Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Bolsonaro manda para o Congresso liberações recordes de rádios comunitárias

Por Gabriel Barbosa

26 de julho de 2020 : 16h42

Cerca de 440 estações de rádios comunitárias receberam autorização do presidente Jair Bolsonaro para funcionar. Grande parte das emissoras estão nas regiões periféricas e rurais do Brasil e uma fatia considerável terão suas concessões renovadas.

As autorizações foram despachadas por Bolsonaro para o Congresso Nacional, o número supera as liberações feitas em 2013 pelo governo Dilma. Na época, a petista enviou 302 autorizações para registro.

Porém, o Estadão/Broadcast apurou que existem suspeitas de que as emissoras liberadas por Bolsonaro tenham influência e exerçam atividades políticas. Segundo o levantamento, os donos dessas emissoras tiveram ou possuem vínculos com partidos do Centrão como PL, PSD, PSC, PROS, PP, Patriota e Republicanos. Alguns desses dirigentes já disputaram eleições para vereador e prefeito.

No total, são 4,6 mil rádios comunitárias em atividade no Brasil. O último recorde para liberação dessas emissoras aconteceu em 2009 no governo do ex-presidente Lula (PT) que despachou 630 pedidos de funcionamento.

Na campanha, Bolsonaro denunciava que as rádios comunitárias seriam supostamente uma espécie de porta-vozes dos governos petistas. Porém, a narrativa mudou e agora o Planalto tenta superar às liberações de Lula. Contudo, o governo Bolsonaro busca formar uma rede de emissoras comunitárias que sejam simpatizantes do governo. Por isso que a liberação de outorgas também é visto como moeda de troca com parlamentares.

A lei que autorizou o funcionamento das rádios comunitárias foi sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na teoria, as rádios teriam o controle das associações comunitárias, mas na prática são manipuladas como cabos eleitorais e fogem do conteúdo comunitário e popular. Vínculos comerciais também são recorrentes nestas emissoras, mesmo que a legislação proíba a propaganda.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?