Por uma melhor política do petróleo

Foto: Facebook José Maria Rangel

A partir de hoje, vou separar um espaço aqui no Blog para escrever sobre o candidato que apoio aqui no Rio de Janeiro: o petroleiro e sindicalista José Maria Rangel. Mas não só isso: vou tentar utilizar esse espaço para dar aluma visibilidade a candidaturas ligada ao mundo do petróleo.

Primeiramente sobre o Zé: ele é candidato a Deputado Federal pelo PT do Rio, com o número 1350.

Conheço o Zé Maria há anos do movimento sindical petroleiro e fui coordenado por ele duas vezes, no sindicato dos petroleiros do Norte Fluminense e na Federação Única dos Petroleiros. Sei de fato da liderança e da capacidade de luta e articulação que o Zé tem, algo que o credencia como um grande nome da Câmara.

Contudo, além do potencial pessoal, outro fator faz com que a candidatura do petroleiro seja tão importante: a conjuntura adversa.

Meu companheiro de Blog progressista, o professor especialista no mercado de óleo e gás Roberto Morais, destacou em seu Blog que a candidatura surge como algo natural, justamente, por conta de Rangel ser um grande combatente de assuntos que estão em voga atualmente, como a retirada de direitos trabalhistas e a entrega do petróleo.

Compartilho da mesma opinião.

Do ponto de vista da industria de óleo e gás, a candidatura do Zé é crucial para o Estado do Rio de Janeiro. Não há, atualmente, nenhum deputado ou deputado que conheça tanto o mundo do petróleo – tanto na teoria quanto na prática – logo no momento que o país enfrente uma guerra legislativa sobre o petróleo e suas reservas.

Ademais, tento em vista a componente ideológica da desastre neoliberal (alguns empresários argumentam que só há geração de emprego com flexibilização de direitos),  o nome do Zé se destaca, dentro das forças trabalhistas, pela forte luta em defesa dos direitos de sua categoria.

Por isso, considero um voto no Zé Maria é um voto pela soberania nacional, em defesa das nossas riquezas, e pela soberania popular, em defesa do nossos direitos.

Dito isso, gostaria de fazer desse um espaço de debate, e não só de apresentação de um candidato. Portanto, qualquer pessoa que tiver uma candidatura relacionada ao mercado de óleo e gás e quiser um espaço para apresentar aqui, pode me mandar email que vou providenciar.

Sei que temos diversas candidatura espalhadas pelo pais compromissadas com um mercado de petróleo nacional desenvolvimentista (no mínimo) e seria muito bom discutirmos esse assunto por aqui.

Quem tiver interesse, pode me mandar email no tadeubop@gmail.com. Ou direct no Twitter (quase não uso mais Facebook) @tadeuporto.

Tadeu Porto: Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.