Menu

Na contramão do mundo, indústria brasileira desaba 15% em 5 anos

Enquanto a produção industrial no resto do mundo cresceu 10% desde 2014, no Brasil caiu 15%. No Estadão Indústria brasileira pode deixar ranking das dez maiores do mundo Pesaram no desempenho do País a queda nas exportações para a Argentina, que pode ter tirado até 0,7 ponto porcentual do PIB em 2017 e 2018 Thaís […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Enquanto a produção industrial no resto do mundo cresceu 10% desde 2014, no Brasil caiu 15%.

No Estadão

Indústria brasileira pode deixar ranking das dez maiores do mundo

Pesaram no desempenho do País a queda nas exportações para a Argentina, que pode ter tirado até 0,7 ponto porcentual do PIB em 2017 e 2018

Thaís Barcellos, O Estado de S.Paulo

01 de outubro de 2019 | 04h00

Enquanto a produção industrial no resto do mundo cresceu 10% desde 2014, a atividade nas fábricas brasileiras caiu 15% no mesmo período – e não recuperou o patamar em que estava antes da recessão. Se nada for feito, de acordo com economistas, o Brasil corre o sério risco de deixar de estar entre os dez maiores países industriais do mundo.

Para além dos efeitos negativos da recessão no Brasil, de 2015 a 2016, sobre confiança e emprego, os variados choques que a atividade industrial sofreu no País e os problemas estruturais que o setor enfrenta explicam a disparidade do desempenho local frente a países vizinhos, dizem especialistas.

E o pior: esses fatores devem levar a indústria, que tem peso de cerca de 11% no Produto Interno Bruto (PIB), a uma nova retração este ano, após registrar crescimento em 2017 e 2018, influenciada também pela desaceleração global. O pico de participação da indústria no PIB foi em 1976, com 22,3% (a preços constantes de 2010).

De acordo com a economista Laura Karpuska, da BlueLine Asset, que sistematizou os dados sobre produção industrial no mundo, nos países emergentes, excluindo a China, a atividade das fábricas cresceu 8% desde 2014, enquanto na América Latina o desempenho foi de queda de 4% – e o destaque negativo entre os maiores países da região foi o Brasil.

(…)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

01/10/2019 - 22h02

Não é com neoliberalismo que vamos resolver o problema da indústria em um país em desenvolvimento…isso vale somente para os países centrais, que surfaram na onda da história – Inglaterra e EUA -, e mesmo eles hoje em dia não são assim tão “liberais”. Mas por aqui tem tolos – e oportunistas – pra tudo…

Evandro Garcia

01/10/2019 - 20h06

Fazem pra lá de bem os industrias e os empresários em geral a não investir, são tratados desde sempre como criminais, escravistas, sonegadores, ecetera…continuem investindo no Tesouro Direto.

Everton

01/10/2019 - 20h03

Desde quando tem indústrias no Brasil…? Tudo vem importado da China e as poucas industrias que tem são multinacionais extrangeiras.

O agronegócio por contra tem e funciona excelentemente.

Que acordem os industrias brasileiros, ficaram para trás.

Alan C

01/10/2019 - 18h28

Parabéns aos envolvidos, petismo e bozolândia.

Podiam se unir e lançar uma cartilha de como destruir um país, seria lindo uma noite de autógrafos com Lula e bozo.

    Paulo

    01/10/2019 - 19h55

    Ignorar a Lava-Jato , as pautas bomba e o fato de que você votou no PT nos segundos turnos não me parece honesto.
    A direita governa de fato desde 2015 , quando Dilma perdeu a maioria parlamentar.
    A escolha de Joaquim Levi realmente podemos por na conta de Dilma.
    Em resumo é obra do neoliberalismo , não acho que o Cel Quer Esquerda Vota no Boulos seria o homem com coragem de enfrentar o deus Mercado.

    Evandro Garcia

    01/10/2019 - 20h04

    Tá pulando do barco onde ficou agarrado desde que nasceu expertalhao….?

chichano goncalvez

01/10/2019 - 18h09

Um governo que não tem nenhuma credibilidade, pois se envolve com quadrilhas de bandidos, aviões carregando drogas, os filhos só falam besteira, presidente que nunca trabalhou, reforma da presidencia que quer tornar um pais de pobres em miseraveis, um judiciario , cujo juiz quis matar outro, é o caos total, quem vai investir nesta esculhambação que é o Brazil ?


Leia mais

Recentes

Recentes