Menu

XP/Ipespe: Bolsonaro continua caindo nas disputas de 2º turno

A pesquisa XP/Ipespe, feita semanalmente e divulgada sempre às sextas pela manhã, mostrou um avanço de Bolsonaro no primeiro turno de 3 pontos, para 26%. Ciro e Haddad também avançaram, para 12% e 10%, respectivamente. Alckmin ficou parado em 9% e Marina caiu para o quinto lugar, com 8%. No segundo turno, porém, Ciro ampliou […]

42 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A pesquisa XP/Ipespe, feita semanalmente e divulgada sempre às sextas pela manhã, mostrou um avanço de Bolsonaro no primeiro turno de 3 pontos, para 26%.

Ciro e Haddad também avançaram, para 12% e 10%, respectivamente.

Alckmin ficou parado em 9% e Marina caiu para o quinto lugar, com 8%.

No segundo turno, porém, Ciro ampliou sua vantagem sobre Bolsonaro para 5 pontos, e Haddad agora empata com o capitão.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

14/09/2018 - 13h34

Pesquisa do Itaú é tratada com mais benevolência que a da CUT. Tristes tempos.

Pacheco

14/09/2018 - 13h32

As pessoas somente estão vendo o lado positivo do hadad em herdar os votos do lula. Vale lembrar que ate agora ele ainda nao começou a apanhar pois nao era o candidato. Imagina o quanto vao pintar ele agora de Dilma 2, mensalão,petrolao,poste etcetcetc. Acho que ele tem muito telhado de vidro. Se cair nas proximas pesquisas eu nao ficarei surpreso

    degas

    14/09/2018 - 13h56

    Sem falar do Kit Gay. Será que o Severino vai gostar de saber que o ministro Adad queria convencer seu filho a virar boiola na escola? A partir do dia 17, quando não puder mais alterar o candidato, inúmeras igrejas evangélicas se dedicarão a informar isso aos fieis.

      NeoTupi

      14/09/2018 - 15h50

      2012, início do segundo turno nas eleições de SP: José Serra ameaçado de derrota convoca Malafaia para atacar Haddad com essa lorota de kit gay. Foi um desastre. Esse estória de kit gay é tão mentirosa que ninguém acreditou e o eleitor ainda recriminou Serra por ficar de palhaçada na campanha em vez de propor coisa séria. Querem repetir o erro? Venham de “kit gay”, que Haddad virá com mais creches, mais escolas em tempo integral, mais prouni, mais campis, mais escolas técnicas, mais professores.

    NeoTupi

    14/09/2018 - 15h40

    Desde 2005 que esse discurso é feito e o resultado foi vitória de Lula em todas as eleições presidenciais desde 2002 e Lula na liderança em 2018 transferindo para Haddad.
    Quanto mais os algozes do povo atacarem Haddad, mais ele subirá nas pesquisas.

      Brasileiro da Silva

      14/09/2018 - 20h22

      Só se essa “lorota” do Haddad com mais creches, mais escolas em tempo integral, mais prouni, mais campis, mais escolas técnicas, mais professores funcionar em outras partes do país. Em SP, em 2016, ele tentou esse discurso e foi dizimado em 1º turmo. O povo não acredita mais em mentiras de filhinhos de papai, que estudaram em escola particular e trabalham no Insper, a meca da direita.

Justiceiro

14/09/2018 - 12h50

Pô, Miguel. Por que meus comentários todo o tempo caem na moderação?

Faço um comentário em cima de um assunto e quando o vejo, o assunto até já saiu de moda.
Não escrevo palavrões e você sempre reproduz comentários mesmo divergentes.

Dulce

14/09/2018 - 12h27

Acho perigoso para o cafezinho e os blogs ciristas usarem as armas elaboradas nos estúdios globo para atacarem a candidatura do pt na esperança de beneficiar o seu candidato.
Assumiram como verdade várias profecias supostamente auto realizáveis, porque houve grande esforço para isso, que se mostraram furadas com o tempo. Teve até blog q extrapolou a torcida e quis agir para a realização.
Hoje, como sempre, o pig aposta na desinformação. Apostam que o pt não conseguirá transmitir sua mensagem ao povo, e não medem esforços para que isso aconteça. Infelizmente, alguns blogs ciristas estão acompanhando o pig nessa trajetoria que, além de não trazer frutos, pode destruir a credibilidade do blog, igualando-os ao pig que teve sua credibilidade muito danificada por ais motivos.
As ações recentes do pig para evitar a transferência de votos, todos sabemos: mostrar um haddad fraco, não competitivo, excluir o fator lula.
Para isso, pesquisas são divulgadas com todas suas manipulações sem questionamentos. Pesquisas que mostrem o contrário, são boicotadas. Esse blog faz o mesmo e além: não só boicota cenário favoravel de pesquisa a haddad é escondido, como ja foram feitad ilações contra o instituto pesquisa destoante do pig.
Reforço meu alerta: eleiçoes vão passar, a credibilidade perdida custa a voltar, será que vale a pena?

    Fabio

    14/09/2018 - 12h46

    Dulce, o seu pensamento é o mesmo que o meu, espero tando dia 7/10 quando for confirmado Haddad x Bolsonaro para ver o comportamento deste blog.
    Valeu!!

      JC

      14/09/2018 - 13h00

      Companheiro, acorda! É nítido que a informação ainda não chegou. As pessoas não sabem qur Haddad é o candidato do Lula. Se o instituto de pesquisa tem que informar qur o Haddad é o candidato do Lula para que esse possa, HOJE, se colocar na segunda posição, então ainda há muito feijão pra comer. Haddad é Lula. Mas o povo ainda não sabe. Até o dia 7/10 ele tem folga de tempo pra disseminar a informação. Mas até lá tem que comer muito feijão. Não espere que a globo faça essa propaganda pra ele…

Luis Castro

14/09/2018 - 11h53

Chororô. O poder de transfetencia de voto de Lula não é uma hipótese é um fato, que o diga Dilma. Voto no Ciro se ele for para o segundo turno contra um candidato de direita, o que seria uma temeridade já que ele tem forte rejeição nas hostis petista, o partiido que tem quase 30% de preferência. Agora só um cego não vê que Haddad que virou candidato a poucos dias já dispara nas pesquisas e virou o terrror dos golpistas, com general tendo chilique e a Rede Golpe morrendo de medo. Agora São Paulo não pode servir de referência para atestar as chances de um candidato, pois se fosse Lula e Dilma não teriam governado o Brasil. As pesquisas manipuladas vão chegar ao resultado da Vox Populi. Aguardem.

Nilson Messias

14/09/2018 - 11h37

Ninguém conseguirá evitar a primavera, a informação que Lula, é Haddad e vice versa e, nem o Orós, como se fala aqui no Nordeste, o caminhão de votos em Haddad. O PDT e a esquerda apoiando, será bem vindos. E quem vota nos filhotes d ditadura, boa sorte!

    Adam Smith Comuna

    14/09/2018 - 12h45

    Algum petista sabe conjugar verbo? Toda postagem dos LulaouNada encontra-se erros gritantes de conjugação verbal.

    Haddad pode ser Lula mas também é Dilma com 70% de desaprovação, colocou isso na sua matemática ou ela é tão boa quanto seu português?

Darcy Brasil Rodrigues da Silva

14/09/2018 - 11h14

Estamos vivenciando, como nunca, a guerra de informações. A campanha do PT tentando firmar a crença de que Lula está transferindo massivamente seus votos para Haddad na velocidade da luz, buscando galvanizar os militantes lulistas sem vínculo partidário, presentes, sobretudo, nas redes sociais (repare que estou me referindo a militantes virtuais lulistas,distintos qualitativamente dos eleitores lulistas em geral). A campanha de Ciro terá que reagir a esse movimento, credenciando-se abertamente aos olhos da legião desses lulistas indecisos, com perfil progressista, que certamente, em sua grande maioria, votaria tanto em Ciro como em Haddad. Em minha opinião, Ciro tende a levar uma grande vantagem em relação a Haddad, para ser votado pelos chamados eleitores de centro; Haddad, por sua vez, leva grande vantagem sobre Ciro, para ser votado pelos eleitores de Lula tradicionais, por ter o apoio explícito do ex-presidente, e contar com a fortíssima militâcia do PT e do PCdoB. Difícil é a minha situação que, mantendo a opinião de que a vitória de Ciro, nessas eleições realizadas sob a égide do Golpe, seria melhor para a esquerda, do ponto de vista da luta luta não institucional (infelizmente percebi que pouca gente compreende a importância central que dou a essa luta, travada fora das instituições do Estado plutocrático, e que visa organizar o protagonismo dos trabalhadores e do povo para a realização de uma Revolução Democrática, sem a qual, para mim, nenhum governo verdadeiramente popular será efetivo) faço, entretanto, campanha para Haddad, na medida que essa foi tese que prevaleceu no âmbito da Frente Brasil Popular, submetendo-me por obrigação moral de seguir uma maioria com a qual, na maior parte das vezes, tenho maior identificação.

Dulce

14/09/2018 - 11h11

Decidiu dar uma de Pig e esconder pesquisa, cafezinho?

    jose carlos rodrigues arana

    14/09/2018 - 11h25

    Parece que esconde o cenário 2 da pesquisa. Aquela que a XP escreve “Haddad apoiado por Lula”. Nesta situação o candidato do PT passa para 16% e Ciro fica no 11%.

      JC

      14/09/2018 - 13h12

      Na urna não vai estar escrito isso. Se der ruim e não der tempo dá informação chegar a tempo, não culpe o cafezinho. Vc sabe e ele sabe. O povão só declara voto no Haddad quando fica sabendo. Mas não é a globo que tem que informar. Por enquanto a transferência de votos do Lula é só um potencial. Torço pra que esses votos mantenham-se com a esquerda. Nada mais do que iaso

        Fábio

        14/09/2018 - 14h40

        Na urna também nãos está escrito nome ou número de qualquer outro candidato, como acontece nos questionários de pesquisa estimulada. Nenhuma pesquisa simula exatamente o que acontece na urna.

          JC

          14/09/2018 - 15h11

          A pesquisa é bem elucidativa nesse ponto: Haddad é favorito pra ir pro segundo turno quando o eleitor fica sabendo que ele é o candidato do Lula. Perceba que tem um bom caminho a ser pavimentado. Torcemos para qur isso aconteça rápido antes qur o eleitor, iludido, compre gato por lebre e acabe, por exemplo, chamando o Meirelles…

CezarR

14/09/2018 - 11h05

E o PT se aliando ao Eunício… ora vejam….. Se tomarem outro golpe, NUNCA MAIS contem com esse otário aqui!

    Justiceiro

    14/09/2018 - 11h11

    É claro que o PT sempre contará com um otário como você.
    Infelizmente são muitos. Mas, tenho fé em Deus, que vamos extirpar de uma vez por todas esse petismo corrupto da vida do Brasil.

    NeoTupi

    14/09/2018 - 13h34

    Faltou o cenário onde Haddad tem 16% quando aparece “Haddad apoiado por Lula”:
    Bozo: 23%
    Nenhum/branco/nulos; 19%
    Haddad apoiado por Lula: 16%
    Ciro: 11%
    Alckmin: 9%
    Marina: 6%
    Amoedo e Álvaro Dias: 4%
    Não sabe: 4%
    Meirelles: 2%
    Boulos: 1%

    A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 12.

    NeoTupi

    14/09/2018 - 13h47

    O comentário foi no lugar errado sem querer. Não era para ser resposta.

    Quanto à Eunício, ele não entrou no acordão cearense com o Cid Gomes? Explico: o PDT só lançou Cid ao Senado. Esse ano se elegem 2 senadores por estado. Deixou a outra vaga aberta, para não atrapalhar a reeleição de Eunício. E ambos apoiam o governador Camilo Santana do PT.

      CezarR

      14/09/2018 - 13h51

      Para absoluta vergonha do Ciro, como ele próprio disse na Globonews!

        NeoTupi

        14/09/2018 - 15h23

        Vergonha pragmática, essa. Faz, não desfaz, convive e diz ter vergonha.

Jonathan Gonçalves

14/09/2018 - 11h00

Acho um desserviço aos leitores não mencionar a pontuação de Haddad na pesquisa, quando ele é apresentado como candidato apoiado pelo Lula.

    JC

    14/09/2018 - 11h28

    Não. Porque nem globo, nem XP nem datafolha nem nenhum desses vai informar ao eleitor do Lula que o Haddad é candidato do Lula. Aliás, é um ótimo termômetro pro próprio PT, inclusive, da eficácia da campanha de divulgação.
    Do contrário, é a mesma coisa de falar que não vai ter impeachment baseando-se apenas no número de votos que cada partido que tem um ministério no governo como votos contrários ao impeachment. A gente já sabe no que deu.

      Jonathan Gonçalves

      14/09/2018 - 17h50

      Sim. Porque é uma informação. Independentemente d’O Cafezinho concordar ou não com a metodologia empregada, tal informação existe. O x da questão é a informação omitida. Se está certa ou não, se manipula ou não, se induz ou não o eleitor é um aspecto secundário, que poderia ser sublinhado ao repassar a informação. Negá-la, ocultá-la, por simplesmente discordar dela não é sinal de bom jornalismo.

    NeoTupi

    14/09/2018 - 14h28

    Também acho.
    Se quer medir intenção de voto, deve medir a intenção do eleitor em quem deseja votar.
    Sem informar quem é apoiado por Lula está medindo mais o grau de conhecimento atual do eleitorado de Lula que é majoritário.

    Duvido que qualquer partido que encomende pesquisa deixe de pesquisar o cenário “Haddad apoiado por Lula”, para se orientar sobre os próximos passos da campanha. Sem essa informação a campanha tomará decisões erradas.

Adam Smith Comuna

14/09/2018 - 10h42

Dilmo não ganha do bolso no segundo turno, teremos a maior ausência de votantes da história neste cenário.

Marinaldo da Silva

14/09/2018 - 10h38

Informe aí que, segundo dados da pesquisa, quando é informado ao eleitor que Haddad é o candidato apoiado por Lula, o percentual dele vai pra 16%. Portanto, já em segundo lugar.

    Marcelo

    14/09/2018 - 10h53

    Mas aí não vale. O papel de informar que ele é o candidato de Lula é do PT, não do Instituto de pesquisa.

    A pesquisa deve justamente aferir se tem chegado ao eleitor essa informação, e se a campanha do PT tem sido bem sucedida nisso. Senão fica uma pesquisa distorcida

Luis Castro

14/09/2018 - 10h33

Todas as pesquisas manipuladas dos golpistas vão chegar mais cedo ou mais tarde aos resultado da Vox Populi. Aguardem. Essa tal do XP do Itaú já caminha Haddad salta de 4 para 10, ou seja, 6 pontos. Bolsonaro sobe na margem de erro. Marina cai, Alckmin congelou, mas quem cresceu uma enormidade foi o Ciro, subiu um ponto e ja ameaça ganhar no primeiro turno.

    JC

    14/09/2018 - 10h36

    Luis, já pensou se todos esses aí que vc pisa resolvem se colocar como neutros no segundo turno? Vai virar todo mundo golpista denovo? Quem é herói? Renan? Eunicio Oliveira?

      Luis Castro

      14/09/2018 - 12h06

      Acorda. Aprenda a interpretar um texto, pois apenas analisei a pesquisa do mercado, totalmente hostil a candidato de esquerda. Sempre manipularam e não é de hoje fazem o jogo de quem as pagam. Nada mais coerente, porém se verifica que elas caminham para o resultado da Vox Populi, com o candidato de poucos dias Haddad em ascensão. Aguarde e me cobre depois. Se tiver equivocado serei o primeiro a reconhecer e voto no Ciro,, se ele for para o segundo turno contra um candidato de direita.

        JC

        14/09/2018 - 13h33

        Elas caminham mas não estão. É esse o ponto. É o PT quem tem que informar. Não é o vox populi nem a XP.
        Não espere que Ciro ou Marisa evidenciem isso também. Haddad só passa pra segundo quando o povo é bem informado. Se precisa falar isso na pesquisa é porque a informação ainda não chegou em quem precisa

    Marcelo

    14/09/2018 - 13h41

    As outras pesquisas vão chegar nos resultados do Vox Populi porque a do Vox já informa aos entrevistados que Haddad é o candidato de Lula, e os outros vão acompanhando naturalmente o progresso do número de eleitores do Lula ficando cientes disso conforme a campanha avança. Não é que haja manipulação nem nada do tipo nas outras pesquisas e só a do Vox seja idônea, é a metodologia que é diferente.

    Naturalmente, as outras pesquisas devem informar um crescimento de Haddad, à medida que os eleitores de Lula vão conhecendo o candidato

Paulo

14/09/2018 - 10h29

Imaginem quando começarem a falar do Governo Haddad, em São Paulo, e no seu índice de aprovação (ou deveria dizer reprovação) ao término do mesmo! É fumo do grosso…

    Adam Smith Comuna

    14/09/2018 - 10h50

    – 14% de aprovação da gestão em SP
    – Criador da lei das PPPs
    – Principal responsável das “jornadas de junho”
    – Político que recebeu maior verba dos bancos em 2012
    – Falou que golpe era uma “palavra um pouco dura”
    – Dilma 2.0

    Vs

    – É o escolhido do Lula, Dilma também era…

    Muito para atacar e muito pouco para elogiar!

    Dulce

    14/09/2018 - 11h07

    É sério que vcs pretendem municiar a direita com esse blablablá?

      JC

      14/09/2018 - 13h27

      Municiar o Ciro. Afinal, para os petistas xiitas o Ciro é de direita. Então dá no mesmo. Mas brincadeiras a parte, ruim ver que chegamos a esse ponto…

      JC

      14/09/2018 - 13h56

      Você se refere à direita de verdade ou o Ciro Gomes, que é um coroné de direita, como já cansei de ler aqui…?


Leia mais

Recentes

Recentes