Hangout com Miguel do Rosário 17 de abril de 2019

Progressistas e liberais alertam para abusos na prisão de Michel Temer

Por Miguel do Rosário

22 de março de 2019 : 14h57

Importantes quadros e forças progressistas e liberais se posicionaram criticamente, cada uma à sua maneira, em relação à prisão de Michel Temer.

É um sinal espetacular de amadurecimento. Pena que tenha chegado tarde demais.

Tasso Jereissati, importante dirigente tucano, afirmou que a prisão de Temer é “abuso de autoridade” e “espetáculo midiático”.

Reinaldo Azevedo publicou imediatamente uma série de duras críticas à prisão de Temer, que ele considerou “ilegal”.

O PT soltou uma nota cuidadosa, mas crítica.

O presidente do PSOL disse que não iria “bater palmas” para o “circo midiático” da Lava Jato.

Ciro, após se refestelar com a republicação de vídeos de entrevistas suas, em que profetizava o destino de Temer, acusa a prisão de violar o “melhor direito” e “ferir a Constituição”.

***

Abaixo, links de algumas das manifestações citadas.

Juliano Medeiros, presidente do PSOL:

O PT fez uma nota prudente, mas deixando claro seu incômodo com mais uma prisão cautelar baseada em delações:

No site do PT:

Nota do PT sobre a prisão de Michel Temer e Moreira Franco
Postado em 22 de março de 2019

O Partido dos Trabalhadores espera que as prisões de Michel Temer e de Moreira Franco, entre outros, tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas, como ocorreu no processo do ex-presidente Lula e em ações contra dirigentes do PT.

Temer assumiu a Presidência em um golpe deplorável. Sua agenda no governo levou ao aumento da desigualdade e da miséria, no entanto é somente dentro da lei que se poderá fazer a verdadeira Justiça e punir quem cometeu crimes contra a população. Caso contrário, estaremos diante de mais um dos espetáculos pirotécnicos que a Lava Jato pratica sistematicamente, com objetivos políticos e seletivos.

O que fica evidente é que, cumpridos os objetivos do golpe do impeachment de 2016 e da proibição ilegal a Lula de concorrer as eleições de 2018, seus principais artífices estão sendo descartados pelos que realmente movimentaram os cordéis: o sistema financeiro, os representantes dos interesses estrangeiros no país, com o apoio da mídia conservadora. Isso vale para a própria Lava Jato e seu comandante, Sérgio Moro, que travam hoje uma encarniçada luta pelo poder contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e a cúpula da Procuradoria-Geral da República.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
Humberto Costa, líder do PT no Senado
Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

***

Ciro Gomes e o PDT inicialmente usaram a prisão do ex-presidente para lembrarem de entrevistas do próprio Ciro, de 2010 e 2018, em que ele “profetizava” o destino de Temer.

Em seguida, Ciro criticou, em sua página de Facebook, a maneira como se deu prisão, dizendo que ela “afronta o melhor direito” e “fere a Constituição”:

Se tem alguém na política brasileira que sabe o quanto Michel Temer merece ser condenado e preso, acredito que sou eu. Me exasperei quando vi o lulopetismo colocá-lo na linha de sucessão brasileira por pura irresponsabilidade eleitoreira, denunciei publicamente muitas vezes, fui processado pelo mesmo Temer mais de uma vez . Cheguei a ser obrigado a pagar indenização por “dano moral” por esta parte estranha do judiciário brasileiro.

Isto dito, minha consciência de cidadão e minha formação jurídica me obrigam a afirmar: esta prisão, da forma como foi feita não se sustenta. Afronta o melhor direito, fere a constituição.

Se tem alguém na política brasileira que sabe o quanto Michel Temer merece ser condenado e preso, acredito que sou eu….

Posted by Ciro Gomes on Friday, March 22, 2019

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

47 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Carcará

24 de março de 2019 às 17h42

O blog que está ai bem pertinho conte para nós a história do vereador assassinado & a história do professor afastado pelo governador porque usou uma charge do Bolsonaro e do Tramp abraçados…

Responder

Justiceiro

24 de março de 2019 às 11h16

Querem que o STF solte o corrupto? Só um aviso. O jeep com o cabo e o soldado já está na praça dos Três Poderes só esperando o resultado do dia 10 de abril.

Responder

    Nostradamus ( bacia & banquinho )

    24 de março de 2019 às 16h47

    Sai dai seu cagão! Estamos todos com medinho de você… cada um mesmo! Perderam a vergonha, o juízo, o senso de humor… Viraram uns mijados, robozinhos difamadores pagos para encher o saco, chatos pra carico! Então quer dizer que daqui a umas duas semanas tu irás te suicidar para não vivenciar o tempo do Lula Livre ?

    Responder

Cesar Sobral

23 de março de 2019 às 14h28

A poucos meses atrás: # Fora Temer e # Temer Golpista. Agora # Temer Livre.

Até alguns meses atrás, um “golden shower” era uma carinhosa manifestação homo afetiva. Agora, só porque Bolsonaro postou na net, é pornografia escatológica.

Hilariante essas mudanças da Turma “Progressista”

Responder

    Paulo

    24 de março de 2019 às 00h34

    He, he, he! É exatamente por isso que eles se auto-denominam progressistas, César (além do apelo semântico da palavra, utilizada politicamente). Estão sempre mudando…

    Responder

    antonio

    24 de março de 2019 às 15h12

    A turma de milicianos, que rouba até o salário dos assessores ainda quer achar argumentos para seu lado. Você e sua turma do Moro já foram desmascarados. Faça como a maioria de seu grupo: Caia fora do barco, pois ele está afundando e muito rapidamente. Muito mais rápido do qualquer pessoa em sã consciência imaginava.

    Responder

    Carlos Eduardo

    24 de março de 2019 às 15h47

    Temer preso pra desespero da coxada.

    Responder

    antonio

    25 de março de 2019 às 14h15

    O Cesar e sua turma, ainda se faz de desentendido.Quando se critica a lava-jato é sobre seu caráter seletivo, entreguista, partidária. Defende as multinacionais e leva cada vez mais o Brasil ao buraco. Ou seja, é uma força do império. Não faz justiça. Além de querer construir um estado paralelo. Queiroz falou abertamente que pegava e dividia dinheiro do deputado. O que ocorreu Cesar? nada. Isso é a lava-jato. Com isso todas as suas ações são suspeitas.

    Responder

Nunes

23 de março de 2019 às 10h58

Extra Extra , Rodrigo Maia descobre o que todos nós já sabiamos.
(Des)governo bolsonaro é uma ilha de ideias.

Responder

    Nunes

    23 de março de 2019 às 11h22

    Correção : deserto de ideias .

    Responder

      Paulo

      23 de março de 2019 às 11h45

      E o Botafogo é um deserto de decência…

      Responder

        Batista

        23 de março de 2019 às 14h58

        A única coisa que vai de vento em popa no Brasil, além da decadência, é o ‘lacaius sperneandis’, que não param de crescer.

        Enquanto o aliado Botafogo é deputado federal, eleito presidente da câmara por dois anos, seu chapa, o Ilusionista, deveria ser o presidente da república, conforme eleito para tanto, mas não é, por incapaz.

        Cá entre vós, no quesito decência, entre caixa-dois, açaís, laranjas e milicianos, haja dificuldade para saber-se qual, do mesmo lado, o que entrega o Brasil, é mais indecente.
        Há controvérsias até entre entendidos do quadrilhão e da organização de entregadores da pátria, que os sustentam.

        Tá feia a coisa: Se correr, Olavo atira, se ficar, Mourão cerca.

        Responder

Observador

23 de março de 2019 às 00h12

Pode ser progressista, liberal, conservador, socialista, de direita ou de esquerda. Qualquer um com mais de 10 e menos de 500 anos de idade jamais viu ricos e poderosos sendo presos no Braisl; Ex-presidentes, ex-governadores, ex-diretores de estatais, ex-presidentes de Congresso, empresários muito ricos, grandes doleiros… Enfim, o eterno país da impunidade não é tão da impunidade com antes. Não enxergar isso é ser extremamente teimoso, radical e bitolado. Com todo respeito. É a nossa grande chance (refiro-me a todos nós brasileiros, sem exceção) que temos de romper com as Capitanias Hereditárias. Fiquem com Deus!

Responder

    Sergio Araujo

    23 de março de 2019 às 08h31

    Nesse caso a orientaçào politica nào deveria fazer diferença nenhuma,

    Mas a infantilidade das torçidas sem limites do Brasileiro nào deixa e acbaba atrapalhando.

    Responder

    Alan Cepile

    23 de março de 2019 às 09h48

    A parte de combate à corrupção acho que não existe brasileiro que seja contra, o que não pode é a seletividade e as outras coisas que já foram faladas à exaustão, inclusive neste tópico.

    Responder

    ari couto

    23 de março de 2019 às 11h36

    “… o eterno país da impunidade não é tão da impunidade com antes”
    Como não? Todos os empreiteiros envolvidos na lava jato soltos gozando de seus milhões. Alguém preso do PSDB? Richa? Oras bolas, Richa, um político de quinta do partido. E o Queiroz? E o laranjal? Imagine vc sendo vizinho de um miliciano, sua filha namorando com o filho dele, fotos suas com ele, vc defendendo miliciano, filho homenageando miliciano preso, etc, etc
    Mesmo que fosse verdade o vc diz, isto não justifica a prisão do Temer e de ninguém em situação similar

    Responder

    genalvo

    24 de março de 2019 às 15h58

    Não se iluda. Até o final de 2018, menos de 1/4 dos condenados por Moro e cia. estavam cumprindo pena em uma prisão. A grande maioria, que inclui os grandes empresários, está solta ou cumpre pena em suas mansões. Presos estão os políticos que perderam a serventia ou os que, por estratégia do jogo, devem permanecer presos.

    Responder

Justiceiro

22 de março de 2019 às 18h12

Estão com esse mimimi pra ver se soltam Lula? Não vão conseguir.

Se acontecer isso, o país entrará em colapso de vez e as consequências serão devastadoras.

Como dizia aquele desenho antigo do He-Mam (só que no plural):

NÓS TEMOS A FORÇAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

Responder

    Nostra

    23 de março de 2019 às 07h47

    A força de cavar a própria cova!

    Responder

    ari couto

    23 de março de 2019 às 11h38

    Imbecil, o país não entrará em colapso. O país tornou-se um colapso, uma tragédia, um pesadelo após o golpe

    Responder

Bozo & Andrade Artigos para Festas Infantis

22 de março de 2019 às 17h36

Dr. Moreque e Dr. Bretão gritam do púlpito:
“PRENDAM OS INIMIGOS DO POVO”!
A turba vai ao delírio!
Não deixa de ser curioso o povo brasileiro: quer combater envenenamento (corrupção incrustada no Aparelho de Estado) com raticida (corrupção cometida pelos “moços” da Louva Jato).
“PRENDAM OS INIMIGOS DO POVO”!
KKKKKKKK!

Responder

Reginaldo Gomes

22 de março de 2019 às 17h12

O mercado entrou em pânico , a bolsa caiu, ….
Será que foi por causa da prisão do temer????? Será????
Presta atenção na resposta!!!!
O Temer foi preso pra acalmar o mercado!!!!
A causa do pânico no mercado é uma menina de 22 anos que ficou milionária do dia para noite num passe de mágica!!!(betina)
Foi a primeira vez na história do Brasil que wall street virou motivo chacota e escárnio na rede mundial de computador! Prenderam o temer só pra dar uma abafada e tirar o foco .
Tem olho de ver? Então veja!!!!
Graças a Deus!

Responder

Paulo

22 de março de 2019 às 16h57

É uma queda de braço histórica. Ou vencerá essa nova geração do MP e da Justiça ou vencerá a velha geração de políticos bandidos que assaltaram a República…Tasso Jereissati mal sabia justificar a alegada injustiça da prisão; “ele tá lá em casa, ele tá quieto, não tá fazendo nada”, disse o “turco” do Nordeste, referindo-se ao “brimo” de SP. Vai ler a decisão do Bretas, antes, velho sabujão!

Responder

    Sérgio Araújo

    22 de março de 2019 às 17h31

    É só escolher o lado, ficar no meio só atrapalha.

    Responder

    Francisco

    22 de março de 2019 às 17h59

    Será a “nova geração do MP” imune à corrupção? Mesmo?

    Responder

      Paulo

      22 de março de 2019 às 19h56

      Pelo meu palpite, sim. Pelo menos esse núcleo duro de Curitiba. Tanto no Judiciário quanto no MP. O mesmo eu já não diria a respeito dos MP’s e Judiciários estaduais…

      Responder

        marco

        22 de março de 2019 às 20h07

        Inacreditável !
        Alguém ainda elogiar os “esbirros” da lava-jato ,ignorando a prevaricação dos mesmos no caso “Banestado”.
        Mais de 380 bilhões desviados pelas contas CC5, ninguém preso.

        Responder

Roque

22 de março de 2019 às 16h52

Na verdade, estes progressistas e liberais estão cagando de medo. Sabem que uma hora ou outra eles tbm serão presos por conta de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Antes o Temer era tratado como golpista, usurpado, vampiro e outras baboseiras, agora é um pobre preso político. Haja óleo de peroba na cara de pau destes pelegos safados. Vai ser divertido ver estes palhaços gritarem Lula e Temer livres!!!!!

Responder

Sérgio Araújo

22 de março de 2019 às 16h30

Ué,

esse tal de Ciro diz que sabia que o temer deveria ser condenado significa que ele sabia o que o sujeito aprontava e não falou nada para ninguém ?

É cada um…

O nível dos políticos brasileiros é esse.

Responder

    Alan Cepile

    22 de março de 2019 às 16h55

    Vc tá meio defasado nas reclamações rsrsrs

    Essa mesma pergunta foi feita ao Ciro nas sabatinas no UOL e na Globo News durante a campanha.

    Ele não denunciou pq o ônus da prova cabe a quem acusa (no Brasil anterior a Farsa Jato era assim, rs) e Ciro Gomes é uma pessoa física como eu e vc, e não uma instituição com poder de polícia pra investigar e provar crimes, simples assim!

    Ele avisou ao Lula o que o #ForaTemer estava fazendo no porto de Santos. Lula, como presidente, não fez nada e ainda o colocou na linha de sucessão da Dilma. Coisas do PT….

    Responder

      Sérgio Araújo

      22 de março de 2019 às 17h29

      Me parece tudo surreal…

      Mesmo assim a única arma que temos para dar uma freada a corrupção nesse nível é a Lava Jato, bom ou ruim que seja, pois se depender do Congresso…

      Responder

        Alan Cepile

        22 de março de 2019 às 17h53

        A ideia é boa, a execução deixa a desejar.

        Responder

          Sergio Araujo

          22 de março de 2019 às 18h11

          Tà pretendendo demais…

          Responder

    marco

    23 de março de 2019 às 15h20

    Ciro só não falou prá você.
    O”planeta” sabia que Temer roubava no porto de Santos a mais de 40 anos.

    Responder

Sérgio Araújo

22 de março de 2019 às 16h20

Alanzinho,

mesmo sendo fantasioso comparar o Brasil com os países o que você citou, a mesma coisa aconteceu várias vezes na Itália contra máfia e corrupção.

Foram criadas turmas de magistrados para trabalhar só pra isso e com amplos poderes, e ninguém reclamou viu…

Várias empresas e partidos foram zerados.

Mas o Brasileiro é um caso a parte.

Responder

    Alan Cepile

    22 de março de 2019 às 16h47

    Serginho,

    Releia meu comentário com atenção e verá que não houve comparação dos países citados com o braZil, apenas disse que lá a situação citada jamais aconteceria, mas uma comparação pode sim ser feita, aqueles países tem uma democracia mais madura e sólida que e o braZil, pronto! Agora sim fiz uma comparação bem válida e real.

    A diferença da operação Mão Limpas com essa patacoada da Farsa Jato é que a primeira obedece as instituições e os poderes da república, foi criada com uma finalidade específica, atingiu seu objetivo e terminou, já a Farsa Jato ninguém sabe qual o objetivo específico, ninguém sabe quando vai acabar, aliás, ninguém sabe SE vai acabar… virou um “quarto poder” que ameaça os outros três, comete crimes contra a constituição, lesa a união e não tem limites. A diferença é ENORME!

    Responder

    Alexandre Neres

    22 de março de 2019 às 17h00

    Primeiramente, deve ficar claro, que a Operação Mãos Limpas da Itália só serviu para acabar com partidos tradicionais e abrir espaço para o surgimento da nova política capitaneada por Berlusconi. Se isso é acabar com a corrupção, eu não sei mais de nada.

    O sistema jurídico da Itália é bem diferente do do Brasil, os assim chamados de magistrados eram na verdade membros do Ministério Público. O “magistrado” mais famoso depois de um tempo acabou indo pra política, embora tenha respeitado a quarentena, mas teve uma carreira medíocre após um começo promissor. Seu nome ninguém mais lembra.

    Mesmo “magistrados” que defendem a Operação Mãos Limpas se declararam assustados com as peripécias do justiceiro-mor do Brasil, com o fato de ter deixado de deixado de ser juiz num dia e ter acordado político no outro. Foi implacável na perseguição de um candidato que não pode concorrer, atuando até nas férias, e no outro dia estava ocupando o ministério do candidato que ajudou a eleger ao encarcerar o líder das pesquisas sem provas. El justiciero quando era juiz era boquirroto como um político, agora que é político age com a contenção e a prudência de um juiz.

    Responder

      Sergio Araujo

      22 de março de 2019 às 18h17

      Todo mundo lembra…Antonio Di Pietro.

      Pro resto se tudo se reconduz a esse tal de Lula…me poupe por favor.

      Responder

    lucio

    22 de março de 2019 às 18h00

    sergio,
    como sempre vc fala falsidade.
    1) na italia nenhuma empresa foi zerada. o ENI (que era o centro da historia) nem teve queda na bolsa, nao demitiu ninguem e continuou firme e forte uma das maiores petroliferas do mundo.
    o pais cresceu nos anos apos maos limpas.
    2) a maos limpas italiana nao mudou nada, a corrupçao continua, como no mundo inteiro
    3) vcs nao querem ver a verdade, quer dizer que a lava jato serve para destruir a economia do pais, inclusive o seu bolso

    Responder

Renato

22 de março de 2019 às 16h15

Por que esses progressistas e liberais não alertaram quando Temer e o Petê assaltavam os cofres públicos ?

Responder

    Carlos Eduardo

    22 de março de 2019 às 16h32

    Pergunta trivial. Antes o poder legislativo era aquele que mandava sozinho, portanto não havia motivo pra reclamações, tudo estava dentro da zona de conforto, eles faziam suas tenebrosas transações e não havia ninguém pra contestar, cada um ganhava o seu e todos ficavam felizes.
    Agora apareceu um “””quarto poder””” (assim mesmo, com muitas aspas) que manda igual ou até mais, já que prende a politicalha do legislativo, então as reclamações apareceram, chegando ao ponto de um político reclamar que seu adversário foi preso.

    Responder

      Sergio Araujo

      22 de março de 2019 às 18h44

      Isso aì,

      infelizmènte sem a Lava Jato continuaria tudo naquele nivèl.

      Na frènte de uma robalheira desgraçada do meu dinheiroo desse nivèl me parece bem ridiculo tentar achar o cabelo no ovo, coisa para patricinhos vaidosos mimados pseudo-intelectuais viuvas do Lula desfarçados que nào querem se misturar mais com os mortadelas e que o Tiro Gomes tà tentando rastrelar pela rua.

      Os fins justificam os meios e foda-se !! Rsrs

      Responder

Alexandre Neres

22 de março de 2019 às 16h01

Achei sintomática a adesão do Tasso Jereissati, que a princípio apoiava as patacoadas da lava jato. Parece ter se dado conta dos efeitos deletérios para a nação. Desde que o combate à corrupção se tornou o epicentro do ordenamento jurídico pátrio, a democracia foi pro saco.

Liberais, progressistas e mesmos conservadores que não são chegados a molecagens deveriam passar por cima de suas questões pessoais e chegar a um entendimento em torno de princípios básicos para resguardar a nação no sentido de evitar que o estado democrático de direito soçobre definitivamente e entre no lugar um estado policialesco, bárbaro e repleto de milicianos.

Todos da matéria do Miguel são frontalmente contrários ao Temer e mesmo assim se posicionaram contra sua prisão, que fere princípios basilares de direito. Por isso, ganham credibilidade, pois não estão defendendo um aliado e sim o devido processo legal. Chega desse bando de terroristas digitais que fica constrangendo quem pensa diferente, que quer emparedar quem decide contrariamente aos seus interesses. Vamos dar um basta em quem confunde justiça com clamor popular. Xô savonarolas!

Responder

Admar

22 de março de 2019 às 15h51

Esse “Justiceiro” apresenta sintomas de ser um Tucano Frustrado!!!🤣🤣🤣🤣🤣

Responder

Justiceiro

22 de março de 2019 às 15h36

Puá. Se o calango não estivesse preso, essa turma toda de “progressistas” estaria batendo palmas, festejando a prisão do vampirão.

PAREM DE ESTÓRIA!

O que vocês estão fazendo é puro desespero por ver que o velho e surrado argumento de perseguição a Lula e ao PT acabou. Com a prisão de Paulo Preto e Temer, vocês perdem o último motivo para se dizerem injustiçados.

Petistas e Psolistas estão batendo cabeças. Sempre pediram a prisão de Temer e agora que acontece, saem em defesa dele. Como será que está a cabeça oca dos fanáticos vendo esse apoio a quem sempre foram instruídos a odiar a querer vê-lo preso?

Petista já não raciocina, é “raciocinado” pelas lideranças, mas vendo essas lideranças defenderem Temer, o que vão fazer?

Responder

Justiceiro

22 de março de 2019 às 15h29

Puá! Se o calango não estivesse preso, a turma toda dos “progressistas” estaria soltando fogos, festejando a prisão dov

Responder

Alan Cepile

22 de março de 2019 às 15h17

Até quem não entende nada de política já percebeu que a FARSA jato passou todos os limites da legalidade faz algum tempo.

Imaginem se na Alemanha, França, Noruega ou até mesmo os EUA e qualquer outra democracia bem estabelecida seria possível uma simples operação que se diz anti corrupção passaria por cima do judiciário, do STF e até do presidente da república, NUNCA!!!

Esse nível de desrespeito à constituição de um país só ocorreu nas ditaduras!

As instituições brasileiras precisam voltar pra caixinha, ninguém mais sabe quem manda e quem obedece por aqui.

Responder

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com