Menu

Ipea aponta alta de 1,4% nos investimentos em setembro

No Ipea O indicador mostra que o terceiro trimestre de 2019 também apresentou desempenho favorável O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou crescimento de 1,4% em setembro, na comparação com agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 05, pelo Grupo de Conjuntura do Instituto de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Ipea

O indicador mostra que o terceiro trimestre de 2019 também apresentou desempenho favorável

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou crescimento de 1,4% em setembro, na comparação com agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 05, pelo Grupo de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). FBCF é a denominação dos investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação de seu estoque de capital fixo. Em relação a setembro de 2018, houve expansão de 7,5%.

O indicador encerrou o terceiro trimestre do ano com avanço de 2,1% sobre o período anterior. Tanto no acumulado em 12 meses até setembro, como no acumulado em 2019, a alta foi de 3,0%. Esse crescimento elevado no período deveu-se, em parte, às importações de plataforma de petróleo. Excluindo o efeito das plataformas, o crescimento no terceiro trimestre teria sido de 1% na margem e de 1,3% na comparação interanual.

A FBCF é composta por três segmentos: máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Em setembro, o investimento em máquinas e equipamentos cresceu 1,6% frente a agosto, sendo que houve alta de 40,5% nos componentes importados e queda de 18,5% nos nacionais. Enquanto os investimentos na construção civil evoluíram 1,2% em relação ao mês anterior, o segmento “outros ativos fixos” apresentou recuo de 3%.

O desempenho se manteve positivo na comparação com o mês de setembro do ano passado. A construção civil avançou 3,8% e “outros ativos fixos” expandiram 2,6%. O segmento de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 14,3%, influenciado pelas importações de plataformas de petróleo. Parte deste resultado tem relação com o forte aumento de 130% das importações de bens de capital ante setembro de 2018.

Acesse a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes