Menu

Coração do Buda

Os fatos históricos ficam conhecidos, com o decorrer dos anos, décadas e séculos, por suas especificidades mais marcantes e reveladoras. No caso da ignóbil prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, embora estejamos ainda em meio ao turbilhão de acontecimentos e meandros que envolvem a complexa operação de pintar como legal uma prisão política, é […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os fatos históricos ficam conhecidos, com o decorrer dos anos, décadas e séculos, por suas especificidades mais marcantes e reveladoras.

No caso da ignóbil prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, embora estejamos ainda em meio ao turbilhão de acontecimentos e meandros que envolvem a complexa operação de pintar como legal uma prisão política, é possível destacar alguns elementos que, por emblemáticos, fatalmente serão lembrados por muito tempo.

O mais óbvio é a trajetória de Sergio Moro, o “ativista político disfarçado de juiz” – recente definição dada pelo ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates – que cometeu pesadas e abundantes ilegalidades até a condenação e ordem de prisão contra Lula para em seguida ser premiado com o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. Bolsonaro foi o grande beneficiário, no mundo político, do medievalismo penal de Moro e da Lava Jato.

Outros elementos deverão entrar para os anais da história, como a delação arranjada de Léo Pinheiro – a patética “prova” do envolvimento de Lula no recebimento de propinas – e a participação fulcral da grande mídia na interminável perseguição ao ex-presidente.

Na semana em que o STJ reduziu a sua pena mas corroborou as aberrações jurídicas que “sustentam” o processo – uma decisão que será solenemente esquecida pela história – quero falar sobre uma impressionante virtude que sobressai deste inferno político-jurídico-midiático: a força interna de Lula.

A monja zen budista Coen Roshi, conhecida como Monja Coen, visitou Lula na prisão há pouco menos de um ano. Monja Coen está longe de ser petista ou mesmo uma militante de esquerda. A maior parte da sua vida é dedicada à espiritualidade. Suas palestras – ótimas, por sinal – sobre budismo e outros temas espirituais são bastante conhecidas.

Após a visita, a monja disse que Lula é “um líder carismático, querido, amado, porque é bom. Estive com ele agora. Os seus olhos são puros. Ele disse: ‘Eu tenho trabalhado em mim mesmo a ‘não raiva'”. A “não raiva” é, para o budismo e diversas outras religiões e filosofias, um estágio avançado de evolução espiritual. De fato, não é uma tarefa simples dominar a própria mente a ponto de não desenvolver raiva nem mesmo dos algozes.

Monja Coen falou ainda que Lula “tem um coração que a gente diria que é o coração do Buda. É de uma ternura, de um amor, de uma inteligência e de uma sensibilidade. Se interessa pelas pessoas, se interessa pela vida”.

Não é trivial a afirmação de que Lula tem “o coração do Buda”. A palavra Buda é utilizada para designar quem alcançou a plenitude da condição humana e, assim, se libertou do sofrimento, dando fim ao ciclo de renascimentos e mortes.

Não é necessário crer na reencarnação para perceber a profunda sabedoria contida nos ensinamentos do Buda mais famoso, Sidarta Gautama (563 a.C a 483 a.C.). Por meio de explicações deveras racionais sobre a existência, Sidarta explica o caminho a ser percorrido para libertarmo-nos do sofrimento. Ter o coração de um Buda é, indubitavelmente, uma boa meta de vida. Segundo a Monja Coen, Lula já chegou lá.

A máquina de moer gente movida a ódio, arbítrio e violência, a qual podemos chamar de lavajatismo, chegou ao poder central. No seu furioso caminho, contudo, criou um mártir.

A prisão de Lula é um episódio histórico dramaticamente triste. A força interna que o ex-presidente demonstra, após mais de um ano no cárcere, é, todavia, mais uma demonstração de que injustiça alguma pode vergar a sede humana por liberdade.

É também um coroamento para sua inverossímil trajetória: infância pobre, sindicalista de massas, presidente do Brasil, preso político. E o coração do Buda.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

25/04/2019 - 19h14

Um dos pilares do budismo, ao que sei, é a privação material como meio de elevação e libertação espiritual. Será que Lula está liberto desse desejo, que, em boa parte, o condenou (a despeito disso, ainda acho que a Dona Marisa foi a principal responsável ideológica pelo sítio e pelo triplex)?

Justiceiro

25/04/2019 - 15h46

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O cara vem usar a fala de José Sócrates, ex-ministro que já esteve preso por corrupção, como exemplo de defesa do calango? Pedrinho, você é muito fraco, ridículo.

Ah, Ainda vamos saber as tramoias em que Lula e esse Sócrates se meteram com o caso do banco Espírito Santo e a telecomunicação no Brasil.

Miguel ainda não postou, mas a PF autorizou: jornalista de qualquer meio, que quiser acompanhar a entrevista do presidiário amanhã, é só se apresentar na Sede da PF.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKi

Aliança Nacional Libertadora

25/04/2019 - 14h30

O cafezinho aos poucos se arrepende de aglutinar antipetistas bolciromínions….o Coroné continua atirando….e não se vê mais a exclusividade na quinta coluna…

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/video-bolsonaristas-espalham-discurso-de-ciro-dizendo-que-mourao-esta-conversando-com-o-pt/

Alexandre Neres

25/04/2019 - 13h44

Belo texto, Pedro! Sobre o Savonarola de preto, eis o que disse o ex-primeiro-ministro portugês, Sócrates: “Como juiz, indigno. Como político, medíocre. Como pessoa, lamentável”.

    Roque

    25/04/2019 - 14h21

    Boa mesmo foi a resposta do Moro “Herói do povo brasileiro”, não converso com criminoso… O tal de sócrates podia ter dormido sem esta…

      Alexandre Neres

      25/04/2019 - 14h33

      Boa resposta só se for para quem não é do ramo e não entende bulhufas de direito. Para quem entende o básico e não gosta de assinar recibo de jejuno, pega muito mal chamar de criminoso quem não foi sequer julgado.

        Roque

        25/04/2019 - 15h48

        E vc entende alguma coisa? Que tal vc dar uma ajudinha ao Zanin Testa Lisa? É criminoso sim, tá cheio de processo nas costas. Criminoso igual ao calango bebum condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Edna Baker

25/04/2019 - 13h05

Belíssimo!!! Descreveu Lula em toda a sua grandeza. Personagem entrou para a história pela beleza enquanto ser humano, pela humanidade e pela misericórdia. PARABÉNS pelo artigo.

Sergio Araujo

25/04/2019 - 12h50

Meu Deus do Cèu…onde eu fui parar ?!?!

Jorge

25/04/2019 - 12h46

Coração de bunda é rola!!!!

    Zé Maconha

    25/04/2019 - 12h54

    Depois os eleitores do Bolsonaro querem negar que são deficientes mentais.
    Você tem doze anos de idade ou é só idiota?

      Jorge

      25/04/2019 - 13h46

      Pergunta para a sua mãe… A véia sabe tudo de mim.


Leia mais

Recentes

Recentes