No pico da pandemia, governo tira do ar o site oficial da situação do coronavírus no Brasil

O governo Bolsonaro, além de genocida, ou como qualquer genocida, procura esconder a prova do crime.

Como é difícil esconder os mortos por Covid-19, o governo resolveu, simplesmente, tirar do ar o site oficial do Ministério da Saúde, responsável pela divulgação diária da situação do coronavírus no Brasil.

O site informa à população brasileira e à comunidade internacional sobre a evolução do Covid no país.

Como se trata de uma pandemia – que como o próprio nome indica, é uma epidemia de alcance global, o mundo precisa ter o máximo de informação sobre a evolução da doença em todos os países.

No caso do Brasil, que já é o principal foco mundial do vírus, ocupando agora o nada prestigioso primeiro lugar no ranking global de vítimas e infectados diários, a transparência nas informações é particularmente importante.

Hoje, sábado, 6 de junho de 2020, quando o Brasil começa a escalar o pico da pandemia, o site está fora do ar.

Parece-nos evidente que se trata de um crime, e esperemos que os parlamentares e instituições entrem imediatamente com representação no Ministério Público Federal contra o governo Bolsonaro.

Se o governo decidiu “revisar” os números de vítimas por Covid-19, isso deveria ser feito com muita prudência e imparcialidade, auxiliado pela comunidade científica nacional e  internacional, e nunca poderia tirar o site do ar. Qualquer procedimento científico deve passar constantemente por revisão, então não seria nenhum problema criar uma equipe de cientistas para revisar os métodos usados pelas secretarias de saúde de municípios e estados para informar o número de óbitos por Covid-19. Ao cabo dessa revisão, a quantidade de mortos poderia ser menor, ou muito maior (o que é mais provável, em função da enorme subnotificação no Brasil), mas o mais importante é a transparência e a credibilidade da informação.

Quando a revisão dos métodos estivesse pronta, e fosse exposta às críticas comunidade científica, e por fim aceita, então se poderia substituir as informações hoje constantes pelos novos dados.

O que não se deveria fazer, nunca, é tirar do ar o site oficial do governo que monitora a evolução do Covid no Brasil!

Isso transmite insegurança e apenas inspira medo e instabilidade no país, dificultando a volta da atividade econômica e o planejamento das ações médicas para conter a disseminação do vírus.

Independente se o site voltará hoje ou amanhã, o estrago está feito.  O crime já foi cometido, e já há, literalmente, pessoas mortas por causa da falta de informação e descaso do governo.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.