Live do Cafezinho (19h): que segurança pública que queremos?

REUTERS/Eric Thayer/ Direitos Reservados

Democratas iniciam novo processo de impeachment de Trump por ‘incitação a insurreição’

Por Redação

11 de janeiro de 2021 : 18h09

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deu início, nesta segunda-feira, 11, a um novo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O partido Democrata apresentou uma resolução que pede o afastamento do atual presidente por incitação a insurreição e violência, depois de ter instigado apoiadores a invadirem o Capitólio, sede do Congresso americano.

“Ele deliberadamente, deu declarações que encorajam ações legais. Incitada pelo presidente, uma multidão invadiu o Capitólio de forma ilegal, atacou equipes de segurança, ameaçou membros do Congresso e o vice (…) e se engajou em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos”, diz a petição.

Antes, os democratas abriram uma resolução para pedir que o vice-presidente, Mike Pence, use a 25ª Emenda, dispositivo constitucional que poderia remover Trump sob a justificativa de incapacidade.

Entretanto, o pedido foi barrado pelos Republicanos, tendo que ser votada nesta terça-feira, 12.

O processo de impeachment dificilmente conseguirá retirar Trump da presidência antes do final de seu mandato, no dia 20. O objetivo principal dos processos é barrar uma possível candidatura do republicano em 2024.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta