Comentários sobre: Bolsonaro emite atestado de incompetência e diz que não pode “fazer nada” para tirar o Brasil da crise https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/ Portal de noticias e análises sobre política brasileira, geopolítica, economia, tecnologia, sempre numa perspectiva democrática, progressista, anti-imperialista e multipolar! Thu, 07 Jan 2021 14:19:43 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=7.0 Por: Nelson https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661909 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661909 Em resposta a Paulo.

De outra parte, enquanto tu acreditas na ladainha que prega “diminuir o Estado” como solução, nos países ricos – capitalistas, é bom frisar – o Estado comporta 40% da economia.

Isto quer dizer que o Estado no Brasil é pequeno, uma vez que comporta 30% da nossa economia. Duvidas? Pois, então, consultes alguém que conhece muitíssimo mais do que eu sobre economia.

O professor Ladislau Dowbor, nos vídeos “Pedagogia da Economia”, que você encontra no You Tube, diz isso e muito mais. Uma verdadeira aula sobre como funciona a economia.

]]>
Por: Nelson https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661908 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661908 Em resposta a Paulo.

Meu caro. E o que é que tu achas que está fazendo o governo Bolsonaro ao obedecer aos ditames do duo FMI/Banco Mundial e dos países ricos? Bolsonaro está a “diminuir o Estado”. Está, na verdade, a desmantelá-lo por inteiro.

Collor de Mello, FHC e MiShell Temer também impuseram medidas no sentido de irem diminuindo, desmantelando o Estado. Bolsonaro tem a missão de completar o serviço de aniquilar o Estado brasileiro de uma vez por todas.

Mesmo os governos do PT andaram reduzindo o Estado brasileiro, ainda que em dose bem menor que os entreguistas que citei, ao continuarem a privatizar.

Porque o Estado só atrapalha, como tu dizes? Necas. O Bozo está a “diminuir o Estado”, porque, com todas as suas imensas falhas, o Estado brasileiro ainda serve à população brasileira. Muito aquém do que deveria, mas serve.

O Bozo quer o “Estado mínimo” para que este deixe de gastar com o povo brasileiro e passe a gastar apenas com o chamado “andar de cima”, os ricaços, já mi e bilionários. Repetindo, em obediência aos ditames do duo FMI/Banco Mundial e países ricos.

Vamos pegar um exemplo, apenas. Não sei se tu chegaste a verificar, mas a PEC241/EC95 congelou, por 20 anos, os gastos sociais. Ou seja, os gastos governamentais destinados a mais de 95% do povo brasileiro.

Em contrapartida, sobre os gastos com o pagamento de juros da dívida pública, cuja maioria dos títulos, quase 80%, está nas mãos de algo em torno de 1 milhão de pessoas, pessoas já ricas, não foi imposto qualquer congelamento.

Então, amigo, te antenes e deixes de repetir os chavões neoliberais. Eles estão a “diminuir o Estado” que serve a nós, povão, enquanto reservam um Estado-babá – como diz Noam Chomsky – para os ricos.

]]>
Por: Nelson https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661751 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661751 Em resposta a Luan.

Bem,meu caro. Fui buscar mais alguns números sobre os governos do PT e os exponho abaixo. Espero que, em nome do bom debate e do avanço na consciência política, nossa, e dos demais leitores, tu nos mostre como é que chegaste à conclusão de que “o Brasil saiu pra là de quebrado dos ultimos 15/20 anos”. De repente, tu consegues nos convencer de que estás certo.

De outra parte, eu digo que, se exponho esses dados não estou querendo mostrar que o PT foi o suprassumo no comando do país. Repito. Tenho um caminhão de críticas a esse partido e a seus governos.

Mas, tenho que, novamente, perguntar. Se é verdade que o PT “quebrou o país”, todos esses números não teriam que ter piorado em muito?

1. 1. Produto Interno Bruto:
2002 – R$ 1,48 trilhões
2013 – R$ 4,84 trilhões
2. PIB per capita:
2002 – R$ 7,6 mil
2013 – R$ 24,1 mil
3. Dívida líquida do setor público:
2002 – 60% do PIB
2013 – 34% do PIB
4. Empregos Gerados:
Governo FHC – 627 mil/ano
Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano
5. Taxa de Desemprego:
2002 – 12,2%
2013 – 5,4%
6. Valor de Mercado da Petrobras:
2002 – R$ 15,5 bilhões
2014 – R$ 104,9 bilhões
7. Lucro médio da Petrobras:
Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano
8. Salário Mínimo:
2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)
9. Dívida Externa em Relação às Reservas:
2002 – 557%
2014 – 81%
10. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
2002 – 86,21
2014 – 305,00
11. Exportações:
2002 – 60,3 bilhões de dólares
2013 – 242 bilhões de dólares
12. Inflação Anual Média:
Governo FHC – 9,1%
Governos Lula e Dilma – 5,8%
13. Taxa Selic:
2002 – 18,9%
2012 – 8,5%
14. Capacidade Energética:
2001 – 74.800 MW
2013 – 122.900 MW
15. Criação de Universidades Federais:
Governos Lula e Dilma – 18
Governo FHC – zero
16. Criação de Escolas Técnicas:
Governos Lula e Dilma – 214
Governo FHC – 0
De 1500 até 1994 – 140
17. Taxa de Pobreza:
2002 – 34%
2012 – 15%
18. Taxa de Extrema Pobreza:
2003 – 15%
2012 – 5,2%

]]>
Por: Nelson https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661750 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661750 Em resposta a Luan.

Se alguém se dispõe a criticar um determinado governo, o ideal é que o faça embasado em fatos e dados concretos. Assim, vai possibilitar o debate acerca de sua posição e, com ele, o crescimento na consciência política de todos os que estiverem participando da discussão.

Então, meu chapa. Eu gostaria que tu expusesses para nós todos os números que sustentam a tua afirmação de que “o Brasil saiu pra là de quebrado dos ultimos 15/20 anos”.

Eu tenho um caminhão de críticas ao Partido dos Trabalhadores e a seus governos, mas, essa “verdade” construída à moda Goebbels, de que “o PT quebrou o país”, cai por terra quando vamos olhar os números.

Ao repassar o poder para Lula, em janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso, que fez o governo mais deletério e corrupto já imposto ao povo brasileiro, entregava cerca de US$ 37 bilhões em reservas internacionais.

Um montante tão baixo que, se a crise mundial de 2008 se desse 4 ou 5 anos antes, o Brasil teria que sair em desabalada corrida, de pires na mão, em direção ao FMI.

Quando o golpista e corrupto MiShell Temer tomou o poder, em 2016, essas mesmas reservas internacionais chegavam a cerca de US$ 380 bilhões.

Se o PT realmente quebrou o país e nos jogou no abismo, como tu e tantos outros insistem em afirmar, os cofres do país não deveriam estar raspados?

]]>
Por: Nelson https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661749 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661749 Em resposta a Luan.

No dia 1º de janeiro, postei os dois comentários que reproduzo a seguir. Torno a a postá-los hoje somente com alguns ajustes para se adequarem às tuas afirmações que não se sustentam nos fatos, repudiando-as de quem se baseia na verdade, não em fakes.

]]>
Por: Nelson https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661747 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661747 Em resposta a dcruz.

No dia 1º de janeiro, postei os dois comentários que reproduzo a seguir. Torno a a postá-los hoje somente com alguns ajustes para se adequarem às tuas afirmações que não se sustentam nos fatos, repudiando-as de quem se baseia na verdade, não em fakes.

]]>
Por: Nelson https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661744 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661744 Em resposta a Luan.

Ao que parece, pelo que escreveste no teu comentário, de “imundícia” poemos classificar o que tu acumulaste de conhecimento até hoje.

Evite as fakes, das quais a tua turma é especialista, e também a mídia hegemônica e seus comentaristas. Aposto que tu conseguirás melhorar em boa medida teus parcos conhecimentos.

]]>
Por: dcruz https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661696 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661696 Em resposta a Luan.

Que tal se informar mais um pouco? Essa vida de bovídeo não impede de estudar, ou, pelo menos, ler um pouco mais…

]]>
Por: dcruz https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661695 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661695 Quer dizer, vai continuar fazendo…nada

]]>
Por: EdsonLuiz. https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661570 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661570 Em resposta a Gilmar Tranquilão.

Adorei!
Continue com seu bom humor, todos nós precisamos dele.
Só o humor é realmente revolucionário.

]]>
Por: Tony https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661528 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661528 Infelizmente nao todos os problemas tem conserto, o Brasil é um desses.

]]>
Por: Luan https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661521 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661521 A gente vem dizendo isso aqui mesmo hà muito tempo, o Brasil saiu pra là de quebrado dos ultimos 15/20 anos de imundicia esquerdista, a pandemia foi o golpe fatal…Rest in Peace !!

]]>
Por: Paulo https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661520 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661520 Covarde, miserável!

]]>
Por: Paulo https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661499 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661499 Enqto isso, quem nao tá nem aí pra governo, que resolve trabalhar e cuidar da vida, matando um leão por dia, sem esperar por nada q venha do governo de plantão, segue faturando sua vida mais ou menos sossegado.
O destino de qualquer governo é isso aí mesmo: quebrar. Porque não produz nada, só suga das pessoas. E qualquer um que queira depender de benesses governamentais para viver terá o mesmo destino. Não há outra saída: é diminuir o Estado e parar de atrapalhar as pessoas que queiram produzir.

]]>
Por: Batista https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661488 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661488 A propósito, Fernando Brito, imperdível reserva ética e pensante que resta, contando-se nos dedos, no jornalismo brasileiro, em seu blog, encerra artigo relativo a essa demência plus, expelida pelo desgovernante eleito, com o bisturi incisivamente preciso e profundo:

“(…) Sou forçado a dizer que Bolsonaro está certo e os que duvidam do que ele diz, errados.

O Brasil está quebrado, e não é nem essencialmente nas contas públicas.

É na alma, na dignidade, no amor ao país, despedaçado por todos eles – políticos, militares, financistas e mídia – que puseram esta Pátria nas mãos de um psicopata.”

E finalizo o corte, sem sutura, para lembrar que através de votos e omissões, essa gente, se auto elegeu, para sempre, responsável pelo ‘desgoverno bolsonaro’ e pelo que restará ao Brasil descarrilhado por eles, na insana e imbecil jornada de tirarem o democraticamente eleito PT do poder, a qualquer preço, patrocinada pela xucra classe dominante, através de seus dois mais importantes braços armados, o judiciário maçônico-lavajateiro e a mídia golpista da desinformação, sob a regência da Globomarinho.

]]>
Por: Andressa https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661479 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661479 Não pode fazer nada bozo?

E DAÍ???

]]>
Por: Gilmar Tranquilão https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661474 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661474 Só faltou dizer que o Brasil precisa de um presidente kkkkkkk

]]>
Por: Kleiton https://www.ocafezinho.com/2021/01/05/bolsonaro-emite-atestado-de-incompetencia-e-diz-que-nao-pode-fazer-nada-para-tirar-o-brasil-da-crise/#comment-661472 https://www.ocafezinho.com/?p=118929#comment-661472 Isso não é nenhuma novidade…o Brasil morreu já faz anos.

Viva lá Revolucion !!

]]>