lula o direito, ainda que em caráter provisório, de se candidatar às eleições deste ano, mesmo estando preso.

Votos

O ministro Jorge Mussi acompanhou integralmente o voto do relator pelo indeferimento do registro de Lula, ressaltando que a Lei da Ficha Limpa teve sua constitucionalidade reconhecida pelo STF e se aplica “de modo pleno e irrestrito” a todos os cidadãos que concorrem a cargos eletivos. Segundo ele, a condenação do ex-presidente em segunda instância torna a inelegibilidade do candidato “patente” e “cristalina”, não cabendo à Justiça Eleitoral analisar o mérito dessa decisão. Alinhado ao relator do processo, ele acrescentou que o entendimento do Comitê de Direitos Humanos da ONU não possui efeito vinculante.

O ministro Og Fernandes também aderiu à argumentação do relator e manifestou o entendimento de que a decisão do Comitê das Nações Unidas não tem caráter vinculante nem força normativa suficiente para afastar a aplicação da causa de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa. Na mesma linha, o ministro Admar Gonzaga sustentou não ser possível subordinar os comandos constitucionais brasileiros aos requerimentos do comitê da ONU. Para ele, o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos ostenta natureza de norma intermediária e não pode contrariar o texto da Constituição de 1988, notadamente na parte em que exige requisitos mínimos de probidade e moralidade para o exercício do mandato. O ministro, entretanto, entende que o registro de Lula continua sub judice, a despeito da decisão do TSE de negativa do registro.

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho de Carvalho Neto também acompanhou o voto do relator pelo indeferimento do registro de Lula com base na Lei da Ficha Limpa. Para ele, a medida cautelar expedida pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU não tem o efeito de suspender a inelegibilidade, ainda mais por prazo incompatível com a efetividade do processo eleitoral brasileiro em curso, sobretudo no tocante à estabilidade e segurança jurídica. “Num exemplo dramático, nós poderíamos estar diante de decisões que suspendessem a própria eleição ou determinassem a soltura do candidato”, advertiu.

Última a votar, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber também negou o registro de Lula em razão de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa, mas divergiu parcialmente do relator para assegurar ao ex-presidente o direito de participar da campanha eleitoral, utilizar o horário gratuito de rádio e TV e ter seu nome na urna enquanto seu o pedido de registro estiver sub judice, ou seja, pendente de uma decisão final do Judiciário, no termos do artigo 16-A da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). A ministra ressaltou que a norma alcança os candidatos a qualquer cargo. Quanto aos efeitos da medida cautelar deferida pelo comitê da ONU, Rosa Weber destacou que se trata de matéria polêmica em razão da discussão de seu alcance, porém acompanhou o entendimento do relator no sentido de não haver cumprimento obrigatório de suas decisões, por não ter havido a conclusão de todos os atos necessários à incorporação da norma internacional ao direito brasileiro.

Preliminar

Antes da manifestação dos demais integrantes do colegiado, em preliminar, por quatro votos contra três, os ministros negaram o pedido da defesa de Lula para adiar o julgamento para que as partes que impugnaram o registro pudessem se manifestar e para que o Ministério Público Eleitoral oferecesse um parecer final. De acordo com o relator do pedido de registro, não havia necessidade de se abrir novo prazo para alegações finais, visto que não houve apresentação de provas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

maria do carmo

04/09/2018 - 00h16

Estou aguardando moderacao do meu comentario grata

maria do carmo

03/09/2018 - 13h25

TSE indefere pedido de Lula a presidencia da republica, tribunal foi presidido pelo relator dr. Roberto Barroso, ministros do TSE nao tiveram tempo de ler duzentas paginas da defesa do presidente Lula tudo comandado por dr.Roberto Barroso e dra Raquel Elias Ferreira Dodge apoiado pela Globo dra Rosa Weber foi presidente decorativa que se calou.

    Serg1o Se7e

    03/09/2018 - 14h05

    A defesa poderia ter escrito 5.000.000 de páginas que em nada mudaria a situação do presidiário: condenado em segunda instância por colegiado é inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Ponto.

    Por isso é difícil conversar com esquerdistas, vocês não conseguem entender coisas óbvias quando não é a favor de vocês.

    Eu nunca votei no presidiário, mas passei 8 anos no meu canto porque resultado de eleição é soberano e cabe a mim acatar. (e mais 6 com a presidanta!)

    Aceite que seu deus é ladrão, foi condenado por ser ladrão, está preso por ser ladrão e ficará inelegível até 2038 por ser ladrão (12 anos de pena MAIS 8 anos inelegível – caso você não saiba o tempo começa a contar APÓS o cumprimento da pena), quando tiver mais de 90 anos (particularmente eu acho que ele já terá morrido, mas aguardemos).

Serg1o Se7e

03/09/2018 - 10h43

Cheguei tarde.
Mas antes tarde do que nunca:

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKK

    maria do carmo

    03/09/2018 - 23h50

    Nao reconhecer o estadista Lula inocente preso sem provas com base em fraude processual, o melhor presidente do Brasil que saiu apoz oito anos de governo com o maior indice de aprovacao tendo governado para todos os brasileiros, presidente que mais construiu escolas profissionais e universsidades, tirou o Brasil do mapa da fome e desemprego, respeitado e admirado pelo mundo, e ser ignorante, insenssivel e sem nobreza de alma, quem nao sabe ser grato nao tem qualidade alguma!

    maria do carmo

    04/09/2018 - 00h11

    Nao reconhecer o estadista Lula inocente, preso sem provas com base em fraude processual, melhor presidente do Brasil, que governou para todos os brasileiros de norte a sul, que mais construiu escolas profissionalizantes e universidades, admirado e respeitado pelo mundo, que tirou o Brasil do mapa da fome e desemprego, e nao ter sensibilidade e nobreza de alma, a maioria classe media ignorante revoltada que se acha elite, quem nao sabe ser grato na tem qualidade alguma

    maria do carmo

    04/09/2018 - 08h26

    Estou aguardando moderacao domeu comentario resposta. Grata

Curió

02/09/2018 - 15h51

Esse brasileiro da silva é um bunda rachada. Da próxima vez vou botar sal no feijão dele. Torra os amendoins e chamusca os pentelhos. Fica enervado se a gente fala que o Haddad é lindo e que ele é todo feio. Que a Manoela é uma gatona e ele é uma mocreia chata, uma gata borralheira. Falar em cultura… em camerata… vem ele com Temerata, com Lula e coisa e tal… vampirão enrustido, tem que ser queimado esse golpista! Pregado no poste pela língua felina, mentirosa, perigosa. Bicho feio! Credo em cruz esconjuro satanás !!!

    Serg1o Se7e

    03/09/2018 - 10h47

    Manu é gata mesmo!

Manoel

02/09/2018 - 15h27

Miguel, que tal uma autocrítica, o que a extrema direita faz aqui? Gostam do Ciro?? Ou querem dividir? Ou talvez os dois?

    Brasileiro da Silva

    02/09/2018 - 15h29

    A direita eu não sei se gosta do Ciro, mas com certeza ama o Haddad

      Carcará

      02/09/2018 - 16h09

      Você como sempre faturando para espalhar e$$as suas verdades imperativas categóricas… sei!… grande cínico sem noção, raivoso como um cão.

        Brasileiro da Silva

        02/09/2018 - 16h18

        Não amigo. Eu, ao contrário de vc, não sou ptminion e não trabalho para a Follow. Por falar em receber para postar, vcs já pagaram os coitados que acreditaram ?
        “Usado para recrutar internautas dispostos a propagar notícias de campanha em troca de dinheiro, o aplicativo Follow tem uma rede de “ativistas digitais” superior a 27 mil cadastrados. O sistema, utilizado irregularmente para divulgar conteúdo de campanha de 14 políticos do PT e do PR, foi criado pela empresa do deputado petista Miguel Corrêa.”

        Brasileiro da Silva

        02/09/2018 - 16h21

        Receber para postar? Recomendo que vc pesquise Follow, Miguel Correa e PT, antes de falar dos outros.

          Zé dos Bagos

          02/09/2018 - 18h00

          Você que é a linguaruda, que fica falando mal dos outros, provocando… feiosa, desfigurada. Você é doente ? Não pode ficar quieta ? Tem que estar resmungando o tempo todo ? Descabela ! Enraivece nojentinha. Você é por demais vulgar para o meu gosto e como não é inocente chega a ser gosmenta.
          Fim de papo! Calada ! ( garanto que ainda vai resmungar )

          Brasileiro da Silva

          02/09/2018 - 18h12

          Não menina. Atendendo o pedido da sua vovó, vou concordar com vc. Agora vai tomar seu leitinho, que ela já te chamou 2x.

          Zé dos Bagos

          02/09/2018 - 18h27

          kakakakakakakakakakakakakaka Agora tá bom… tá chegando nos carinhos. Sempre achei também que por detrás de um ódio insolúvel há algum amor condenado. Coisa boa tomar leitinho quente da vovó. Ah! se ela fosse viva ainda já teria 150 anos ou mais!… Vamos parar com isso rapariga! Quero dizer… você é menino e eu também, vamos acabar com essa palhaçada. Queres malhar o PT malha. Eu defendo.
          Vou de Haddad Lula & Manoela. Só não vem então pedir voto no segundo turno que não tem. Eu não malho o Ciro. Você massacra o Lula. Falta pouco tempo.

          Brasileiro da Silva

          02/09/2018 - 18h35

          Momento de lucidez? Em quem vc vota, é problema seu. Mas não queira me atacar só porque eu sou contra o corrupto condenado presidiário.

          Brasileiro da Silva

          02/09/2018 - 18h37

          Teve um raro momento de lucides? Ok. Mas não queira me atacar porque eu não defendo corrupto condenado.

          Brasileiro da Silva

          02/09/2018 - 18h37

          *LUCIDEZ

    Alan Cepile

    02/09/2018 - 16h14

    Lulistas, de uma vez por todas, aqui NÃO É o puxadinho do pt do 247, aqui eleitores do Ciro, do Boulos, da Manoela, da Marina e até os bolsominions comentam livremente, diferente de lá.
    Entendo que lá vcs ficaram mal acostumados, debatem somente entre vcs, o contraditório não existe, mas aqui ninguém vai ser expulso, não adianta, então relaxa.

      Brasileiro da Silva

      02/09/2018 - 16h19

      Parabéns.

Gilmar

02/09/2018 - 14h22

Qdo será que a esquerda vai acordar que palavras nao movem moinho. Esses artigos de opiniao nao estao arregimentando gente a favor da esquerda, lula, ciro, etc.
O povo comenta aqui, mas nao faz nada. Fica em casa, nao protesta.
Ja to meio cansadao de ler esses artigos de puro achismo que nao mudam nada na politica. Temos que colocar 20 mil ou 30 mil na porta do barroso.
Fica todo mundo com o Ú na mao escrevendo no computador e esperando um milagre que nao virá se nao formos protestar nas ruas via greves. Seja greve em meio de semana ou protestos nos finais de semana.
É chover no molhado certos artigos, meros clichês, é a mesma ladainha de sempre que nao muda nada.
Todo mundo acha algma coisa mais dai a acertar ta bem longe. Cade a uniao das esquerdas.

    Serg1o Se7e

    03/09/2018 - 10h50

    20 ou 30 mil na porta do Barroso também não mudará nada.
    Para mudar algo, algo que seja de acordo com o que você acredita, tem de colocar alguém no lugar do Barroso que compactue com suas ideias, mesmo elas sendo contra a lei.

Nostradamus ( banquinho & bacia )

02/09/2018 - 14h21

Que vejo espelhada em minha bacia, espelho d’água futurólogo, lindo de apreciar ? A chapa vitoriosa do velhinho Haddad Lula & Manoela ! Povo na rua e grandes emoções, festa longa pela madrugada até o sol raiar a liberdade no país inteirinho !!!

    Jangadeiro

    02/09/2018 - 14h55

    A água dessa bacia foi pega no rio Doce após o acidente da Samarco…

      Brasileiro da Silva

      02/09/2018 - 15h05

      A da bacia eu não sei, mas a que ele toma tem uma grande concentração de ayahuasca

        Zé dos Bagos

        02/09/2018 - 15h10

        Vocês devem estar loucas e descabeladas de tanta raiva e tanto ódio né ? Pois é… a inveja é uma mer.da !

          Brasileiro da Silva

          02/09/2018 - 15h13

          Inveja de um corrupto condenado e preso? Não, realmente não.

          Curió

          02/09/2018 - 15h58

          Condenado e preso sem provas seu cínico fascista. Você tem inveja da popularidade do Lula seu sem vergonha.

          Carcará

          02/09/2018 - 16h05

          Não basta negar para ser verdade que você não é um poço funcho… de inveja!

          Carcará

          02/09/2018 - 16h11

          …poço fundo de inveja…

          Brasileiro da Silva

          02/09/2018 - 16h23

          Entendi. Não basta negar. Basta vc afirmar, afinal vc é o ser que tudo sabe.

      Manoel

      02/09/2018 - 15h24

      O que vc faz aqui? Somos Lula até embaixo d’água ou qq um de esquerda no segundo turno. Sai fora direita raivosa!!!!!!!!!!!

Stalingrado Lula da Silva

02/09/2018 - 13h48

Mais do que nunca, a estratégia do PT mostra-se correta.
A casa-grande precisa dar golpe em cima de golpe para emplacar seu candidato e continua falhando.
#HaddadNoGovernoLulsMagnoNoPoder

Carcará

02/09/2018 - 10h13

Haddad Lula & Manuela será a chapa mais linda e competitiva do que todas que estarão por aí. Entre petistas, entre PCdoBdistas, entre PSDistas, entre Lulistas, entre o povão…. Gente do bem, gente bonita mesmo, gente jovem, gente com garra, gente disposta a levar adiante o sonho dos brasileiros e do Lula. Tem programa para o Brasil que inclui o povo. Traz de volta a democracia. Acaba com essa enganação de o mercado matar nosso povo a míngua, de fome, doente, sem riqueza mais nenhuma. O mercado pode existir, sim, no seu lugar. O carro não vai na frente dos bois. Quando o mercado entra em crise vem pedir arrego aos governos que injetem dinheiro público nos bancos, nas companhias… para não falirem, com o pretexto do desemprego. E agora o desemprego é para que ? Mão de obra mais barata que na China !!!

Brasileiro da Silva

01/09/2018 - 23h12

Bom, agtora que ficou claro, o que os ptminions vão fazer? Deixar um 2º turno entre direita e extrema-direita ou votar no Ciro?

    Jandui Tupinambás

    01/09/2018 - 23h21

    Já percebeu que seu estilo de escrita é muito semelhante ao estilo dos eleitores de Bolsonaro?

    Será por que?

      Brasileiro da Silva

      01/09/2018 - 23h41

      Talvez porque eu seja alfabetizado, o que a maioria dos ptminions não é?

        Zé dos Bagos

        02/09/2018 - 08h11

        Alfabetizado em encher o saco dos outros mocreia ?
        Calada !!!

          Alan Cepile

          02/09/2018 - 08h19

          Conversando OBJETIVAMENTE, o estrago foi feito na rasteira que a Marília Arraes levou e que a direita soltou fogos de alegria, de lá pra cá o que aconteceu, ou o que vai acontecer, já não tem mais tanta importância.

          As únicas alternativas da esquerda são:

          1) Haddad ter a sonhada transferência que até agora não apareceu.
          2) Um crescimento recorde da campanha do Ciro.

          Como as duas coisas HOJE não são muito prováveis de acontecer, a direita tá com a mão na taça.

Edgar

01/09/2018 - 22h52

Petróleo

Valdir

01/09/2018 - 21h48

Sou Lula e quem ele indicar.
Lula Livre!

Zé dos Bagos

01/09/2018 - 21h41

Gatinho Lalau que foi que comeste que não era mingau ?
Gatinho Fluflu que estais sob a mesa comendo comentadas ?
Que mando em veneno ao teu gosto triste que no teu estomago existe ?
Quem sabe isso é muito mau mas, maldoso tu és larapiando estes comentários…?
Ou mando um suquinho de maracujá calmante especial para censores nervosos ?

Carcará

01/09/2018 - 21h32

Chega lá no shopping… vai ter saudação ao Lula com trompetistas e tudo…é o povão ao vivo e não na sepultura da tela da Globo. Lulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Haddadddddddddddd Manuelaaaaaaaaaaa

Carcará

01/09/2018 - 21h27

Tá chegando o trompetista no shopping aí pessoal…vamos lá!…Tororom…Tiriruririrururirá… cantoria linda, emoção certa, o coração do povo batendo mais forte… o mais é água de barrela. Ui…Vamo quiridu toca !

Baruch

01/09/2018 - 21h23

Comentei algumas coisas mais cedo e os comentários estão “aguardando moderação”. Essa era uma das últimas páginas de esquerda democrática com os comentários, nunca fiz spam ou falei algo que não tivesse fontes para comprovação.

Quero-quero

01/09/2018 - 21h22

É Lulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa/Haddad/Manuelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!
………………………………………..é Lula no poder……………………….presidente………….o povo em festa!!!

    Brasileiro da Silva

    01/09/2018 - 21h30

    Vc faz parte da cota de cybermortadelas da Follow?

      Quero-quero

      02/09/2018 - 09h57

      E você já foi desmascarada mocreia sem vergonha… Se o Zé te pega sem calça vai ver o teu fundilho procuradora geral das bananeiras… Fica com o Temer que que fico com o Lula. Quéééééééééééé
      Pessoa desqualificada insiste em botar defeito nos outros todo dia no blog. Todo mundo anda de saco cheio contigo abobada.

Wilton Santos

01/09/2018 - 21h18

Essa eleição está para o PT e o Haddad! A propaganda eleitoral do PT foi muita boa e deixou uma ótima impressão no eleitorado.

Rafael888

01/09/2018 - 19h47

Haddad é o cacete…Ciro neles!

    Nostradamus ( banquinho & bacia )

    02/09/2018 - 16h13

    É Ciro o cacete! Haddad Lula & Manoela neles !!!

Brasileiro da Silva

01/09/2018 - 17h19

Parabéns TSE. Tomou a decisão correta.

    Quero-quero

    01/09/2018 - 21h45

    Há controvérsias imensas. Inclusive no TSE, no STF e entre a maioria dos juristas.

      Brasileiro da Silva

      01/09/2018 - 22h30

      Em tudo na vida existe controvérsia. No TRF 4 não houve. No STJ também não No TSE 6×1.

        Alan Cepile

        02/09/2018 - 16h18

        E depois de todos os golpes, derrotas, fascismo, mordaças e etc e tal, o PT estuda entrar com mais um pedido de “pinico” no STF golpista….

        Olha, não basta ser completamente tapado estrategicamente, tem que ser PT!…. Francamente…..

Carlos

01/09/2018 - 17h13

Ninguém põe o seu na linha de tiro a não ser que esteja ganhando muito dinheiro para isso. E a justiça nunca fez nada de graça. Arrumaram um trabalho mais rentável que vender sentença.

helio

01/09/2018 - 16h45

Nunca duvidei deste resultado, pois como não existe meio buraco, os fascistas não dariam meio golpe.
Agora, em massa, vamos à Fernando Haddad.

    Baruch

    01/09/2018 - 17h00

    Ninguém duvidou, só o Ciro não podia falar isso.

Pedro

01/09/2018 - 15h38

A lei é pra todos

    Alan Cepile

    01/09/2018 - 15h46

    A lei é para todos…. da esquerda!

    JOSE BATISTA NETO

    01/09/2018 - 16h02

    Não é, não! A partir de 2012, quando foi encenada a farsa do suposto julgamento do suposto chamado MENSALÃO, a LEI passou a ser o que os chefes das quadrilhas judi$$iaria$$ dizem que é a LEI.Ali começaram a empurrar o Brasil para o abismo em que está sendo lançado, cada dia mais para o fundo.

      Nostradamus ( banquinho & bacia )

      01/09/2018 - 16h42

      Por exemplo hoje essa canalha da Globo coloca a seguinte manchete: dólar despenca! Vai ler passa de 4.12 para 4.10 !!! Motivos apresentados… a reunião extraordinária dos vampiros que sugam o sangue brasileiro, a esperança brasileira… em outras palavras, se é que me entendes. Porcos do mato, gentalha abaixo do preço. Todos na mão da grande fofoqueira global!

degas

01/09/2018 - 14h20

Mas alguém ainda não sabia que criminosos condenados em segunda instância não podem concorrer?

    maria do carmo

    01/09/2018 - 15h19

    Degas precisas saber mais, se aprofunde no tema!

      Baruch

      01/09/2018 - 17h04

      “e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes”

      Retirado da lei da ficha limpa, assinada pelo Lula.

        Jandui Tupinambás

        01/09/2018 - 23h28

        Retirado da lei da ficha limpa assinado por Lula, artigo 26-C:

        “O órgão colegiado do tribunal ao qual couber a apreciação do recurso contra as decisões colegiadas a que se referem as alíneas d, e, h, j, l e n do inciso I do art. 1o poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão, por ocasião da interposição do recurso.”

        Com este artigo 145 prefeitos se elegeram e 98, dado a plausibilidade recursal, hoje administram suas cidades.

        Conclusão: vai estudar mais um pouquinho!

        Lula Presidente!!!!

          Alan Cepile

          02/09/2018 - 07h29

          Jangada, Lula livre e Ciro presidente, sem churumelas! =))

      degas

      01/09/2018 - 17h12

      Você ficou enchendo tanto para no fim dizer uma bobagem dessas? Por isso é que não liberam seus comentários.

maria do carmo

01/09/2018 - 12h42

Estou aguardando moderacao de meu comentario,enviei varias vezes a resposta e voce ja disse isso antes Grata

maria do carmo

01/09/2018 - 12h31

Estou aguardando moderacao do meu comentario.

maria do carmo

01/09/2018 - 12h17

Globo comanda o judiciario fraco e vaidoso ( vide Barroso iluminado? com gravata psicodelica… ( que a esposa Tereza compra imovel na Florida atravez de OFFSHORE em nome de solteira, e seu marido e socio nao sabe e sediz surpreso…) Tiraram o nosso direito de votar no estadista Lula inocente e preso sem provas com base em fraude processual o presidente que saiu do governo apoz oito anos com o maior indice de aprovacao que governo para todos os brasileiros, conhecido e admirado pelo mundo, O estadista Lula inocente preso em Curitiba e muito mais visitado por personalidades mundiais do que o palacio usurpado por Temer apoiado pelo judiciario arbitrario que usurpam a democracia por isso no mundo civilizado nao existe justica eleitoral, trampolim para manipuladores conspiradores e mercenarios anti democraticos que defendem seus interesses e as elites!

maria do carmo

01/09/2018 - 12h12

Globo comanda o judiciario fraco e vaidoso ( vide Barroso iluminado? com gravata psicodelica… ( que a esposa Tereza compra imovel na Florida atravez de OFFSHORE em nome de solteira, e seu marido e socio nao sabe e sediz surpreso…) Tiraram o nosso direito de votar no estadista Lula inocente e preso sem provas em base em fraude processual o presidente que saiu do governo apoz oito anos com o maior indice de aprovacao que governo para todos os brasileiros, conhecido e admirado pelo mundo, O estadista Lula preso em Curitiba e muito mais visitado por personalidades mundiais do que o palacio usurpado por Temer apoiado pelo judiciario arbitrario que surpam a democracia por isso no mundo civilizado nao existe justica eleitoral, trampolim para manipuladores conspiradores anti democraticos que defendem seus interesses e as elites!

Baruch

01/09/2018 - 11h54

-Jorge Mussi, nomeado por Lula(PT)
-Luís Roberto Barroso, nomeado por Dilma(PT)
-Og Fernandes, nomeado por Lula(PT)
-Admar Gonzaga, nomeado por Dilma(PT)
-Tarcisio Vieira, nomeado por Dilma(PT) como substituto e efetivado por Temer(MDB)
-Rosa Weber, nomeada por Dilma(PT)

Boa PT!

    Alan Cepile

    01/09/2018 - 11h58

    Vai ganhar a ira eterna da “hegemonia” por um comentário tão petulante….

    nelson

    01/09/2018 - 14h05

    Só que o PRSIDENTE SEGUE AS RECOMENDAÇÕES por republicanismo de SENADORES DA BASE EPOR JURISTA que não estão no interior do HMEM , só DEUS COMPREENDE A ALMA do home que FALA COM A BOCA UMA COISA E NO CORAÇÃO É outra ROSA VEBER= MEDO FACHIN=faz-se de defensor de direitos quando advogado = traidor barroso- tenebroso = globo e o resto é psdb puro bala e agronegócio = taí os truxinhas de classe média foram derrotados stf – votou para acabar com os direitos dos trabalhadores funcionários publicos e pequenos comerciantes parabéns por suas perdas de direitos.

      Baruch

      01/09/2018 - 14h57

      Eu não voto 13 desde 2003, quando o PT legalizou a agiotagem do cartel bancário e taxou aposentadorias, quem merece o parabéns é você que continuou apertando o 13 enquanto o PT afastava Brizola, Heloísa Helena e Plínio Arruda para andar de mão dada com Temer.

Alan Cepile

01/09/2018 - 11h46

E agora? A “estratégia” da “hegemonia” vai continuar mendigando uma chance pro golpismo??

    NeoTupi

    01/09/2018 - 12h08

    Não existe estratégia da hegemonia nenhuma (*). O que existe é eleição girando em torno de Lula e do lulismo, por vontade popular. Haddad é candidato do lulismo. Ciro escolheu não ser desde o começo, e sua estratégia de apostar no esvaziamento da liderança de Lula não deu certo.
    (*) Que culpa tem o PT de ter se tornado o único partido de massa da esquerda? Eu gostaria é que a esquerda fosse hegemônica, com bancadas de esquerda maiores no parlamento, com mais partidos de esquerda fortes, mas nenhum outro conseguiu até hoje, infelizmente. Pelo contrário, partidos antes de esquerda como o PSB e PDT hoje estão bastante descaracterizados em relação ao que eram.

      Alan Cepile

      01/09/2018 - 12h15

      Haddad é o candidato do lulismo?! Em qual pesquisa vc viu isso?? Tem lulista votando no Bolsonaro e no Alckmin, quase 6 milhões de votos, isso tá nas pesquisas, vc viu?

      E que não há estratégia nenhuma a gente tá vendo já a muito tempo….

        NeoTupi

        01/09/2018 - 12h43

        Fique com suas leituras equivocadas das pesquisas, pois Haddad só agora está começando a ser apresentado ao eleitor ligado a Lula. Aguarde as próximas pesquisas.

        NeoTupi

        01/09/2018 - 12h58

        Faltou dizer que Haddad é candidato do lulismo simplesmente porque é o candidato que defende o lulismo, veste a camisa do lulismo, faz campanha lulista. Isso independe de pesquisas. As pesquisas são consequência das campanhas.

          Alan Cepile

          01/09/2018 - 13h02

          Não há equívoco nenhum, vc pode contestar a pesquisa, mas os números não, toda pesquisa nova apresenta lulistas votando na direita e extrema direita sem Lula, não há argumento que negue isso e vc sabe, senão teria apresentado algum.

          E essa de que Haddad não foi apresentado e etc e tal me desculpe mas parece teoria da Gleisi…

          NeoTupi

          01/09/2018 - 14h48

          Não estou brigando com pesquisas, tanto é que estou dizendo para aguardar as próximas. O que eu disse foi que sua leitura das pesquisas é desconectada da dinâmica da campanha. As pesquisas não mostraram Haddad como candidato de Lula (exceto a do Ipespe/XP que quando pergunta “Haddad com apoio de Lula” ele sobe para 2o. com 13% dos votos. Isso em pesquisa telefônica, que geralmente capta menos o voto da população mais pobre, onde Lula tem mais votos.
          Mas não se preocupe porque o tempo se encarregará de dizer quem tem razão, se eu ou você. É só aguardar as pesquisas das próximas semanas.

          Alan Cepile

          01/09/2018 - 15h25

          A única coisa desconectada que vejo aqui é vc criticar a metodologia da XP (com razão, diga-se de passagem) porém, logo depois citá-la só pq ela supostamente beneficia o seu candidato, e mesmo assim numa “pequena” diferença de 41% pra 13% quando Haddad é apresentado como substituto de Lula.

          E o seu silêncio sobre os votos lulistas à extrema esquerda diz muita coisa, vou parar de perguntar, pois realmente isso não tem explicação, o viés político dessa parte dos lulistas votando em Bolsonaro é absolutamente inexplicável e bizarro, é o genuíno pensamento da “hegemonia” egocêntrica que não pensa no Brasil, a única preocupação é o projeto de poder, mais nada.

          Nostradamus ( banquinho & bacia )

          01/09/2018 - 17h01

          Não queiras adivinhar o que se passa no coração humano, nem subestimá-lo ou superestimá-lo. A raiva pode ser um componente no momento da pesquisa e se o entrevistado sentir-se encurralado poderá abreviar com tal resposta exatamente oposta ao que quer de fato. Não é verdadeira a afirmação de que ” boa parte dos Lulistas agora é Bolsonaro”. Isto apenas é uma dedução a partir de dados de uma pesquisa. E confesso que é demais embrulhado quando começam a querer explicar o inexplicável, fica difícil de entender e menos ainda de aceitar. Os votos Lulistas vão 100% para o Haddad & Manoela sem sombra de dúvida. Saberemos quem está com a razão logo após abrirem as urnas. Sem maiores crises ou celeumas inúteis.

          Alan Cepile (Lulistas & Direita)

          01/09/2018 - 17h16

          Repito:
          Quando não convém, as pesquisas não valem nada.
          Quando convém, são categoricamente citadas.

          Vamos parar de frescura, ou valem, ou não valem!!!!
          E como são seletivamente citadas, então valem as informações nelas contidas, e na mesma pesquisa que diz que Lula estaria na frente, tb diz que, sem Lula, 4% dos lulistas, algo em torno de SEIS MILHÕES DE VOTOS, votam em BOLSONARO ou ALCKMIN.

      Baruch

      01/09/2018 - 12h28

      O que eram quando? Quando se submeteram a ser governo com o PT neoliberal? O PDT está voltando a raiz do trabalhismo, que perdeu com a morte do Brizola. Brizola colocou o PDT na oposição ao governo petista quando colocaram em votação o que viria a ser a EC40 e 41, O PDT foi um dos únicos partidos em 2003 que não favorável a revogação do artigo 192 da constituição, que limitava juros praticados no país e limitava o sistema financeiro. Felizmente o PDT está bastante descaracterizado, como partido neoliberal.

Ricardo

01/09/2018 - 11h39

Acabou o Pão com Mortadela, agora é cafezinho

JOAO TOLENTINO

01/09/2018 - 10h55

TSE CASSA A CANDIDATURA DE LULA. Nossa! Pela enésima vez Miguel tenta induzir o seu seguidor a se desvirtuar da imagem de Lula. Porque postar um Haddad sorridente ante a desgraça de Lula, meu caro Miguel? (Haddad, o abutre da vez. rsrrsrsr) Fico de cá pensando…não seira essa investida uma espécie de golpinho dO Cafezinho contra Lula e em favor de Ciro? Tico Santa Cruz… manifestando apoio a Ciro… Dirceu vendido como um qualquer…
Só espero que, quando Haddad tomar a dianteira nas pesquisas e rifar Ciro para Pindamonhangaba, esse chazinho frio torne a virar O cafezinmente.
Obs.: Ciro é bom, mas não se provou o suficiente pra substituir um cara/projeto tão grande e sofisticado como Lula. Haddad, pelo menos, se arrisca à tarefa de, do alto de sua simplicidade, representá-lo. Afinal, como já dizia Da vinci, “a simplicidade é o mais alto grau da sofisticação”.

    JOAO TOLENTINO

    01/09/2018 - 11h02

    *…torne a virar O cafezinho.

    Baruch

    01/09/2018 - 11h07

    Caramba, reclamam de tudo! Se o Miguel colocasse uma das milhares de fotos que tem o Haddad com Alckmin ou com a Neca Setúbal, mas foi uma com o Haddad visitando Lula. Vai comentar no 247 onde só idólatra do PT tem voz.

      Alan Cepile

      01/09/2018 - 11h52

      Nego lê o 247 e vem comentar aqui….

        Daisy

        01/09/2018 - 15h07

        Você lê PHA o empregado do Edir Macedo e vem comentar aqui. Qual o problema? Para mim nenhum!

          Alan Cepile

          01/09/2018 - 15h41

          Não dou a mínima pra quem lê o que, só acho curioso que lulistas repetem aqui, as vezes ipsis litteris, o que o ex-Veja fala lá no puxadinho do PT.

          Zé dos Bagos

          01/09/2018 - 17h08

          Caracas!!! Não se pode dar uma chancezinha que o cara se deita nas cordas e já quer sentar na janelinha… bastou levar um elogio do chefe outro die e olha aí… já quer ca.gar na cabeça de todo mundo!!! Cepilho! Bom para o fogo! Entendo… é contra o PT… tá.

          Alan Cepile

          01/09/2018 - 17h20

          Não.

          Não dou amém ao PT.

          Lamento…

    Nunes

    01/09/2018 - 12h55

    Segundo Ciro, sem Lula a campanha ficará mais clara para eleitores.
    Diante de tanto oportunismo, com certeza: agora é Haddad!

      Alan Cepile

      01/09/2018 - 15h42

      Desculpe, mas para uma boa parte dos lulistas agora é Bolsonaro.

NeoTupi

01/09/2018 - 10h47

Podemos espanhol classifica TSE como golpista de extrema direita, e reitera apoio ao PT.
Barroso fica com imagem internacional de fascista pró-Bozonaro.
https://www.youtube.com/watch?v=bNbP03vr508

Justiceiro

01/09/2018 - 10h40

Fosse o Brasil um país ´serio mesmo, não era pra ter acontecido aquele julgamento ontem pois, em país sério, Lula nem sequer seria candidato.
Mas terminou bem e acabou o lenga-lenga de Lula candidato. Ele agora é somente um presidiário que deverá cumprir sua pena, igual aos outros condenados.

P.S. Miguel, viu do que Ciro escapou? Com Lula excluído, Addad assume a cabeça de chapa e Ciro seria seu vice. Muita humilhação.

    NeoTupi

    01/09/2018 - 11h31

    Um país sério não há golpe de inventar crime inexistente para tirar um candidato anti-privateiro favorito das urnas. Não há casuísmo de “interpretar” leis de forma diferente conforme a cara do freguês.
    Mas o triste é ver você se declarar eleitor do Ciro e apoiador do golpe ao mesmo tempo.

      Daisy

      01/09/2018 - 11h45

      Os eleitores do Ciro reproduzem exatamente o que é seu candidato, de direita e golpista.

        Baruch

        01/09/2018 - 12h07

        Esquerda é Lula/Dilma, favoritos da FEBRABAN. Aqueles que trocam Levy(Bradesco) por Meirelles (BankBoston)

          NeoTupi

          01/09/2018 - 12h35

          Você está igual a um cabo Anselmo redivivo, um Balta Nunes. Finge defender pautas de esquerda mas está aqui apenas para tentar desconstruir partidos de esquerda, prejudicar a eleição de bancadas de esquerda.
          E acha que ninguém percebe?

          Baruch

          01/09/2018 - 13h58

          Para variar, sem argumento passa para o Ad Hominem, vergonhoso.

          Já falei e repito, meu apoio/combate não tem nada haver com estes espectros a qual chamam de “direita e esquerda”. Polarização da irrelevância que só importa a ELES. A polarização entre qual chicago boy vai roubar do povo, Joaquim Levy ou Paulo Guedes, e de qual forma, PPPs ou privatizações.

          NeoTupi

          01/09/2018 - 14h56

          Você faz o discurso da anti-política que a Globo prega: de que não tem diferença, são todos iguais, e bla-bla-bla.
          Só que a mentira é tão grande que até a Bolsa de Valores sobe quando Dilma sofre o golpe, e a bolsa cai quando Lula sobe nas pesquisas.
          O povão pobre sabe porque sente que ele estava no orçamento durante os governos Lula e Dilma e foram expulsos do orçamento. Tem diferença.
          Se você não fosse um cabo Anselmo enxergaria a diferença muito clara bem na sua frente, como todo o povão brasileiro enxerga e por isso apoia Lula.

          Baruch

          01/09/2018 - 15h04

          Se eu fizesse discurso anti-politica meu voto seria do PSTU, e não do Ciro. Já disse, meu discurso é anti-neoliberal, se o seu partido faz parte dessa turma aprenda a contra-argumentar em vez de usar argumentos vazios (ele é globo, ele é direita).

          Aliás quem ganhou bolada de 200 mil dólares da Globo para palestrar, e quem salvou a Globo da falência com BNDS foi o Lula.

          Alan Cepile

          01/09/2018 - 16h16

          Me permitam entrar nesse debate.
          É claro que o governo petista ajudou muita gente, essa é a parte boa e a bronca não é essa, a bronca é ter dado boa vida pra magnata, pra especulação financeira, pra banco, refis pra mega empresário e não ter feito NENHUMA mudança estrutural que impedisse, total, ou em parte, muito do que estamos vivendo hoje, esse é o ponto chave da decepção que quem votou no PT no passado.

          NeoTupi

          01/09/2018 - 20h27

          Será que precisa desenhar que o governo Lula e Dilma deram um fim no neoliberalismo de FHC? Colocou o pobre no orçamento (aumentou o papel do estado com o bem estar social), deu aumentos reais ao salário mínimo, inclusive de aposentados da previdência pública. Aumentou a participação dos bancos públicos (BB e CEF) no mercado (aumento do papel do estado), aumentou a rede de escolas técnicas e universidades públicas (investimento estatal em educação), aumentou a rede pública de saúde e criou o mais médicos (atendimento público e gratuito), fez política industrial com conteúdo nacional sobretudo na cadeia produtiva do petróleo. Fez o PAC (Planejamento estatal), fez o Minha Casa, Minha Vida, com crédito e subsídios para baixa renda com fundos públicos. Fez o marco regulatório do pré-sal, com o estado se apropriando da maior partilha do petróleo e delegando à Petrobras estatal ser operadora única e tendo participação mínima de 30%. Capitalizou a Petrobras com reservas de petróleo da união. Tudo isso são políticas anti-neoliberais. Ciro é quem tem uma fase neoliberal no passado quando integrou a equipe econômica do plano real, com Pedro Malan e tudo, e seguiu a cartilha do Consenso de Washington, inclusive defendendo as privatizações da Embraer, Vale, teles e distribuidoras de energia e gas estaduais. Mas eu não faço como você e não critico o Ciro do presente pelo seu passado. Prefiro atacar os neoliberais atuais: Alckmin, Meirelles, Bolsonaro, etc, em vez de ficar desconstruindo Ciro como você se dedica o tempo todo a ficar desconstruindo o PT (que nem é “meu” partido. Não sou filiado a nenhum e apenas voto e milito espontaneamente porque acredito ser o que melhor representa atualmente o povo mais pobre e da classe média trabalhadora, com todos seus defeitos e limitações).
          Quanto ao BNDES salvar a Globo ocorreu em 2002 no governo FHC. A Globo não teve ajuda do BNDES no governo Lula. Isso que você diz é espalhar fake news. Te dou as fontes:
          Socorro no governo FHC:
          https://jornalggn.com.br/noticia/o-dia-em-que-a-globo-foi-salva-pelo-bndes
          Desmentido no governo Lula:
          http://noticias.terra.com.br/brasil/crisenogoverno/interna/0,,OI667671-EI5297,00.html

          Alan Cepile

          02/09/2018 - 09h17

          Acho que o seu comentário saiu cortado.

        Alan Cepile

        01/09/2018 - 12h19

        Favor não confundir um bolsominion com eleitores de qualquer candidato de esquerda.

          Justiceiro

          01/09/2018 - 15h52

          Obrigado por me defender. Dizer que um não sou eleitor da esquerda foi um imenso favor.

          Obrigado.

    Ultra Mario

    01/09/2018 - 15h02

    Nunca que o Ciro iria aceitar aquela proposta pois ele sabia que isso dar nisso, só os petistas ainda estavam iludidos.

josa

01/09/2018 - 10h36

Miguel,mesmo não acreditando no judiciario golpista o titulo devia ser “Caça mais cabe recurso “parece matéria da Globo.Miguel ,miguel você se pintou

    Justiceiro

    01/09/2018 - 10h41

    Não “caçaram”, CASSARAM.

    Olha o que aconteceu com a Pátria educadora

      Baruch

      01/09/2018 - 12h19

      Pátria educadora que jogavaa maior parte dos recursos da educação, via DRU, para o serviço da dívida. Pode ter certeza que os filhos da FEBRABAN estão com três idiomas em dia.

      josa

      02/09/2018 - 11h07

      Por isso eu defendo uma boa educação para todos,não fique restrito a intelectuais como você filho da classe média alta e babão da elite e sem respeito aos que não conseguiram ser erudito como você,na sua posse na acadêmia de letras me convide

maria do carmo

01/09/2018 - 09h43

A pior ditadura e a do judiciario estamos numa ditadura de toga e MP, estao esticando muito a corda… garantiram o proprio reajuste de 16,38% enquanto temos 23 milhoes de miseraveis desempregados dormindo nas ruas como ratos, aprovacao da terceirizacao ou melhor escravizacao voltamos a decada de 20 do seculo passado, estamos perto da Turquia o Brasil virou uma esquizofrenia, quando se estica demais a corda vem a reacao, a perseguicao ao estadista Lula inocente e preso sem provas, o Brasil e o Mundo estao vendo a casta do judiciario e MP, a PGR Raquel Eliaz Dodge casada com norte americano e filhos nos EE,UU. revelou inadvertidamente trama com o EBC para retirar o PT da propaganda gratuita…

    mariocinelli

    01/09/2018 - 09h51

    Perfeito, Maria do Carmo. Estes seis aí valem cada um 10 milhões de votos do povo. Sim, porque de cara LULA já tem 60 milhões de votos. E acho que não são só 23 milhões de miseráveis, creio que já passam dos 40 milhões. Não é possível, quero ver até onde vai a coragem destes covardes. Sim, porque eles estão encastelados em seus tribunais e não podem por o nariz nas ruas. Eles querem o País de volta ao século 18. Cuidado, a revolução francesa explodiu no final do século 18…

      maria do carmo

      01/09/2018 - 13h13

      Prezado Mariocinelli Concordo!


Leia mais

Recentes

Recentes