Os abusivos juros praticados no Brasil

Deparo-me, no Valor, com uma reportagem sobre a queda de juros na Caixa, a qual não estaria sendo acompanhada pelos concorrentes.

Como de praxe, o Valor não oferece a seus leitores a informação de que os juros praticados no Brasil não tem paralelo no mundo.

O jornal Extra fez uma reportagem, em agosto do ano passado, que traz um gráfico comparativo:

Entramos no sistema do Banco Central para obter dados sobre as taxas de juro para pessoa física, nas modalidades cheque especial e cartão de crédito rotativo, e verificamos que os bancos, na contramão das taxas básicas, que atingiram patamar mínimo histórico, vem aumentando as taxas cobrados de pessoas físicas e empresas!

O primeiro gráfico abaixo mostra a queda da taxa Selic, que é a taxa de juros básica do país, determinada pelo Copom, órgão do Banco Central. Os dois gráficos  seguintes trazem a evolução dos juros do cartão de crédito rotativo e do cheque especial para pessoas físicas. Os gráficos são atualizados até setembro de 2019.

Observe que os juros do cartão de crédito iniciaram uma trajetória de alta a partir de meados de 2018, e continuam subindo.

Os juros do cheque especial começaram a crescer dramaticamente a partir de 2013 e até hoje não caíram!

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.