Paulo Gala e Fausto Oliveira comentam riscos de “livre comércio” com a China

Focus: produção industrial deve cair 0,29% este ano

Por Redação

09 de setembro de 2019 : 11h57

Há semanas que o boletim Focus, o relatório de mercado semanal do Banco Central, feito a partir de entrevistas com os principais agentes econômicos do país, vem atualizando para baixo a produção industrial brasileira.

Na edição de hoje, o número caiu abaixo de zero.

É uma tragédia de proporções bíblicas porque significa que a economia brasileira não apenas está parada, como está desmontando a sua estrutura produtiva.

Segundo o Focus, a produção industrial deste ano deve cair 0,29%. Os números para 2020 são um pouco melhores, 2,75% de crescimento, mas a pergunta que se faz é: o otimismo para 2020 não seria o mesmo que víamos para este ano?

Este ano começou com agentes econômicos prevendo crescimento da produção industrial de 3% e vai terminando com previsão de crescimento negativo. Por que não seria também assim para 2020? O governo apresentou algum projeto para a a recuperação do parque industrial brasileiro?

Sobre este assunto, o Cafezinho sugere aos leitores que leiam o paper recente de Paulo Morceiro (clique na imagem para acessar). O gráfico é dele.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »