Manuel Castells na FGV

Polícia espanhola encontra 39 kg de cocaína em avião presidencial do Brasil

Por Redação

26 de junho de 2019 : 08h47

Depois Bolsonaro vem falar em “narcoditadura” na Venezuela. Até agora ninguém encontrou 40 kg de cocaína em aviões do presidente Maduro. Mas encontrou no avião oficial do presidente Bolsonaro.

***

No El País

Membro da comitiva de Bolsonaro é preso na Espanha com 39 quilos de cocaína

MACHADOREUTERS
Óscar López-Fonseca María Martín
Madri 26 JUN 2019 – 08:29 BRT

A Guarda Civil espanhola deteve nesta terça-feira no aeroporto de Sevilha um militar brasileiro que havia transportado 39 quilos de cocaína em um avião da FAB integrado à comitiva do presidente Jair Bolsonaro, segundo confirmaram fontes da corporação policial ao EL PAÍS.

A prisão ocorreu durante uma escala do avião reserva da presidência em Sevilha, no sul da Espanha, rumo a Tóquio, onde Bolsonaro participará da reunião do G-20. O ministério brasileiro de Defesa emitiu nota confirmando a detenção do militar por tráfico de entorpecentes, e Bolsonaro também escreveu um tuíte sobre o fato.

Fontes da Guarda Civil disseram que a detecção da droga e a posterior detenção do militar ocorreram quando os membros da tripulação e suas bagagens passaram pelo controle alfandegário obrigatório após a chegada a Sevilha. O militar foi levado para o comando da Guarda Civil na capital andaluza, e na quinta-feira passará à disposição judicial para responder por crime contra a saúde pública. O Ministério da Defesa disse em seu comunicado que “repudia” os atos do militar e que colaborará com as autoridades espanholas na investigação. No Twitter, Bolsonaro disse que pediu ao ministro da Defesa que preste “imediata colaboração” à polícia espanhola.

Após o incidente em Sevilha, a Presidência alterou a rota da viagem de Bolsonaro a Tóquio, segundo o portal UOL. Após decolar de Brasília, Bolsonaro fará escala em Lisboa em vez de Sevilha, segundo constava na sua agenda no final da noite de terça. O gabinete de imprensa do presidente não explicou o motivo da mudança.

Não é a primeira vez que membros da FAB usam sua condição de militares para traficar drogas. Em abril, o Tribunal Superior Militar decretou a expulsão da corporação de um comandante pelo transporte de 33 quilos de cocaína numa aeronave militar que se dirigia à França com escala nas ilhas Canárias. Outros dois colegas do comandante já tinham perdido o posto por sua participação no caso, ocorrido em 1999. O comandante foi condenado a 16 anos da prisão por integrar “uma rede especializada no tráfico internacional de cocaína” com a ajuda de aviões da FAB.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

37 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Josafá

27 de junho de 2019 às 08h15

GENERAL Heleno diz que não havia como prever drogas em avião: não tenho bola de cristal

Em entrevista, ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno disse que “só se o GSI tivesse bola de cristal para prever” o carregamento de drogas na aeronave da comitiva presidencial

https://www.brasil247.com/brasil/heleno-diz-que-nao-havia-como-prever-drogas-em-aviao-nao-tenho-bola-de-cristal

GENERAL Heleno, mesmo que o Sr. tivesse a sua disposição uma bola de cristal, ela não serviria para nada. A grande maioria dos aeroportos do mundo são dotados de sofisticados equipamento de raios X capazes de identificar 39 kg de cocaína com facilidade, principalmente quando transportados na forma de pacotes tabulares. O Sr. nunca fez uma radiografia do pulmão?

Além disso, a inutilidade de uma bola de cristal para as pessoas que acham que a Terra é plana é óbvia: essas pessoas sempre veem um objeto esférico como um corpo achatado. O problema dessas pessoas é que elas também têm um cérebro plano e o movimento de rotação da Terra atrapalha demais o raciocínio das mesmas.

Agora, o mais importante: nós, da sociedade civil, esperamos que o militar flagrado com 39 kg de cocaína seja julgado pela justiça comum. Não pode ser pela justiça militar. Existe um corporativismo (espírito de corpo, que meu pai chamava de espírito de porco) tão grande e tão nocivo nas forças armadas que não dá para acreditar em um julgamento justo quando se trata do julgamento de um militar por um tribunal militar. A prova cabal desse corporativismo é a rejeição uníssona dos militares à reforma da previdência proposta por Paulo Guedes.

Quem conhece direitinho a justiça militar é o Gregório Duvivier, como mostrado nesse vídeo: https://youtu.be/dniQ2tIkzeo

Por último, um aviso às autoridades daqueles países que Bolsonaro ameaça visitar: quando os dois aviões da comitiva aterrizarem, soltem a matilha de cães farejadores pra cima da comitiva. E usem o equipamento de raios x para examinar até mesmo o que Bolsonaro carrega no buraco da facada.

Responder

Brasileiro da Silva

26 de junho de 2019 às 22h39

Fico pensando. Esse cara esta fazendo viagens desde 2011 com a Dilma. Imaginem o quanto ele não ganhou?

Responder

    degas

    26 de junho de 2019 às 23h43

    Finalmente o pegaram. Mais um esquema criado no petismo que o Bolsonaro liquidou.

    Responder

      lady D

      27 de junho de 2019 às 00h49

      Mas achei que foi a polícia espanhola que pegou ele. bolsonaro que deu voz de prisão então?

      Responder

      El Bartho

      27 de junho de 2019 às 11h36

      ‘Foi falta de sorte’, diz Augusto Heleno sobre prisão de militar com cocaína antes do G20…

      Responder

Tiago

26 de junho de 2019 às 19h18

Milícia até no avião presidencial… Kkkk
O pior é a incompetência ou cumplicidade dos militares brasileiros, pois em um país sério todos estariam presos e demitidos – inclusive o chefe da segurança presidencial o General Augusto Heleno. Mas como aqui se faz decreto para incentivar milícias e militar prefere fazer politicagens do que cuidar das fronteiras ou cuidar do patrimônio nacional (aliás, o Bozo só escolhe militar entreguista ou com suspeitas de associação com milícia para estar de seu lado). Parece um pesadelo para o povo… e o sonho dos EUA e Banqueiros!!! Kkk

Responder

El Bartho

26 de junho de 2019 às 18h42

E aí, filhotes do ustra, vão torturar para ele entregar o chefe?

Responder

El Bartho

26 de junho de 2019 às 18h26

O LULA não sabia de nada né… e o bozo sabia? Trafico debaixo do nariz e ele não sabe… KKKKKKK

Responder

Skelletor Brasil Bolsonaro

26 de junho de 2019 às 18h01

Toda matéria petista nao é fonte confiável. Aguardemos as verdadeiras investigações, pois, em sendo verdade, no mínimo o “cabra” votou no PT.

Responder

    lady D

    27 de junho de 2019 às 00h51

    general que viaja com o presidente e vc achando que votou no petê? nos poupe né….. eles demitiram até o rh da casa civil a titulo de se livrar de “gente do petê” a ponto de não conseguir nem contratar nem demitir mais pq não tinha gente que soubesse fazer o serviço….. cê acha que ia ter gente do petê viajando com eles?

    Responder

Garcia

26 de junho de 2019 às 17h56

Comitiva presidencial ligado ao tráfego internacional de drogas.
Não é pouca coisa.

Responder

    El Bartho

    26 de junho de 2019 às 18h20

    E agora cadê o discurso do bandido bom é bandido morto.

    Responder

OLOCO

26 de junho de 2019 às 15h34

Suas desgraças, Bolsonaro nem estava no avião.

Responder

Eu mesmo

26 de junho de 2019 às 15h21

É foda! Deixem de abestaiação, meu povo. O cara rodou com 39 kg de cocaína e tem que ser trancafeado. O que tá pegando é que a droga estava no avião presidencial, o que queima ainda mais o presidente. Quem vai levar Bolsonaro pro buraco é a própria equipe dele. Quem anda com porcos, farelos comem. Bolsonaro, um ignorante de carteirinha, seus ministros uns desequilibrados, a guarda traficante… Lascou tudo! Vamos lá, todos batendo continência para o presidente dos Estados Unidos.

Responder

    NORMA aRAUJO

    26 de junho de 2019 às 16h40

    SEU ESQUERDISTAS DE UMA FIGA. EU TE ODEIO.

    Responder

      fraga

      27 de junho de 2019 às 02h51

      Norma, odio e preconceito sao coisas da esquerda. A direita argumenta sempre com fatos e a tranquilidade da verdade.

      Responder

Antunes

26 de junho de 2019 às 15h11

Gente de total confiança do presidente e das forças armadas.
E o chefe das agencias de inteligencias brasileiras não sabia de nada, novamente. Ou quem sabe sabiam de tudo. Tudo normal na neocolonia de milicianos.

Responder

LUPE

26 de junho de 2019 às 15h07

Caros leitores

Esse fato dá ideia do nenhum compromisso com o Bem do Brasil
e dos brasileiros
da trupe que está no Poder…

Responder

    LUPE

    26 de junho de 2019 às 15h15

    Notícia em nível internacional

    Mais uma vergonha a nível internacional.

    Mais imagem do Brasil jogada na sarjeta.

    Mais prejuízo moral e material para o Brasil e para os brasileiros.

    Cada vez mais vergonha
    viajar para o exterior…….

    Responder

      LUPE

      26 de junho de 2019 às 19h35

      É turma da direita.

      A Grande Mídia vai ficar calada, não vai comentar, não vai criar um monstro…

      Se fosse da esquerda……..

      Para que interesses trabalha a GM?

      Para os interesses dos brasileiros?

      Responder

Guimarães Roberto

26 de junho de 2019 às 13h33

Será que o milico não sabia que esse avião passaria por alfândega? Provavelmente a droga seria vendida e, com a grana, compraria armas. Se fu.

Responder

Antonio

26 de junho de 2019 às 13h09

Provalvemente da esquerda pra fazer uma mulice dessa, os maiores patrocinadores di narcitrafico brasileiro, e somente se ver o que a midia quer, nunca a realidade.

Responder

FURIA DA NOITE

26 de junho de 2019 às 12h21

Que jornaleco de esquerda mais lixo, nem procura a veracidade dos fatos!

Responder

    Somos Todos Tontos

    26 de junho de 2019 às 12h31

    A que você se refere?
    Ele era militar , era da comitiva de Bolsonaro e foi preso com cocaína.
    Negação infantil , todos os jornais , daqui e da Europa noticiaram a mesma coisa.
    Além de espalhar fakenews vocês negam as verdadeiras.

    Responder

Somos Todos Tontos

26 de junho de 2019 às 12h20

Só os tontos da direita que não sabem que os militares são os maiores traficantes de armas e drogas , em conluio com as milícias.
E claro , os maiores usuários de drogas são os empresários , suas famílias e agentes do mercado financeiro.
A direita só é contra regulamentar o uso de drogas porque lucra com o tráfico.
E sim Bolsonaro tem culpa , como permitiu isso?
É bom lembrar que o assassino da Mariele e traficante de armas que foi preso , depois solto pelo sr Moro , é amigo e ex consogro de Bolsonaro.

Responder

    rbrt

    26 de junho de 2019 às 21h58

    imbecis os caras que saem acusando a direita sendo que o traficante esteve nas comitivas de temer e adivinhe, da anta petista também

    Responder

João roberto

26 de junho de 2019 às 11h58

Não são homem de confiança
Da segurancs
Força nacional
Indicados pelo presidente

Responder

Leonardo

26 de junho de 2019 às 11h45

Notícia lixo de uma fonte mequetrefe.

Responder

ELAINE S. PEREIRA

26 de junho de 2019 às 10h43

Nunca houve apreensão de drogas em um avião presidencial. Essa é a questão. Mais uma vergonha para o Brasil a nível internacional.

Responder

    Anônimo

    26 de junho de 2019 às 14h08

    Vc é burra ou se faz ? Mas com certeza é esquerdista e PT

    Responder

Anônimo

26 de junho de 2019 às 10h37

Por que o “jornalista” que escreveu isso não colocou também a imagem do twitter do Bolsonaro, explicando sua versão do fato, que está na reportagem original de El Pais? Que tendencioso. Vergonha de “jornalismo”.

Responder

Anônimo

26 de junho de 2019 às 10h27

“Depois Bolsonaro vem falar em “narcoditadura” na Venezuela. Até agora ninguém encontrou 40 kg de cocaína em aviões do presidente Maduro. Mas encontrou no avião oficial do presidente Bolsonaro.”

Jornalista nível “comentarista de Facebook”. Que vergonha.

Responder

Gilmar Tranquilão

26 de junho de 2019 às 09h23

Venham comentar em auxílio bolsominions!!!!

Seguem as relativizações do caso kkkkkkk

Responder

    Anônimo

    26 de junho de 2019 às 10h21

    Nem leu o texto, né? Que culpa o Bolsonaro tem disso? A mesma coisa já aconteceu em governos anteriores.

    Responder

      Gilmar Tranquilão

      26 de junho de 2019 às 10h39

      E onde foi que eu citei o nome dessa mula?? kkkkk

      Seguem as relativizações do caso kkkkkkk

      Responder

        J Fernando

        27 de junho de 2019 às 14h50

        O anônimo vestiu a carapuça.
        E disse o que nenhuma mídia disse: que já aconteceu em governos anteriores (é FAKE, pois não aconteceu).
        Caramba, se tivesse acontecido com Lula ou Dilma, a mídia estaria falando em DOMÍNIO DO FATO… e convocando o Joaquim Barbosa para explicar a responsabilidade dos ex-presidentes.

        Responder

Liberal

26 de junho de 2019 às 09h12

Militar traficando drogas deve ter pena dobrada. Quantos colegas morrem na guerra contra essas substancias?
Nao podemos deixar que no Brasil as faccoes de traficantes dominem, como na Venezuela e na Bolivia. Espero que o novo governo consiga reverter esse problema que só vem crescendo

Responder

Deixe uma resposta

x