Jornal nacional mente para proteger Lava Jato sobre fundo da Petrobrás

RI Rio de Janeiro (RJ) 18/03/2015 Faz Diferenca - Entrega dos premios dos melhores do ano de 2014, no Hotel Copacabana Palace. Sergio Moro recebe o premio de Ascanio Seleme e Joao Roberto Marinho. Foto de Fabio Rossi / Agencia O Globo

No Jornal Nacional de ontem a Globo mentiu acintosamente ao chamar o dinheiro cedido pela Petrobrás para salvar a Amazônia e a educação do país de “recuperado pela Lava Jato”.

Há tempos os Blogs progressistas, em especial o Jornal GGN do Luis Nassif, denunciam a obscuridade desse acordo. Na verdade esse tal “fundo” foi uma grande trapalhada da Lava Jato que rendeu críticas de todos os poderes da República.

(Em tempo: O GGN lançou um projeto financiado pelo Catarse para contar essa história.)

Se tem uma coisa que a Lava Jato fez aí, foi prejudicar a Petrobrás. Sem a cooperação da operação com o Departamento de Justiça americano a nossa estatal não precisaria pagar esse dinheiro.

Aliás, vale lembrar uma grande incoerência nessa lógica Global: esse dinheiro saiu da própria Petrobrás, então a Lava Jato recuperou um dinheiro que a empresa roubou dela mesma? Vale lembrar que, no limite de considerar esse absurdo, a Petrobrás tem que ser considerada “ré” para tanto.

E, para condenar o presidente Lula, a Petrobrás foi considerada vítima pela a operação.

Coloquei no twitter a pouco um fio (Também conhecido como thread) que aprofunda um pouco mais o assunto.


Tadeu Porto: Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.