Menu

CINE FOLHETIM FÊNIX #16

Queridos parceiros e espectadores, Junho chegou e deixamos um questionamento logo de cara para vocês: o que você procura no cinema? Seja o que for, tentaremos responder. Se sua resposta for uma celebração entre o amor, a comida e os filmes, estamos aqui com a receita de Espaguete ao Sugo que Julia Roberts degusta em […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Queridos parceiros e espectadores,

Junho chegou e deixamos um questionamento logo de cara para vocês: o que você procura no cinema? Seja o que for, tentaremos responder. Se sua resposta for uma celebração entre o amor, a comida e os filmes, estamos aqui com a receita de Espaguete ao Sugo que Julia Roberts degusta em COMER, REZAR, AMAR, numa nova série gastronômica-cinematográfica. Já se quiser uma obra atemporal que questiona a própria realidade da vida, oferecemos a comemoração de 21 anos de O SHOW DE TRUMAN. Preferindo uma lista de cinema, trazemos 5 filmes com elencos impecáveis! É tributo a um grande diretor brasileiro? Lembramos da homenagem ao cineasta baiano Edgard Navarro na 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. É filme que está fazendo muito sucesso no Brasil, passando de 16 mil espectadores em duas semanas? Temos A GRANDE DAMA DO CINEMA, do diretor vencedor do Oscar Juan José Campanella, chegando para a quarta semana seguida de estouros de bilheteria! Então, depois de ler a newsletter, chega pra gente e diz: o que você procura no cinema?

Abraço e bons filmes,

Fênix.

A GRANDE DAMA DO CINEMA na quarta semana!!


A GRANDE DAMA DO CINEMA está sem freio! Chega hoje à sua quarta semana quebrando recordes de bilheteria e conquistando mais de 19 mil corações cinéfilos, agora em sete cidades do Brasil. Para conferir os horários e locais das sessões, é só olhar aqui embaixo:

REMAKES n’O Cafezinho

No texto da coluna semanal da Fênix n’O Cafezinho, trazemos uma discussão sobre os remakes em Hollywood, aquelas refilmagens de filmes clássicos e antigos com contextualizações atuais, destacando um estudo sobre os fracassos dos remakes e uma lista de bons motivos que justifiquem esses filmes. Confira aqui embaixo no link:

Edgard Navarro é homenageado na 14º CineOP

O cineasta baiano Edgard Navarro é o homenageado na 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 05 a 10 de junho, na cidade histórica mineira! No ano em que o diretor completa 70 anos, seu filme mais paradigmático, SUPEROUTRO, atinge a marca de três décadas desde o lançamento e seu mais recente trabalho, ABAIXO A GRAVIDADE, ganha o circuito comercial. O momento é ideal para celebrar a liberdade e a iconoclastia de um artista como Navarro. Além disso, nesta edição, 75 profissionais do audiovisual, acadêmicos, pesquisadores, historiadores, críticos de cinema e convidados internacionais estarão no centro dos 26 debates, diálogos da preservação e educação, estudos de caso, apresentações de projetos educativos, workshop internacional com o propósito de gerar reflexões, troca de experiências, conhecimento, intercâmbio, cooperação entre os participantes.

Está vindo o 5º Cinefoot Extraordinário

De 12 a 24 de junho, no CCBB do Rio de Janeiro, ocorrerá uma mostra especial: em homenagem à Copa América (principal competição sul-americana de futebol), serão exibidos filmes produzidos pelos países que participam do campeonato este ano. Portanto, obras do Brasil, Bolívia, Venezuela, Peru, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Uruguai, Equador, Japão e Qatar (essas duas últimas convidadas) entrarão em campo para unir o esporte e o cinema!

Os 5 melhores filmes com um elenco perfeito

Tão mais fácil do que criar um filme incrível com um elenco impecável é fazer esse mesmo filme fracassar. Artistas famosos e consagrados podem ser um fracasso total, como PARA MAIORES (que tinha Hugh Jackman, Kate Winslet, Richard Gere, Emma Stone e outros…), ou um sucesso absoluto, como CLUBE DE COMPRAS DALLAS (contando com os astros em ascensão Matthew McCounaughey, Jennifer Garner e Jared Leto). Na lista abaixo, estão filmes em que os atores interpretaram como um grupo unificado, apoiando-se com as atuações e seguindo a mesma missão de seguir o fluxo da história:

  1. Grand Hotel (1932)
  2. Deu a Louca no Mundo (1963)
  3. 12 Homens e Uma Sentença (1957)
  4. Magnolia (1999)
  5. Nashville (1975)

O que o público procura no cinema?

Desde que o cinema surgiu, estudiosos se questionam o que os espectadores procuram nos filmes quando vão para as salas de cinema. Bem sabemos que não é apenas um ingresso que é comprado ali na bilheteria; é mais um valor simbólico para uma viagem para vários mundos e histórias que nos tocam de formas diferentes, pois, como nós da Fênix sempre dizemos, “filmes libertam a cabeça”. Pois bem, o IDHEC (Institut des Hautes Études Cinématographiques) divulgou seu estudo sobre os motivos que levam as pessoas ao cinema e o resultado não poderia ser mais satisfatório. Mais de 60% responderam que assistem aos filmes no escurinho para ter aquela sensação de descanso, de distração do mundo lá fora, para esquecer dos problemas da vida; cerca de 20% vão pelo hábito de ir ao cinema, como uma necessidade de seguir aquela rotina de se deslocar a um espaço de exibição, sendo atraídos pela sala escura e reclusa; uns 15% vão para satisfazerem-se pelo simples contentamento artístico, de se sentir em contato com a arte pura; e, por fim, pelo prazer cinematográfico, de ver o que nenhuma outra arte pode lhe proporcionar. Acontece que o cinema, pela sua excepcional fascinação enquanto espetáculo, sempre vai despertar nas pessoas a necessidade do sonho e da aventura, trazendo paz, naturalidade e prazer.

21 anos de O SHOW DE TRUMAN

O que era ficção está virando realidade e com a comemoração de 21 anos de lançamento de O SHOW DE TRUMAN percebemos que essa obra-prima está mais atual do que nunca e segue sendo uma das melhores e mais significativas personagens que Jim Carrey já compôs. Acompanhando Truman, um homem que nasceu e cresceu sendo o protagonista de um reality show que transmite 24h por dia de sua rotina sem seu conhecimento, o filme parte da premissa de questionar a própria realidade do que estamos vendo e dos limites entre criador e criatura que causam certo desconforto. E esse desconforto vem por diversas metáforas que a obra dá margem: é uma alegoria religiosa, é um paralelo com a liberdade individual comandada por terceiros, é uma reflexão sobre nossa própria natureza enquanto espectadores de reality show e é uma fábula sobre a realidade. O fato é que O SHOW DE TRUMAN segue, após 21 anos, mais contemporâneo do que se esperava, ainda mais quando vemos ascender as redes sociais e a exposição voluntária da vida privada dos bloggers, youtubers e influencers que estão aí na vida real.

Espaguete ao sugo de COMER, REZAR, AMAR

Junho é o mês do amor. Por isso, nas próximas semanas, vamos homenagear filmes românticos que tenham receitas especiais para apimentar qualquer coração apaixonado. Começando nossa jornada gastronômica-cinematográfica, vamos desembarcar na famosa cena do espaguete de COMER, REZAR, AMAR, em que Julia Roberts se delicia de um prato tipicamente italiano ao som de uma ópera de Mozart. Pois vamos lá! Precisaremos de:

1 pacote de 500g de massa espaguete; 1 cebola picada; 4 dentes de alho amassados; 1 xícara de folhas de manjericão; 3 latas de tomate pelado; sal, pimenta e azeite de oliva a gosto.

Em uma panela média, vamos refogar a cebola e o alho, acrescentando depois o tomate pelado. Daí é temperar o molho com sal e pimenta, levando para ferver em fogo baixo só até os tomates desmancharem. Vamos acrescentar metade do manjericão. Agora, em uma panela grande, é só colocar a massa em água fervente e temperar com sal a gosto. O segredo é retirar um minuto antes do tempo escrito na embalagem e reservar uma xícara da água do cozimento antes de colocar a massa para escorrer. Por fim, basta acrescentar a massa na panela do molho e colocar aquela xícara de água reservada, só pra finalizar o cozimento. Aí vem a melhor parte: o empratamento! O ideal é servir com o restante das folhas de manjericão e dar aquele toque final com um fio de azeite de oliva por cima. PRONTO! Quem aí vai se arriscar num prato romântico nesse final de semana e até no dia dos namorados?

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes