Boulos no programa de Maurício Meirelles

Progressistas e liberais alertam para abusos na prisão de Michel Temer

Por Miguel do Rosário

22 de março de 2019 : 14h57

Importantes quadros e forças progressistas e liberais se posicionaram criticamente, cada uma à sua maneira, em relação à prisão de Michel Temer.

É um sinal espetacular de amadurecimento. Pena que tenha chegado tarde demais.

Tasso Jereissati, importante dirigente tucano, afirmou que a prisão de Temer é “abuso de autoridade” e “espetáculo midiático”.

Reinaldo Azevedo publicou imediatamente uma série de duras críticas à prisão de Temer, que ele considerou “ilegal”.

O PT soltou uma nota cuidadosa, mas crítica.

O presidente do PSOL disse que não iria “bater palmas” para o “circo midiático” da Lava Jato.

Ciro, após se refestelar com a republicação de vídeos de entrevistas suas, em que profetizava o destino de Temer, acusa a prisão de violar o “melhor direito” e “ferir a Constituição”.

***

Abaixo, links de algumas das manifestações citadas.

Juliano Medeiros, presidente do PSOL:

O PT fez uma nota prudente, mas deixando claro seu incômodo com mais uma prisão cautelar baseada em delações:

No site do PT:

Nota do PT sobre a prisão de Michel Temer e Moreira Franco
Postado em 22 de março de 2019

O Partido dos Trabalhadores espera que as prisões de Michel Temer e de Moreira Franco, entre outros, tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas, como ocorreu no processo do ex-presidente Lula e em ações contra dirigentes do PT.

Temer assumiu a Presidência em um golpe deplorável. Sua agenda no governo levou ao aumento da desigualdade e da miséria, no entanto é somente dentro da lei que se poderá fazer a verdadeira Justiça e punir quem cometeu crimes contra a população. Caso contrário, estaremos diante de mais um dos espetáculos pirotécnicos que a Lava Jato pratica sistematicamente, com objetivos políticos e seletivos.

O que fica evidente é que, cumpridos os objetivos do golpe do impeachment de 2016 e da proibição ilegal a Lula de concorrer as eleições de 2018, seus principais artífices estão sendo descartados pelos que realmente movimentaram os cordéis: o sistema financeiro, os representantes dos interesses estrangeiros no país, com o apoio da mídia conservadora. Isso vale para a própria Lava Jato e seu comandante, Sérgio Moro, que travam hoje uma encarniçada luta pelo poder contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e a cúpula da Procuradoria-Geral da República.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
Humberto Costa, líder do PT no Senado
Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

***

Ciro Gomes e o PDT inicialmente usaram a prisão do ex-presidente para lembrarem de entrevistas do próprio Ciro, de 2010 e 2018, em que ele “profetizava” o destino de Temer.

Em seguida, Ciro criticou, em sua página de Facebook, a maneira como se deu prisão, dizendo que ela “afronta o melhor direito” e “fere a Constituição”:

Se tem alguém na política brasileira que sabe o quanto Michel Temer merece ser condenado e preso, acredito que sou eu. Me exasperei quando vi o lulopetismo colocá-lo na linha de sucessão brasileira por pura irresponsabilidade eleitoreira, denunciei publicamente muitas vezes, fui processado pelo mesmo Temer mais de uma vez . Cheguei a ser obrigado a pagar indenização por “dano moral” por esta parte estranha do judiciário brasileiro.

Isto dito, minha consciência de cidadão e minha formação jurídica me obrigam a afirmar: esta prisão, da forma como foi feita não se sustenta. Afronta o melhor direito, fere a constituição.

Se tem alguém na política brasileira que sabe o quanto Michel Temer merece ser condenado e preso, acredito que sou eu….

Posted by Ciro Gomes on Friday, March 22, 2019

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »
x
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com