Comentários sobre: Delenda Martha Rocha! https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Tue, 27 Oct 2020 18:10:59 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: NeoTupi https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-652091 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-652091 Em resposta a José de Souza.

Excelente análise. Só discordo da hegemonia no Rio. O PT começou a abrir mão quando trocou apoio regional por nacional no Rio em 1998 (apoiou o PDT com Garotinho brizolista) para fechar aliança nacional com o PDT de vice (o próprio Brizola).
Em 2010, 2012 o PT também não teve candidatura própria, apoiando o PMDB regionalmente em troca do apoio nacional. Isso levou votos da esquerda para o PSOL que tornou-se o maior partido de esquerda no Rio, o que elege mais deputados federais, estaduais e vereadores, e melhor votado da esquerda nas majoritárias. E o PT abriria mão da candidatura própria agora se o candidato fosse Freixo.

]]>
Por: Netho https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651998 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651998 São duas boas notícias para os campos popular, progressista e democrático. As novidades são uma dupla de lutadoras sociais. Uma do PC do B. Manuela em Porto Alegre. Outra do PDT. Martha no Rio de Janeiro. Ambas invencíveis no segundo-turno contra quaisquer candidaturas, sejam dentro do mesmo arco político ou fora deste. Já há uma decisão política dedada por Lula e a cúpula do lulo-petismo para impedir a vitória do PDT no Rio de Janeiro e em Fortaleza. O objetivo declarado inocultável é derrotar Ciro Gomes; mesmo que tal decisão implique, eventualmente, a reeleição de títeres da direita ou da extrema-direita. Não por acaso, e passando o recibo na trucagem lulo-petista, a candidata carioca já acenou com a presença de Ciro Gomes no seu suposto governo, dada a tendência da candidata do PDT atropelar por fora e ultrapassar o primeiro-turno à frente do lulo-petismo e do bolsonarismo. Manuela e Martha surgem no cenário político nacional devastado e têm todas as condições de protagonizarem candidaturas majoritárias presidenciais em futuro não tão distante.

]]>
Por: Tadeu https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651952 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651952 A política do Rio (e não só lá: no DF, o governador Ibaneis (MDB) nomeou uma psolista como administradora do Plano Piloto, sempre sob o silêncio obsequioso da mídia local e nacional) tem características de municípios muito mais pobres, onde não existe ideologia.

Desde que o Freixo retirou a candidatura dele, fiquei com uma pulga atrás da orelha se isso não seria combinado por debaixo dos panos. Uma candidatura competitiva do PSOL tenderia a inflar com votos anti-gayzistas a candidatura Crivella, com isso atrapalhando o que seria uma vitória fácil do Paes e arriscando a vitória de um inimigo comum à direita limpinha e à esquerda gayzista cariocas. Então retira-se a candidatura competitiva do PSOL, Paes vence, e faz um “governo de coalizão”, com muito boa vontade para com o PSOL e até o PT. É só ver a amizade que tem o DEM da câmara, Rodrigo Maia á frente, com o PC do B, para perceber a viabilidade desse cenário. Há quanto tempo o Botafogo não está sentado em cima do requerimento para a CPI da UNE?

Então, num cenário desses, se vem um outsider e derrota o Paes, o acordão todo vai por água abaixo. Isso explicaria a virulência que já existe e tende a piorar contra a candidatura da Martha.

]]>
Por: José de Souza https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651925 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651925 Martha tem mais chances porque a parte conservadora do eleitorado (evangélicos e classe media) não a veem como uma candidata de esquerda. E realmente ela não é. È uma democrata, liberal, honesta, em princípio. Conservadores são capazes de votar nela, sem sustos. Ademais, o perfil “delegada” agrada a população insegura. Por isso tem esse resultado nas simulações. Ela pode levar uma parte dos votos do eleitor pragmático de esquerda, porque percebem que o Rio é uma cidade majoritariamente conservadora, e a eleição dela é o menos pior na atual conjuntura.Porém Martha tem mais chances de crescer em cima do eleitorado do Paes e pegar uns pontinhos dos nanicos (Bandeira de Mello , Garotinha, etc…) Crivella estabilizou, não passa de onde está. Ela pode superá-lo e falta pouco. Bene e Renata é que disputam o mesmo eleitorado, Martha mordisca pouco nessa faixa.
Agora, num debate, o Paes come ela com farinha. Martha não tem carisma, liderança, nem habilidade política para o confronto com uma cobra criada que nem o ex-prefeito.
Um reparo: desde quando o PT abriu mão de disputar a hegemonia da esquerda no Rio? Não consigo enxergar isso. Perdeu a hegemonia por seus proprios erros,só isso. A Bené é um quadro de expressão, senão o único, e tá alcançando alguns indices que não são desprezíveis.
Outra observação, agora quanto ao PSOL: em que pese a sua origem centro-sul da cidade, tem buscado enraizar-se para além disso. A Renata deve bater entre 6 e 8%. A chapa de vereadores é bem diversa e representativa deste esforço. Mas é dificil concorrer com a capilaridade dos evangélicos e a opressão das milícias, que controlam mais da metade do território da cidade.
O Rio ainda não é capaz de eleger uma mulher preta de origem humilde. O Carioca é um provinciano de balneário, embora se ache a vanguarda do mundo. Dói dizer isso, sou daqui, mas é a dura realidade. Martha é palatável, atende ao perfil “meritocrático”, veio do subúrbio e é polícia. Sonho de consumo do conservadorismo. Tem boas chances. Não espero grande coisa, mas será lucro pra cidade na atual conjuntura.
Num segundo turno com ela, o fascismo vai se abrigar no Paes (que cogitou o Daniel Silveira de vice) . E a esquerda carioca vai dar o voto pra Martha. Mesmo tapando o nariz, não irá de férias para Paris…

]]>
Por: Alan C https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651903 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651903 Sinto um desespero latente no lulopetismo xiita corrupto e nos retardados mentais da bozolândia.

Segue o jogo!

]]>
Por: Francisco https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651865 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651865 Em resposta a NeoTupi.

Perfeito o comentário, à exceção da “prioridade dos Marinhos é “delenda Crivella”, pelo fato que Paes é o candidato dos donos da Globo, Crivella já é carta fora do segundo turno e o problema passou a ser a surpresa de Benedita do PT, manter-se com possibilidade de ir para o segundo turno, ainda mais com condições de haver voto útil do eleitores da candidata do PSOL, como inversamente irá ocorrer em São Paulo, daí o receio da família, a ponto do estarem de boa com a Delegada do PDT (sic), a ponto de ignorarem Benedita nos comentários das pesquisas em que mantém-se em empate com Crivella (estacionado) e Martha, na programação de seus órgãos de (des)informação.

Quanto ao Cafezinho municipalista com olhos em 2022, sem comentários…

]]>
Por: Leoncio Maya https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651862 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651862 Delenda est Martha Rocha!

]]>
Por: NeoTupi https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651851 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651851 Eleição municipal tem muito mais importância para eleição de bancadas na Câmara Federal do que para presidente em 2022, pois quem é bem votado para prefeito, mesmo perdendo, é puxador de votos para a eleição seguinte. Daí o PT ter lançado Benedita para marcar posição e fortalecer o partido (não vejo como uma candidatura para ganhar, a princípio) e Psol sempre lançar candidaturas próprias. A própria Renata Souza estará eleita deputada federal em 2022 se perder agora.

Para presidente essa eleição tem efeito próximo de zero. O próprio Bozo é exemplo disso: sofreu uma derrota em 2016 com o filho Flávio ficando em 4o. lugar na eleição para prefeito, e 2 anos depois venceu para presidente no Rio com ampla folga. Alckmin elegeu Dória em 2016 e teve votação pífia em SP para presidente. ACM Neto venceu em Salvador, mas o PT venceu amplamente as eleições presidenciais lá. Haddad ganhou a prefeitura em 2012 e Dilma perdeu para Aécio em SP em 2014. Há centenas de exemplos semelhantes. E não conheço um único caso de prefeito transferir votos para presidente na história recente (até deve existir, mas só confirmaria que é exceção). Só o Psol poderia se beneficiar para 2022, vencendo resistências, pois poderia mostrar-se confiável ao eleitor como gestor, coisa que ainda não ostenta em seu portfólio.

Se Martha for prefeita, não ajudará em praticamentge nada Ciro para 2022. Pegará uma prefeitura com situação complicada, sem condições de apresentar grandes resultados em 2 anos. Se não aderir ao Bozo sofrerá boicote do governo federal, que a deixará a pão e água, tampouco terá vida boa com o governador que tem outra base política e vive também situação difícil, enfrentará greves do funcionalismo de sindicatos ligados ao Psol. O mesmo ocorreria se Benedita ganhasse. Não ajudaria nada a eleger presidente petista em 2022.

Martha está enfrentando as dores do crescimento, como ocorre com QUALQUER candidatura. Vira vidraça e o passado policial e político tem seus ônus (dos problemas crônicos policiais, que não é culpa dela mas ela fez parte da corporação) e bônus (atrai voto até de bolsonarista do tipo “bandido bom é bandido morto” só de ter o título delegada na frente do nome e usar escudo policial como símbolo de campanha). É caso semelhante da delegada Patrícia em Recife.

Todo político q cresceu em pesquisas viveu isso no Rio: Brizola, Sandra Cavalcanti, a própria Benedita desde 1992, Freixo, e mesmo os da direita, como o próprio Crivella, o Paes tendo q se explicar seus vínculos com Cabral, o recente caso Pedro Paulo e o BO da ex-esposa que veio à tona. Martha ainda está no lucro porque a Globo está de boa com ela, cuja prioridade dos Marinhos é “delenda Crivella” e, se tiver que ser com ela, tudo bem para eles.

Se ela for boa líder e boa política (tiver sangue frio, habilidade, e couro grosso), vencerá esses obstáculos.

]]>
Por: Márcia Bessa https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651838 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651838 Desculpe minha ignorância.
Por favor deletem meu comentário e PARABÉNS pela matéria.
É #DelegadaMarthaRocha12!

]]>
Por: Jorge de Souza https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651834 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651834 Não conseguo entender está insanidade, fulano vence cicrano no segundo turno sem que pra isso tenha que se qualificar no primeiro.
Esse e o discurso do Ciro em 2018, não passou pro segundo turno e dia pra todo mundo que as pesquisas diziam que ele vender a Bolsonaro no segundo turno. Isso e querer rapar o sol com a peneira…

]]>
Por: Fábio maia https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651831 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651831 Esse se for pro segundo turno ganha se não for e culpa do PT de vcs e ridículo.

]]>
Por: Miramar https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651826 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651826 Vamos ao que interessa. Ninguém está interessado nos graves e concretos problemas que afligem os cariocas. O pânico é que o Ciro tenha em 2022 uma prefeita em uma cidade da importância do Rio de Janeiro que o apoie. Mais uma vez a ala canalha da esquerda nacional (PT e agregados) anda de mãos dadas com a escumalha bolsonarista. Cada qual mais canalha.

]]>
Por: Marcus https://www.ocafezinho.com/2020/10/25/delenda-martha-rocha/#comment-651823 https://www.ocafezinho.com/?p=116113#comment-651823 Candidato que coloca profissão, patente ou cargo junto ao nome pode saber: boa coisa não é!

]]>