PSOL vai pedir CPI do Bolsa Família

FORTALEZA, CE, BRASIL, 19-05-2013: Pessoas seguram cartões do Programa Bolsa Família na fila da agência da Caixa Econômica Federal, na avenida Almirante Barroso, no bairro Praia de Iracema. Boato sobre a suspensão do pagamento do Bolsa Família leva vários cidadãos às agências da Caixa Econômia Federal. (Foto: André Salgado/O POVO) *** Local Caption *** Publicada em 20/05/2013 - CP Publicada em 27/05/2013 - EC 24 Publicada em 26/05/2013 - PO 22 Publicada em 22/04/2014 - PO 15

No PSOL

PSOL vai pedir abertura de CPI sobre concessão do Bolsa Família
05/03/2020

A bancada do PSOL na Câmara vai pedir a abertura de uma CPI na Câmara dos Deputados para investigar distorções criadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro na concessão do Bolsa Família à região Nordeste neste início de 2020.

O pedido também abrange a investigação do aumento da fila, a manipulação de dados, a destinação dos benefícios sem critérios técnicos e a falta de transparência em todo o processo.

Reportagem divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Estadão revelou que apesar de concentrar 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, a região Nordeste representa apenas 3% dos novos beneficiários do Bolsa Família em 2020, enquanto as regiões Sul e Sudeste representam 75% das novas concessões.

Para se ter uma ideia, o número de novos benefícios concedidos em Santa Catarina, que tem população oito vezes menor que o Nordeste e é governada por Carlos Moisés (PSL), aliado de Bolsonaro, foi o dobro do repassado à região nordestina inteira, cujos governadores são de oposição ao governo federal. Nas eleições de 2018, apenas 30,3% dos nordestinos votaram em Bolsonaro.

“Essa reportagem mostra a distorção e perversidade do governo para a região onde ele não teve voto”, aponta Ivan Valente, um dos autores do pedido de CPI pelo PSOL. O partido vai recolher as 171 assinaturas necessárias para a abertura da comissão na Câmara pelo presidente da casa Rodrigo Maia.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.