Menu
,

Portugal renacionaliza companhia aérea “estratégica”

A companhia aérea TAP vem enfrentando de frente a crise econômica no que já é chamado de “pós-pandemia” em Portugal. O governo português acaba de renacionalizar a empresa, adquirindo 72,5% do capital. O Estado português já detinha 50% do capital da companhia aérea. Quase 90% dos turistas que chegam ao país chegam de avião, e […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reuters.

A companhia aérea TAP vem enfrentando de frente a crise econômica no que já é chamado de “pós-pandemia” em Portugal.

O governo português acaba de renacionalizar a empresa, adquirindo 72,5% do capital.

O Estado português já detinha 50% do capital da companhia aérea.

Quase 90% dos turistas que chegam ao país chegam de avião, e metade deles voam usando a TAP.

55 milhões de euros (em torno de R$ 328,5 milhões) devem ser investidos para aumentar o número de ações em detrimento do governo de Portugal.

O governo define a empresa como “um instrumento de desenvolvimento nacional, de promoção de emprego”.

A empresa é considerada uma das maiores exportadoras de Portugal (2,6 bilhões de euros em 2019) e gera cerca de dez mil postos de trabalho diretamente e cem mil indiretamente.

A companhia tinha sido privatizada em 2015, deixando com Portugal 50% do capital e 45% em mãos do consórcio luso-brasileiro Atlantic Gateway, encabeçado por David Neeleman e Humberto Pedrosa. 5% pertence aos empregados do grupo.

O poder Executivo de Portugal chegou a essa decisão “extrema” após oferecer um empréstimo de 1,2 bilhões de euros à empresa em troca de certas condições em contrapartida.

A proposta não obteve a quantidade de votos a favor requeridos no Conselho de Administração da TAP, reunido em 29 de junho.

Conquistando a maioria das ações, o próprio Estado deve usar os 1,2 bilhões mencionados com o fim de conquistar liquidez para poder assegurar a sobrevivência da companhia aérea.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

04/07/2020 - 22h16

Essa parece ser uma tendência mundial (posso estar enganado), menos no Brasil…

    Renato

    05/07/2020 - 19h18

    Tendência munidial ? Cite aí dez países importantes que nacionalizaram suas empresas aéreas. Não vale países do nível de Portugal, que não é um país importante.

      Paulo

      05/07/2020 - 22h42

      Mas o meu pressuposto não se atém a empresas aéreas. É principiológico (embora admita que haja alternâncias no tempo/espaço). Veja os casos do metrô de Londres e da água de Berlim e de Paris! Mas, se quer especificar: “https://www.terra.com.br/economia/alemanha-planeja-estatizar-parte-da-lufthansa,244900da824a1dfcf9935da6ddde11abxu1fplsb.html”


Leia mais

Recentes

Recentes