A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deu início, nesta segunda-feira, 11, a um novo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.
O partido Democrata apresentou uma resolução que pede o afastamento do atual presidente por incitação a insurreição e violência, depois de ter instigado apoiadores a invadirem o Capitólio, sede do Congresso americano.
“Ele deliberadamente, deu declarações que encorajam ações legais. Incitada pelo presidente, uma multidão invadiu o Capitólio de forma ilegal, atacou equipes de segurança, ameaçou membros do Congresso e o vice (…) e se engajou em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos”, diz a petição.
Antes, os democratas abriram uma resolução para pedir que o vice-presidente, Mike Pence, use a 25ª Emenda, dispositivo constitucional que poderia remover Trump sob a justificativa de incapacidade.
Entretanto, o pedido foi barrado pelos Republicanos, tendo que ser votada nesta terça-feira, 12.
O processo de impeachment dificilmente conseguirá retirar Trump da presidência antes do final de seu mandato, no dia 20. O objetivo principal dos processos é barrar uma possível candidatura do republicano em 2024.