Comentários sobre: Contraponto a um texto divulgado por Chico Alencar, que denuncia Cid Gomes por “coronelismo” https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Thu, 27 Feb 2020 09:54:23 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Daisy https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625794 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625794 Em resposta a Redação.

Um erro não justifica o outro, cara para que tá feio, passar por cima de milicianos com retroescavadeira não é atitude sensata, fazer motim e receber apoio dos filhos do fascista também não.

]]>
Por: Daisy https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625791 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625791 Em resposta a Alexandre Neres.

Concordo plenamente! Mas pra mim ele rasgou a fantasia há tempos, não só nesse episódio. O ambiente nesse site se tornou um antro de bolsominios. Ar irrespirável, só lamento, saudades do tempo que MR era um jornalista imparcial.

]]>
Por: Miramar https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625629 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625629 Em resposta a asddd.

Não sei quem é Rubem González, mas que cara mais tarado!

]]>
Por: Miramar https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625582 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625582 Gostaria de pedir a publicação da tréplica que fiz a um cidadão. Sei que esse espaço não é para lavar roupa suja, mas não se preocupem. Não pretendo mais polemizar com esse senhor.

]]>
Por: Evandro Garcia https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625548 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625548 Em resposta a asddd.

Que sejam processados assim como o tratorista maluco….nào vejo onde està o problema.

]]>
Por: asddd https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625523 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625523 Em resposta a Evandro Garcia.

Evandro quem quer ser PM deve saber que não pode fazer greve, escolha qualquer outra profissão se quiser direito a greve.

]]>
Por: asddd https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625520 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625520 cada dia mais claro que a dita esquerda ou nao sabe o que é o certo, ou é tão covarde que ainda atrapalha quem faz algo

como diz rubem gonzales a esquerda vai fazer revolucao publicando uma ode ao cu, todos lado a lado com o dedo no cu do outro… esse e o quadro mais proximo de revolucao brasileira que se pode pintar…

]]>
Por: Miramar https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625519 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625519 Em resposta a Alexandre Neres.

Não me julgo melhor que os outros, mas decididamente sou melhor que você. Você acha meus textos pobres,vindo de alguém que nunca teve uma ideia fora das vulgatas do esquerdismo nacional, isso é um elogio. Quanto ao Victor Nunes Leal, que gracinha! Você não sabe como eu o conheço, sequer se o conheço, pois se o li não entendi. Afinal, quem lê corretamente a sua obra vira automaticamente um esquerdista infantil e bobão que desmerece o maior intelectual brasileiro de todos os tempos: Gilberto Freyre.Lamento você referendar a lógica Bolsonarista segundo a qual todo leitor de Marx virá automaticamente um marxista.(Quanto ao Fernando Henrique, nunca o li e não gostei. DaMatta eu li. Gostei assim,assim) De qualquer forma, já que você sabe tudo sobre a vida do grande Victor Nunes Leal, refresque minha memória: ele foi ministro do STF indicado pelo seu amigo pessoal Juscelino Kubitschek (maior presidente da história nacional, figura muito mais próxima do meu pensamento que do seu), cassado pelo regime militar, comprovando que é verdade a aquele verbete da História Oficial Esquerdista Nacional de que só pessoas de esquerda fizeram oposição ao regime militar como Teotônio Vilela, Paulo Brossard, general Euler Bentes, Goffredo da Silva Telles.
De qualquer forma, você como homem de verdade (ui, que machinho!)disse que o moleque aqui é um sabujo. Só que você está fingindo que não sabe o que nós dois sabermos: sua raivinha infantil se deve ao fato puro e simples de ter visto o Miguel citar um livro que eu cito sempre. Descontou a raiva que sente por mim nele, e eu naturalmente me senti na obrigação de responder.
Quanto ao fato de eu escrever errado o nome da Lilian Moritz Schwartz (digitei certo agora?),cujo marido conheci como fanático do PSDB,peço perdão, mas sou um péssimo digitador. Só uso computador quando não posso evitar. De qualquer forma, você acertou em uma coisa, comprei esse livro justamente pelo fato de você dizer que havia provas e dados da filiação coronelistica de Ciro Gomes. Não encontrei prova nenhuma nos dois parágrafos em que o Ciro é citado. Mas, de qualquer forma, segundo você, isso não importa, basta que o Ciro tenha sido citado em um livro cujo tema é o autoritarismo. Livro esse muito bom por ignorar os muitos episódios de autoritarismo da esquerda nacional.Quanta honestidade da sua parte,meu rapaz!
De qualquer forma, pelo que sei, o primeiro Ferreira Gomes que foi prefeito de Sobral, assumiu o cargo em 1890, um pouquinho depois das capitanias hereditárias. O pai de Ciro, José Euclides, foi prefeito de Sobral sessenta anos depois de um antepassado seu ter ocupado o mesmo cargo. Certamente, com seu salário de bancário e professor, estava comprando terras para aumentar seus muitos latifúndios.
Quanto a “realpolititika” adorada pelos esquerdistas livres da moral e decência burguesa, que bom que nossos 5% não fazem falta. Por que vocês não terão. O Flávio Dino só teria esse votos em possível segundo turno se tiver a decência de, como fez no Maranhão, não permitir que a cambada que você sabe quem é suba no palanque dele. Tira voto. Aliás, quantos petistas têm cargo no governo do Maranhão? Só? Que bom! Só falta ele ter projeto de país.
Quanto ao meu crime imperdoável de ter sido eleitor do PSDB (rompi justamente pela guinada neoliberal do meu “intelectual preferido”), me orgulho do meu primeiro voto para deputado federal: André Franco Montoro, em cuja campanha trabalhei como voluntário. Sem dúvida, um dos maiores políticos progressistas da história desse país. Ex-ministro do Jango, foi fundador do PSDB. Nunca foi petista. Tinha restrição ideológica e moral. O engraçado que pouco antes, dele morrer ele dizia que achava o PT um partido de loucos. Radical na economia e ultramoralista na política. Se ele tivesse visto o que foi na prática…
Por fim, quanto a minha relação com esse site, esclareço uma coisa: leio esse site há mais de dez anos. Nem se chamava cafezinho. Nunca comentei antes do início de 2018, simplesmente porque eu nunca comentei nada em site nenhum. Passei a fazer isso apenas por observar que esse site, pelo qual passei a ter afinidade ideológica crescente, passou a ser subitamente assaltado por hienas petistas pelo crime de ter uma opinião diferente que por acaso, era igual a minha. Me senti na obrigação de ajudá-lo a se defender. Passou o tempo, e as hienas foram rareando. Você é uma das últimas. Sei que vocês querem transformar isso aqui num chiqueiro igual aqueles sites vagabundos que nos sabemos bem quais são. Aqueles que vivem das migalhas petistas. Mas não vão conseguir.
P.S.:”As Barbas do Imperador” e “Lima Barreto – Triste Visionário” são geniais.Mas livro que que ignora os muitos episódios de autoritarismo da esquerda nacional não é sério.
P.S.: Racismo pra mim é coisa séria. É crime e crime grave. Pode ser honesto uma vez na vida e dizer quando eu fui racista? Por que fascista eu sei quando fui. Foi na primeira vez em que critiquei o PT, há quase trinta anos. Foi a primeira vez que me chamaram de fascista. Mas era uma adolescente bonitinha me criticando…minha namorada.Você se expressa como um velho feio.
P.S.: Essa “realpolititika”… Sou um admirador incondicional da Marina Silva. Minha casa foi uma das “Casas de Marina” da campanha de 2010. Interessante que você que só a criticava, mas no momento em que descobriu que eu a admiro,ela subitamente virou mais assertiva que o Ciro, por ter assinado uma nota em que pedia votos para o poste, coisa que o Ciro fez quinze dias antes.Claro que ela não subiu no palanque da cambada.
P.S.: suas indicações de livro são ruins pra cachorro.

]]>
Por: Alan C https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625454 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625454 Chamaram esse Chico de que??????

]]>
Por: Alexandre Neres https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625450 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625450 Em resposta a Miramar.

Rapaz, eu nem deveria perder tempo com sabujo, que fica adulando os outros, mas vamo lá. Sabe o que me dá preguiça em você? Se julga ilustrado, melhor do que os outros, um elitista criticando o que é popular, mas não consegue nem escrever o nome Lilia Scwarcz, tampouco consegue concatenar suas ideias. Seus textos são pobres. Já te disse isso antes, seus argumentos deixam transparecer o típico elitismo racista e fascista que se erigem por essas plagas. Muito me estranha você citar Coronelismo, Enxada e Voto, só pode desconhecer quem foi Victor Nunes Leal, ou então não entendeu direito o que leu, já que pelo seu discursinho tucano (suas origens) você tem muito mais a ver com FHC, Gilberto Freyre ou Roberto Damatta.

Muito me estranham seus comentários acerca de Sobre o Autoritarismo Brasileiro, pois fui eu que te indiquei o livro quando nem conhecia, falando que o clã Ferreira Gomes era tratado lá, que não era em tom crítico, que ela fazia uma constatação. Deixei muito claro contigo que não estava detonando o clã. Então, meu rapaz, quem mentiu aqui? Quem agiu como homem e quem agiu como moleque falando asneiras? Nada pode ser mais sintomático do que o clã Ferreira Gomes ser citado em um livro de tal nome. Pra bom entendedor pingo é letra. Já ouviu falar em capitanias hereditárias? Naturalmente, a esquerda e a centro-esquerda não fazem parte do livro. Mas também, pra quem começou no PDS e se destacou ao lado do coronel Tasso Jereissati graças a sua gestão em que economizava grampos e clipes, esperar o quê? Não odeio o Ciro Gomes, para mim ele é indiferente, acho ele autoritário e boquirroto, mas nem por isso deixo de reconhecer seus méritos. Com a falta de homens públicos que grassa por aqui, Ciro tem um espaço a ocupar. Além disso, seus 5% de votos podem vir a fazer diferença num pleito futuro, então na realpolitik é melhor mantê-lo por perto. Fazer com que os votos dele vão para o Flávio Dino, por exemplo, senão podem acabar indo para o Huck, já que seus eleitores estão cada vez mais conservadores.

]]>
Por: Alexandre Neres https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625446 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625446 Em resposta a Redação.

O destempero deste rapaz, falando de caráter e de canalhice, mostra que o bolsonarismo faz escola. Não à toa os bolsominions povoam este blogue. Salvo engano, quando Dona Marisa ou o neto do Lula faleceram, os minions xingaram os piores nomes e nada foi feito. Agora Cid levou uns tiros e foi hospitalizado, sem risco de morte, houve bloqueio de mensagens. Mas meu ponto nem é este. Eu defendi o ato de Cid Gomes neste blogue (neste caso específico, já que meus comentários costumam ficar retidos horas, dias e às vezes nem são publicados, foram publicados ato contínuo), sei que houve ali um destempero, mas como que no Brasil não dá para esperar da justiça que mande debelar o motim de bandidos armados e encapuzados, pois se porcos fardados agem assim é porque tem as costas largas, são respaldados pelo sistema judicial. Discuti com pessoas supostamente progressistas que disseram que Cid extrapolou, que jogou a escavadeira para cima das famílias, que não deu tempo pra eles se afastarem e agiu como coronel. Com os minions nem perdi meu tempo, pois para eles dois tiros foram pouco. O que questiono e continuarei questionando é que a atitude do Cid foi bastante controversa, eu defendi sua posição porque no Brasil de hoje não dá para ficar esperando quieto e deixar a injustiça agir, só que não há justificativa para os inúmeros textos que o sr. Miguel do Rosário passou a fazer eivados de proselitismo político, tentando mais uma vez atacar a esquerda. É o esporte predileto neste blogue descer o pau na esquerda e passar pano para o bolsonarismo, até porque como o ataque se direciona recorrentemente para a esquerda, não por acaso aqui está infestado desses haters que adoram essa temática.

Cid não pode cobrar um apoio veemente da esquerda por que ele e seu irmão fizeram questão de se desvincular da esquerda, nem sequer participaram da campanha do Haddad contra a barbárie. Diversas vezes marcaram posição contrária à da esquerda, então não podem cobrar apoio de quem quer que seja, pois foram eles que dinamitaram as pontes que impedem uma relação ao menos cordial. É triste isso, porque nunca teve um tempo mais claro para se visualizar o inimigo, com todos os absurdos que promove, mas o neotrabalhismo ainda assim assesta para a esquerda a maioria das suas críticas. Nem o PCO escapa, quiçá o Psol. O clã Ferreira Gomes está colhendo o que plantou, o que acho uma pena.

Em um momento que a esquerda foi bombardeada como nunca, fizeram questão de se afastar para dar uma de limpinhos, tal qual Luciano Huck tentou fazer com Aécio. Em termos de votos, não foram bem, ficaram no seu limite de sempre. Meu ponto principal dessa querela com o Miguel, que apelou feio, foi que é descabido querer apontar o dedo para a esquerda por não ter apoiado o Cid quando na verdade o que ocorreu foi que apenas colheram o que semearam. O clã Ferreira Gomes que comanda o neotrabalhismo, ou o que restou do velho e saudoso PDT, não pode mais ser considerado de centro-esquerda. O caminho deles é a terceira via, onde poderão se juntar com o Senador Christóvam Buarque para descer o pau no PT. Nem a Marina está mais nessa, foi mais assertiva ao apoiar o Haddad.

]]>
Por: Evandro Garcia https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625411 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625411 Em resposta a Rodrigo Silva.

“çei…”

]]>
Por: Rodrigo Silva https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625405 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625405 Em resposta a Rodrigo Silva.

Evandro Garcia, vc não entende não!

Entende-se ,sim, pela excessiva desigualdade do nosso país, pela ausência do Estado nas regiões pobres desse país; e quando o mesmo está presente é para reprimir. E agora com seu enfraquecimento vai virar farra das milícias.

E a conclusão é que nossa Constituição é apenas um pedaço de papel! Ela não está no coração e na mente do brasileiro.

]]>
Por: jaciara siqueira coelho https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625363 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625363 sobre os variados comentários …e assim a plateia composta pela elite política e econômica vai se regozijando. É uma atrapalhada atrás da outra. A extrema direita está bem assessorada e os milicianos avançam, sem dó .

]]>
Por: Enrique https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625353 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625353 Em resposta a Alexandre Neres.

Poxa, usar essa besteira rasa da Lilia de referência é muito triste

]]>
Por: Enrique https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625350 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625350 Desde as eleições que suas posições idealistas (no sentido filosofico) para defender Ciro denotam a completa falta de familiaridade com a política e a dinâmica de seus atores. Ler alguns livros e devorar blogs não é suficiente pra isso.

Certamente que essa intervenção do psol é bizarra, inoportuna e testemunha eloquente da esquizofrenia desse coletivo de coletivos. Isso, contudo, não valida essa defesa do coronelismo cheia de equívocos conceituais e deturpaçoes históricas; nem tampouco o uso feito pra edulcorar e exaltar a atuação política da família Gomes

]]>
Por: Miramar https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625342 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625342 Em resposta a NeoTupi.

“Coronelismo, desde o fim da velha república, é usado em sentido figurado.” Honestidade passou longe…

]]>
Por: Miramar https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625341 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625341 Em resposta a Alexandre Neres.

Alexandre, não culpe o site pelo que eu faço. Quem sempre cita o livro Coronelismo, enxada e voto sou eu e não o Miguel. Quanto ao livro da Lilian Schwartz, esclareça que “clã” Ferreira Gomes é citado em apenas dois parágrafos, em que é mencionado que as oligarquias seculares de Sobral são as famílias Pena e Barreto. A autora cita vagamente o fato de que a ascensão do Ciro foi saudada pela imprensa dos anos 80 como uma derrota do coronelismo, embora, talvez para a agradar a esquerdinha de botequim, ela menciona a ideia de que o Ciro substituiu as antigas oligarquias pela própria, sem apresentar um único dado, fato ou argumento que refere de isso.
Você pode continuar odiando o Ciro. Mas pode também mentir menos.

]]>
Por: Evandro Garcia https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625333 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625333 Em resposta a Rodrigo Silva.

Entendemos nesses dias do porque a violencia se naturalizou.

]]>
Por: Rodrigo Silva https://www.ocafezinho.com/2020/02/22/contraponto-a-um-texto-divulgado-por-chico-alencar-que-denuncia-cid-gomes-por-coronelismo/#comment-625324 https://www.ocafezinho.com/?p=106499#comment-625324 Em resposta a Evandro Garcia.

Por favor, companheiro, vamos falar de coisas mais objetivas. Olhe os “números” desse país e os compare com zonas de guerra…

]]>