Troquem milhões por vidas

[Alerta de Ficção]

A Polícia Federal realizou hoje mandados de busca e a apreensão em estabelecimentos ligados à “Máfia do Minério”, incluindo imóveis ligados ao então presidente da Vale, Carlos Drummond de Andrade. Ao todo,  Foram cumpridos um total de 13 mandados de prisão preventiva, 21 de prisão temporária, 34 de condução coercitiva e 89 de busca e apreensão em residências, locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao grupo criminoso.

Essa é a terceira fase da Operação Adeus Vargas uma força tarefa montada entre o Ministério Público e a Polícia Federal para investigar desvios de dinheiro em licitações da Vale. Andrade é acusado de receber 17 milhões em propina para favorecer grandes empreiteiras nas licitações da mineradora.

Leia mais: “jamais entraria para política”, diz juiz badalado da Operação Adeus Vargas

Um dos locais de busca foi a pousada Eça de Queiroz, localizada no distrito de Bento Rodriguez, na cidade de Mariana, Minas Gerais. No local, policiais envolvidos na tarefa encontraram mais 530 mil dólares – aproximadamente, R$ 2 milhões – em espécie em um dos quartos do estabelecimento.

[Fim]

Imaginem que essa história da cidade de Mariana tenha ocorrido com números iguais, mas em outro contexto. Tipo aquele filme lá do tigre Richard Parker.

Façamos melhor: vamos imaginar esse contexto o mais próximo da realidade possível.

Em Mariana, final de 2015, não foram 19 milhões desviados mas sim 19 vidas encerradas.

Greenfield, Zelotes, Satiagraha, Castelo de Areia… Muitos nomes. Mas, curiosamente, não consigo me lembrar o nome da força de tarefa de Estado que investigou a tragédia de Mariana. Acho que não foi muito divulgado.

Ao que parece, a verdadeira corrupção é quando se perde dinheiro. Quando uma empresa  soterra dezenas de empregados, na realpolitk brasileira, não é corrupção e não merece holofote. A vida não Vale tanto.

 

300 milhões de reais. Ou de dólares, não sei. Mas me parece um número expressivo.

Tadeu Porto: Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.