Menu

Bolsonaro nomeou coronel para assumir ‘Abin paralela’

Após a divulgação do tenebroso vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, o país conheceu a verdadeira face do governo Bolsonaro. Na prática, o núcleo da gestão é comandada por militares, basta checar as atuações do vice-presidente Hamilton Mourão na Amazônia e Eduardo Pazuello com sua “tropa” de 23 militares a frente do Ministério […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Após a divulgação do tenebroso vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, o país conheceu a verdadeira face do governo Bolsonaro. Na prática, o núcleo da gestão é comandada por militares, basta checar as atuações do vice-presidente Hamilton Mourão na Amazônia e Eduardo Pazuello com sua “tropa” de 23 militares a frente do Ministério da Saúde. Para completar a ópera governista dos verde-oliva, Bolsonaro colocou em seu círculo o coronel Gilson Libório de Oliveira Mendes.

Libório foi nomeado por Bolsonaro para assumir a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), órgão que está na alçada do Ministério da Justiça. Na última sexta-feira (24), o repórter Ruben Valente do UOL revelou que a pasta chefiada por André Mendonça estaria articulando ações sigilosas contra 579 policiais federais e civis considerados “inimigos” do governo por participarem de movimentos antifascistas. De inicio, André Mendonça teria em seu poder um dossiê com identificação, fotografias e endereços de perfis destes servidores. Além dos policiais, a ação também mira dois professores universitários, um deles é Paulo Sérgio Pinheiro.

Ex-secretário de Direitos Humanos do governo FHC (PSDB), Pinheiro já foi nomeado relator pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995 para atuar em Burundi, após o massacre genocida ocorrido em Ruanda. Após essa missão, o professor foi exercer o mesmo cargo na Comissão internacional Independente de Inquérito sobre a guerra civil na Síria, trabalho esse que gerou um relatório tenebroso que Pinheiro entregou ao Conselho de Segurança da ONU. Pois bem, o extenso currículo de Paulo Sérgio Pinheiro não impediu que o professor entrasse no rol de cidadãos que supostamente possam ser “potenciais ou reais ameaças” no seu próprio país.

O papel de Libório na “missão” dada por Bolsonaro  é de “elaborar estudos e pesquisas para o aprimoramento das atividades de inteligência de segurança pública e de enfrentamento ao crime organizado” para a Seopi, chefiada pelo delegado Jeferson Lisboa Gimenes. O coronel Libório é formado pela turma de 1982 da Academia Militar das Agulhas Negras como Oficial da Arma de Infantaria e já trabalhou como major na Casa Militar em 1998. Quando foi promovido a tenente-coronel, Libório foi trabalhar no gabinete do comandante do Exército, atuando no Centro de Informações e da Comunicação Social e nas assessorias jurídicas, finanças do comandante e parlamentar.

Após a saída de Sérgio Moro do ministério da Justiça, houve mudanças drásticas na Seopi, se transformando numa espécie de ‘Abin paralela’ de Bolsonaro.  Antes da saída de Moro, a secretaria integrava “operações policiais contra crime organizado, pedofilia, homicidas e crimes cibernéticos”. Para a Comissão Arns, a Seopi afronta os princípios constitucionais por “ações insidiosas contra o Estado de Direito e os que o defendem”.  Em 24 de abril, Sérgio Moro usou como justificativa para seu pedido de demissão a interferência política na Polícia Federal por parte de Bolsonaro.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

27/07/2020 - 19h40

Mais um crime do Capetão. Alô, senhor Aras! Por onde andas que não te vejo?

Fragolino

27/07/2020 - 17h18

Os “anti-fascistas” são os mesmos que mataram um jornalista soltando um rojão na cara dele poucos anos atras ?

Edgar

27/07/2020 - 16h15

F
A
S
C
I
S
M
O

alexandre scarpa

27/07/2020 - 15h03

Isso é perigoso hein? Assunto de segurança nacional?????

Jerson7

27/07/2020 - 11h59

Otimo,

conheçemos bem esses “movimentos antifascistas”, o que aprontam, o que pregam, quais partidos tem atràs deles, ecetera…

    Jerson87

    27/07/2020 - 18h29

    Tá sumido comundongo! O governo não tem ajudado muito né…rsr

    Vê se nao some!


Leia mais

Recentes

Recentes